área de pesquisa
- A Aprendizagem baseada em problemas: uma análise da implementação na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino de Química
- A avaliação na formação inicial de professores de biologia: um estudo no contexto das Práticas Como Componentes Curriculares
- A avaliação no âmbito dos Estágios Supervisionados Obrigatórios na formação inicial de professores de Ciências e Biologia
- A contextualização no âmbito da prática como componente curricular de genética
- A contribuição da ludicidade no ensino da matemática nos anos iniciais
- A dimensão ambiental da temática água no Exame Nacional do Ensino Médio
- A educação ambiental no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Subprojeto Biologia
- A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA COM O CICLO CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Aconteceu em Deus Dará
- Adalberto Tavares da Silva
- ALTERNATE REALITY GAME (ARG) Y STEAM: APRENDIZAJE MULTIDISCIPLINARIO EN LA ENSEÑANZA DE QUÍMICA
- Ambiente y Cotidianidad como projeto educativo de ação dialógica e cultural
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Experiência de Formação Continuada de Professores
- Analyse des conceptions d´enseignants et futurs enseignants brésiliens sur l´évolution biologique. Comparaison avec les conceptions de leurs collègues français et portugais
- Angélica Suelle França de Andrade Monteiro
- Anita Rodrigues Cordeiro
- ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: LIMITES E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
- ANÁLISE DA MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PROFESSORES DE BIOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA
- ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA A PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA, NO QUE TANGE O ENSINO DA FÍSICA ACÚSTICA
- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
- ARTE E ENSINO: lições da Mulher Maravilha
- As contribuições da estratégia dos seis chapéus do pensamento no ensino de química: um relato de uma intervenção lúdico-pedagógica
- AULAS DE CAMPO EM CONTEXTOS ESCOLARES : PRÁTICAS E APRENDIZAGENS COM A NATUREZA
- Avaliação do uso dos dispositivos móveis no ensino de Química por meio da adaptação dos Modelos de Aceitação (TAM) e Ajuste (TTF)
- AVALIAÇÃO EM PAULO FREIRE: Um estudo com professores formadores do curso de ciências biológicas
- Caos em circuitos elétricos: uma abordagem inicial.
- CIÊNCIA EM QUESTÃO: O QUE PENSAM ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UESB SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO?
- Concepções de ciência: o seriado House M.D. e os mapas conceituais como sensibilizadores de mudança paradgmáticas
- Concepções de Professores da Rede Pública de Pernambuco sobre Feiras de Ciências: Reflexões a partir de uma Atividade Lúdica
- Concepções e práticas avaliativas nos estágios supervisionados obrigatórios na formação inicial de professores de ciências e biologia : um estudo na zona da mata de Pernambuco
- CONSTRUINDO PONTES ENTRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE
- Contribuições da Engenharia Didática como elemento norteador no Ensino de Física: estudando o fenômeno de Encontro de Corpos com atividades da Robótica Educacional
- Contribuições da formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a educação ambiental
- Contribuições do estudo das relações étnico- raciais para a formação inicial de professores/as de ciências e biologia
- CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO NA FORMA DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
- Daniella Cristina Silva dos Santos
- Desafios de professores de Ciências e Biologia em início de carreira
- DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A CADEIA ALIMENTAR
- Dificuldades de Aplicação do Cálculo na Solução de Problemas por Estudantes Universitários
- DIÁLOGOS COM JOËL DE ROSNAY. RELIGAR ENSINO, NATUREZA E A CONDIÇÃO HUMANA
- Education for Ethnic-Racial Relations in the new Curriculum Guidelines and in the Common National Base for the Initial Training of Brazilian Teachers: Implications for the Teaching of Anti-Racist Science and Biology
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DA AREA DE BIOLOGIA DURANTE O CICLO BÁSICO DE FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO AGRONOMO.
- Educação científica e educação ambiental: abordagens para a prática docente
- Educação das Relações Étnico-Raciais na Formação Docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE
- Educação étnico-racial crítica para o ensino de ciências : descolonizando caminhos na formação inicial de professoras e professores de biologia
- Ensino de Ciências à Distância no Brasil: uma análise técnica e pedagógica dos Cursos de Licenciatura em Matemática (UFF/CEDERJ) e Ciências Biológicas (UENF/CEDERJ).
- Estágio Supervisionado Obrigatório em Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto Emergencial
- EXPLICITAÇÃO DE ANTECIPAÇÕES DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO EM GEOMETRIA NUM CONTEXTO DE EAD
- Formação continuada de professores de Biologia para o enfrentamento de conflitos socioambientais.
- Formação de Professores de Química no Programa Residência Pedagógica: Reflexões Expressas na Relação Teoria - Prática
- Francisco Cleyton Lopes Rodrigues
- Fundamentos da práxis freiriana que garantem caráter crítico-humanizador-transformador à Educação Ambiental
- GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA DE APRESENTAÇÕES ORAIS EM EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
- GESTÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS PERCURSOS E PRÁTICAS DA GESTÃO ESCOLAR
- Giseli Capaci Rodrigues
- Graziela Miê Peres Lopes
- Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Formação Docente - GRIFO
- IMAGENS DE SATÉLITE NO COTIDIANO DA SALA DE AULA Uma proposta metodológica para o ensino das ciências e para a comunicação educativa
- Integração entre a aprendizagem baseada em projetos e a flexquest : uma proposta para os cursos de engenharia
- Investigación sobre políticas de formación de profesores en biología
- INVESTIGANDO A S RELAÇÕES SISTÊMICAS HOMEM-AMBIENTE-TEIA ALIMENTAR A LUZ DO MODELO DAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM - MOMUP
- JOGO DE REALIDADE ALTERNATIVA (ARG) COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
- Laurici Maria Pires dos Santos
- Leandro Tavares Santos Brito
- LIÇÕES DA EMÍLIA E DO VISCONDE DE SABUGOSA: potencialidades para aliar literatura ao ensino de ciências
- Maria Aleir Ribeiro Galvão
- Memórias de Lauro Flores. Ensino e histórias da tradição
- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UnB: reflexões sobre a formação de professores- pesquisadores
- Monica Lopes Folena Araujo
- O Ecoar das Vozes de Professoras de Estágio Supervisionado Obrigatório de Ciências Biológicas: A História que Ninguém te Conta
- O ensino híbrido na prática pedagógica de professores de biologia : limites e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da citologia
- O estágio supervisionado obrigatório na formação do professor de ciências e biologia da UFRPE: olhares de estagiários e orientadores
- O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA BNCC: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL RECIFE
- O mestrado profissional em ensino de biologia e sua relevância à formação continuada de professores em Pernambuco
- O Uso da Realidade Aumentada no Ensino de Química sob a Ótica de Bachelard: um Obstáculo ou uma Possibilidade?
- O uso do laboratório virtual como estratégia para a abordagem investigativa no ensino de biologia
- O XADREZ COMO RECURSO DIDÁTICO AO ENSINO DO MÉTODO CIENTÍFICO E DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO
- Os afetos e a profissão docente: um olhar aos Enpecs
- Pedro Miguel Marques da Costa
- Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo
- PERFIS BIOLÓGICO, SOCIOBIOLÓGICO E CULTURAL NAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ANIMAIS
- Perspectivas da Pedagogia da Práxis no Ensino de Física.
- PROFESSORES DE BIOLOGIA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUAPE-PE
- Prática Docente de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões Sobre a Cadeia Alimentar
- Prática docente em educação ambiental dos professores de ciências no ensino fundamental II do Cabo de Santo Agostinho-PE
- Renata Priscila da Silva
- Repercussão do Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial do Professor de Ciências e Biologia
- Respiração: Um estudo sobre a evolução conceitual
- SABERES DA TRADIÇÃO E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS: ENTRELAÇADOS PELA TEORIA DO PENSAMENTO COMPLEXO
- Sergio Hugo Menna
- Tecendo relações entre a atividade de mediação e as aprendizagens do público na exposição do Manguezal no Espaço Ciência
- Temas geradores no ensino de ciências como promotores da educação ambiental crítico-humanizadora na educação de jovens e adultos
- The Construction of Molecular Geometry Teaching: Educational Panorama of Chemistry in Brazil
- Tiago José Nascimento de Souza
- TRANSFORMANDO ATIVIDADES PRÁTICAS EM EXPERIMENTOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE INTERVENÇÕES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
- UM ESTUDO DO USO DE CONCEITOS FÍSICOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA UTILIZANDO ROBÓTICA PEDAGÓGICA
- Um olhar metacognitivo nas questões sobre a dimensão ambiental da temática água do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
- Uma análise sobre a proposição de projetos de trabalho com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em um curso de Licenciatura a distância
- Uma revisão sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências
- Vozes e murmúrios sobre ensino de ciências e educação ambiental nas escolas de Bogotá.