Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós doutor pelo programa de Ensino de História de África pelo Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla- Angola (2020). Bolsista Produtividade CNPq processo 314583/2020-3, chamada PQ 2020. Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História ( 2014-2016). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE (2016-2018). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Professor Permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória/UFSC. Professor Permanente do Mestrado em Educação da Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL). Membro da comissão científica e orientador do Mestrado em Ensino da História de África do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED) - Angola. Integrante da Rede Latino Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais - REDYALA. Líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino, educação para as relações etnicorraciais, antirracismos, pensamento decolonial. Desenvolve trabalhos de Ensino, extensão e Pesquisa na orientação de TCCs, Iniciação Científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado nos seguintes temas: experiência, memória; fazer-se professor, ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais, decolonialidade. E-mail: elison0406@gmail.com ou elison.paim@ufsc.br
bachelor's at História from Universidade Federal de Santa Maria (1986), master's at History from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) and doctorate at Education from Universidade Estadual de Campinas (2005). Has experience in History, acting on the following subjects: estagio; formacao docente; experiencia, memória; experiência; fazer-se professor, historia; historiografia; ensino de historia, memoria; experiencia; formacao de professores and ensino de história-história local.