Profa. Dra. Rosângela Gavioli Prieto
Graduada em Pedagogia, com habilitações em Educação do Deficiente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e em Administração Escolar pela Universidade de Guarulhos (1987); graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1994); mestre em Educação Especial (Educação do indivíduo especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1990); doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente, é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde foi chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (2009-2012); foi presidenta da Comissão de Graduação (2018-2022); está como assessora da Pró-reitoria de Graduação (out. 2022- ); atuou como representante da USP no GT Formação de Professores para novas gerações da Coordenação de Ensino Superior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do estado de São Paulo; é coordenadora do Grupo de pesquisa CNPq Políticas de educação especial desde 2002; coordenou a Linha temática de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Feusp (2004-2013) e foi vice coordenadora (2013-2014); foi coordenadora do Grupo de Trabalho Educação Especial da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) no período de 2013 a 2015 e vice coordenadora (2005-2006; 2012) e compôs o Comitê Científico (2015-2017); foi membro da Comissão editorial da Revista Educação Pesquisa (2013-2016) e editora chefe (2016-2018); coordenou a Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial - Rede Fineesp (2019-2023); é coordenadora do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (2022-2024); é integrante da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, desde 2019; e desenvolve pesquisas na área de educação, com ênfase em políticas de educação especial.
graduate at Pedagogia - Habilitação em Educação do Deficiente from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), graduate at Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar from Universidade de Guarulhos (1987), graduate at Psicologia from Universidade de Guarulhos (1994), master's at Education from Universidade Federal de São Carlos (1990) and ph.d. at Education from Universidade de São Paulo (2000). Has experience in Education, focusing on Educational Politics, acting on the following subjects: políticas educacionais, educação inclusiva, educação especial, alunos com necessidades educacionais especiais and formação de professores.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos