Solange Alves de Oliveira Mendes
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e (2004), respectivamente. Concluiu o curso de Doutorado em Educação na UFPE em 2010, realizando-o em articulação com o Institut National de Recherche Pédagogique, através do doutorado sanduíche. Atuou como docente dos anos iniciais do ensino fundamental, inclusive com a Educação de Jovens e Adultos nas Prefeituras Municipais de Olinda e do Jaboatão dos Guararapes/PE. Atuou com formação de professores e coordenadores pedagógicos nas redes municipal de Recife e Estadual de Pernambuco pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE, em 2005. Integrou, como docente, a área de Didática e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil no período de 2010 a 2013 na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Nessa mesma instituição, realizou, junto a professores e profissionais dos campos de estágio, a formação continuada por meio de projeto de extensão. No campo da pesquisa, tem se dedicado a analisar concepções, práticas de alfabetização e letramento, ciclos de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, materiais didáticos para o ensino da Língua Materna, o tratamento da heterogeneidade das aprendizagens, Alfabetização: Sistema de Notação Alfabética e Consciência Fonológica, Progressão do ensino da leitura e da escrita no Bloco Inicial de Alfabetização, Alfabetização na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, Ensino de Língua Portuguesa na transição do quinto para o sexto anos do Ensino Fundamental. Em 2013, ingressou na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática. Nessa mesma instituição, vem atuando com os projetos IV e V (Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, respectivamente). Em 2016, passou a atuar na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura (FE-UnB). A partir de 2017, ingressou no programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB - Mestrado Acadêmico na linha de pesquisa EAPS - Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação - Letramento e Formação de Professores. É coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (1º ao 5º anos - Ensino Fundamental). Em 2021 passou a integrar a linha de pesquisa PDCA - Profissão Docente, Currículo e Avaliação vinculada ao PPGE-FE-UnB.
graduate at Pedagogia from Universidade Federal de Pernambuco (2002) and master's at Education from Universidade Federal de Pernambuco (2004). Has experience in Education, focusing on Education
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
