área de pesquisa
- ( Re) significando as operações de adição e subtração num contexto de formação continuada de professores das séries iniciais
- A avaliação da OBMEP como indutor de mudanças na prática pedagógica dos professores de Matemática
- A chakana: dimensão histórica e interdisciplinaridade
- A colaboração entre professores de sala de aula e de laboratório de informática para a produção de planos de aulas com integração de tecnologias digitais no ensino de Matemática
- A construção de expressões algébricas para alunos surdos: as contribuiçoes do micromundo mathsticks
- A Construção dos Números Reais e Aplicações no Ensino Médio.
- A dança dos robôs: Qual a matemática que emerge durante uma atividade lúdica com robótica na Educação?
- A engenharia didático-informática : uma metodologia para a produção de software educativo
- A Etnomatemática e a utilização das tecnologias digitais em empreendimentos econômicos solidários
- A Importancia da Educação Financeira no Ensino Médio
- A IMPORTÂNCIA DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NO ESTUDO DOS NÚMEROS COMPLEXOS
- A MATEMÁTICA FINANCEIRA DO ENSINO MÉDIO E SUAS APLICAÇÕES NO CONTEXTO DA CAFEICULTURA
- A matemática fundamental como pré Cálculo no ensino médio
- A NATUREZA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE REDIMENSÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7. ano do Ensino Fundamental
- A PROPORCIONALIDADE NA ADOLESCÊNCIA E INÍCIO DA VIDA ADULTA
- A Resolução de Problemas e a Prática Educativa:um desafio nas aulas de Matemática
- A Sequência Fedathi e o ensino de sólidos geométricos
- A Teoria dos Jogos e o Ensino de Otimização
- ABORDAGEM DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DA SUA FORMA CANÔNICA: um estudo de caso numa escola pública de Juazeiro - BA.
- Acompanhamento dos Egressos do Programa de Mestrado no Ensino de Ciências e Matemática da PUC MINAS
- Ademir Basso
- Adson Felipe Melo Rodrigues da Silva
- Altemir da Silva Braga
- Ana Cristina Possapp Cesa
- Ana Lisa Nishio
- Ana Luísa Carvalho Furtado
- Ana Paula Rodrigues Alves Santos
- Angela Mognon
- Antonio Grangeiro Filho
- Antônio Santos Silva
- APRENDIZAGEM DOCENTE SOBRE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA APOIADA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS
- Argumentação e prova: explorações a partir da análise de uma coleção didática
- Arlete Aparecida Oliveira de Almeida
- AS BARRAS DE CALCULAR DE NAPIER: Percepções de uma primeira manipulação
- As Contribuições do software graphmatica na construção do conhecimento matemático de função
- Atividades em circuitos lógicos para o estudo e desenvolvimento de potencialidades acerca da compreensão de conectivos
- Atividades Investigativas no Ensino da Matemática Financeira: as estratégias empregadas com uso das planilhas eletrônicas.
- Ações de insubordinação criativa na docência de uma educadora matemática
- Beatriz Regina Brum
- Biologia e Matemática: Diálogos possíveis no Ensino Médio.
- Buscando a Formação Didático-Metodológica da Matemática no Curso Normal do Colégio Santa Ângela: Resende, de 1960 a 1970.
- Charles Robertson Milano
- Claudia Cristina Soares de Carvalho
- Como as funções são calculadas? Apresentando os Polinômios de Taylor.
- Comportamentos desenvolvidos por alunos com indicativos de altas habilidades e superdotação em matemática em um programa de enriquecimento
- Composição e/ou Decomposição de Figuras Planas no Ensino Médio: Van Hoele uma opção
- CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E QUÍMICA SOBRE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
- Concepções de professores e o ensino de probabilidade na escola básica
- conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617
- Conhecimentos matemáticos na vida do pedreiro: Um estudo com inspiração na etnomatemática.
- Construção de Atividades para o Trabalho no Laboratório de Matemática
- Construíndo o Conceito de Áreas de Figuras Planas a partir de Práticas Investigativas
- Contextualizando o conceito de determinantes e suas aplicações
- Cálculo no ensino médio: uma proposta para o ensino de derivada na primeira série
- Célia Maria Serrão Eleutério
- Danilo Pereira Barbosa
- Davy Christian Souza Cardoso
- DENNYS LEITE MAIA
- Desafios do Processo Ensino Aprendizagem do Algorítmo da Divisão: um trabalho com alunos do 7º ano de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte
- Desenvolvimento de uma seqüência didática sobre quadriláteros e suas propriedades: contribuições de um grupo colaborativo
- Edilson Roberto Pacheco
- Educação Matemáticanas seies iniciais do Ensino Fundamental
- Elaboração / leitura de códigos para entender o x da questão
- Elci Alcione Almeida dos Santos
- Eliana Maria de Jesus
- Encadeamentos didáticos baseados na Teoria de Van-Hiele: uma proposta de ensino-aprendizagem do conceito formal de convergência de sequências no Ensino Médio.
- Ensino de matemática em libras: reflexões sobre minha experiência numa escola especializada
- Ensino de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de formação continuada
- ENSINO DE PIRÂMIDES NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APOIADA NA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
- Episódios de Correção: Informações sobre como o professor lida com as produções matemáticas de seus alunos.
- Equações Algébricas no Ensino Médio: Uma Jornada por Diferentes Mundos da Matemática
- Erros no Processo de Resolução de Equações do 1º grau
- Eugeniano Brito Martins
- Exercícios Matemáticos de Escrita: Outro(s) sentido(s) para os processos de Avaliação em Matemática
- Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática
- Explorando função através de representações dinâmicas: narrativas de alunos do ensino médio
- Explorando números reais através de representações visual e sonora: Um estudo das interações dos alunos do ensino médio com a ferramenta MusiCALcolorida
- Explorações de frações equivalentes por alunos surdos: Uma investigação das contribuições da Musicalcolorida
- Fatorial e números binomiais: abordagem ativa através da sala de aula invertida
- Formação continuada de professores de Matemática em Rede Social na Internet
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- Formção do conceito de distribuição de freqüências no Ensino Fundamental
- Fundamentos teóricos do Método de Resolução de Problemas Ampliados
- Função Modular e Tecnologia: uma proposta de dinamização do tema segundo a BNCC
- Fábio Vinícius Silva dos Santos
- Geometria Fractal e aplicações no ensino da matemática
- Geometria Fractal e Aplicações no Ensino da Matemática
- Givanildo Melo dos Santos
- Graziele Souza Mózer
- Histórias de um lobo mau: a matemática no vestibular da UFRGS
- Ideia intuitiva de descontinuidade de funções aplicada ao ensino médio por composições e tecnologia
- Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática: as relações entre o currículo escolar e os espaços comunitários
- INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO LINEAR NO ENSINO MÉDIO: Uma Experiência de Ensino e Aprendizagem com Situações-Problema e Recursos Computacionais
- Isometrias: Análise de Documentos Curriculares e uma Proposta de Situações de Aprendizagem para o Ensino Médio
- Jocélia Abreu Barcellos Vargas
- Joserlene Lima Pinheiro
- José Abrantes
- José Anisio Daniel
- José Fernando Cunha Rodrigues
- José Vieira de Matos Filho
- Júlio César Ferreira
- Kelly Vanessa Parede Barco
- Laboratório de Ensino de Matemática no Contexto de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio
- Learning with Understanding the Continuity Concept: A Teaching Experiment with Brazilian Pre-service Mathematics Teachers
- Lino Marcos da Silva
- Louise dos Santos Lima
- Luiz Augusto Andreoli de Moraes
- Luiz Fernando Cassiani Camargo
- Luiz Francisco da Cruz
- Marcele Câmara de Souza
- Marcio Welker Corrêa
- Marco Antonio Nogueira Fernandes
- Maria Nilsa Silva Braga
- Maria Teodora Ferreira
- Mariana Cassol
- Matemátic@ XXI: Conexões Surpreendentes
- MATEMÁTICA NA MÚSICA: ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM OFICINAS INTERDISCIPLINARES
- Matemática Recreativa: uma experiência com clubes
- Matemática, meio ambiente e arte: transformando lixo em luxo!
- Modelos Matemáticos e Educação Ambiental: Um olhar sobre a Lagoa de Maricá
- Modelos matemáticos para a dinâmica populacional de micro-organismos como motivação para o estudo de potenciação, funções exponenciais e logaritmicas
- Números primos e criptografia RSA
- O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar
- O COTIDIANO COMO PARÂMETRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
- O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ENSINAR: A Matemática para a Licenciatura em Matemática
- O Desenvolvimento do curso de Cálculo na Universidade de Angola
- O desenvolvimento do raciocínio combinatório através de jogos combinatórios: uma proposta para a sala de aula
- O design Colaborativo de uma Ferramenta para a Representação de Gráficos por Aprendizes sem Acuidade VisualO aprendiz cego na sala da Matmática
- O design de um ambiente computacional e suas contribuições para o processo de formulação de conjecturas e provas na educação básica
- O design de um ambiente digital e suas contribuições para a formulação de conjecturas e provas na educação básica
- O Ensino da Matemática na 1a série: uma experiência de treinamento com professores
- O Ensino da Matemática no Curso Superior de Ciências Econômicas da Universidade da Região de Joinville: uma proposta metodológica
- O ensino de Matemática a partir do saneamento básico
- O ENSINO DE RECORRÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- O ensino-aprendizagem de matemática financeira utilizando ferramentas computacionais: uma abordagem construcionista
- O ESTUDANTE COM TEA E A AULA DE MATEMÁTICA: INTERAÇÕES ENTRE LEITURA CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE
- O Laboratório de Educação Matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores
- O micromundo Ritmática:uma abordagem multissensorial para os conceitos de razão e de proporção
- O método dos mínimos quadrados: estudo e aplicações para o ensino médio
- O papel da percepção sonora na atribuição de significados matemáticos para números racionais por pessoas cegas e com baixa visão
- O PROGRAMA DE TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS E MATEMÁTICA - PROTAP (1969-1974): SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
- O TEATRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA.
- O uso da pesquisa operacional como ferramenta para modelagem matemática do ponto de equilíbrio de produção em um sistema não homogêneo
- O uso de Tecnologias no Ensino Médio: A Integração de Mathlets no Ensino da Função Afim.
- O USO DO KAHOOT, QUIZZIZ E QUIZLET COMO RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA GAMIFICAR O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- O Zero e o infinito: sentidos e prácticas numa escola inclusiva
- Odette Mestrinho Passos
- Oficina MATELI como possibilidade para ensinar relações matemáticas
- Os Fractais na Formação Docente e sua Prática em Sala de Aula
- Os impactos do ENEM nos currículos escolares e na prática docente na visão de professores de Matemática de escolas do Rio de Janeiro
- Para que Servem Os Números Irracionais? Manifestações em Aritmética, Combinatória e Geometria
- POLYA E A TEORIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADOS À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO
- Principais conceitos da Estatística Descritiva: uma abordagem diferenciada
- Processo de desenvolvimento de software educativo: um estudo da prototipação de um software para o ensino de função
- Prof. Ph.D. Carlos Antônio de Moura
- PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DA MATA SUL - FAMASUL: COM ÊNFASE PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
- Proposta de um Material Didático Auxiliar para o Ensino de Estatística por Meio do Software R
- Proposta de Utilização de Códigos de Barras como recurso didático para o ensino da Aritmética Modular e de Vetores em uma Turma do 3o Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública da Cidade de Petrolina-PE
- PROSPECÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
- Quadrados latinos e criptografia
- Re-significando a Construção dos Algoritmos da Adição e Subtração
- Relações trigonométricas em triângulos quaisquer com o auxílio dos triângulos retângulos
- Renata Périssé Nobili Funcke
- Renato da Silva Ignácio
- Resolução de Problemas: uma proposta metodológica para o ensino do MMC e do MDC
- Restrições matemáticas e criação literária: o paradoxo do pensamento da diferença na Literatura Potencial
- Rita de Cassia Pavan Lamas
- Roberto da Rocha Miranda
- Rosa Maria Machado
- Rosana Nogueira de Lima
- Rosane Rossato Binotto
- Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon
- Simetria e reflexão: investigações em uma escola inclusiva
- Siobhan Victoria Healy
- Sobre condição judaica e a matemática
- Sobre formação e prática de professores de Matemática: estudo a partir de relatos de professores, década de 1960, João Pessoa (PB).
- Surdos bem-sucedidos em Matemática: relações entre seus valores culturais e suas identidades matemáticas
- Sílvio Alves da Silva
- Tânia Maria Machado de Carvalho
- Um estudo de atitudes em relação ao cálculo diferencial e integral em estudantes universitários.
- Um Estudo de Equações Algébricas de 1º Grau com o Auxílio do Software Aplusix
- Um novo olhar sobre o ensino equação e função do segundo grau
- Um panorama de argumentação de alunos da educação básica:O caso do fatorial
- Um relato de experiência da utilização de RPG Pedagógico no Ensino de Matemática
- Uma abordagem múlti-sensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com Sindrome de Down
- Uma Abordagem para a Prova com Construções Geométricas e Cabri-Géomètre
- UMA ALTERNATICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO MODELOS EPIDÊMICOS
- Uma análise das questões de probabilidade do Novo ENEM por meio de uma visão do PCNEM e três livros didáticos
- Uma análise do ensino de geometria no Ensino Médio através do Teorema de Euler para poliedros convexos
- Uma investigação com o Geogebra para o ensino de vetores
- Uma investigação sobre concepções de professores e uso da calculadora científica em sala de aula para a resolução de problemas matemáticos no Ensino Médio
- Uma jornada dos números naturais aos racionais com uma aluna com deficiência visual
- Uma ponte entre o raciocínio mecânico de Arquimedes e as situações didáticas de Guy Brousseau: uma abordagem fomentadora do raciocínio científico na escola básica
- UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO BASEADA EM PROJETOS
- Uma proposta de ensino de geometria analítica na 3ª Série do Ensino Médio com o uso do Geogebra
- Uma proposta para introdução de noções de Cálculo no ensino médio
- Uma Proposta para o Ensino de Matemática para o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde na Modalidade Proeja
- Uma reflexão da prática docente a partir da utilização de tarefas exploratórias
- Uriel José Castellanos Aguirre
- Uso da robótica no ensino de proporção aos alunos do ensino fundamental II
- Uso de planilhas eletrônicas como ferramentas de apoio ao ensino de matemática
- Valter Locci
- Vanda Domingos Vieira
- Vilmar Gomes da Fonseca
- Visualização em geometria: tarefas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica
- Vitor de Moraes
- Wellington Meira Dancini dos Santos
- Willa da Silva Medeiros
- Yolanda Kioko Saito Furuya
- Área de figuras planas. Uso da fórmula de Héron