Hugo Norberto Krug
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1982), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UNICAMP (2001) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professor aposentado. Foi professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Curso de Mestrado) de 2003 a 2014 e também no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Curso de Mestrado) de 2012 a 2015. Foi ou é consultor Ad Hoc de diversos periódicos científicos nacional e estrangeiros. É ex-professor de Educação Física Escolar na rede municipal de ensino de Pelotas-RS (1980/1994) na rede municipal de Rio Grande-RS (1986/1993) e na rede particular de ensino (1986). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Física Escolar, Formação de Professores: Formação Inicial e Formação Continuada, Saberes Docentes e Desenvolvimento Profissional Docente.
graduate at Licenciatura Plena Em Educação Física from Universidade Federal de Pelotas (1982), master's at Fitness from Universidade Federal de Santa Maria (1996), ph.d. at Educação from Universidade Federal de Santa Maria (2001) and ph.d. at Fitness from Universidade Federal de Santa Maria (2004). Has experience in Education, focusing on Permanent Education, acting on the following subjects: educação física, formação de professores, educação física escolar, formação continuada and formação inicial.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Afiliação
Publicações
publicações selecionadas
- Caracterização da infra-estrutura da escola para a prática da Educação Física na Educação Básica na percepção da Gestão Escolar (ISSN:1809-3264)
- Os fatos marcantes no início da docência nas percepções de professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- As representações sociais da inclusão escolar de professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:2448-4601)
- Os piores e os melhores momentos de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira (ISSN:1809-3264)
- A (in)satisfação de professores de Educação Física da Educação Básica em relação à inclusão escolar (ISSN:1809-3264)
- A trajetória da revista BIOMOTRIZ: uma história a ser valorizada
- Um retrato da Educação Física inclusiva na educação básica
- Vozes e memórias no/do cotiano escolar: o acolhimento dos professores de Educação Física na Educação Básica (ISSN:2177-1626)
- As motivações da escolha e permanência na profissão professor de Educação Física na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA
- Avaliando a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ministrada por professores unidocentes: aspectos positivos e negativos (ISSN:2448-4601)
- As preocupações pedagógicas de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- OS SABERES DA EXPERIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DIFERENTES FASES DA CARREIRA
- As aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ministradas pelos professores unidocentes: que momento é este? (ISSN:1809-3264)
- PERFIL DO EVENTO E CORREDORES DO VIII CIRCUITO REGIONAL (RS) DE CORRIDA DE RUA - 2019
- A Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: os fatores indicativos das (Im)Possibilidades da prática pedagógica de professores unidocentes (ISSN:1809-3264)
- AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO É VISTO PELA COMUNIDADE ESCOLAR
- A Educação Física na Educação Básica na percepção da Gestão Escolar (ISSN:2447-5971)
- As contribuições da formação inicial para a prática docente na percepção de professores de Educação Física da Educação Básica em diversas fases da carreira (ISSN:1809-3264)
- Os piores e os melhores momentos no início da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- O real e o ideal da prática pedagógica nas percepções de professores iniciantes na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- Síndrome de Burnout: um estudo com professores de Educação Física da educação básica
- Os saberes da experiência e suas implicações na prática pedagógica de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira (ISSN:2236-9155)
- ISSN: 2675-4681 - REEDUC * UEG * v. 7 * n. 2 * mai/ago 202180O INÍCIO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
- As reuniões pedagógicas na escola: um estudo de caso com professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1984-3097)
- Pensando a unidocência em Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (ISSN:2318-986X)
- A Educação Física nas Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental: percepções de professores unidocentes (ISSN:1809-3264)
- Encantos e Desencantos com a Educação Física inclusiva: as percepções de professores da área (ISSN:1809-3264)
- AVALIANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRADA POR PROFESSORES UNIDOCENTES: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
- A reflexão na prática pedagógica do professor de Educação Física
- As percepções de professores de Educação Física iniciantes sobre a sua preparação ou não para a atuação na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- Apontamentos sobre a fase de entrada na carreira docente em Educação Física: o choque com a realidade escolar (ISSN:1984-3097)
