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Dr.ª Stela Maria Fernandes Marques

Possui Licenciatura em Pedagogia e ensino de Português-Inglês (ESECS, Portugal, 1999), Mestrado em Educação Especial (Newcastle University, UK, 2001) e PhD em Educação (Newcastle University, UK, 2006). Realizou Pós-doutorado no âmbito da Filosofia para Crianças (UFMG, Brasil, 2011) e Pós-doutorado no âmbito da metacognição e formação docente (ESECS, Portugal, 2020). Especialista em Neurociência e Educação: bases neurofisiológicas do aprendizado (PUC-MG, 2021). Entre 1999 e 2009 lecionou Português e Inglês para estrangeiros na Newcastle University, School of Modern Languages e Centre for Lifelong Learning de Sunderland University, na Inglaterra. Atuou ainda como tradutora e intérprete para agências de apoio a refugiados e asylum seekers no Reino Unido. No Brasil, lecionou no curso de Licenciatura em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2009 - 2010), no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (2011) e no curso de Administração da Faculdade FEAD - Centro de Gestão Empreendedora (2011 - 2012). Atualmente é Professora Adjunta e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde leciona no Instituto de Ciências Humanas e no PPGEd. Na PUC-MG lecionou no curso de Ciências Penais da pós-graduação em Direito do Instituto de Educação Continuada e foi colaboradora do Núcleo de Assessoria Didático-Pedagógica, dando apoio à Coordenação e ao corpo docente do Curso de Engenharia Metalúrgica do Instituto Politécnico (IPUC). Foi ainda Coordenadora de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da PUC Minas (PIBID/CAPES) e colaboradora de projetos de extensão do Instituto da Criança e do Adolescente (ICA) da PUC-Minas. É co-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Profissão Docente (GEPPDOC) e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). ÁREAS DE INTERESSE CIENTÍFICO: Educação cognitiva; Aprendizagem cognitiva; Neurociências; Neuroeducação; Neurodivergência; Neurodiversidade; Metacognição; Inovação pedagógica; Psicologia cognitiva; Programas de desenvolvimento cognitivo (thinking skills interventions); Pedagogia emocional; Educação inclusiva; Práticas inclusivas; Necessidades Educacionais Especiais; Profissão docente; Formação de professores.

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