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Cláudia Pereira Xavier

Possui graduação em Pedagogia(Orientadora Educacional/Disciplinas do Magistério) pela Universidade Católica Dom Bosco (1997) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005), na Linha de pesquisa Práticas pedagógicas e suas relações com a Formação docente sendo, na oportunidade, acadêmica bolsista da CAPES. Doutorado em Educação pelo Programa de Doutorado da UCDB (2014), na Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena sendo, desde 2011,bolsista CAPES/Prosup/cursos novos. Dedica seus estudos e pesquisas sobre temas que tenham como preocupações as possibilidades de ressignificar o papel da universidade na formação dos docentes frente aos desafios da construção de uma educação intercultural. Na experiência no Ensino Superior tem voltado sua atenção para as disciplinas que provocam reflexões sobre identidades e diferenças e suas implicações no Currículo, Educação Infantil e Ensino fundamental, Educação e Diversidade, Formação de Professores em espaços indígenas e de Assentamentos Rurais. Participa da Ong Frepop (Fórum de Educação Popular) desde 2007, da qual foi membro da diretoria por dois biênios, como vice-presidente e, noutra oportunidade, como membro do conselho. Colaboradora como Tutora no Curso de Pós-Graduação Cultura e História dos Povos Indígenas (Ead/UFMS) e Professora Formadora no Programa do Governo Federal "Saberes Indígenas na Escola", atuando com populações da etnia Terena nas Aldeias Tereré e Buriti, em Mato Grosso do Sul. Atualmente, desde de fevereiro de 2015, é membro do quadro efetivo de docentes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / Unidade Maracaju), Atuou, nesta mesma universidade, no período de 2006 a 2010 como professora convocada em outras unidades no estado, dentre as quais se destaca a Unidade de Glória de Dourados onde foi professora no curso de Tecnólogo em Agroecologia (Projeto com proposta em regime de Alternância), tendo colaborado na frente dos Seminários Integradores do curso, devido a experiência e vivência como moradora, professora e coordenadora da escola básica em Projeto de Assentamento Rural durante 11 anos. Neste local emergiram as tensões que levaram às pesquisas de Mestrado e Doutorado que questionaram, investigaram e problematizaram os saberes, o currículo, as linguagens, as lógicas e as "ciências" que transitam ou vêm conquistando o direito de transitar na Academia. Após o Doutorado, além de integrar o Corpo docente, assumiu a Coordenação Pedagógica Pró-tempore, no período de julho de 2018 à Janeiro de 2020. A pesquisadora também é atuante desde 2014 nas frentes de Educação Popular e saúde, parceira na ANEPS (Associação Nacional de Educação Popular e Saúde) tendo sua maior atividade junto as práticas integrativas de saúde (reconhecidas pela OMS/ Organização Mundial de Saúde) como Terapeuta Reiki Nível II e Thetahealer.
graduate at pedagogia from Universidade Católica Dom Bosco (1997) and master's at Education from Universidade Católica Dom Bosco (2005). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: educação infantil, assentamentos rurais and aprendizagem.

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