Publicações no BrCris
 

João Roberto Ratis Tenório da Silva

Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Departamento de Química e professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE) e do Programa de Doutorado Acadêmico em Rede RENOEN - Rede Nordeste de Ensino. Licenciado em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo sido bolsista CAPES do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) durante cinco meses no Niels Bohr Centro de Psicologia Cultural - Universidade de Aalborg, Dinamarca. Atual membro do comitê executivo do IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2020 - 2024). Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e formação de conceitos. Vem atuando, principalmente, em temas que envolvem: perfil conceitual, elaboração de jogos digitais e analógicos para o ensino de ciências, semiótica e relações entre memória, imaginação e aprendizagem. Editor da Revista Debates em Ensino de Química. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Aprendizagem de Conceitos Científicos (NUPACC) - registrado no diretório de grupos do CNPq.
Lecturer at the Federal University of Pernambuco (UFPE), at the Agreste Academic Center, Center for Teacher Training. He holds a Bachelor's degree in Chemistry and a Master's degree in Science Teaching from the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) and a PhD in Cognitive Psychology from the Federal University of Pernambuco (UFPE). He has been a Fellow of the PhD Program for five months at the Niels Bohr Center for Cultural Psychology - University of Aalborg, Denmark. Has experience in the area of Chemical Education, with emphasis on teaching and learning process and concept formation. He has been working mainly on themes involving: conceptual profile, elaboration of digital and analogical games for the teaching of sciences and relations between memory, imagination and learning.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •