A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NOS CENTROS ESTADUAIS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO RURAL (CEIERS) DO ESPÍRITO SANTO: A PRÁXIS PEDAGÓGICA ORIENTADA PELA RELAÇÃO TRABALHO, CIÊNCIA E CULTURA DO CAMPO Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • Este texto apresenta um estudo sobre a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio, tendo como foco a experiência nos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa que se insere no campo do materialismo histórico e dialético, tendo como categorias do método a totalidade, historicidade, contradição e mediação e, como categorias de conteúdo, a interdisciplinaridade e o trabalho como princípio educativo. O processo de pesquisa se configurou a partir de uma abordagem qualitativa, mas realiza também um tratamento quantitativo de dados sobre a realidade investigada. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 21 professores, 3 coordenadores de estágio, 30 alunos e 30 egressos. Os resultados demonstraram que a formação integrada realizada por essas escolas como práxis educativa é fundamentada no trabalho como princípio educativo e na interdisciplinaridade. Quanto à experiência interdisciplinar, que é orgânica ao Projeto Político-Pedagógico, constitui-se como uma importante mediação da formação integrada. A pesquisa evidenciou também que essas escolas construíram uma identidade pedagógica própria, diferenciando-se das demais instituições do Sistema Estadual de Ensino, fundamentando o seu currículo na formação política, na formação técnica, no respeito ao meio ambiente, na valorização da cultura camponesa. Demonstram, na práxis pedagógica, a possiblidade da formação integrada orientada pela relação entre trabalho, ciência e cultura, no enfrentamento das condições adversas próprias da hegemonia neoliberal
  • This piece presents a study on Technical Education Integrated onto High School, focusing on the experience gathered from the State Integrated Centers of Rural Education of Espírito Santo. It is a research that is inserted in the historical and dialectical materialism´s field, having as categories of this method the totality, historicity, contradiction and mediation and, as categories of content, interdisciplinarity and work as an educational principle. The research process was based on a qualitative approach, but also performed a quantitative data treatment on the reality investigated. The individuals participating in the research were 21 teachers, 3 internship coordinators, 30 students and 30 graduates. The results showed that the integrated education carried out by these schools as an educational praxis is supported on work as an educational principle and in interdisciplinarity. As for the interdisciplinary experience, which is inherent to the Political-Pedagogical Project, it constitutes itself as an important mediation of the integrated formation. The research also showed that these schools built their own pedagogical identity, differentiating themselves from the other institutions of the State Educational System, basing their curriculum on political formation, technical education, on respecting the environment, and appreciating the peasant culture. They demonstrate in the pedagogical praxis the possibility of integrated formation guided by the relation between work, science and culture, in facing the neoliberal hegemony´s own adverse conditions

data de publicação

  • 2017-01-01