Educação Científica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
A CIDADE E SEUS LOCAIS: ONDE HÁ CIÊNCIA E TECNOLOGIA?
-
A Complexidade do SER e do FAZER: abordagens e desafios para efetivação da Educação Científica no Ensino Médio Integrado
-
A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO A FERRAMENTA PIXTON: UMA ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO/ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO REFERENCIAL PIAGETIANO
-
A DECOMPOSIÇÃO DE EXCREMENTOS: uma estratégia de educação científica e ambiental acerca da ciclagem de nutrientes
-
A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E AS REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES PARA O USO EM SALA DE AULA.
-
A Herança Cibernética: Desafios Educacionais em um Mundo de Automação
-
A Máquina e seus Limites: Uma Investigação sobre o Xadrez Computacional
-
A percepção de Ciência e tecnologia dos estudantes de Ensino Médio e a divulgação científica
-
A química ambiental integrada aos domissanitários: um relato de experiência com estudantes e comunidade
-
A Tecnologia como Campo de Saber e de Intervenção: Um olhar sobre a formação de Professores de Matemática na Modalidade a Distância.
-
A Teoria Ator-Rede: possibilidade em estudos na educação básica
-
Abordagem dos crimes ambientais como questão sociocientífica no curso técnico em agropecuária do IF Baiano campus Catu
-
Adriana Bassini
-
Adriane Dal Bó
-
Aids, qual o seu significado nos livros didáticos?
-
Aldaléia Carmo dos Santos
-
Alessandra Kemper
-
Alexandre Soares Leal
-
Alfabetizacao Cientifica no Ensino Fundamental utilizando o Tema Educaçao Alimentar e Nutricional em Espaços Educativos
-
Andrezza Silva Cameski
-
Anna Claudia dos Santos
-
Anna Paula Araújo Pereira
-
Antenas e radiofrequencia: Complexificando o conhecimento cotidiano
-
Análise de plágio em teses e dissertações dos programas de pós-graduação na área de Ensino no período de 2010 a 2012
-
Aprendizagem em Astronomia: O Desenvolvimento de uma Sequência Didática a partir de Reflexões sobre a Organização de Cenas `Presentes no Ambiente do Planetário Móvel da UEMS
-
Aproximações e Distanciamentos entre as Pesquisas em Educação Matemática e as Concepções dos Professores sobre o Ensino de Funções
-
Arnaldo Antonio da Silva Junior
-
As práticas de campo como metodologia de ensino em Geociências e Educação Ambiental e a mediação docentes no município de Pinhalzinho, SP
-
Astronomia na Educação Infantil? Algumas Possibilidades
-
Avaliação de uma oficina sobre biomas brasileiros junto à licenciandos em Ciências Biológicas, utilizando o sensoriamento remoto como ferramenta.
-
AVALIAÇÃO DO USO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO E O DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
-
Botânica e cidadania: perspectivas investigadas em livros didáticos do ensino médio.
-
Caracterização do professor de Ciências do 1º Grau no Estado da Bahia
-
Carlos Rinaldi
-
Catiane Cardoso de Oliveira
-
Chiara Maria Seidel Luciano Dias
-
Cineclube na escola: uma proposta de alfabetização científica na perspectiva CTSA analisada à luz da Pedagogia da Complexidade
-
CITOGENÉTICA ANIMAL
-
Claudia Nunes-Santos
-
Claudia Stela Alcântara Barbosa Rocha
-
Cláudio Alves de Amorim
-
Concepções docentes sobre a pesquisa estudantil na educação básica: o contexto das feiras de ciências da Bahia.
-
CONHECIMENTO TÁCITO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A EPISTEMOLOGIA DE MICHAEL POLANYI NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Conocimiento Didáctico del Contenido de un profesor de biología sobre el concepto de célula: implicaciones para la enseñanza de la biología
-
Conocimiento entomológico local en la enseñanza de la ecología: Contribuciones para una educación científica intercultural.
-
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES DA INTERCOLETIVIDADE
-
Construtos da Autorregulação da Aprendizagem na Resolução de Problemas em Ciências da Natureza
-
Cosmoeducação: uma abordagem transdisciplinar para o ensino de astronomia
-
Cristina Irber
-
Danusa Munford
-
Darcy Ribeiro de Castro
-
David Xavier Da Silva
-
Definição de processos de ensinagem por meio de formação continuada para professores do ensino fundamental: uma abordagem para o ensino de Geociências e Educação Ambiental em escolas inseridas em unidades de conservação
-
Deisy Regina Tres
-
Denise de Oliveira
-
Disciplina de libras ofertada nos currículos de formação de professores de ciências e biologia de Pernambuco
-
Débora dos Santos
-
Ecologia, Evolução e Conservação de Odonata
-
Educação cientifica a partir de atividades de conservação de quelônios amazônicos em comunidades ribeirinhas do baixo amazonas.
-
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO PÓS-ONTOLÓGICO: Por uma concepção plural de conhecimento e educação.
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E AMBIENTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: DEBATES A PARTIR DE UMA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA
-
Educação, Idealismo, e os sentidos de transformação, mudança e emancipação em textos científicos do campo da educação matemática
-
Erick Parize
-
Ethnozoological Knowledge about Aquatic Mammals in Public Schools: Proposals for an Intercultural Teaching of Science
-
ETNOECOLOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E LETRAMENTO ECOLÓGICO: DESENVOLVENDO UM PERFIL CULTURALMENTE SENSÍVEL
-
Flávia Pereira Lima
-
Gabriela Soares Rodrigues
-
Gisele Brandao Machado de Oliveira
-
Gisele Gonçalves de Oliveira
-
Graciliano da Silveira Batista
-
Greici Alves Antunes
-
Helen Flávia de Lima
-
Henrique Cardoso Silva
-
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA: VIRTUDES E DIFICULDADES DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO EPISÓDIO DA DUPLA HÉLICE DO DNA
-
História da Educação Científica: revisando aspectos e construindo perspectivas
-
História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino da Física: formação e prática docente de professores da educação básica
-
Iara Lúcia Lazzarin
-
Imagination and Narratives to Tell Stories About Natural History
-
Imagination, Thought, and Reflection on the Development of Teacher?s Identity to Deal with Cultural Diversity
-
Intercultural science education as a trading zone between traditional and academic knowledge
-
Isn?t all about trash... Children?s conceptions about ecology and their implications for biology education in Colombia
-
Itamar Soares Oliveira
-
Joana Fidelis da Paixão
-
Josefa Rosimere Lira da Silva
-
Josiane de Lima Souza
-
Jucineide Silva de Sena Reis
-
Juliana Mariani Santos
-
Júlia Raquel Peterle Monteiro de Barros
-
Laís Machado de Souza
-
LENAQ - Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Química
-
Linguagem: o dito e o implícito nos processos de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial
-
Lucas Albuquerque do Nascimento
-
Lucas da Silva Maia
-
Lucas de Sousa Ribeiro
-
Lucas Farinazzo Marques
-
Luis Henrique Batista Gois
-
Luziânia Angelli Lins de Medeiros
-
Luís Victorelli
-
Lília Ferreira Souza Queiroz
-
Mara Aparecida Alves da Silva
-
Marcelo Souza Oliveira
-
Maria das Mercês Navarro Vasconcellos
-
Maria Edwiges Hoffmann
-
Mariana Rodrigues Sebastião
-
Marli Silva Almeida
-
Mart Som dos Reis Sousa
-
Martha Cristina Motta Godinho Netto
-
METACOGNIÇÃO EM ESTRATÉGIA AUTORREGULATÓRIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA
-
Mirna Ribeiro Lima da Silva
-
Mobilização na aprendizagem da Física escolar: uma análise na perspectiva da relação com o saber
-
Movimentos discursivos da argumentação e processos cognitivos da aprendizagem significativa no mapeamento conceitual
-
Márcia Borin da Cunha
-
Natalia Katley Oliveira
-
Nayara Fernanda Hachich
-
Nilson Marcos Dias Garcia
-
O clube de ciências do CIEP 449 Brasil França
-
O comprometimento das Academias de Ciências com o estímulo a vocações científicas
-
O Conhecimento Dialogicamente Situado: Histórias de Vida, Valores Humanistas e Consciência Crítica de Professoras do Centro Tecnológico da UFSC
-
O CONTROLE E A REGULARIDADE NA PRODUÇÃO E na DIFUSÃO DE CONHECIMENTO NO CAMPO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR
-
O Ensino de Zoologia na perspectiva da Solução de Problemas: Uma experiência com estudantes em Santa Fé - Argentina
-
O Jogo da Memória como Recurso Pedagógico
-
O MUNICÍPIO DE TOLEDO-PR: UM ESPAÇO PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
-
O PAPEL FUNCIONAL DA BIODIVERSIDADE: Uma análise epistemológica do Programa de Pesquisa
-
O uso dos contos para o diálogo intercultural e letramento científico no ensino de ciências.
-
OS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
-
Patrícia Ferreira e Lima
-
Percursos dos jovens de escolas públicas de ensino médio e profissional no Programa de Iniciação Científica Júnior da UFMG
-
Profa. Dra. LUCIANA MELLO RIBEIRO
-
Roni Ivan Rocha de Oliveira
-
Rosa Maria Corrêa das Neves
-
Rosely Aparecida Liguori Imbernon
-
Sabrina Dinorá Santos do Amaral
-
Sandro da Silva Livramento Machado
-
Science education and cultural diversity: Freire?s concept of dialogue as theoretical lens to study the classroom discourse of science teachers
-
Science Teachers' Conceptions About the Importance of Teaching and How to Teach Western Science to Students from Traditional Communities
-
SIGNIFICADOS E ATRIBUIÇÕES ESTABELECIDOS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE EDUCAÇÃO CTSA A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE DÉFICIT DE POLINIZAÇÃO
-
Simone Santana Rodrigues Elias
-
Simuladores de Computador x Oficina de modelos: um estudo entre a alternância destes métodos na aprendizagem do mesmo fenômeno físico
-
Sincronizando o LabSiCel com o Ginasio Experimental Carioca
-
Situated Argumentation, Learning and Science Education: A Case Study of Prospective Teachers'Experiences in a Innovative Science Course
-
Sthefany Caroline Bezerra da CRUZ-SILVA
-
Tablas de cognición contextual (TCC): un recurso para la investigación y mediación cultural en la enseñanza de la biología
-
Tatiane Vieira de Assunção
-
Taynara Rúbia Campos
-
Thaís Soares Silva
-
Um olhar sobre as 1ª e 2ª feiras de Ciências do Espírito Santo: A pedagogia de projetos a serviço da educação científica
-
Uma proposta de ensino de entomologia no ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos com uso de recursos audiovisuais
-
Utilização do Ensino Híbrido no Ensino Médio e Superior com uso do
-
Valmir de França
-
Variáveis Contemporâneas e a Equação Civilizatória: possibilidades de reflexão por meio de Oficinas Pedagógicas
-
Vida, métrica e logos
-
Vinicius Carvalho da Silva
-
Walter Antonio Bazzo
-
Wesley Lima de Andrade
-
Érica Lima Santos Queiroz