Eveline Mattos Tápias Oliveira
I am Eveline Mattos Tápias Oliveira; graduated in Letras (Languages) at Universidade de Taubaté (UNITAU, 1985), mastered in Applied Linguistics at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) and became a PhD in Applied Linguistics at Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). I have 30 years practice in teaching graduate students both first language and language teaching. My main research interests: teacher education and literacy, processes of reading and writing, innovative teaching practices, teacher education regarding reading and writing processes, metacognition and metaffection in teaching academic reading and writing. Our CNPq research group, called "Interction, languages and teacher (multi-)literacy", has published a book entitled "Reading and writing at the university: research and teaching practices" (Taubaté: Cabral Editor, 2011), which shares innovative research results of teaching academic reading and writing in a metacognitive-metaffective process. Another book, ?Thinking about reading classes, PCN document and teacher practices" (Taubaté: EDUNITAU/Cabral, 2015) brings an article on the vygotskyan aspects in the PCN-LP document, an essay about PCN-LE document, an article on what young teachers-researchers could think about while preparing her/his classes and a final article with a proposal for the heuristic development of a reading class that focus on the fundamental change both in teacher role to become a questioner and student role to become a text discoverer/finder/explorer by learning how to analyze linguistic material as well as its situated meaning to be further able to read and criticize multimodal texts with solid argumentation. I retired in 2017, after 35 years dedicated to education and am still working at the Applied Linguistics Masters Program (MLA/UNITAU). I am happy for all I have done and am grateful for everything.
Sou Eveline Mattos Tápias Oliveira e possuo graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1986), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Fui Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté. Com experiência de 30 anos na área de Ensino de Língua Materna no Ensino Superior, desenvolvi pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, didática do/no Ensino Superior, ensino da produção escrita e da leitura em língua materna, formação do professor de leitura e produção escrita e propostas de práticas inovadoras, papel da meatcognição e da metafetividade no ensino de leitura e escrita acadêmicos. O livro publicado pelo nosso Grupo de Pesquisa CNPq "Interação, linguagens e (multi-)letramentos do professor" intitula-se "Leitura e produção escrita na graduação: pesquisa e ensino" (Taubaté: Cabral Editor, 2011) aborda a aprendizagem de leitura e escrita acadêmicas pelos processos metacognitivo e metafetivo. Outro livro, "Reflexões sobre aulas de leitura, PCN de línguas e prática do professor" (Taubaté: EDUNITAU/Cabral, 2015) reflete sobre aspectos vygotskyanos do PCN-LP, faz uma crítica do PCN-LE, expõe em que um jovem professor-pesquisador pode pensar para preparar aulas de leitura e, por fim, apresenta uma proposta heurística para o desenvolvimento de uma aula de leitura que priorize a mudança fundamental do papel do professor (para professor perguntador) e do aluno (para leitor-descobridor) desde a "paquerada" no texto, até a leitura detalhada da materialidade discursiva para uma leitura e crítica fundamentada de qualquer texto multimodal. Aposentei-me em 2017, após 35 anos dedicados à educação. Ainda atuo no Mestrado em Linguìstica Aplicada. Estou feliz e agradecida por tudo.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
