Educação Em Ciências
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Não é ficção científica, é ciência": a genética e a biotecnologia em revista
-
A avaliação de simulação conceitual para a promoção de conflito conceitual.
-
A Bioética num enfoque educacional: implicações na formação de professores de Ciências e Biologia
-
A Divulgação Científica para Crianças: O caso da Ciência Hoje das Crianças
-
A experimentação como suporte metodológico para o ensino de eletromagnetismo a nível médio.
-
A experimentação como suporte metodológico para o ensino de eletromagnetismos a nível médio.
-
A experiência formativa de professores no trabalho com uma questão sociocientífica: potencialidades e obstáculos em um Pequeno Grupo de Pesquisa
-
A Formação Inicial de Professores de Física e a Construção de uma Identidade
-
A fotografia como prática de enunciação: experiências vivenciadas na educação em ciências naturais para surdos, no contexto do projeto novos talentos/UFMT/CAPES
-
A Mediação Discursiva e as Expressões Midiáticas - Um estudo da Sala de aula de Ciências
-
A pesquisa e o ensino nas visões dos professores de ciências
-
A Pesquisa em Educação em Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise das tendências (1996-2003)
-
A proposal of a Master's degree in Science Education
-
A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
-
A RELACAO HOMEM-MUNDO NATURAL NOS LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS
-
A representação social do conceito de Evolução por professores de biologia
-
A TEMÁTICA AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA
-
A Terra no Espaço: A Desconstrução do Objeto Real na Construção do Objeto Científico.
-
A transposição didática do processo de respiração celular dos vegetais presente em livros didáticos
-
A utilização de projetos em sala de aula na Educação Profissional em cursos técnicos de informática
-
A VIABILIDADE DO EDUCAR PELA PESQUISA A PARTIR DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE SERPENTES
-
Abordagem de Questões Sociocientíficas na Formação Permanente de Professores de Ciências: Tensões, Discursos e Possibilidades
-
ABORDAGEM TEMÁTICA EM AULAS DE CIÊNCIAS: estudo sobre alimentação.
-
Abordagem Temática em Aulas de Física: promovendo aprendizagens e qualidade motivacional
-
Abordagens e reflexões sobre a significação conceitual de energia em espaços interativos de formação de professores
-
Adaptação na epistemologia genética : reflexões sobre o aspecto social do conhecimento e implicações para a educação científica
-
Algumas concepções e ações no campo da saúde, no contexto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
-
Analisando concepções de saúde no livro didático de ciências
-
André Ribeiro de Santana
-
Andréia Modrzejewski Zucolotto
-
Análise da comunicação multimodal na sala de aula de ciências: um estudo envolvendo o conceito de célula
-
Análise da Transposição Didática do Tópico Radiação de Corpo Negro do Ponto de Vista da Teoria Antropológica da Didática.
-
Análise retórica das campanhas de prevenção a dengue em Maringá
-
Análise retórica das campanhas de prevenção á dengue em Maringá
-
Aprendizagem significativa crítica de tópicos de física nuclear por meio de aula de campo
-
As imagens da saúde da escola: concepções presentes nos livros didáticos de Ciências
-
As representações sociais de evolução em professores de biologia do ensino médio
-
ASPECTOS FORMATIVOS DA EXPERIÊNCIA COM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
-
Atividade didática investigativa: cobertura vacinal contra a Covid-19
-
Atividades experimentais no ensino de física moderna e a prática pedagógica de professores
-
Autodeterminação e ensino por investigação: construindo elementos para promoção da autonomia em aulas de física
-
Avaliação da (re)construção do conceito de ética animal entre alunos da Educação de Jovens e Adultos por meio de uma unidade de aprendizagem em aulas de Biologia
-
AVALIAÇÃO DAS REPERCUSSÕES NA PRÁXIS DOS ENVOLVIDOS EM UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
-
AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA ESCOLAR ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ESTUDO DE FRAÇÕES
-
AVALIÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE BIOMAS BRASILEIROS JUNTO À LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UTILIZANDO O SENSORIAMENTO REMOTO COMO FERRAMENTA
-
Bases para o Espírito: Ferreira Pena, ciência e Educação na Província do Grão- Pará (1866-1891)
-
Bioética com animais e preservação: uma proposta de abordagem para a disciplina de Biologia no ensino médio
-
Caracterizando Modelos Mentais e Pedagógicos acerca do fenômeno da fotossíntese
-
Carlos Rinaldi
-
Celso Aparecido Polinarski
-
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso: um olhar sobre a área das ciências da natureza.
