Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália (1996), na Universidade de São Paulo (2004) e na Universidade Federal Fluminense (2010). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, com vínculo de professor voluntário após sua aposentadoria em 2011, atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Como professor visitante nacional sênior (CAPES) junto ao Instituto Federal Catarinense (IFC), colaborou em 2012-2016 na criação de novos programas de pós-graduação com inserção regional e articulação internacional. Lecionou e organizou publicações em 2018-2019 como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como professor visitante nacional sênior (CAPES), no período de 2019 a 2022, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Faz parte do Instituto Paulo Freire. É pesquisador Sênior do CNPq. Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores.
Fundou em 1997 o Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Movimentos Sociais (CNPq/UFSC). Sua singularidade consistiu em articular pesquisa com intervenção educativa, nos projetos de Formação de Educadores Populares de Capoeira (UFSC, 2004, 2005 e 2007), de Curso de Formação de Professores para a Educação Inclusiva (SESISC, 2007 e 2008), de Curso de Formação de Professores para a Diversidade e Cidadania (MEC/UAB, 2009) e de produção de material didático para o trabalho com Diversidade Religiosa e Direitos Humanos em âmbito nacional (MEC, 2010-2013).
Participa ativamente de associações científicas nacionais (como a ANPEd) e internacionais, como a Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC), da qual foi presidente em duas gestões (2007-2011). Foi professor convidado nas universidades canadenses de Sherbrooke (2006) e de Montreal (2013). É professor honorário na University of Queensland e na Griffith University (Australia, 2014-2022). Desenvolve parceria com a Università di Verona (Itália) e com o Centre d?Études Éthniques des Universités de Montréal (CEETUM-Canadá). Cooperou com universidades do México, Colômbia, Argentina e Paraguai. Tal inserção internacional tem se construído na liderança de quatro congressos internacionais realizados no campo da Educação Intercultural e Movimentos Sociais (1997, 2003, 2006 e 2009). Realizou consultorias ao MEC/INEP/PNUD em 2012-2014. Recentemente, intensifica esforços para a consolidação da rede de cooperação cientifica internacional que explora novas fronteiras cientificas nos campos da educação, interculturalidade e decolonialidade. E-mail: rfleuri@gmail.com
Reinaldo Matias Fleuri holds a PhD in Education from the State University of Campinas (1988) and has completed post-doctoral internships at the Università degli Studi di Perugia, Italy (1996), the University of São Paulo (2004) and the Fluminense Federal University (2010). Full Professor at the Federal University of Santa Catarina, after his retirement in 2011 he continued as permanent professor in the Interdisciplinary Postgraduate Program in Human Sciences. As a senior national visiting professor (CAPES) at the Federal Institute of Santa Catarina (IFC), he collaborated in 2012-2016 in the creation of new postgraduate programs with regional insertion and international articulation. He lectured and organized publications in 2018-2019 as visiting professor in the Graduate Program in Education at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). He colaborated as Senior National Visiting Professor (CAPES) in 2019-2022 with the Post-graduate Program in Education of the University of the State of Pará (UEPA). He is member of the Paulo Freire Institute. He is Senior Researcher Fellow of CNPq. It has developed, coordinated and oriented researches, which have resulted in publications and academic productions in the areas of epistemology, popular education, interculturality, inclusive education and teacher training.
He founded in 1997 the Group of Research Intercultural Education and Social Movements (CNPq / UFSC). Its singularity consisted in articulating research with educational intervention, in the projects of Popular Educators of Capoeira (UFSC, 2004, 2005 and 2007), of Teacher Training Course for Inclusive Education (SESISC, 2007 and 2008), Course of Teacher Training for Diversity and Citizenship (MEC / UAB, 2009) and production of teaching material for working with Religious Diversity and Human Rights at the national level (MEC, 2010-2013).
He actively participates in national scientific associations (such as ANPEd) and international associations, such as the Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (ARIC), of which he was chairman in two meetings (2007-2011). He was visiting professor at the Canadian Universities of Sherbrooke (2006) and Montreal (2013). He is an honorary professor at the University of Queensland and at Griffith University (Australia, 2014-2022). He develops a partnership with Università di Verona (Italy) and the Centre d'Études Étniques des Universités de Montréal (CEETUM-Canada). He cooperated with universities in Mexico, Colombia, Argentina and Paraguay. This international insertion has been built in the leadership of four international congresses held in the field of Intercultural Education and Social Movements (1997, 2003, 2006 and 2009). Consultant to MEC / INEP / UNDP in 2012-2014. He recently intensified efforts to consolidate the international scientific cooperation network that explores new scientific frontiers in the fields of education, interculturality and decoloniality. E-mail: rfleuri@gmail.com