Possui mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos pós-graduados
em Psicologia Social da PUC/SP, sob a supervisão da Professora Drª. Fúlvia Rosemberg,
coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações de Gênero, Raça e Idade (2014) e
do Prof. Dr. Odair Furtado, desenvolvendo estudos sobre políticas de acesso à educação
infantil. Em 2018, realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação da
Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da Professora Drª. Sandra Zákia Sousa, com
período de estudos junto à Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália),
sob a supervisão do Professor Dr. Antonio Gariboldi. É Professora Associada do Departamento
de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Administração
Escolar, integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação e docente do
Programa de Pós-graduação em Educação da mesma Faculdade, na Linha de Pesquisa Políticas
e Gestão de Processos Educacionais. Foi Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização
em Gestão Escolar - Edição 2012/2013 (Programa Nacional Escola de Gestores/MEC/UFRGS e
docente do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (Convênio MEC/UFRGS).
Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de
Santa Maria/RS (2009-2011) e Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande
do Sul (2003 e 2008). Atuou na Educação Básica como professora da Rede Municipal de Ensino
de Porto Alegre, da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e de instituições privadas
particulares. Coordenou o Projeto de Assessoramento Técnico-pedagógico a municípios gaúchos
que aderiram ao Programa Proinfância, decorrente de convênio MEC/UFRGS (2012-2014).
Desenvolve pesquisas sobre o monitoramento de políticas de Educação Infantil no Rio Grande
do Sul, no contexto do Plano Nacional de Educação, dos planos estaduais e municipais de
Educação, considerando a oferta e qualidade da educação infantil para crianças de zero a seis
anos. Integrou o Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil -
MIEIB e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2007-2012) e a Coordenação
Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (2007/2014; 2021-atual). Coordena o
Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (Faced/UFRGS). Tem
experiência na área de Organização, Política e Gestão da Educação, atuando principalmente nos
seguintes temas: acesso, currículo e avaliação da qualidade na educação infantil; articulação
entre a educação infantil e o ensino fundamental.(Texto informado pelo autor)
graduation at Letras from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) and doctorate at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). He is currently full professor at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Has experience in Education, acting on the following subjects: educação infantil, formação de professores, gestão educacional democrática, políticas públicas municipais de educação and currículo.