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Marilena Bittar

Professora Titular Sênior do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, do qual foi coordenadora de 2007 a 2011 e de 2013 a 2016; Pesquisadora Produtividade Pesquisa do CNPq. Graduada em Matemática- Licenciatura Plena pela UFMS (1984), mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutora em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier / Grenoble I , França (1998) e pós doutora em Educação Matemática pela Universidade Grenoble-Alpes. É membro do GT 14 (SBEM) - Didática da Matemática, do qual foi líder fundadora,e coordenou de 2014 a 2018; é líder do DDMat - Grupo de Estudos em Didática da Matemática e participa do GEPEDEMI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva. É membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES-DRI. Desenvolve e orienta pesquisas em Didática da Matemática desde 1999, com foco, nos últimos 10 anos, principalmente na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Um dos seus centros de interesse é a análise de livros didáticos de matemática, para a qual desenvolveu um modelo baseado na TAD. Além disso, tem investigado , junto com orientandos e participantes do DDMat, escolhas de professores em suas aulas de matemática. Tem desenvolvido parceria com pesquisadores franceses desde o inicio da década de 2000 e mais recentemente com pesquisadores espanhóis.
graduate at Matemática Licenciatura Plena from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), master's at Mathematics from Universidade de Brasília (1987) and ph.d. at Didática de Disciplinas Científicas from Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1998). Has experience in Mathematics Education.

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