Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • Foco repercussivo: Epistemologia (Filosofia) do educar visando a qualificação do professor para a prática docente dialógica e a pesquisa científica inventiva. A sua área de concentração é a Educação Filosófica. Filosofia compreendida como caminho aprendente da atitude crítica radical, no sentido específico de uma ciência do homem e para o homem. Tomando como área de concentração a Filosofia, o Grupo tem procurado inventariar o processo aprendente do pensar crítico, ressignificando, de forma radical, a própria Filosofia que, por esta torção conceitual, é compreendida como o aprender a aprender a ser. O Grupo caminha para a construção de uma Filosofia do Educar polilógica, polissêmica, polifônica. Ações: Formação de professores de educação básica e ensino superior.Cursos de extensão e especialização lato sensu nas áreas de desenvolvimento humano, educação interdisciplinar, educação estética, ética e semiótica, hermenêutica e fenomenologia oferecidos à comunidade em geral.Promoção de seminários periódicos de pesquisas em educação com ênfase na epistemologia do educar e práticas pedagógicas.Publicações periódicas que recolhem trabalhos inéditos de discentes e docentes nos campos das teorias e práticas pedagógicas em ÁGERE - Revista de Educação e Cultura, do Grupo.Organização de livros dos participantes do grupo, individual ou coletivamente.Reuniões periódicas do grupo abertas a comunidade onde se discutem temas relevantes de educação e se realizem estudos de textos e autores de interesse.Participação dos membros em eventos locais, nacionais e internacionais.Produção de textos dos membros para publicação em periódicos especializados locais, nacionais e internacionais relacionados com a área.Promoção de disciplinas na pós-graduação em educação relacionadas à linha de pesquisa e as pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo.

Data arquivamento

  • 2000