Doutora e Mestre em Educação pela UFBA (Linha Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica); Pós-doutora pela UMinho/Professora Visitante Sênior no Exterior CAPES-PRINT (2020); Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação UNEB; Pedagoga UCSAL. Professora Associada III da Faculdade de Educação da UFBA; Integra o Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU). É membro associada da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Sua disciplina de ingresso em concurso foi Dimensão Ética da Educação; Atuou como pesquisadora no Mestrado Profissional em Educação FACED/UFBA; Membro do grupo Epistemologia do Educar e coordenadora de uma das suas linhas de nome CRIETHUS - Centro de Investigação, Defesa e Educação da Infância; Foi coordenadora/fundadora do NEPESSI - Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (gestão 2017-2019); docente e membro do colegiado do Curso a distância (EAD) Alfabetização e letramento UFBA (2018); coordenadora do PIBID do Curso de Pedagogia entre os anos de 2010 e 2012 com temática de projeto 'Estudos da Infância/Alfabetização'. É coordenadora do Seminário Nacional Criethus - Infância, Juventude e Práxis Educativa. Atuou como supervisora do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio até novembro de 2015; Foi consultora/avaliadora do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático e realizou consultorias para a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (formação de professores e orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental de nove anos (2013); Participou de Comissão Científica do Seminário anual Luso-brasileiro de Educação de Infância Portugal-Brasil (2016; 2017, 2019). Professora de Didática; Coordenadora do GD de Didática da FACED/UFBA (2021/2022); Foi professora e/ou coordenadora da Educação Básica, coordenadora de cursos de graduação em Pedagogia e gestora pedagógica de escolas e ONGs, desenvolvendo trabalhos em Formação de Professores/as, gestão institucional, alfabetização e educação infantil e direitos da infância e da juventude. Autora, co-autora e/ou organizadora dos seguintes livros: Olhares sobre a Docência, Ética e Educação, Práticas de Pesquisa Qualitativa na formação docente [...], Infância Afrodescendente e Epistemologia Crítica no Ensino Fundamental, Alfabetização para a Infância: Perspectivas Contemporâneas, Alfabetização para a Infância: Práticas Etnográficas; A Música na Educação Básica, Infâncias Reais: Educação, direitos e família, dentre outros.
graduation at Pedagogia from Universidade Católica do Salvador (2000), master's at Education from Universidade Federal da Bahia (2005) and doctorate at Education from Universidade Federal da Bahia (2008). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação, infância, educação infantil, formação de educadores and formação de professores.