área de pesquisa
- "O MEU É MAIS GRANDE": Rotinas lúdicas de comparação nas culturas da infância e apropriação de práticas de numeramento por crianças de 3 e 4 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil
- "Venha cá" e comece a ensinar matemática: uma história da formação de profesores na região de Barreiras/BA
- A Aritmética Elementar de Charles Sanders Peirce: tradução e notas para uma hermenêutica
- A ARTE DE BRINCAR E ENSINAR MATEMÁTICA COM CRIANÇAS DE 4 ANOS
- A Criatividade como Destino na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra
- A DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS TEATRAIS
- A formação inicial de pedagogos na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva: A educação de surdos em foco
- A geometria espacial no ENEM: uma proposta de estudo através da teoria da aprendizagem significativa
- A História da Matemática e Ludicidade como proposta didática para o Ensino de Matemática
- A influência das aulas teórico práticas, desenvolvidas com materiais manipuláveis e audiovisuais, fora do ambiente escolar, com estratégia para formação de conceitos trigonométricos no triângulo retângulo
- A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA NO ESTÁGIO COM PESQUISA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG/IPORÁ
- A Produção e a Construção de Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH) na Educação Matemática.
- A produção oficial do Movimento da Matemática Moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980)
- A Resolução de Problemas Aditivos e sua complexidade: a previsão dos professores e a realidade dos alunos
- A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO: O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DE NOVO HORIZONTE - SP E A PROVA BRASIL
- A TECNOLOGIA INFORMÁTICA COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA DEFICIENTES VISUAIS
- A TRANSVERSALIDADE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
- A Álgebra nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental: uma análise praxeológica.
- Ada Lúcia Moura de Lima
- Adriana Ramires Ribeiro
- Alcindo Bezerra Silva Júnior
- Alcione Marques Fernandes
- André Luiz de Góes Pacheco
- Atividades de Matemática com Alunos Surdos na Sala do AEE: experiências pedagógicas no atendimento remoto
- Base de conhecimentos dos formadores de professores de Matemática para o ensino de Metodologia da Resolução de Problemas: um estudo de casos múltiplos
- Blocos lógicos em tempos do movimento da matemática moderna (1960-1980)
- Clarissa Lopes Trojack
- Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em matemática - Proposição de instrumento
- Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em Matemática: proposição de formulário
- CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO EM SUAS RELAÇÕES COM LIVROS DIDÁTICOS
- Contextualização no ensino da Matemática: Uma análise nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
- Contribuições das salas de recursos multifuncionais para a aprendizagem matemática de alunos cegos e surdos
- Crianças, algoritmos e sistema de numeração decimal
- Curso de matemática da Fundação Educacional de Bauru: uma história dos anos iniciais a partir de fontes documentais
- Denise Medina de Almeida França
- Dificuldades de Alunos do 1º ano de um Curso de Licenciatura em Matemática na DIisciplina de Construções Geométricas
- Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no perÃodo do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987)
- Do primário ao primeiro grau: as transformações da Matemática nas orientações das Secretarias de Educação de São Paulo (1961- 1979) e o conceito de número
- Eduardo Gomes Onofre
- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA: CAMINHOS DOS DIREITOS HUMANOS.
- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CAMINHO DA INCLUSÃO: PERCEPÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA COM ALUNOS SURDOS
- Educação matemática para surdos: contribuições de um glossário para o ensino de probabilidade e estatística.
- Elaboração de um modelo epistemológico de referência e de uma proposta de ensino para os inteiros relativos influenciado por um grupo de estudo com professores
- Encontros, desencontros, afetos em um Percurso de Estudo e Pesquisa: um questionamento do mundo em meio à crise
- Ensino de conceitos de função de 1º grau: contribuições do software Geogebra sob a ótica do modelo de campos semânticos
- Ensino de geometria e a Teoria da Gestalt: uma investigação com professores de matemática da educação básica
- Ensino de matemática com alunos com deficiência intelectual: práticas inclusivas no atendimento educacional especializado
- Equações do segundo grau: resgate histórico dos seus métodos de resolução
- ESCOLAS RURAIS COMO ESPAÇOS FORMATIVOS: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP
- Escolas Técnicas Agrícolas e Educação Matemática: história, práticas e marginalidade
- ESTUDO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO POR MEIO DE UM MODELO DIDÁTICO ALTERNATIVO INTEGRADO AO GEOGEBRA
- ESTUDO DE AULA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM MATEMÁTICA: CRIAÇÃO DE UM TERCEIRO ESPAÇO FORMATIVO
- Estudo de dificuldades de alunos na aprendizagem da álgebra
- Etnomatemática na Universidade: contrapontos entre a utopia e a realidade
- Etnomodelagem na Confecção da Boneca de Capim-Dourado na Comunidade Mumbuca no Jalapão
- Fábio Bordignon
- Guacira Gonçalves Campos silva
- HAND IN HAND WITH UNDERSTANDING: CONSTRUCTION OF REGULAR POLYHEDRONS WITH TRIANGULAR FACES
- HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO: PROPOSTA DE TAREFAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DO TEOREMA DE TALES
- História do currículo de matemática: movimento de construção dos saberes para o ensino e formação de professores
- INSTRUMENTAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA PADRÃO NO 6° ANO: uma proposta para o ensino de matemática
- Integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática do 6o ao9o ano do Ensino Fundamental que é professor de sala de tecnologia
- Investigação com o geogebra nas aulas de matemática: proposta de formação continuada para professores de matemática na perspectiva da educação matemática.
- Investigação matemática em sala de aula: uma proposta para a inclusão do aluno surdo no ensino regular
- Jose Ronaldo Melo
- La Tasa de Variación de una Función Real de Variable Real: Trabajo Matemático de Estudiantes de Educación Secundaria
- LEITURAS DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
- LOUCEIRAS DE ARRAIAS:DO OLHAR ETNOMATEMÁTICO À ECOLOGIA DE SABERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
- Manual Didática da Aritmética e os Saberes a e para ensinar sistematizados por Ismael França Campos (1950-1960)
- Marcela Boccoli Signorini
- Marco Antonio Ticse Aucahuasi
- Marilena Bittar
- Mario Nobuyuki Nakashima
- Martha Kaschny Borges
- Memórias da Educação Matemática brasileira: o acervo pessoal do professor de Matemática Ruy Madsen Barbosa
- Modelagem Matemática e o Ensino de Análise Combinatória: Introdução de Conceitos por meio da Escrita Braille
- Modelo didático-praxeológico para ensino de vetores no ensino médio : possibilidades de trabalhos na transição para o ensino superior
- MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS: Produção de significados para as noções de áreas e perímetros no ensino fundamental II
- O campo conceitual multiplicativo na perspectiva do professor das series iniciais
- O DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO RA.GEO: Contribuições da Realidade Aumentada para o ensino de Geometria Espacial
- O ensino das operações de adição e subtração: uma análise em livros didáticos dos anos inciais
- O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM UM GRUPO DE PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
- O Ensino Remoto Emergencial nas aulas de Matemática: desafios no process de inclusão de alunos com TDAH e TEA
- O fracasso escolar na 5a série do Ensino Fundamental em matemática de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS - estudo de um caso
- O jogo na perspectiva de resolução de problemas nos anos iniciais
- O PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA ALUNOS CEGOS
- O uso de software educacional na formação inicial do professor de Matemática: uma análise dos cursos de Licenciatura em Matemática do Estado de Mato Grosso do Sul
- On C. S. Peirce´s primary arithmetic
- Pareceres da Revista Documenta: cursos de formação de professores de Matemática no Brasil (1962 a 1979) em foco
- Percepções dos professores de matemática relativas ao uso das tecnologias de informação e comunicação: Análise de uma investigação-ação envolvendo o Geogebra
- Perspectivas para a Formação de Professores de Matemática de uma Faculdade Isolada: Modernização ou Transformação? (1996-2002)
- Pesquisas em Educação Matemática: a História, a Arte e a Etnomatemática em Análise
- Pproposta de uma engenharia didática para o ensino de probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental
- Primeiros cursos para formação de professores indígenas no estado de São Paulo: um estudo em História da Educação Matemática
- Prof.ª Dr.ª Maria Ednéia Martins Salandim.
- Professores de Matemática nas trilhas do processo de ensino e aprendizagem de crianças com TDAH
- Projetos de recuperação e reforço em matemática: um estudo sobre o decênio 2007-2016
- Raimundo Nonato Santana
- REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A TEORIA DE VAN HIELE
- Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração.
- Silvia Swain Canôas
- Simone Barreto Lirio
- Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual
- Tecendo saberes etnomatemáticos: Um diálogo intercultural entre Brasil e Timor-Leste
- TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UM ALUNO CEGO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
- Um estudo com uma professora da educação básica e os fatores que interferem na prática de ensinar matemática
- Um estudo da apropriação do software Superlogo por acadêmicos de um curso de pedagogia para o ensino de Matemática
- Um Estudo sobre o uso do Software Superlogo na Organização do Pensamento Matemático.
- Um estudo sobre situações que podem contribuir para a superação de dificuldades de aprendizagem em álgebra elementar: o caso da tecnologia
- Uma análise de livros didáticos de Matemática da coleção “EJA – Mundo do Trabalho”
- Uma proposta para o ensino de função do 1º grau articulando os campos algébrico e geométrico
- Uma proposta para o logos das praxeologias referentes ao ensino nas series iniciais, considerando o aspecto decimal da numeração
- VÍDEO-CASO EM HIPERTEXTO (VCH): DE RESÍDUOS DE ENUNCIAÇÃO À PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS
- Vídeo-Caso em Hipertexto (VCH): Rastros da Produção de Significados