área de pesquisa
- A cidade como espaço de aprendizagem: Da cultura ao turismo - o patrimônio de Bom Princípio
- A CIDADE COMO REDE CONECTIVA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ
- A cognição inventiva na docência universitária: das narrativas de si aos relatos de experiências de práticas pedagógicas gamificadas
- A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DIGITAL VIRTUAL: A CULTURA EMERGENTE
- A CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DIGITAL VIRTUAL: A CULTURA EMERGENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR.
- A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiv
- A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: análise da prática pedagógica aplicada no IFRS
- A disciplina de Arte e os dispositivos móveis na construção de novos conhecimentos: um estudo de caso
- A gestão escolar na promoção da inovação pedagógica: Percepções de pesquisadores em educação
- A JORNADA DOS HÍBRIDOS: acompanhamento dos percursos de aprendizagem em movimento no contexto da Internet das Coisas
- A mediação pedagógica para a participação e a interação na disciplina on-line de Informática e Multimeios na Educação
- A PANDEMIA PROPORCIONOU VÁRIOS APRENDIZADOS
- A percepção docente sobre o material didático digital em plataforma de educação on-line um estudo de caso em escola confessional de Educação Básica
- A qualidade ecológica das interações em plataformas digitais na educação
- A RECONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
- A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores
- ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA E EDUCAÇÃO ONLIFE: PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA E GAMIFICADA
- Alfredo Salomão Filho
- AMPLIANDO CONCEITOS PARA O PARADIGMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ONLIFE
- Antonio Carlos de Almeida Gouveia Filho
- Aprendendo em Rede ?na? e ?com? a Cidade: diálogos entre Portugal e Brasil
- APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- Aprendizagem Inventiva em Ato Conectivo: As Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação OnLIFE
- Art games e educação em contexto híbrido e multimodal : aprendizagem imersiva em movimento
- As Potencialidades de Aplicativos em Dispositivos Móveis na Alfabetização dos Edicandos do 4° ano do Ensino Fundamental ? Um estudo de caso
- Avaliação de Desempenho do Estudante - ADE: Percepções Estudantis no Contexto do Gênero Discursivo Digital
- Biblioteca Viva: uma Metodologia Inventiva no âmbito da Plataforma de Interação Ecológica Inven!RA
- Carlos Alberto Bonatto
- Carlos Alessandro Nunes
- Carolina Magalhães Costa Cavalcanti
- Cecilia Maria Carvalho Soares Oliveira
- Daniela Brito de Jesus
- Design e educação : projeto de pedagogia a distância em discussão
- Digital citizenship and invention: the ecosystem inhabiting of education for social transformation
- Dilma Maria do Socorro do Amaral Correa
- Do ensino remoto emergencial ao HyFlex:
- Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação
- EDUCAÇÃO ONLIFE E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: a prática pedagógica inventiva -Novas Aventuras de Dom Quixote-
- EDUCAÇÃO PARA O OLHAR E A FORMAÇÃO ESTÉTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DA REDE SOCIAL PELOS ACADÊMICOS DO CURSO DE FOTOGRAFIA
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO A DISTÂNCIA E ONLINE NO IFRS: UMA QUESTÃO DE FLUÊNCIA (APROPRIAÇÃO) TÉCNICO-DIDÁTICO - PEDAGÓGICA?
- EMANCIPAÇÃO DIGITAL CIDADÃ DE JOVENS DO CAMPO NUM CONTEXTO HÍBRIDO, MULTIMODAL E UBÍQUO
- EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
- ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL: Educação OnLIFE em Tempos de Pandemia
- Eraldo Alves da Silva Neto
- Fernando Luiz Koch
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: GAMIFICAÇÃO EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E APRENDIZAGEM HÍBRIDOS E MULTIMODAIS
- Formação de professores em tecnologias digitais em diálogo com as políticas públicas no estado do Paraná
- Formação de professores-pesquisadores em contexto híbrido e multimodal: Desafios da docência no stricto sensu.
- FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA E COLABORATIVA SOBRE METOLOGIAS ATIVAS
- GAMIFICAÇÃO E ENSINO DE GREGO: Uma revisão sistemática da literatura
- Internet das Coisas e Educação: uma revisão sistemática da literatura
- Inven!ra : plataforma de interação ecológica para o desenvolvimento de metodologias e práticas inventivas
- Inven!RA Architecture for Sustainable Deployment of Immersive Learning Environments
- Inventividade e inovação curricular e metodológica na formação de professores do ensino superior para a docência onlife
- Jane Mary de Medeiros Guimarães
- Janilse Fernandes Nunes Vasconcelos
- JOGOS ELETRÔNICOS COMO ARTEFATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM GEOGRAFIA
- Jogos sociais digitais como ambiente de aprendizagem da língua inglesa
- Josiane Santana Ribeiro
- Karina Perez Guimarães
- Karine Marie Arasaki
- Kelli Priscila Angelini
- Letramento e emancipação digital cidadã: Cartografias e rastros na constituição de espaços de convivência híbridos e multimodais
- Lisiane Machado
- Marco de Almeida Fornaciari
- Maria Aparecida José
- Marilda Edina Vellar Augé
- Marly Therezinha Mallmann
- Mathias Yoneda Naganuma
- Mundos Virtuais na Formação do Educador: uma investigação sobre os processos de autonomia e autoria
- Narrativa Interativa Gamificada e Simpoiética: uma prática pedagógica inventiva para o ensino de Matemática
- Nos rastros de algoritmos pela cidade: cartografia do desenvolvimento do pensamento computacional na perspectiva da educação OnLife
- O problema da indeterminação dos espaços da cidadania: mídias digitais e identidades culturais na educação básica
- O Direito de Ser Esquecido: relações democráticas entre viver on e off line
- O ensino da língua espanhola por meio das tecnologias digitais virtuais na educação de jovens e adultos
- O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE TEÓRICA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA
- O habitar do ensinar e do aprender em tempos de pandemia e a virtualidade de uma Educação OnLIFE
- O papel das tecnologias da informação e comunicação na Educação Corporativa
- O uso de objetos de aprendizagem nas práticas pedagógicas nos cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
- O uso dos e-book por professores de universidades federais: novos olhares sobre as bibliotecas
- OBSTÁCULOS E POTENCIALIDADES NO USO DAS TECNOLÓGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO.
- OnLIFE Education: the ecological dimension of digital learning architectures/ Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
- Paloma Mendes Saldanha
- Pensamento Computacional Desplugado: Análise da experiência com o projeto Pi
- Pensamento computacional na cidade: uma vivência de educação onlife
- Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife
- Por um novo paradigma de Educação Digital ONLIFE
- Producão docente de vídeos digitais para o ensino de física: desafios e potencialidades
- Realidade virtual como possibilidade para a construção do conhecimento: percepções e contribuições
- Recontextualizar Ciências Por Meio da Contação de Histórias: rede e hibridismo na educação
- Recursos Tecnológicos na Educação Bilíngue de Estudantes Surdos
- REDES SOCIAIS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE IMAGENS
- RIEOnLIFE: uma rede para potencializar a emergência de uma educação ONLIFE
- Samara Rodrigues da Cruz
- Sandra Araujo de Sousa
- Saulo Eduardo Ribeiro
- Suzana Cini Freitas Nicolodi
- Tatiane Vieira de Assunção
- Technological resources in bilingual education for deaf students
- Territórios do invenTAR – o corpo em rede e a Educação OnLIFE em tempos de wearable
- Transformação digital na Educação Superior: modos e impactos na universidade
- Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
- Wagner dos Santos Chagas
- Youtube e Educação: uma revisão da pesquisa brasileira no período de 2014 a 2021
- Érica Calil Nogueira