Política de formação para jovens e adultos trabalhadores: o currículo do programa Nova EJA para o ensino de Física no estado do Rio de Janeiro Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • In this dissertation, we analyze the project of human formation, in the historical-ontological perspective (SAVIANI and DUARTE, 2010), as an educational principle (GRAMSCI, 2014), presents in Nova EJA Program, within the curriculum for the teaching of physics. The program, conceived and carried out by the Ministry of Education of Rio de Janeiro, from 2013, includes the high-school level EJA modality of public schools and provides curriculum changes, continuing education and use of own material. From the method of historical and dialectical materialism and understanding of language as ideological production (BAKHTIN, 2006), we performed the analysis of program documents and educational materials for teaching physics, comparing it with the contributions of Pedagogy Historical-Critical (SAVIANI, 2011, 2012; LIBÂNEO, 2012). To understand the implementation of the program in the school reality, we set out to dialog to teachers of the program. Our results point to a human formation strongly subsumed to capital, the simple and precarious work and empty certification.
  • Na presente dissertação, analisamos o projeto de formação humana, no sentido histórico-ontológico (SAVIANI e DUARTE, 2010), enquanto princípio educativo (GRAMSCI, 2014), presente no programa Nova EJA, no âmbito do currículo destinado ao ensino de Física. O programa, idealizado e levado a cabo pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, a partir de 2013, abarca a modalidade EJA do nível médio das escolas públicas estaduais e prevê mudanças curriculares, formação continuada e uso de material próprio. A partir do método do materialismo histórico-dialético e da compreensão da linguagem enquanto produção ideológica (BAKHTIN, 2006), realizamos a análise dos documentos do programa e do material didático para o ensino de Física, cotejando-o com as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2011, 2012; LIBÂNEO, 2012). Para compreender a realização do programa na realidade escolar, nos propusemos a dialogar com docentes do programa. Nossos resultados apontam para uma formação humana fortemente subsumida ao capital, ao trabalho simples e precário e à certificação vazia.

data de publicação

  • 2016-01-01