área de pesquisa
- Livros didáticos de Ensino de Arte: Avaliação e Análise Crítica
- A DANÇA NO COTIDIANO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- A educação inclusiva em uma escola profissionalizante no município de São Gonçalo: questões pedagógicas e de gestão escolar
- A formação de professsores e os desafios para a educação inclusiva: as experiências da Escola Municipal Leônidas Sobrino Pôrto
- A função de uma equipe multiprofissional no apoio à educação inclusiva
- A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância.
- A Motivação escolar de alunos com baixo rendimento acadêmico: metas de realização, atribuições de causalidade e autoconceito
- A prática do teatro e deficiência visual: instrumento de manifestação subjetiva e desenvolvimento na deficiência visual
- A RELAÇÃO DA CRIANÇA CEGA COM A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A representação mental do nome na língua portuguesa e em libras
- Adaptação transcultural do The Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP): versão brasileira
- Adarzilse Mazzuco Dallabrida
- Aline Cristina de Souza
- Ana Paula Raupp Pereira
- Análise das interações professor-aluno com Paralisia Cerebral no contexto da sala de aula regular
- Ariela Soraya do Nascimento Siqueira
- ARTE E ENSINO EM ESPAÇOS PLURAIS
- AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS FAVORECENDO A IDENTIDADE SURDA
- AS DIFERENTES ABORDAGENS PARA O AUTISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO
- As transformações da APAE de Maranguape frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência
- Atendimento educacional especializado e educação inclusiva: quais as experiências das salas de recursos multifuncionais nas escolas públicas de Niterói/RJ?
- Avaliação das áreas psicomotoras na Síndrome de Down: Contribuições da Terapia Ocupacional
- Caracterização dos servidores com deficiência de uma IFES através do olhar da Terapia Ocupacional
- Carlos José Nicolac Zanon
- Concepções dos professores de Português sobre surdez e aluno surdo num curso de formação continuada
- Cristiane de Morais Rosa
- Culturas colaborativas e inclusão escolar: limites e potencialidades de uma formação continuada centrada na escola
- Denise Gisele Silva Costa
- Desenvolvimento de estratégias pedagógicas a partir da CARS Childhood Autism Rating Scale - versão em português, na inclusão escolar de crianças com TEA.
- Dificuldades de Aprendizagem em crianças da primeira série do Ensino Fundamental: realidade de uma escola em Feira de Santana.
- Dos desafios às possibilidades: a prática pedagógica do professor de Atendimento Educacional Especializado com o aluno com deficiência intelectual em escolas do município de Fortaleza
- Educação de surdos e letramento: uma discussão sobre a inclusão social através da escrita alfabética
- Educação de surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/Niterói
- Educação e formação de professores: As contraições da inclusão na escola pública
- Educação especial na perspectiva inclusiva e a base nacional comum curricular: (des)entrelaçamentos políticos
- Educação Inclusiva: As experiências do Curso de Formação de Professores do CIEP 179 ? Cláudio Gama/São João de Meriti/RJ
- Educação Musical e a promoção de letramento emergente em crianças em risco
- Educação teatral acessível às infâncias e juventudes com deficiência visual
- Educação, Acessibilidade e Inclusão Social de Alunos com Deficiência Visual na Biblioteca Louis Braille/IBC
- Em busca da cidadania ativa do portador de paralisia cerebral: a contribuição da escola
- Entre a vivência com educadores e a proposta com alunos comTranstorno do Espectro Autista (TEA): Estudo de atividades de arte com materiais sensoriais
- Estratégias da integração sensorial para criança com dispraxia no contexto escolar:um olhar para as dificuldades do ponto de vista do professor
- experiência do atendimento educacional especializado no contexto do Instituto Federal de Educação
- Fatores de risco e de proteção: um estudo de acompanhamento em pré-escolares com comportamentos agressivos.
- Flávia de Oliveira Franco
- Formação Cultural e Educação Inclusiva: um estudo sobre o curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense
- Formação de professores: saberes e práticas da educação inclusiva no Curso de Pedagogia da UNIVERSO/São Gonçalo/RJ
- Formação e educação inclusiva: As concepções do Curso de Pedagogia//Universidade Federal Fluminense
- Formação e saberes: os desafios da docência na educação especial
- Formação inicial e Educação Especial:concepções de graduandos do último ano de Pedagogia
- George França dos Santos
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia.GUEAJA
- Histórias da educação especial produzidas a partir de matérias publicadas em jornal paulista : 1997- 2004
- Implementação de políticas públicas e formação de profissionais:demandas da escola bilíngue para surdos
- INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MAGÉ
- Isaac Rodrigues Saglia
- Janaina Giusti Barbosa
- Josué Candido da Silva Júnior
- Jusceli Maria Oliveira de Carvalho Cardoso
- Laressa Rodrigues Rocha
- Liamara Schwarz
- Marcia Beatriz Cerutti Muller
- Marli Vizim
- Música na primeira infância: crianças com atrasos no desenvolvimento e seus familiares
- Mudanças, motivos e (re) significações: um estudo sobre a construção dos novos olhares de uma instituição educacional especializada frente à inclusão escolar
- Nubia Carla Ferreira Cabau
- O USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS MÓVEIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PESSOAS COM BAIXA VISÃO
- Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro/OEESP-RJ: Estudo em Rede sobre as Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs nas Escolas Municipais de Niterói
- Patricia Cesar Gonçalves Pereira
- Políticas de Educação e Formação de Professores: Experiências de inclusão no Município de São Gonçalo/RJ
- Políticas públicas de educação inclusiva no Município do Rio de Janeiro: direitos humanos na escola
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: AS EXPERIÊNCIAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PETRÓPOLIS/RJ
- Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói / RJ
- Políticas públicas de formação de professores, educação e inclusão escolar
- Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Inclusiva
- Pressupostos inclusivos na comunidade sob a ótica do coordenador e pessoas com necessidades especiais
- PROFESSORES DE DANÇA QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS PEQUENAS: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO
- Ricardo Hoepers
- Rosana Maria do Prado Luz Meireles
- Rosemary Pereira de Oliveira
- Sibele Macagnan Cardias
- Silvania Maria da Silva Gil
- Sua majestade o autista: fascínio, intolerância e exclusão no mundo
- Sérgio José de Castro
- Síndrome de Down : concepções e percepções docentes
- Sônia Regina Middleton
- Texto e imagem em diálogo: modos de apropriação da cultura por uma jovem com transtorno do espectro autista
- Um Programa para a promoção de consciência fonológica em pré-escolares aplicado em sala de aula
- Valeria Manna Oliveira
- Versões e Inserções: a educação de jovens e adultos com deficiência mental