Interdisciplinaridade e produtivismo nos programas de pós- graduação Stricto sensu da área de Nutrição da Capes no Brasil de 1998 a 2013 Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • O estudo trata de relações sociais associadas ao campo científico da Alimentação e Nutrição (A&N) e toma como referência empírica para seu desenvolvimento os programas de pós-graduação inseridos na área denominada Nutrição na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Buscamos discutir funções de elementos, posições, disputas, interesses e regras que se apresentam no jogo da formação de pesquisadores e da produção de conhecimentos e saberes que se dá no campo da A&N, a partir do conceito de campo científico em Pierre Bourdieu. Consideramos que o campo da A&N é de constituição recente, interdisciplinar e encontra-se em intensa atividade no processo de construção de sua autonomia científica. Esse espaço é muito permeável às influências da CAPES no que diz respeito aos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação. O produtivismo - em sua identidade com a economia de mercado e com a concorrência entre os agentes e suas consequências deletérias sobre a saúde - parece não se apresentar como problema nesse campo científico. A interdisciplinaridade que identifica este campo da ciência implica em procedimentos de avaliação que contemplem tal pluralidade epistêmica, dada a hegemonia biomédica marcante nos critérios de avaliação dos programas de pós- graduação do campo da A&N e da área da saúde. Avaliar é um processo de construção difícil, no qual é fundamental assumir a existência de culturas diferentes entre as ciências, além da importância e necessidade da solidariedade entre os agentes para que as diversidades sejam englobadas e o humano seja valorizado como tal
  • The study deals with social relations associated to the scientific field of Food and Nutrition (F&N) and takes as its empirical reference to its development, the postgraduate programs included in the area called " Nutrition " under Coordination of Higher Education Improvement Personnel (CAPES) . We discuss about the functions of elements, positions, arguments, interests and rules which are introduced in the game of researchers formation and the production and acquisition of knowledge that occurs in the field of F & N, starting from the concept of scientific field by Pierre Bourdieu. We consider that the field of F & N is recent constituted, interdisciplinary and in a very intense activity process in order to build its scientific autonomy. This space is very susceptible to the influences of CAPES regarding to the criteria for assessments of postgraduate programs. Productivism - in its identity with the market s economy and competition between agents and their deleterious consequences on health - seems to present itself as a problem in this scientific field. The interdisciplinarity which identifies this science field, involves assessment procedures that include such epistemic plurality, given to the remarkable biomedical hegemony in the assessment criteria of the postgraduate field of F & N and health area. Rating is a difficult construction process, which is essential to assume the existence of different cultures between the sciences, besides the importance and necessity of mutual support between the agents so that the diversities are embraced and men are valued as human

data de publicação

  • 2014-01-01