Publicações no BrCris
 

Fernando Roberto Amorim Souza

Atualmente é professor adjunto no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - orientador de Mestrado e Doutorado na Universidade Tuiuti do Paraná, onde atua na linha de Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores. É professor pesquisador do Programa Internacional de Pós-graduação em Educação - orientador de mestrado e doutorado da Logos University International (PPGE-UniLogos/EUA) e Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (PPGE:TPEN-UFPR). É servidor público federal, na função de Técnico em Assuntos Educacionais, no Instituto Federal do Paraná, atuando 20 horas na Diretoria de Pesquisa/IFPR. No último ano desenvolveu atividades junto ao Comitê de Acesso, Permanência e Êxito (CAPE); na Comissão de elaboração do Manual de Normas Técnicas para os trabalhos científicos no âmbito do IFPR amparado pelas ABNT e foi coordenador do curso institucional intitulado Formação Comissão Própria de Avaliação. É doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (UPM/SP) e Ph.D. em Educação pela Logos University International (UniLogos/EUA) num processo reconhecimento internacional pelo Estado da Flórida, EUA. Além disso, teve reconhecimento [Notório Saber] em Gestão, num processo de doutoramento com ênfase em Gestão Escolar pelo Instituto Internacional de Gestão e Tecnologias de Pesquisa da Índia. Realizou estágio pós-doutoral em Didática pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de São Paulo (UNESP-Assis) e em Educação, Comunicação e Tecnologias pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE-UDESC) . Possui mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e especializações em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz). É licenciado em Pedagogia e Letras-Português. É líder do [Grupo CONEXÕES de Estudos e Pesquisas: Educação, Cultura Digital e Inovação] (UTP/CNPq). Pesquisador do [Grupo de Estudos e Pesquisas: Professor, Escola e Tecnologias Educacionais] (UFPR-CNPq) e Coordenador do Observatório Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologias (Educom/LUI-USA). Possui experiência na docência e na gestão da Educação Básica e Superior, assim como experiência na Direção de Ensino de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (2014/2016) na Diretoria de Educação a Distância do IFPR. Já atuou como Coordenador Editorial e Editor-chefe da Editora IFPR (2018/2020). Já atuou como Consultor Educacional em projetos educacionais sobre Currículo da Educação Básica na Rede Nacional SESI financiado pela UNESCO e projetos de formação de profissionais e professores da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA). Suas pesquisas possuem como principais objetos investigativos: a apropriação e integração crítica de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas; narrativas (digitais) como método de pesquisa; dispositivos digitais na educação presencial, a distância e híbrida e curadoria de conhecimentos; escuta ativa dos atores educacionais. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5184-8675E-mail: edufofonca@gmail.com
graduate at Letras Português e Respectivas Literaturas from Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (2004). , acting on the following subjects: ludicidade, sala de aula, diversidades de aprendizagem and contemporaneidade.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •