Geraldo Alécio de Oliveira
Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990) nas áreas de Análises Clínicas, Alimentos e Medicamentos. Entre 1990 e 2007 atuou em análises clínicas e gestão de laboratórios em empresas como Hospital de Cotia, Hospital Vila Penteado em São Paulo, Fundação Hemocentro de São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo e Hospital do Coração - HCor. É Mestre e Doutor em Farmácia (Análises Clínicas - Microbiologia Clínica) pela Universidade de São Paulo (1995-2002). Na área de pesquisa foi o primeiro pesquisador da América Latina a isolar e identificar cepas de Staphylococcus aureus resistentes à Vancomicina (VRSA) e o primeiro pesquisador no mundo a relatar um surto de VRSA. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi (2008-2009). Foi professor e coordenador do Curso de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi entre 1999 e 2018. Tem experiência em educação superior, gestão do ensino superior, educação em saúde, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e melhoria da qualidade na educação superior. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico-Bioquímico (ABENFARBIO) entre 2007 e 2013, membro da Diretoria Colegiada da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) entre 2013 e 2016 e é membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP). Atualmente é sócio da empresa ATIVA Assessoria Pedagógica em Educação Superior desenvolvendo atividades nas áreas de planejamento acadêmico, metodologias ativas de aprendizagem, avaliação da aprendizagem, melhoria da qualidade na educação superior, implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), autorização e reconhecimento de cursos. Entre 2010 e 2018 colaborou com as atividades de capacitação docente da Laureate International Universities em diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais, em temas como elaboração de matriz curricular integrada, formação por competências, interdisciplinaridade, Taxonomia de Bloom, planejamento acadêmico, metodologias ativas de ensino (estudo de casos, problematização, aprendizagem por projetos, simulação e aprendizagem baseada em equipes -TBL), educação interprofissional e práticas colaborativas, avaliação da aprendizagem e melhoria da qualidade na educação superior. Atualmente é coordenador administrativo do Curso de Medicina da Unoeste - Guarujá.
Pharmacist graduated from the Federal University of Juiz de Fora (1990) in the areas of Clinical Analyzes, Food and Medicines. From 1990 to 2007 he worked in clinical analysis and laboratory management at companies such as Hospital de Cotia, Hospital Vila Penteado in São Paulo, Fundação Hemocentro in São Paulo, Hospital das Clínicas de São Paulo and Hospital do Coração - HCor. I am a Master and Ph.D. in Pharmacy (Clinical Analysis - Clinical Microbiology) from the University of São Paulo (1995-2002). In the research área, I am the first Latin American researcher to isolate and identify strains of Vancomycin-resistant Staphylococcus aureus (VRSA) and the first investigator in the world to report an outbreak of VRSA. I hold an MBA in Business Management from Universidade Anhembi Morumbi (2008-2009). I have been professor and coordinator of the Pharmacy Course of the Anhembi Morumbi University between 1999 and 2017. I have experience in higher education, management in higher education, health education, active teaching-learning methodologies, Self Evaluation Committee (CPA) and quality improvement in higher education. I went vice-president of the Brazilian Pharmaceutical-Biochemical Teaching Association (ABENFARBIO) between 2007 and 2013, a member of the Board of Directors of the Brazilian Association of Pharmaceutical Education (ABEF) between 2013 and 2016 and I am a member of the Advisory Committee on Pharmaceutical Education of the Regional Council of Pharmacy (CRF-SP). Currently, I am a partner of ATIVA Pedagogical Counseling in Higher Education, developing activities in the areas of active learning methodologies, academic planning, assessment of learning, improvement of quality in higher education, implementation of the National Curricular Guidelines (DCN), recognition of courses and teacher training . I have extensive experience in teacher training in the areas of academic planning and active learning methodologies, when I have carried out teaching training in various educational institutions of the Laureate Network in Brazil and abroad.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos