membro de https://brcris.ibict.br/individual/comm_ee459614-d3fc-461b-b7eb-f628e356a377 GIEQ - Grupo de Investigação no Ensino de Química Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - SC - GEPECISC Grupo de Pesquisa
publicações selecionadas CARTA À PIERABRIGATTI: UMA EDUCADORA ÉTICO-CRÍTICA Paulo Freire e o ser humano em processo de formação permanente A FUNÃ?Ã?O DO PROBLEMA: APROXIMAÃ?Ã?ES ENTRE VYGOTSKY E FREIRE PARA A EDUCAÃ?Ã?O EM CIÃ?NCIAS Conhecimento, Tensões e Transições A função do problema: aproximações entre Vygotsky e Freire para a Educação em Ciências Democratização em processos decisórios sobre CT: o papel do técnico Alteridade, Pesquisa na Educação em Ciências e a Perspectiva Freireana Centenário Paulo Freire: Contribuições do Ideário Freireano para a Educação em CiênciaEditorial
theses/dissertations advising A construção da profissionalidade do docente formador de professores de ciências e de química do IFSC ? campus São José CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES DA INTERCOLETIVIDADE A produção acadêmica em ensino de biologia: um estudo a partir de teses e dissertações : Realidade e Ensino de Ciências Estilo de Pensar no Ensino de Medicina Homeopática Comunicação, divulgação e educação científicas. Uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos Ensino de Moderna e Contemporânea e a Revista Ciência Hoje A emergência da Atenção Farmacêutica: um olhar epistemológico e contribuições para o seu ensino A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses Ensino de física moderna e contemporânea e a revista Ciência Hoje. Questões Sociocientíficas: sua inserção ético-crítica na educação Historia da ciencia e ensino : contribuições para a formação do professor de biologia : Avaliação de Impacto Tecnológico: Alternativas e Desafios para a Educação em Engenharia A construção da profissionalidade do docente formador de professores de ciências e de química do IFSC ? Campus São José A DIOLOGICIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONAL DE BECORA EM TIMOR- LESTE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Grupo de formação de ciências no Movimento de Reorientação Curricular na RME de Florianópolis Os Obstáculos Epistemológicos e A Educação Matemática Formação Permanente de Educadores do Campo numa Perspectiva Ético-Crítica Alfabetização científica no contexto das séries iniciais / Estilo de Pensamento em Educação Médica - Um Estudo do Currículo do Curso de Graduação em Medicina da UFSC Ensino de ciencias e formação de professores : na escola normal e no curso de magisterio Ensino de Ciências e Formação de Professores: Na escola Normao e no Curso de Magistério Estilos de Pensamento em Saúde Pública - Um estudo da produção da FSP-USP e ENSP-FIOCRUZ, entre 1948 e 1994, a partir da epistemologia de Ludwik Fleck Questões sociocientíficas: sua inserção ético-crítica na educação A Formação Continuada de Professores de Física - natureza, desafios e perspectivas Docência no Ensino Superior: abordagem temática nas licenciaturas da área de Ciências da Natureza Docência Universitária e Ensino de Parasitologia e Microbiologia: o caso da Região Norte Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social A função do problema no processo ensino-aprendizagem em Ciências: contribuições de Freire e Vygotsky Abordagem de temas em ciências da natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente ensino de Ciências naturais numa perspectiva ecológico - ambiental : a concepção de natureza nos livros didáticos Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores Formação Permanente de Educadores do Campo numa perspectiva Ético-Crítica INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A docência universitária em Biologia e suas relações com a realidade amazônica Abordagem de temas e ensino de Ciências: implicações no currículo e na formação de professores IDEIAS, CONHECIMENTOSE PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS