Publicações no BrCris
 

Wilson Cardoso Junior

Graduated in Art Education with a degree in Art History from the State University of Rio de Janeiro (1981-1984). He holds a Master's and Ph.D. in Education from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, respectively 1999 and 2017. He was a Visual Arts Teacher in Basic Education from 1985 to 2010: Municipal Education Secretariat of the City of Rio de Janeiro, from 1985 to 1993, and Colégio Pedro II, from 1992 to 2010. He is currently associate professor at the Faculty of Education of the Federal University of Rio de Janeiro, where he teaches mainly Didactics and Teaching Practice of Visual Arts Design. He has experience in Arts, with emphasis on teaching intercultural education in the visual arts, working mainly on the following subjects: teacher training of visual arts and Drawing; teaching visual arts in basic education; teaching of anti-racist visual arts; curriculum, decolonization and interculturality. Since 2013 she has been a member of the Research Group on School Daily and Cultures, coordinated by Professor Vera Maria Candau, at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Professor de Artes Visuais graduado em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1981-1984). Possui mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, respectivamente 1999 e 2017. Foi professor de Artes Visuais na Educação Básica da Cidade do Rio de Janeiro, de 1985 até 2010, atuando pela Secretaria de Educação Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, de 1985 a 1993, e Colégio Pedro II, de 1992 a 2010. Atuou de 1983 a 2010 na educação não formal em Associações de Moradores, Organizações Não Governamentais, centros culturais e instituições museais. Desde 2011 é professor-adjunto de Didática e Prática de Ensino de Artes Visuais e Desenho da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona as disciplinas Didática Especial de Artes Visuais, Arte e Educação, Oficina de Arte e Multiculturalismo e Educação, além de atuar como Supervisor de Estágio Supervisionado Obrigatório da formação de professores de Artes Visuais e Desenho. Participou da criação do Curso de Pós-Graduação de Ensino Contemporâneo de Arte, uma das ênfases do Curso de Especialização de Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB - UFRJ), realizado em parceria da Faculdade de Educação e do Colégio de Aplicação da UFRJ, sendo um dos coordenadores de sua primeira edição em 2019/2020. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Cotidiano Escolar e Culturas (GECEC), coordenado pela professora Vera Maria Candau, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), desde 1995. Desenvolve desde 2017 a pesquisa Arte, Educação e Interculturalidade no âmbito da Faculdade de Educação da UFRJ. Tem experiência na área de ensino de arte com ênfase no ensino de educação intercultural em artes visuais, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação de professores de artes visuais e Desenho; ensino de artes visuais na educação básica; ensino antirracista de artes visuais; currículo, descolonização e interculturalidade.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •