Prof. Dr. José Claudio Del Pino
Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.
bachelor's at LICENCIATURA EM QUÍMICA from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), bachelor's at QUÍMICA INDUSTRIAL from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), master's at Ciências Biológicas - Bioquímica from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) and doctorate at Engenharia de Biomassa from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). He is currently full professor at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Has experience in Education, acting on the following subjects: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química and informática educativa.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Publicações
publicações selecionadas
- Currículo CTS: tendências das pesquisas na formação de professores
- Problematized Experimental Activity (PEA): a systematization proposal for experimental teaching of Chemistry
- LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADEEADDO IFMT:PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES
- História e contextualização no ensino de estereoquímica: uma proposta de abordagem para o ensino médio
- DA MATRIZ CURRICULAR DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES À INTERDISCIPLINARIDADE: um caminho a percorrer
- Alfabetização científica e tecnológica e a educação em saúde: um estudo sobre a produção científica no cenário brasileiro
- Uso Alternativo do Bagaço de Cana-de-açúcar na Indústria Agrícola e da Borracha
- USO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BRAINSTORMING E JÚRI SIMULADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CENÁRIOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS: PROCEDÊNCIAS E QUALIFICADORES DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)
- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas: Considerações sobre mais de uma década de Produtos Educacionais
- Refletindo sobre uma prática pedagógica
- Educação alimentar e nutricional como uma prática na escola: A visão do professor
- A INTERLOCUÇÃO ENTRE PARES: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR-FORMADOR
- Método de evaluación del pensamiento computacional y alfabetización en código
- Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
- Experimentação no ensino de ciências: trajetórias de formação que constituem o fazer pedagógico
- Alfabetização cientÃfica e/ou letramento cientÃfico: reflexões sobre o Ensino de Ciências
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: PARÂMETROS LEGAIS E NORMATIVOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Gamificação e o processo de ensino: questões propostas ao ensino de Matemática
- Uma Breve História da Estereoquímica: da negação à legitimação
- Análise dos Glicolipídios e Glicoproteínas sintetizados no Ovário do Carrapato Bovino Boophilus microplus Injetados com Manose ou Glicose Radioativas
- A APLICAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E CONSIDERAÇÕES
- Avaliação do nível de alfabetização científica de acadêmicos ingressantes e concluintes de cursos de licenciatura
- Uma proposta pedagógica no preparo e administração de medicamentos e soluções: articulando enfermagem e a matemática no ensino
- Os conhecimentos e saberes da prática como componente curricular na formação do professor de matemática
- O DESVELAR DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
- La capacidad de comprensión del campo conceptual de la estereoquímica: los desafíos que preceden a los problemas de visualización espacial
- O USO DO TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
- Construção de estratégias de ensino com professores de Química: relatos de uma formação continuada
- Propostas didáticas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Rumo à coerência epistemológica do trabalho docente
- THE STUDY OF CHEMICAL TRANSFORMATIONS: AN ANALYSIS OF CONCEPTUAL CHANGE AT THE BEGINNING OF HIGH SCHOOL
- La capacidad de comprensión del campo conceptual de la estereoquímica en la enseñanza secundaria: los desafíos que preceden a los problemas de visualización espacial
- Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
- ESTUDO DOS ALIMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE QUÍMICA
- A -Prática como Componente Curricular- e a Formação Inicial Docente: o Processo de Formação de Professores na Licenciatura em Matemática
- Análise do domínio do campo conceitual da radiação de micro-ondas a partir dos invariantes operatórios
- LA MOVILIZACIÓN DE COMPETENCIAS Y EL DESARROLLO COGNITIVO UNIVERSAL-BILATERAL DEL APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIASDEL APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS
- COMO SE ENCONTRAM OS ESTUDOS DA DIDÃ?TICA DAS CIÃ?NCIAS RELACIONADOS Ã? HISTÃ?RIA E FILOSOFIA DA CIÃ?NCIA NA LITERATURA CONTEMPORÃ?NEA?