-
Ciência, Cientístas e Educação para Ciência: Um Estudo sobre as Relações Ciência e Sociedade
-
Ciências naturais no ensino fundamental : o Pantanal Mato-Grossense como ambiente de ensino e aprendizagem
-
Cláudia Maria Barth Petter
-
Começando a Pensar Com Ciência: a educação pré-escolar em ciências em interações discursivas
-
Concepções alternativas em Eletricidade Básica
-
Construção coletiva de uma horta escolar: repercussões entre os alunos participantes
-
Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da Ciência com o suporte da hipermídia
-
Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente
-
Contribuições do sensoriamento remoto ao estudo da Ecologia no ensino médio
-
CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA SOB O ENFOQUE DAS RACIONALIDADES
-
Cristina Maria Rocha Clemente
-
César Valmor Machado Lopes
-
Daniela Ripoll
-
Desenvolvimento de concepções sobre a natureza das ciências em licenciandos participantes de um Clube de Ciências voltado a alunos do ensino fundamental
-
Desmistificando preconceitos em relação às etnias indígenas brasileiras contemporâneas na educação em ciências do ensino fundamental: contribuições das etnociências e das tecnologias de informação e comunicação.
-
Determinação da Velocidade do Som em aulas de Física sob uma perspectiva investigativa e com uso de Tablets
-
Determinismo biológico e educação sexual : análise retórica da concepção da sexualidade em livros didáticos
-
Developing science concepts in secondary classrooms: An analysis of pedagogical interactions from a Vygotskian perspective
-
Do gene à proteina: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
-
DOS SABERES CIENTÍFICOS AOS SABERES ESCOLARES: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TEIA ALIMENTAR.
-
Doses de Comunicação - estudo sobre apoio estruturado de comunicação como parte do tratamento em pacientes com HIV/AIDS.
-
Dr Sergio Roberto de Paulo
-
Edinéia Tavares Lopes
-
Educação ambiental e ecologia nos livros didáticos: análise das figuras de retórica.
-
Educação Ambiental: a trajetória dos agricultores da Lagoa do Junco-Tapes/RS
-
Educação e lazer: a produtividade do Museu de CIências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
-
Educação em ciências e matemática no ensino médio inovador : uma análise sobre integração curricular
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS NO CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA
-
EDUCAÇÃO OU ORIENTAÇÃO SEXUAL? ESTADO DA ARTE SOBRE PUBLICAÇÕES DA AREA 46 DA CAPES
-
Educação para o Entendimento da População sobre Ciência e a Responsabilidade Científica: Reflexões em Meio a uma Pandemia
-
Educação pela pesquisa em projetos integrados sobre aquecimento global no ensino médio
-
Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura
-
Elem,entos de insersão de Física Moderna no nível Médio.
-
Elementos de uma proposta para a insersão de tópicos de Física Moderna no nível Médio.
-
Elementos mobilizados pelo professor(a) na orientação de trabalhos de iniciação científica na educação básica
-
Ensino de Conceitos de Física: Análise de uma experiência pedagógica com estudantes de um curso profissionalizante.
-
Ensino de engenharia na sociedade Tecnológica : outras pespectivas e implicações
-
Ensino de Física no PROEJA
-
Ensino por Investigação e Tecnologias Móveis: suportes para o ensino de ondas sonoras
-
Entre um -currículo-obsceno- e um -currículo-louco-
-
Espaço Virtual de Aprendisagem - EVA
-
Estudo ecológico de fragmentos ambientais urbanos : percepção sígnica e pesquisa participante.
-
Estudos de Educação e Ensino: Teoria da Evolução, Religião e Morte
-
Fatima Cristina de Mendonça Alves
-
Formas de se ensinar e aprender investigando: análise de uma Atividade Didática Investigativa pautada em fenômenos físicos a baixa pressão
-
Formação de professores no curso de licenciatura em química IFMT/UAB: uma análise no contexto das atuais políticas educacionais.
