Ensino de Línguas
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
Linguagens,Cultura e ensino: o uso da língua na formação técnica e tecnológica
-
A avaliação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
-
A compreensão da metáfora na leitura de textos promocionais em língua estrangeira
-
A constituição identitária do professor de língua estrangeira frente à formação continuada online
-
A emergência da competência oral como sistema dinâmico, adaptativo e complexo no ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional para iniciantes
-
A formação de professores de línguas para o avaliar à luz da complexidade e da transdisciplinaridade
-
A Importância dos Fatores de Contextualização para a Leitura
-
A Influência de Dados Positivos e Dados Negativos na Aquisição de Língua Estrangeira
-
A língua espanhola por meio da música infantil: aspectos favorecedores à aprendizagem dos alunos pré-escolares brasileiros
-
A língua materna como recurso mediacional na aprendizagem de línguas estrangeiras
-
A reflexão metalinguística sobre a modalização no artigo de opinião em uma sequência didática de preparação para o exame CELPE-BRAS
-
A study of lexical complexity in foreign language production
-
A tecnologia digital como motivação para o ensino de leitura e escrita em Língua Portuguesa
-
Abordagens de Ensino de Português Língua Segunda no Contexto Guineense de Ensino Médio e Superior
-
Anderson Romário Souza Silva
-
Annete Scotti Rabelo
-
Análise da narrativa Escrita do Surdo
-
Análise de erros fonético-fonológicos do processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira por brasileiros baseada na relação com as mudanças históricas das línguas
-
Análise interpretativa das representações sobre professores de inglês da rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Paraíba
-
Ariane de Fatima Escobar Rossi
-
As configurações interacionais e o modo de perguntar de uma professora de inglês.
-
As Escolhas Discursivas do professor de Língua Espanhola na construção da aprendizagem dos alunos de Letras
-
As representações sobre o professor de inglês em um curso superior de Tecnologia em Hotelaria: Ações, papéis e conhecimentos
-
As situações de comunicação do gênero e seu papel na preparação do Celpe-Bras
-
Atividade metalinguística e técnicas de produção de dados para a análise da aprendizagem de português como segunda língua
-
Avaliação do Projeto de Extensão CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade/Faculdade de Letras/UFRJ) como uma ação para a formação docente
-
Avaliação em leitura em língua estrangeira: explorando gêneros textuais.
-
Bruna Tessaro
-
Carlos Alberto de Oliveira
-
Centro de Estudos de Línguas (CEL) : a abordagem presente na prática docente na consolidação do curso de inglês
-
Cibele Krause-Lemke
-
Competência oral em língua inglesa.
-
Considerações sobre a fragmentação frástica viciosa em textos escritos
-
construção de um modelo didático de gênero e a definição de capacidades de linguagem como facilitadores do ensino de artigo de opinião em um curso de preparação para o Exame Celpe-Bras
-
CRENÇAS E PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM A ABORDAGEM DE ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA (ESPANHOL) EM UM CURSO DE LICENCIATURA
-
CRENÇAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA SURDOS ? UM ESTUDO COM UMA ALUNA SURDA E DOIS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM GOIÁS
-
Crenças: um portal para o entendimento da prática de uma professora de inglês como língua estrangeira
-
Cristiana Lima de Assis
-
Cristiane Pereira Cerdera
-
Da oralidade à Enunciação: Um Mo(vi)mento de Tomada da Palavra na Língua do Outro.
