Professora Titular da Faculdade de Letras (FL) e do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde trabalha em ensino, pesquisa e extensão desde 2002. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti (1984), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995), doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Linguística pela UNICAMP (2011). Atua nos Cursos de Graduação (Licenciatura em educação intercultural) e Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar, bem como na Pós-Graduação em Linguística. Suas Áreas de atuação são Políticas Linguísticas, Revitalização de Línguas Indígenas Ameaçadas, Letramento em Línguas Indígenas, Documentação de Saberes Indígenas (especialmente do povo Karajá) e Educação Escolar Indígena (formação de professores e professoras indígenas). Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural da UFG (2007 a 2012). Coordenou o Curso de Especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar (2012 a 2016). É coordenadora da Ação ?Saberes Indígenas na Escola? da rede UFG/UFT/UFMA (2013 a 2020). Tem estudado a língua Karajá (Macro-Jê). Tem orientado trabalhos sobre línguas indígenas, letramento e alfabetização em línguas indígenas, políticas linguísticas de revitalização de línguas indígenas, bilinguismo, educação escolar indígena e formação de professores e professoras indígenas. Coordena o grupo de pesquisa ?Línguas e Saberes Indígenas?. É bolsista produtividade do CNPQ. Dedica-se, ainda, a formação de pesquisadores e pesquisadoras indígenas da região Araguaia-Tocantins. Coordenada o Centro de estudos de línguas e saberes indígenas do Núcleo Takinahakỹ. É autora ou organizadora de 23 livros e tem mais 50 publicações. Criou em 2016 a revista 'Articulando e Construindo Saberes', que tem como proposta a publicação de trabalhos inéditos, sob forma de artigos, que promovam a articulação e construção de saberes, em uma perspectiva decolonial, abordando temáticas transdisciplinares e interculturais de valorização e fortalecimento das epistemologias subalternizadas, de vitalidade das línguas indígenas, e de retomada dos saberes indígenas milenares.
graduate at Pedagogia from Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti (1984), master's at Language from Universidade Federal de Goiás (1995) and ph.d. at Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Has experience in Linguistics, focusing on Linguistics, acting on the following subjects: bilingüismo, cultura, ensino, língua karajá and língua materna.