-
Frederico Firmo de Souza Cruz
-
Física Moderna no Ensino de Nível Médio
-
Física Moderna no Ensino Médio Sob uma Perspectiva Investigativa: a irradiação de alimentos
-
GRAVITAÇÃO NO ENSINO MÉDIO SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA
-
Guaracira Gouvêa de Sousa
-
Hamiltonianas coletivas para ressonancias gigantes de dipolo
-
HOMO MAGISTER: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar
-
Imagens fixas no ensino de física: suas relações com o texto verbal em materiais didáticos e padrões de leitura de licenciandos
-
Impressões e Ações de Professores que Visitaram o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia.
-
Inclusão Digital: um olhar para os museus e centros de ciências
-
Inez Barcellos de Andrade
-
Interesse e Engajamento dos estudantes na Resolução de Problemas em Aulas de Física
-
Internacionalização na Universidade Federal de Mato Grosso: estudo de caso da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
-
Introdução à Linguagem da Ciência nas séries iniciais do Ensino Fundamental: Análise de textos produzidos pelos alunos
-
Investigando as concepções de professores e as mensagens dos livros didáticos de Física acerca de conceitos quânticos: uma análise no campo da natureza da ciência.
-
Isabel Gomes Rodrigues Martins
-
Lavínia Schwantes
-
Leitura e escrita na sala de aula: reflexões sobre uma experiência na disciplina Química e Leitura?
-
Lenir Basso Zanon
-
Linguagens e Mediações na Educação em Ciências e Saúde
-
LOUSA DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AULAS DE FÍSICA
-
Luiz Carlos Nascimento da Rosa
-
Luiz Felipe Vieira Ferrão
-
Luzia Marta Bellini
-
Mapeamento ambiental como proposta para o desenvolvimento de conceitos de biodiversidade e cerrado no ensino de biologia
-
Marcos Francisco Borges
-
Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
-
Maria Inês Barreto Netto
-
Mary Angela Leivas Amorim
-
Modelização, Experimentação e Recursos Computacionais: possíveis articulações para o estudo de movimentos em aulas de física
-
Modificações ocorridas apartir de um processo de Educação Continuada em Matemática : Um estudo com Professores das Seriés Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
-
Na trilha da Aventura: contribuições do Roleplaying Game (RPG) como um Guia Didático para o Ensino de Química
-
Naida Lena Pimentel
-
NANOTECNOLOGIA E CITOLOGIA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO SÉCULO XXI
-
Nanotecnologia e Educação: perspectivas para a formação inicial de professores de Química
-
Necessidades psicológicas básicas no contexto de estudos sobre motivação em aulas de física: evidências de validade de uma escala
-
O Ambiente Virtual de Aprendizagem e sua incorporação nas atividades acadêmicas dos cursos de graduação
-
O aquecimento global entre jornalistas e cientistas : análise retórica do jornalismo científico
-
O desenvolvimento da atitude científica por parte dos professores de ciências naturais no ensino médio: as possibilidades do Programa de Enriquecimento Instrumental
-
O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições
-
O direito ambiental levado à sala de aula
-
O DISCURSO DO PROFESSOR DE CIêNCIAS SOBRE LEITURA: UM OLHAR DA BIBLIOTECA
-
O discurso sobre leitura na pesquisa em Educação em Ciências: uma análise a partir dos trabalhos apresentados no ENPEC
-
O ensino de matemática contextuado em casos de financiamentos agropecuários
-
O momento linear e a relevância das sínteses na Educação em Ciências.
-
O papel da Aula de Campo na formação de professores de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso
-
O potencial das narrativas no ensino de ciências
-
O potencial didático de textos de divulgação científica segundo professores de ciências
-
O processo de criação de objetos virtuais de aprendizagem no Instituto de Física da UFG
-
O Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática : estudo da trajetória profissional de egressos
-
O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM UM GRUPO DE PROFESSORES E A NATUREZA DO PROCESSO FORMATIVO FUNDAMENTADO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
-
Os quatro elementos: terra, água, ar e fogo - Um tetramorfo envolvido em um tênue limite entre o sagrado e o profano
-
Os sentidos do laboratório didático no discurso de professores de física do Rio de Janeiro: polissemia e intertextualidade
-
Osvando dos Santos Alves
-
Paulo Celso Ferrari
-
Philip Harland Scott
-
Políticas Curriculares para Formação de Professores de Química: A Prática como um Componente Curricular em Questão
-
Possíveis Representações Sociais sobre Ciência e sobre o Ensino de Ciências de docentes que atuam nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
-
Processos de inclusão em atividades de educação em Ciências: Percursos e percalços vivenciados no Projeto Novos Talentosos UFMT/Capes.
