Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo.- é professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM) desde fev/2010.- lidera o Grupo de Pesquisa IDEIA - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/533798 e www.ufsm.br/ideia. - Coordenou o núcleo UFSM do Observatório da Educação 2011-2014 "Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar".- Coordena o Projeto Os interesses de jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia e os efeitos da pandemia em suas opções profissionais com financiamento via Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021-PROEdu de aplicação do ROSES no Rio Grande do Sul.- Coordenou o Projeto Ensino de Ciências aliado à STEM Education e ao ensino por investigação: uma proposta para os alunos e professores da Educação Básica de São Vicente do Sul/RS aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n 05/2019 Programa Ciência na Escola(Linha 2 - Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências).- Coordenou, entre 2014 e 2018, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências/UFSM - mestrado e doutorado na UFSM (www.ufsm.br/ppgecqv). - Orienta trabalhos nas áreas de políticas públicas, avaliações educacionais e em larga escala (PNLD, PISA e ROSE) e formação de professores (currículo da licenciatura, educação STEM) e divulgação científica no doutorado e mestrado do PPG Educação em Ciências (UFSM e UFRGS). - lecionou no Ensino Superior na UNICID e Centro Universitário São Camilo e na Educação Básica na Rede Estadual de SP e no Colégio Santa Cruz em São Paulo/SP (entre 1996 e 2009).
Professor on the Teaching Methodology at Education Centre of Federal University of Santa Maria, Brazil. PhD in Education - Teaching of Science and Maths (Faculty of Education, São Paulo University FEUSP, 2008), Master In Science Teaching (FEUSP 2003) , Biologist (Bioscience Institute, IBUSP). Research educational assessments, textbooks assessment; relevance on science education on Graduate Program Science Education (www.ufsm.br/ppgecqv).