- Comparação do momento do início e do final da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1984=3097)
- O bom professor de Educação Física da Educação Básica na percepção da Gestão Escolar (ISSN:2358-9140)
- Os professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica e suas crenças frente à profissão professor (ISSN:1809-3264)
- Os desafios da prática pedagógica enfrentados pelos professores de Educação Física na Educação Básica: percepções em diferentes cenários (ISSN:1984-3097)
- OS ELEMENTOS DIFICULTADORES E OS FACILITADORES DO INÍCIO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS REPERCUSSÕES
- AEDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERCEPÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
- Complexidade da cultura escolar: elementos dialógicos na prática educativa (ISSN:1807-9342)
- Indicativos de (des)valorização da Educação Física na Educação Básica: a percepção de professores em diferentes fases da carreira (ISSN:1677-8308)
- As representações sociais do início da docência de professores de Educação Física na Educação Básica (ISSN:1809-3264
- As características do início da docência em Educação Física na Educação Básica (ISSN:2448-4601)
- Avaliando a Educação Física Escolar: os aspectos positivos e negativos (ISSN:1809-3264)
- A inclusão escolar nas aulas de Educação Física na Educação Básica: que momento é este? (ISSN:2318-986X)
- As causas da indisciplina dos alunos nas aulas de Educação Física da Educação Básica nas percepções da comunidade escolar (ISSN:1809-3264)
- Os elementos dificultadores e os facilitadores do início da docência em Educação Física na Educação Básica e suas repercussões (ISSN:2236-9155)
- Apontamentos comparativos das características do bom professor de Educação Física da Educação Básica e da Educação Superior nas percepções de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física (ISSN:1984-3097)
- Avaliando a Educação Física Escolar inclusiva: os aspectos positivos e negativos (ISSN:1984-3097)
- Rede de auto-formação participada como forma de desenvolvimento do profissional de educação física
- Motivos que contribuíram para o despertar do estágio de descoberta na fase de entrada na carreira de professores de Educação Física iniciantes na Educação Física (ISSN:1809-3264)
- Apontamentos sobre a fase de entrada na carreira docente em Educação Física: o surgimento do entusiasmo profissional (ISSN:1984-3097)
- Ser professor de Educação Física na escola: a passagem de aluno a professor no início da docência (ISSN:2359-6651)
- COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DIANTE DA INCLUSÃO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA ÁREA
- O início da docência em Educação Física: os aspectos positivos e negativos (ISSN:2675-4681)
- A Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental: os motivos dos alunos sobre o desinteresse pelas atividades propostas nas aulas (ISSN:1809-3264)
- A complexidade da docência na Educação Física Escolar diante da inclusão: as percepções dos professores da área (ISSN:2594-7990) esignação)
- O real e o ideal da Educação Física inclusiva: percepções de professores da área (ISSN:1984-3097)
- Crenças: uma tentativa de compreensão a partir da obra 'Fenomenologia da Percepção' de Merleau-Ponty (ISSN:1809-3264)
- A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este? (ISSN:2177-1626)
- Apontamentos sobre as regularidades do percurso da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ESTABELECIDAS NA ESCOLA NO INÍCIO DA DOCÊNCIA NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Os percursos de trans-formações de professores de Educação Física Escolar: a fase de entrada na carreira (ISSN:2358-243X)
- As representações sociais da competição nas aulas de Educação Física na Educação Básica de professores da área e seus alunos (ISSN:1809-3264)
- IMPLICAÃ?Ã?ES DAS CONDIÃ?Ã?ES DE TRABALHO NA PRÃ?TICA PEDAGÃ?GICA DE PROFESSORES DE EDUCAÃ?Ã?O FÃ?SICA INICIANTES NA EDUCAÃ?Ã?O BÃ?SICA
- A trajetória da Revista Biomotriz: uma história a ser valorizada (ISSN:2317-3467)
- Como a disciplina de Educação Física pode se tornar mais inclusiva: percepções da Gestão Escolar (ISSN:2675-4681)
- As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação inicial em Educação Física e Pedagogia (ISSN:2238-8524)
- Marcas docentes de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira (ISSN:1809-3264)
- Os fatores que dificultam e que facilitam a utilização das tecnologias de informação e comunicação pelos professores de Educação Física da educação básica
- PENSANDO A UNIDOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Os piores e os melhores momentos de professores de Educação Física diante da inclusão escolar (ISSN:1809-3264)
- A indisciplina nas aulas de Educação Física na Educação Básica: as marcas docentes positivas e negativa (ISSN:2448-4601)
- A desvalorização profissional do professor de Educação Física da Educação Básica: causas e consequências (ISSN:2238-8524)
- Os motivos do abandono da profissão professor de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este?
- OS PERCURSOS DE TRANS-FORMAÇÕES DE PROFESSORES DEEDUCAÇÃO FÍSICAESCOLAR: AFASE DE ENTRADA NA CARREIRA
- AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANTE DA INDISCIPLINA
- As contribuições do Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação inicial docente em Educação Física (ISSN:1984-3097)
- Apontamentos sobre a Educação Física Inclusiva - Pressupostos de base e auxiliares (ISSN:1809-3264)
- A atratividade docente: um estudo de caso com professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- Os (des)caminhos na prática pedagógica de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica na busca da fase de estabilização na carreira docente (ISSN:1809-3264)
- As relações interpessoais estabelecidas na escola no início da docência nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica (ISSN:2236-9155)
- A (in)satisfação de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica em relação a sua escolha profissional (ISSN:1809-3264)
- Os fatos marcantes no fim da carreira nas percepções de professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- Os fatores que dificultam e que facilitam a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA NO INÍCIO DA CARREIRA: as percepções de professores iniciantes na educação básica
- Necessidades formativas de professores de Educação Física da Educação Básica diante da inclusão (ISSN:2359-6651)
- Apontamentos sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial em Educação Física - Parte I: Pressupostos de base (ISSN:1984-3097)
- As necessidades formativas de professores de Educação Física da Educação Básica diante da indisciplina (ISSN:2238-3751)
- Os alunos ainda gostam das aulas de Educação Física na Educação Básica? (ISSN:1809-3264)
- Os professores de Educação Física da Educação Básica e o stress na sua profissão em diversas fases da carreira (ISSN:1809-3264)
- Comparação dos fatos marcantes do início e do final da carreira de professores de Educação Física da Educação Básica (ISSN:1984-3097)
- Os fatos marcantes de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira (ISSN:1809-3264)
- O stress docente em Educação Física diante da inclusão escolar (ISSN:1809-3264)
- INDICATIVOS DE (DES)VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM DIFERENTES FASES DA CARREIRA
- As aprendizagens docentes na fase de entrada na carreira nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica (ISSN:2318-986X)-(Situação:Em Avaliação)
- Inclusão escolar nas aulas de Educação Física na Educação Básica: marcas docentes (ISSN:2594-7990)
- A representação social do final da carreira de professores de Educação Física na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- Apontamentos sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial em Educação Física - Parte II: Pressupostos de base auxiliares (ISSN:1809-3264)
- Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
- A FASE DE DESINVESTIMENTO NA CARREIRA DOCENTE NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FIM DE CARREIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE MOMENTO É ESTE?
- Os dilemas do início da docência nas percepções de professores de Educação Física na Educação Básica (ISSN:1984-3097)
- Ações docentes para a valorização da Educação Física na Educação Básica: as percepções dos professores da área (ISSN:1809-3264)
- As perspectivas futuras de professores de Educação Física na Educação Básica em diferentes fases na carreira docente (ISSN:1809-3264)
- A Construção do Conhecimento Prático do Professor de Educação Física: um estudo de caso etnográfico
- AS APRENDIZAGENS DOCENTES NA FASE DE ENTRADA NA CARREIRA NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- As percepções da acadêmicos de Licenciatura em Educação Física da modalidade presencial sobre a modalidade EaD: aspectos positivos e negativos (ISSN:1809-3264)
- Os saberes necessários à prática docente em Educação Física na Educação Básica, diante da indisciplina dos alunos, nas percepções de professores da área (ISSN:1809-3264)
- O real e o ideal da prática pedagógica dos professores unidocentes nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (ISSN:1809-3264)
- A EVOLUÇÃO DOS EVENTOS DE CORRIDA DE RUA NA CIDADE DE SANTA MARIA (RS) ORGANIZADOS PELA UNIÃO DE CORREDORES DE RUA DE SANTA MARIA (UCRSM) DE 2011 A 2019
- Vozesememóriasno/docotidianoescolar: o acolhimentodosprofessoresdeEducaçãoFísicainiciantesnaEducaçãoBásica
- Necessidadesformativas de professores deEducaçãoFísicadaEducaçãoBásicadiantedainclusão
- Os motivos do bem e mal-estar docente de professores de Educação Física da Educação Básica em diferentes fases da carreira (ISSN:1809-3264)
- As representações sociais do bom e do mau aluno de Educação Física na Educação Básica de professores da área (ISSN:1984-3097)
- As características do professor de Educação Física da Educação Básica: como é visto pela comunidade (ISSN:2238-8524)
- Os saberes necessários à prática docente em Educação Física na Educação Básica, diante da inclusão escolar, nas percepções dos professores da área (ISSN:1809-3264)
- Expectativas e realizações de professores de Educação Física no início da docência na Educação Básica (ISSN:1809-3264)
Ensino
theses/dissertations advising
- As concepções da formação profissional da licenciatura em educação física: trajetórias docentes e suas perspectivas contributivas
- A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior
- A fomação de professores em Educação Física e sua relação com o mundo da vida.
- Formação inicial: uma experiência reflexiva para o desenvolvimento da Educação Física inclusiva
- O PROFESSOR-COLABORADOR NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSTITUIÇÃO, CONCEPÇÃO, ORIENTAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
- A identização docente no curso de Licenciatura em Educação Física: facilidades e dificuldades na construção do ser professor
- PROFESSORES NA CORDA BAMBA: AS ATIVIDADES CIRCENSES NA FORMAÇÃO INICIAL ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
- Um olhar reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS)
- A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física
- O curso de licenciatura em Educação Física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência
- Um olhar crítico-reflexivo sobre a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS)
- PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DISCUTINDO SUAS CARACTERÍSTICAS CIENTÍFICO - PEDAGÓGICAS E FORMATIVAS
- As trajetórias formativas de acadêmicos de Educação Física do curso de licenciatura da UFSM: contribuições na constituição do ser professor
- O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM: constituição, concepção, orientação e contribuição
- O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS
- Caminhos e descaminhos da prática docente em Educação Física Escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria-RS
- Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física Escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria-RS.
- Vida de Professor: O pessoal e o profissionak na construção da trajetória docente
- O SER PROFESSOR: AS CRENÇAS E DESCOBERTAS DO SER PROFESSOR NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO
- O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO SUPERIOR
- A (RE) CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO
- A formação de professores em Educação Física e sua relação com o mundo da vida
- A formação continuada na trajetória profissional do prefessor de Educação Física
- FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- FORMAÇÃO INICIAL: Uma Proposta Reflexiva Para o Desenvolvimento da Educação Física Inclusiva
- História de vida: o pessoal e o profissional na construção da trajetória docente
- A concepção da formação profissional da licenciatura em Educação Física: trajetórias docentes e suas perspectivas contributivas