-
Processos de Significação Conceitual de Elemento e Substância no Ensino Fundamental de Ciências Naturais
-
PROCESSOS FORMATIVOS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA COMO TEMÁTICA SOCIOCIENTIFICA
-
Prof. Dr. José Claudio Del Pino
-
Professores Artistas-Reflexivos de Física no ensino médio
-
Programa Mais Educação em escolas públicas municipais de Alta Floresta - MT: uma análise da educação em ciências.
-
Práticas de educação em ciências naturais para estudantes surdocegos: uma análise no contexto de uma escola de surdos
-
PRÁTICAS DISCURSIVAS EM UM EVENTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - PROGRAMA LEITURA E CIÊNCIA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
-
Pupils' and teachers' understandings of scientific information related to a matter of public concern
-
QUAL É O (NÃO) LUGAR DE IDENTIDADES SUBALTERNIZADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA?
-
Quem são e o que pensam os professores de Química da Rede Pública Estadual de Ensino, do município Cuiabá-MT, sobre a sua formação.
-
Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas
-
Re- apresentações em discurso: significações docentes sobre a matemática escolar
-
RELAÇÕES ENTRE SABERES POPULARES DE PESCADORES ARTESANAIS E CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO ESCOLAR
-
Repercussões de uma Oficina sobre o Parque Estadual Delta do Jacuí junto aos Alunos de uma Escola Estadual de Ensino Médio do Entorno dessa Unidade de Conservação
-
Representação do espaço em crianças, jovens e adultos: um estudo de caso.
-
Representações sociais de ciências por professores do ensino fundamental e médio
-
representações sociais de energia por professores de física
-
Resolução de Problemas Matemáticos nas Concepções dos Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: dois estudos de caso
-
ROLE-PLAYING GAME (RPG) EM AULAS DE FÍSICA: PROMOVENDO QUALIDADE MOTIVACIONAL E APRENDIZAGENS
-
Rosane Teresinha Nascimento da Rosa
-
Sequência de Ensino Investigativa Sobre a Irradiação de Alimentos: proposta e análise
-
Sexualidade, evolução e educação: o conceito darwinista da seleção sexual e suas implicações para o ensino de ciências.
-
Significados Produzidos por Estudantes do Ensino Médio sobre Fenômeno das Marés em Aulas Investigativas
-
Significados sobre ciencia e tecnologia entre alunos do Ensino médio a partir de um caso de dano ambiental
-
Significando o livro didático: com a palavra o professor de ciências
-
Signos Naturais e Culturais de Porto Rico: Educação Ambiental e Semiótica em uma Microrregião de Planície de Inundação do Alto Rio Paraná, PR, Brasil.
-
SISTEMA ENDÓCRINO E DESREGULADORES HORMONAIS DISPERSOS NO AMBIENTE: avaliação de uma proposta educacional
-
Sonia Krapas Teixeira
-
Temas Sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar
-
The process of conceptual change in Science: A case study of the development of a secondary pupil's ideas relating to matter.
-
Transformando a Cola em Consulta nas Avaliações do Processo de Ensino - Aprendizagem da Química
-
Tunelamento na superfície de energia bidimensional de um modelo de muitos corpos
-
Tânia Maria de Lima
-
Um estudo sobre o fenômeno interesse entre alunos e professores do ensino fundamental
-
Um Resgate Histórico da Prática do Ensino de Ciências Naturais em uma Escola de Ensino Fundamental
-
Unidade de Aprendizagem sobre Insetos: avaliando uma proposta metodológica para o ensino fundamental
-
Uso da modelização nas disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Física.
-
Uso de Experimentos no Ensino de Física sob uma Perspectiva Investigativa
-
Uso de Tecnologias Móveis sob uma perspectiva investigativa em aulas de Física
-
Utilização de mapas conceituais na compreensão de textos de biologia
-
VALBER DA SILVA FRUTUOSO
-
Valores no Ensino de Ciências: Visões para Além do Conhecimento Científico.
-
VISÕES E VIRTUDES PEDAGÓGICAS DO ENSINO EXPERIMENTAL DA QUÍMICA: O que dizem professores de química que utilizam a experimentação em suas práticas pedagógicas.