-
Damián Díaz
-
Daniel Fernando Rodrigues
-
Daniel Soares Duarte
-
Dayala Paiva de Medeiros Vargens
-
Deise Cristina de Lima Picanço
-
Determining the criteria for an appropriate syllabus and methodology for Brazilian secondary schools
-
Diego Martins Pinto Guedes
-
Dieli Vesaro Palma
-
Discurso e Práticas Sociais
-
Do LOLA - Laboratório On-Line de aprendizagem ao LAPLI - Laboratório de Aprendizagm de Línguas: uma proposta metodológica para o ensino semi-presencial em ambiente virtual
-
Docência presencial para virtual e seus processos de reculturação, reestruturação e reorganização temporal
-
Dorildes Michelon
-
ELABORAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PARA ESTUDANTES EM CONTEXTOS IDIOSSINCRÁTICOS
-
Eleone Ferraz de Assis
-
Eliana Paes Cardoso Franco
-
Eliana Vianna Brito Kozma
-
Elsa Mónica Bonito Basso
-
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UM CONTEXTO BILÍNGUE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
-
Estudo dos sinais de pontuação em material didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. Uma análise crítica.
-
Eveline Mattos Tápias Oliveira
-
Evellyn Juliane da Rocha Brandão
-
Ferdinando de Oliveira Figueirêdo
-
Fernanda Ricardo Campos
-
Flagrantes de percursos escolares dos alunos surdos em território tocantinense
-
Flávio Zancheta Faccioni
-
Frames no discurso escrito de alunos de EJA descortinando sentidos
-
Gelise Soares Alfena
-
Gláucia D 'Olim Marote Ferro
-
Grupo de Pesquisa em Estudos Irlandeses
-
Heitor Garcia de Carvalho
-
IDENTIDADES NEGRAS NO ENSINO DE ESPANHOL: DIÁLOGOS ENTRE LIVRO DIDÁTICO, SUAS AUTORAS E UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO
-
Igor Valdeci Ramos da Silva
-
Indeterminacy and genre in foreign language reading
-
Inglês para a terceira idade: investigando o contexto UnATI/UERJ visando a elaboração de materiais didáticos
-
Inglês para hotelaria: repensando as implicações e aplicações da língua materna na aprendizagem de língua estrangeira
-
Jogos de brincar são jogos de linguagem-o papel da repetição no desenvolvimento de L2 de uma criança surda: uma abordagem terapêutica interacional mediada por jogos com regras
-
João Leo Pinto Lima
-
Juliette Rodrigues Vasconcellos
-
Kaoru Tanaka de Lira Ferreira
-
Kethleen de Almeida Claudino
-
Kátia Silva Tomaz
-
La Enseñanza y Aprendizaje del Español para Fines Específicos en Brasil: algunas contribuciones (a modo de presentación)
-
Leila Maria Gumushian Felipini
-
LIBRAS e Português no letramento de surdos e ouvintes: a experiência do Sarau bilíngue.
-
Linguagem, Interdisciplinaridade e Ensino de Línguas
-
Livya Lea de Oliveira Pereira
-
Lucia Gonçalves de Freitas
-
Luiza Mello Vasconcelos
-
Línguas Indígenas
-
Mantener los lazos: secuencias didácticas para la enseñanza de lengua extranjera durante la pandemia
-
Marcadores discursivos na aquisição do português como língua adicional: uma aplicação da análise da conversa em amostras do Brasil a da Inglaterra
-
Maria Adelaide de Freitas
-
Maria Carolina Fernandes Morais
-
Maria Cecília dos Santos Fraga
-
Marina Feldman
-
Marlene Maria Gallo
-
MARLENE SILVA SARDINHA GURPILHARES
-
Marta Milene Gomes de Araújo
-
Matar e morrer: dois jornais, uma empresa
-
Mauí Castro Batista Sousa
-
Michael Gouveia de Sousa Júnior
-
Nayana Montechiari Crescencio
-
Niura Maria Fontana
-
O conhecimento prévio na leitura de propaganda
-
O Dizer e o Fazer do Professor de Língua Inglesa e a Ideologia Subjacente ao seu Discurso
-
O ENSINO DA ESCRITA JAPONESA:um estudo terminológico bilingüe (japonês-português)
-
O ensino de língua estrangeira das escolas de 1º e 2º Graus do município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul - diagnóstico de uma realidade
-
O ensino de língua inglesa e as novas tecnologias: a relação entre o dizer e o fazer do professor
-
O papel da Literatura na formação de professores de espanhol: um estudo bakhtiniano das vozes sociais que circulam entre os estudantes de letras da UFPR
-
O Papel da Língua Materna na interação Professor-Aluno de Língua Inglesa
-
O papel do conhecimento prévio na elaboração de resumos: um estudo de casos
-
O Processo da Construção do Discurso Escrito em Surdos
-
O Resumo do Texto Cientifico - Estrategias Para Sua Elaboracao.
