Programa Mais Infância : o direito ao atendimento educacional na primeira infância no município de Niterói. Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • A presente dissertação se insere nos estudos da linha de pesquisa Políticas, Direitos e Desigualdades do Mestrado em Educação, no Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Foi desenvolvida no campo da política pública para Educação Infantil, considerando sua história de afirmação no cenário nacional como um direito da criança ao atendimento de qualidade para o seu desenvolvimento enquanto sujeito histórico, social e cultural. O estudo tem como principal objetivo analisar a expansão das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) em Niterói - RJ realizada pelo Programa Mais Infância , considerando as repercussões e as interferências dessa ação nas localidades onde a política foi implementada. O Programa Mais Infância (PMI) é considerado o responsável pela expansão de 80% da educação infantil no município no período de 2013 a 2016, por meio de iniciativas que objetivaram ampliar a oferta de vagas. A pesquisa referenciada na perspectiva sócio-histórica foi realizada em dois momentos: inicialmente, a partir de estudos documentais, numa busca junto à Fundação Municipal de Educação de Niterói, referente ao período de 2013 a 2016, e, o segundo momento, pela pesquisa empírica, desenvolvida junto a Rede Municipal de Educação de Niterói RJ, em quatro Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI), selecionadas na região onde a expansão da educação infantil foi mais representativa. A coleta de dados se deu por meio de quatorze entrevistas semiestruturadas realizadas com as diretoras das unidades municipais, presidentes da associação de moradores e familiares das crianças. As falas dos sujeitos trouxeram elementos que permitiram analisar repercussões e interferências do PMI no processo de expansão das UMEI.
  • The present dissertation of studies of the line of research Policies, Rights and Inequalities of the Masters in Education, in the Processes Formativos and Inequalities Program of the Faculty of Sciences of the State University of Rio de Janeiro (UERJ / FFP). It was developed within the scope of public policy for Early Childhood Education, based on the assertion of a national scenario as a right to serve the quality student for the exercise as electoral, social and cultural.The main objective of the study is the expansion of the Municipal Infant Education Units (UMEI) in Niterói - RJ, through the More Childhood Program, considering as repercussion and as interferences of this action in the places where the policy was implemented. The More Childhood Program (PMI) is responsible for the expansion of 80% of pre-school education in the municipality from 2013 to 2016, through an initiative aimed at increasing supply. The date was constructed from the socio-historical perspective and was developed in two moments:recent from documentary studies in a search of the Municipal Education Foundation of Niterói, referring to the period from 2013 to 2016 and the second moment by empirical research, was selected from the Municipal Education Network of Niterói - RJ, in four Municipal Units of Early Childhood Education (UMEI). From data collection through semi-structured interviews, the municipal units' directives, the presidencies of investment banks and the subsidiaries were analyzed and incorporated into the UMEI expansion process.

data de publicação

  • 2018-01-01