Processos de escolarização de jovens negras itaboraienses – Nós somos Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de escolarização de três jovens negras estudantes de escolas (estaduais) do município de Itaboraí, localizado na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, em que a população negra é representativa. Pretende-se compreender os sentidos e significados do processo de escolarização de jovens negras por meio da reconstrução das histórias de vida de três jovens que concluíram o Ensino Médio no ano de 2015, dando ênfase em seus processos de escolarização, a fim de evidenciar as influências, ou não, de fatores relativos ao gênero e à raça no acesso das jovens à escola; entender as estratégias encontradas pelas jovens negras e/ou por suas famílias para conseguirem permanecer na escola até o ensino médio e quais são as suas perspectivas para o futuro; evidenciar o significado e/ou importância do conhecimento escolar para as famílias das jovens, qual tem sido o papel da escola e dos docentes na educação dessas jovens negras. É feita a opção pela História oral nesta pesquisa como um suporte metodológico para tratar desse tema atual e recorro à oralidade como opção epistemológica e sustentação para investigação politicamente comprometida com a valorização e a reconstrução das histórias de vida com enfoque na escolarização.
  • This study integrates a Master s thesis whose objective was to investigate the schooling process of three young black students of the State schools in the city named Itaboraí, located in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro, considering that the black population is really representative in this location indeed. We intend to understand the reasons and meanings of the schooling process of young black students who finished high school in the year 2015, through the reconstruction of theirs stories of life, emphasizing their schooling processes, in order to highlight the influences, or not, of factors related to gender and race in the access of them to school; understanding the strategies found by black girls and / or their families to be successful in order to conclude high school degree, and so their expectations for the future; making school knowledge visible for black girls' families, and what has been the role of school and teachers in the education of these black girls. It has made the option for oral history in this research as a methodological support to deal with this current theme, and we resort to orality as an epistemological option of sustention for this research politically committed to the valorization and reconstruction of stories of life, enhancing the schoolingprocess.

data de publicação

  • 2017-01-01