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Maria Luiza Rodrigues Flores

Possui mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Social da PUC/SP, sob a supervisão da Professora Drª. Fúlvia Rosemberg, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações de Gênero, Raça e Idade (2014) e do Prof. Dr. Odair Furtado, desenvolvendo estudos sobre políticas de acesso à educação infantil. Em 2018, realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da Professora Drª. Sandra Zákia Sousa, com período de estudos junto à Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália), sob a supervisão do Professor Dr. Antonio Gariboldi. É Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Administração Escolar, integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma Faculdade, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Foi Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Gestão Escolar - Edição 2012/2013 (Programa Nacional Escola de Gestores/MEC/UFRGS e docente do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (Convênio MEC/UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Maria/RS (2009-2011) e Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Atuou na Educação Básica como professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e de instituições privadas particulares. Coordenou o Projeto de Assessoramento Técnico-pedagógico a municípios gaúchos que aderiram ao Programa Proinfância, decorrente de convênio MEC/UFRGS (2012-2014). Desenvolve pesquisas sobre o monitoramento de políticas de Educação Infantil no Rio Grande do Sul, no contexto do Plano Nacional de Educação, dos planos estaduais e municipais de Educação, considerando a oferta e qualidade da educação infantil para crianças de zero a seis anos. Integrou o Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2007-2012) e a Coordenação Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (2007/2014; 2021-atual). Coordena o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (Faced/UFRGS). Tem experiência na área de Organização, Política e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso, currículo e avaliação da qualidade na educação infantil; articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental.(Texto informado pelo autor)
graduation at Letras from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) and doctorate at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). He is currently full professor at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Has experience in Education, acting on the following subjects: educação infantil, formação de professores, gestão educacional democrática, políticas públicas municipais de educação and currículo.

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