- A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A AFETIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
- Medida del nivel de alfabetización científica en alumnos recién ingresados y del último año de los cursos de física
- O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA: Análise e apresentação dos resultados
- Crenças de profissionais vinculados à área de educação sobre o ensino da temática alimentação saudável no ambiente escolar
- Automutilação sem ideação suicida de estudantes adolescentes: limites, desafios e possibilidades de ações preventivas para professores no contexto escolar
- A metodologia Dicumba e o Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno no Ensino de Química: narrativas discentes na Educação Básica
- APRENDIZAJE A TRAVÉS DE LA INVESTIGACIÓN CENTRADA EN EL ESTUDIANTE: LA CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD CRÍTICO-CIENTÍFICA EN LA ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA
- ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): DISCUSSÕES PEDAGÓGICAS E DIDÁTICAS DE UMA ASSERÇÃO DE SISTEMATIZAÇÃO VOLTADA AO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS
- Assédio moral pedagógico como expressão do autoritarismo em sala de aula: percepções de estudantes de engenharia
- PENSAMENTO COMPUTACIONAL: INSTRUMENTOS PARA AVALIAR E CLASSIFICAR A ALFABETIZAÇÃO EM CÓDIGO
- Compreensões do aprender em Química: dados de uma formação docente
- GASTON BACHELARD E IMRE LAKATOS: UMA CONVERGÊNCIA EPISTEMOLÓGICA FUNDAMENTADA NA DINAMICIDADE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Analisando o desenvolvimento do Pensamento Computacional na disciplina Matemática Discreta
- Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?
Ensino
theses/dissertations advising
- CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- IMAGENS DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA SOBRE OS ASPECTOS SOCIAIS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
- AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: um indicador da qualidade da educação ambiental em São Leopoldo-RS.
- História e Filosofia da Ciência e as Redes de Conhecimento: explorando convergências epistemológicas no contexto da Didática das Ciências.
- A possível influência da pós-graduação na carreira de gestão de C&T, no âmbito de uma instituição pública brasileira de fomento à pesquisa científica e tecnológica
- A música como metodologia no ensino da língua espanhola para deficientes visuais em Açailândia – MA
- A Abordagem CTS na Formação e na Atuação de Professores de Ciências da Natureza na Educação Básica
- Reestruturação Curricular do Ensino Médio da rede pública estadual da região de Rio Grande?
- Interdisciplinariedade escolar: um caminho possível
- Os saberes que são desenvolvidos na área de Ciências pelos alunos ao longo do Ensino Fundamental
- REPRESENTAÇÕES DE NATUREZA E DIFUSÃO DE SABERES AMBIENTAIS PELA MÍDIA DOS QUADRINHOS
- Como se dá o processo de ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista pela interface plano educacional individualizado
- O pão, o vinho e a cachaça : um estudo envolvendo os saberes populares na região do Alto Uruguai Gaúcho
- A CONSTRUÇÃO COOPERATIVA DE NOÇÕES FUNDAMENTAIS À QUÍMICA.
- UM PANORAMA DA EVOLUÇÃO DA MODALIDADE MESTRADO PROFISSIONAL NO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO
- Os desafios da multi e interdisciplinaridade: um estudo do Programa Básico de Ciências Ambientais e do Programa Sisbiota Brasil
- O processo criativo na aprendizagem das transformações químicas : uma proposta para estudantes construírem novos conhecimentos na educação básica
- SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: possibilidade a partir da utilização de roteiros de aprendizagem no ensino de química
- O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS EVIDÊNCIAS DA ALFABETIZAÇÃO EM CÓDIGO NO ADULTO
- CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA QUÍMICA GERAL
- EVOLUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DIDÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA CONSTRUTIVISTA
- PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL A RESPEITO DA ABORDAGEM E A UTILIZAÇÃO DE TICS NO ENSINO
- PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL A RESPEITO DA ABORDAGEM E A UTILIZAÇÃO DE TICS NO ENSINO
- O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS EVIDÊNCIAS DA ALFABETIZAÇÃO EM CÓDIGO EM ADULTOS
- Licenciatura em química do IFMT na modalidade EAD : análise dos saberes docentes construídos nesse processo formativo
- AS IMPLICAÇÕES DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DA 18ª CRE DA SEDUC
- O Eco sujeito do século XXI e sua (re)ação ao consumo sustentável em diferentes níveis de ensino com alunos de Ivoti ? RS.
- Concepções e consenso: entre a epistemologia e o aprendizado
- Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador - autor e ator - de seu fazer cotidiano escolar.
- Geoilhas: O ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade
- A RELAÇÃO PROFESSOR ? ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
- OFICINA DE ROBÓTICA NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE CIÊNCIAS EXATAS.
- Professor sem estresse: uma proposta de bem-estar na rede pública municipal de Alegrete-RS
- Convergências entre práticas pedagógicas da modalidade a distância e do ensino presencial: contribuições para ensino híbrido no Instituto Federal do Maranhã
- Histórias em quadrinhos como local de aprendizagem : saberes ambientais e a formação de sujeitos
- Avaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual: um indicador da qualidade da Educação Ambiental em São Leopoldo/RS.
- FORMAÇÃO INICIAL E PERFIL PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- SABERES DA ÁREA DE CIÊNCIAS CONSTRUÍDOS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
- As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade: um olhar possível para o ensino
- Um estudo do contexto histórico das contribuições de Mendeleev para construção da tabela periódica em livros didáticos de Química para o Ensino Médio e inserção deste contexto em sala de aula.
- O curso de licenciatura em química da UFRGS: conquistas e desafios frente à reformulação curricular de 2005
- O Processo criativo na aprendizagem das transformações químicas: uma proposta para estudantes construírem novos conhecimentos na educação básica.
- A VISÃO DE LICENCIADOS SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA ADEQUAR O CONHECIMENTO AO COTIDIANO ENFOQUE SOBRE A ÀGUA.
- Um estudo sobre a educação especial e inclusiva de alunos surdos na disciplina de Química
- A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA VERSUS COTIDIANO DOS ALUNOS
- Ciência e compreensão : abordagem fenomenológico-hermenêutica e processo educacional em ciências fundamentado
- A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: COMO ENSINAM A ENSINAR
- Análise do impacto da inexistência de disciplinas exclusivas sobre Direito Público que versem sobre a verificação dos direitos sociais em duas Faculdades de Direito do interior do estado do Tocantins
- Investigando o impacto interdisciplinar de um projeto de extensão universitária voltado para as Ciências Exatas e Tecnológicas
- Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais.
- ASSÉDIO MORAL PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DA ÁREA DA ENGENHARIA DE UMA IES PÚBLICA DA BAHIA
- Contexto da Formação Docente em Curso de Pedagogia na Modalidade à Distância, no Município de Juína - MT
- A atuação dos IFs frente ao Sistema Nacional de Pós-Graduação ? uma reflexão a partir da lei n° 11.892/2008
- O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- Aprender ciência e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?.
- CRENÇAS SOBRE O ENSINO DA TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- A reforma curricular do ensino superior no processo de formação de professores de licenciatura em química e as consequências para o ensino e a aprendizagem
- Uma proposta de articulação entre epistemologia e história da ciência como fundamentação teórica à construção de episódio em ciências
- O processo interativo de reformulação curricular do Curso de Agronomia da UFRGS: Potencialidades e desafios
- A ABORDAGEM CTS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
- Mapeando visões de acadêmicos sobre vascularizações da pesquisa
- A educação de jovens e adultos por meio de roteiros de aprendizagem no ensino de química
- Educação Alimentar e Nutricional, por que te quero? Percepções de educadores de uma escola privada de Porto Alegre sobre possibilidades e dificuldades da prática da educação alimentar e nutricional no cotidiano escolar.
- The 21st Century Eco-person
- A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR CRIANÇAS POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS TANGÍVEIS
- A Química a área afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio: influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendiizagem
- A análise da prática docente na formação de professores de química
- MELHORANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BIOLÓGICOS, ATRAVÉS DO ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES MENTAIS E DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saberes populares : referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos
- As perspectivas do aluno do Ensino Médio Politécnico: ensino, aprendizagem, permanência e conclusão da última etapa da educação pública.
- O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- A MICROGÊNESE COGNITIVA DA IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS MINERAIS
- Concepção e consenso dos estudantes de Química: entre a epistemologia e o aprendizado
- Mediação do professor no uso do software educativo cidade do átomo : abordagem dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
- A construção da interdisciplinaridade a partir dos saberes docentes nas ciências naturais: a realidade da escola pública
- Educação Química em Discurso, ou sobre um modo de olhar para a prática da Educação Química
- A Estética, a Arte e a Beleza na Química
- UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LEOPOLDO
- Contribuições da Pratica profissional Integradana formação inicial de professores.
- PROCESSO INTERATIVO: UMA POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO E CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE PESQUISADOR - AUTOR E ATOR - DE SEU FAZER COTIDIANO ESCOLAR
- UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA À CONSTRUÇÃO DE EPISÓDIOS EM CIÊNCIA
- Concepções alternativas de calouros de química sobre conceitos fundamentais da Química Geral
- As perspectivas do aluno do ensino médio politécnico: Ensino, aprendizagem, permanência e conclusão da última etapa da educação básica
- O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SEU ENFOQUE PARA A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
- O CURRÍCULO DO PROEJA DO IFRS - CAMPUS BENTO GONÇALVES - o dito e o feito.
- A visão dos licenciandos sobre a natureza do conhecimento científico
- A produção de saberes docentes articulada à formaçlão inicial de professores de Química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio
- O Processo Interativo de Reformulação Curricular do Curso de Agronomia da UFRGS: Potencialidades e Desafios
- Doses de comunicação: estudo sobre apoio estruturado de comunicação como parte do tratamento em pacientes com HIV/AIDS.
- A QUÍMICA E ÁREAS AFINS COMO ESCOLHA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MEDIO:INFLUÊNCIAS DO EDUCAR PELA PESQUISA E DAS UNIDADES DE APRENDIZAGEM
- ALFABETIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL, CONTEXTUALIZADA E HISTÓRICA NO CAMPO CONCEITUAL DA ESTEREOQUÍMICA.
- Os processos de autonomia e construção da linguagem escrita por crianças através do uso de tecnologias tangíveis
- As matrizes curriculares dos cursos de licenciatura e os espaços para a interdisciplinaridade
- Doses de Comunicação - estudo sobre apoio estruturado de comunicação como parte do tratamento em pacientes com HIV/AIDS.
- Um estudo de caso sobre o uso de atividades experimentais na Escola Agrotécnica Federal de Sombrio
- A atuação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia frente ao Sistema Nacional de Pós-Graduação: Uma reflexão a partir da Lei 11.892/2008.
- A formação continuada do professor-formador: saberes da ação docente no dialógo entre pares.
- A EMERSÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM DE FORMA COLABORATIVA NA QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- Enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) : contribuições para a profissionalização docente
- ANÁLISE EM LIVRO DIDÁTICO DA HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS DA TABELA PERIÓDICA.
- A formação continuada de professores de Ensino Médio integrado à Educação Profissional do IFMT - Campus Barra do Garça - e as demandas da Educação Inclusiva
- Evolução das concepções didáticas de futuros professores de química sob uma perspectiva investigativa-construtivista
- O ECO SUJEITO DO SÉCULO XXI E SUA (RE)AÇÃO AO CONSUMO SUSTENTÁVEL EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO COM ALUNOS DE IVOTI–RS
- AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RADIAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO E A SUA ARTICULAÇÃO COM OS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD?.
- Das geociências à química: a percepção de paisagens naturais e a microgênese cognitiva da identificação e da classificação de minerais.
- A IMPLANTAÇÃO DO PARFOR/UFOPA NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA/PA: INDICADORES E RESULTADOS
- Um estudo sobre as contribuições da disciplina "observação de aves" no processo de ensino e aprendizagem em biologia
- A didática das ciências no Brasil: Um olhar sobre uma década (2003 - 2012)
- O CONHECIMENTO QUÍMICO ESCOLAR ARTICULADO AOS SABERES DOCENTES: implicações teórico-práticas na escola de nível médio.
- Currículo de Ciências da Natureza: O processo de Reconstrução do Projeto Político Pedagógico na Escola Pública do Ensino Médio
- A prática Profissional integrada na Licenciatura na construção de conhecimentos de professor pelos licenciados.
- As influências dos livros didáticos de biologia do ensino médio nos processos de ensino e de aprendizagem do conceito energia
- Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável
- Resolver problemas a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a realidade dos alunos: uma possibilidade para o ensino de ciências
- ORIENTAÇÃO A ALUNOS COM PROPÓSITO DE ESTIMULAR A EXPRESSÃO, O QUESTIONAMENTO E FORMAÇÃO PRÓPRIA DE BASES DE INFORMAÇÕES, A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE MONITORAMENTO NA ÁREA DE CIÊNCIAS
- Docência colaborativa na formação inicial : experiências do PIBID/Química
- A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NA PERSPECTIVA DO SABER POPULAR
- A influência da pós-graduação na carreira de gestão, planejamento e infraestrutura em Ciência & Tecnologia, no âmbito de uma instituição pública brasileira de fomento à pesquisa científica e tecnológica
- APRENDER CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ATIVIDADES LÚDICAS É BEM MAIS FÁCIL! SERÁ?
- Monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental
- O Processo criativo na aprendizagem das transformações químicas: uma propostas para estudantes construírem novos conhecimentos na educação básica
- Meu jardim secreto : um estudo de caso
- O saber popular como uma alternativa temática para a estruturação curricular do ensino de ciências
- PRÁTICAS DE ENSINO DE QUÍMICA: NARRATIVAS DOS PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS) RIBEIRINHOS DO ALTO SOLIMÕES – AM
- VALORIZAÇÃO DE SABORES POPULARES - um estudo envolvendo saberes populares do Rio Grande do Sul
- EPISTEMOLOGIA, COMPLEXIDADE E CIÊNCIAS DA NATUREZA: O ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA
- CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA MODALIDADE A DISTÂNCIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
- A Formação de um Professor de Ciências Pesquisador a partir de seu Saber/Fazer Pedagógico
- Trilhas de aprendizagem para formação continuada de docentes em competências digitais para o ensino a partir de MOOCs da rede de institutos federais
- Automutilação: estudo de caso com estudantes dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
- Trilhas de aprendizagem para formação continuada de docentes a partir de Moocs da rede de Institutos Federais
- A experimentação contextualizada e interdisciplinar evidenciada no livro: "Dialogando Ciência entre sabores, odores e aromas contextualizando os alimentos química e biologicamente" no contexto da escola: uma análise da sua aplicação
- Ensino de Ciências: Uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a água.
- Atividades Integradas de ensino e aprendizagem em Química numa perspectiva problematizadora
- Interdisciplinaridade escolar : um caminho possível
- O ensino e a aprendizagem de matrizes tendo como fundamentação teórica a teoria da aprendizagem significativa.
- Um estudo sobre a educação especial e inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais na disciplina de química
- O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais.
- UM ESTUDO ANALÍTICO-REFLEXIVO SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA DE LICENDIANDOS EM QUÍMICA: perspectivas de integração da formação inicial e continuada de professores.
- PROFESSOR SEM ESTRESSE: PROPOSTA DE BEM-ESTAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
- INTEGRAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- A emersão da interdisciplinariedade no ensino médio politécnico: relações que se estabelecem de forma coloborativa naqualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação
- Mediação do Professor no Uso do software Educativo Cidade do Átomo: abordagens dos temas energia nuclear e radioatividade no ensino médio
- A construção da interdisciplinaridade a partir dos saberes docentes nas ciências naturais : a realidade de duas escolas públicas do norte do Rio Grande do Sul
- A Formação de um Professor de Ciências Pesquisador a partir de seu Saber/Fazer Pedagógico
- Uma Abordagem Metodológica de Base Cientícica num Contexto Tecnológico: Um Estudo de Caso no Ensino de Reações entre Compostos da Química Inorgânica
- As contribuições de um curso de formação continuada de professores que atuam nos anos inciais acerca das concepções epistemológicas e sua relação com a prática pedagógica
- UM OLHAR SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS EM GEOPROCESSAMENTO E MEIO AMBIENTE DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM, A PARTIR DA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
- UM ESTUDO SOBRE A ESTRUTURAÇÃO/PROPOSIÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
- O PROCESSO INTERATIVO DE REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS.
- Ensinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens e adultos
- Ciência e compreensão: abordagem fenomenológico-hermenêutica e processo educacional em ciências fundamentado.
- Elementos organizadores da aprendizagem em atividades de monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental.
- Um estudo sobre mudanças de concepções de estudantes de pós-graduação sobre o processo de ensino/aprendizagem a partir de uma atividade reflexiva curricular
- UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA DENSIDADE E DE GEOMETRIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO
- Recursos Tecnológicos e Temas Transversais no Ensino de Física: um estudo de caso no IFSul/ Campus Camaquã
- A formação contínua de professores para o ensino fundamental regular noturno de jovens e adultos na Escola GM : ações, tensões e contradições de uma política pública municipal
- ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS COMPOSTOS INORGÂNICOS E REAÇÕES QUÍMICAS.
