Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do RJ. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) dessa universidade, atuando na linha "Formação Docente, Linguagens e Subjetividade". Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É licenciada em Pedagogia e em Didática da Biologia. Foi professora da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro (1972 - 1999), atuando no ensino fundamental como professora dos anos iniciais e de Ciências e como coordenadora pedagógica. Como professora do ensino superior, atuou nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (2000 - 2007) e no Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES (2007 - 2009). É líder do Grupo de estudos e pesquisas sobre profissão e formação docente (GEPROD) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2010-2013), chefe do Departamento de Didática da Faculdade de Educação (2016-2018) e coordenadora institucional do PIBID/UFRJ (2019-2022). Entre os anos de 1997 e 2001, integrou a equipe de um programa de formação de professores em e para os direitos humanos de uma organização não governamental. Desenvolve pesquisas e tem publicado artigos sobre trabalho docente, formação de professores e inserção profissional docente.
graduate at Pedagogia - Didática da Biologia e Higiene from Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1975), graduate at Pedagogia - Supervisão Escolar e Orientação Educ. from Centro Universitário Augusto Motta (1977), master's at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) and ph.d. at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Has experience in Education, acting on the following subjects: formação de professores, formação em serviço, administração escolar, formação continuada and violência.