Publicações no BrCris
 

Solange Alves de Oliveira Mendes

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e (2004), respectivamente. Concluiu o curso de Doutorado em Educação na UFPE em 2010, realizando-o em articulação com o Institut National de Recherche Pédagogique, através do doutorado sanduíche. Atuou como docente dos anos iniciais do ensino fundamental, inclusive com a Educação de Jovens e Adultos nas Prefeituras Municipais de Olinda e do Jaboatão dos Guararapes/PE. Atuou com formação de professores e coordenadores pedagógicos nas redes municipal de Recife e Estadual de Pernambuco pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE, em 2005. Integrou, como docente, a área de Didática e Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil no período de 2010 a 2013 na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Nessa mesma instituição, realizou, junto a professores e profissionais dos campos de estágio, a formação continuada por meio de projeto de extensão. No campo da pesquisa, tem se dedicado a analisar concepções, práticas de alfabetização e letramento, ciclos de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, materiais didáticos para o ensino da Língua Materna, o tratamento da heterogeneidade das aprendizagens, Alfabetização: Sistema de Notação Alfabética e Consciência Fonológica, Progressão do ensino da leitura e da escrita no Bloco Inicial de Alfabetização, Alfabetização na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, Ensino de Língua Portuguesa na transição do quinto para o sexto anos do Ensino Fundamental. Em 2013, ingressou na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília na área de Didática. Nessa mesma instituição, vem atuando com os projetos IV e V (Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, respectivamente). Em 2016, passou a atuar na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura (FE-UnB). A partir de 2017, ingressou no programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB - Mestrado Acadêmico na linha de pesquisa EAPS - Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação - Letramento e Formação de Professores. É coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (1º ao 5º anos - Ensino Fundamental). Em 2021 passou a integrar a linha de pesquisa PDCA - Profissão Docente, Currículo e Avaliação vinculada ao PPGE-FE-UnB.
graduate at Pedagogia from Universidade Federal de Pernambuco (2002) and master's at Education from Universidade Federal de Pernambuco (2004). Has experience in Education, focusing on Education

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •