Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Ciencias de la Educación - Universidad de Santiago de Compostela/Espanha (2004) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará das áreas de Psicologia da Educação e Psicologia Clínica,nas quais também é supervisora, lecionando também no Programa de Pós Graduação em Educação da UECE. Lidera o grupo de pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Processos da emoção, Aprendizagem, Neuropsicologia, Subjetividade, Formação Docente, Saúde Mental na escola e Desenvolvimento humano, tendo como eixo teórico central a Psicologia Histórico- Cultural de L.S. Vygotsky. Autora de livros na área de Psicologia da Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Clínica Histórico-Cultural.
bachelor's at Psicologia from Universidade Federal do Ceará (1989), master's at Education from Universidade Federal do Ceará (1995) and doctorate at Ciencias de la Educación from Universidad de Santiago de Compostela (2004). Has experience in Education, acting on the following subjects: aprendizagem, política educacional, formação docente, foirmação docente and profissão professor.