-
O tratamento do erro na oralidade: uma proposta focada em características da interlíngua de alunos de inglês como língua estrangeira
-
O uso da língua materna na aprendizagem da língua estrangeira: as perspectivas do aluno e do professor
-
One game, many approaches: How teachers can use a single game with any teaching methodology
-
Orações subordinadas substantivas em textos dissertativos formais e informais
-
Os verbos de movimento e a transitividade.
-
Patrícia Marcuzzo
-
Políticas e práticas linguísticas: um estudo sobre o ensino de língua espanhola em um contexto multilíngue no Paraná - Brasil
-
Possibilidades e Desafios na Formação de Professores de Língua Inglesa a Indivíduos com a Síndrome de Asperger.
-
Pragmatemas e a música no ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional em um colégio estadual do RJ: papel na retenção lexical
-
Produção textual on-line: uma proposta de curso a luz de princípios sociointeracionistas
-
Prof. Dr. Dánie Marcelo de Jesus
-
Prof. Dra. Dilma Maria de Mello
-
Proposta de uma sequência didática para o desenvolvimento de capacidades de linguagem para reescrita de um conto com alunos surdos do 4º e 5º ano
-
Prácticas de Lectura de Profesionales de la Comunicación en Uruguay: Áreas, Géneros y Estrategias
-
Práticas discursivas e relações de poder na aula de espanhol como língua estrangeira.
-
Rafael Correia Lima
-
Rafael Jefferson Fernandes
-
Raquel FranciscattI dos Reis
-
Raquel Mariane da Silveira
-
Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas
-
Renata Gaspar Nascimento
-
Representações sobre ensinar e aprender inglês no contexto empresarial do Vale do Paraíba: Papéis e competências dos professores
-
RETEXTUALIZAÇÃO DE CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENHO PEDAGÓGICO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS DE MISTÉRIO
-
Rubia Mara Bragagnollo
-
Saberes docentes pressupostos em um livro didático e em um manual do professor de língua espanhola: implicações na formação docente
-
Sanierlly da Paz do Nascimento
-
Sara Gonçalves Rabelo
-
Sarkis Ampar Sarkissian
-
Signos verbais e não verbais no ensino de línguas
-
Silvana Aparecida Duarte da Silva
-
Silvana Moura da Costa
-
Socrative: um website para avaliação formativa
-
Sofia Soares Alves Coelho
-
Solange Teresinha Ricardo de Castro
-
Sonia Rodrigues Pereira Gomes
-
São as histórias que nos dizem mais: emoção, reflexão e ação na sala de aula
-
SÉRGIO AUGUSTO FREIRE DE SOUZA
-
Teurra Fernandes Vailatti
-
Thalita Ruth Sousa
-
The effects of 'exploratory speech' in the learning of languages: an experiment in a secondary school
-
Thiago Augusto dos Santos de Jesus
-
TRILINGUAJANDO VIDAS: SER, ESTAR E SENTIR NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRA E MATERNA PARA FALAR-SENDO: OBJETIVANDO A DISSERTAÇÃO
-
Tânia Regina Eduardo Domingos
-
Uma escola comunicativa de línguas: retratos de um fazer orientado por teoria
-
Uma experiência transdisc iplinar no ensino-aprendizagem de leitura para portadores de Paralisia Cerebral
-
Valdete de Lima Ank Morais
-
Verbal and visual intermodal relations and the construction of interpersonal meanings in minimalist children?s picture books
-
Vítor Jochims Schneider
-
Étude acoustique des voyelles du portugais parlé à Blumenau à partir de la méthode sonagraphique