educação matemática
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
(provisório) Uma investigação histórica sobre o método de Arquimedes para determinação de medidas do círculo no Ensino Médio
-
A DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
-
A educação matemática nos anos iniciais: Análise de processos de formação profissional de docentes no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala
-
A fluência representacional na assimilação de conceitos matemáticos na metodologia EPECREL
-
A formação inicial do professor de Matemática: um estudo com alunos do Curson de Graduação em matemática da UFF sobre as representações de ensino e professor de matemática
-
A inclusão das geometrias não-euclidianas no currículo da educação básica
-
A LINGUAGEM SCRATCH COMO APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA CIDADÃ
-
A matemática como instrumental no currículo de cursos técnicos: um estudo de caso no CEFET-MG
-
A matemática financeira no contexto do novo ensino médio numa perspectiva freiriana
-
A mediação no ensino de matemática na educação de surdos: um estudo na abordagem histórico-cultural
-
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINOAPRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
A Pesquisa no Campo da Criatividade em Matemática: rumos e perspectivas no cenário internacional
-
A SIGNIFICAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS POR ESTUDANTES CEGOS E DE BAIXA VISÃO A PARTIR DO MATERIAL SOROBAN DOS INTEIROS
-
A utilização de softwares dinâmicos no Ensino de Análise Real : um estudo sobre a construção do conceito de Integral de Riemann.
-
Alfabetização Científica: análise em atividades desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental
-
Altas Habilidades/Superdotação + Síndrome de Asperger: das propostas governamentais à prática docente em aulas de Matemática
-
Antonia Zulmira da Silva
-
Análise de demonstrações da geometria plana elementar em livros-textos usados no brasil a partir do século XIX
-
ANÁLISE DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO
-
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS SOB A INFLUÊNCIA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
-
Análises de aulas de cálculo diferencial e integral na perspectiva dos jogos de linguagem
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ANÁLISE COMBINATÓRIA PAUTADA NOS TRABALHOS EM GRUPO E NA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
-
APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA DE MATEMÁTICA
-
Aproximações do Desenho e da Geometria nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses.
-
As diferentes estratégias de resolução de equação de 2 grau
-
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO GOVERNO REQUIÃO (2002/2010) E A AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO
-
Aspects of Continuing Education of Teachers Working in the Education of Persons with Intellectual Disabilities
-
Atividades didáticas em prol do cálculo mental
-
Autism spectrum disorder and shared creativity in mathematics: breaking the stigma of limitation in order to bring out potentialities.
-
Avatares no ensino de Matemática: possibilidades e limitações na educação de surdos
-
Benjamim Cardoso da Silva Neto
-
Candy Estelle Marques Laurendon
-
Carlos Miguel da Silva Ribeiro
-
CARTOGRAFAR NA DIFERENÇA: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático
-
CEPEM
-
Clicia Valladares Peixoto Friedmann
-
Comunicação e Interação Social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
-
Concepção de jogos Matemáticos Segundo uma Perpectiva Fenomenologica: Uma Reflexão Sobre o Processo Ensino-Aprendizagem na Sala de Apoio
-
Concepções de álgebra, educação algébrica e pensamento algébrico de professores da Educação Básica
-
Construindo a rede de conhecimentos em matemática - o uso de material reciclado como recurso facilitador da aprendizagem de geometria plana e espacial:um estudo de caso com alunos da 7 serie do ensino fundamental de Serra - ES
-
Construção de uma narrativa histórica para sala de aula: Eratóstenes, o cálculo da circunferência da Terra e o ensino de semelhança de triângulos
-
Contribuições da robótica educativa para o ensino de conceitos relacionados a triângulos e quadriláteros
-
Conversões entre representações algébricas e gráficas de números complexos a partir da ludicidade como aspecto de formação
-
Criatividade Compartilhada em Matemática: do ato isolado à ação coletiva
-
Criatividade Didática em Dissertações e Teses Sobre História para o Ensino de Matemática (1990-2018)
-
Criatividade em Matemática: alguns elementos históricos na constituição do campo de pesquisa e de intervenção pedagógica
-
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: UMA FERRAMENTA PARA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS
-
Cálculo Mental - Estudo sobre concepções e práticas de professores polivalentes
-
Daniele dos Santos Silva
-
DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA USANDO O SCRATCH: DA ELABORAÇÃO À CONSTRUÇÃO.
-
Deslocamentos Espaço-temporais e a construção de relações interdependentes: uma intervenção com os jogos Reversi e Traversi na perspectiva da Epistemologia Genética
-
Dificuldade de aprendizagem do ensino de matemática no ensino médio
-
Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
-
DISCURSOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE BARREIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE COMPARTILHADA
-
Dismantling the `All-Boys Club? A Narrative of Contradictions Women Experience in PhD Mathematics Programs: A Freirean Approach
-
Divisão e multiplicação de polinômios com o auxílio de materiais manipuláveis e tecnologias sob o olhar da representação semiótica
-
Do discutir e resolver em matemática : reflexões sobre a constituição de um grupo de estudos entre educadores matemáticos
-
Dr.ª Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
-
Educação ambiental no ensino da matemática: desafios didáticos para uma educação crítica e transformadora na EJA
-
Educação ambiental no ensino da matemática: desafios didáticos para uma educação crítica e transformadora na EJA
-
Educação crítica e transformadora na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma proposta de trabalho com a Educação Ambiental no ensino da Matemática
-
Educação matemática, software e rede de professores: repercussões no discurso e na prática pedagógica
-
Eliza Souza da Silva
-
Ensino de Matemática para Surdos: uma abordagem bilingue
-
Ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares de Matemática no Ensino Fundamental: Análise de repertórios profissionais de ensino no contexto do SARESP
-
ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA : AVALIAÇÃO CONTINUA
-
Entrevista com Marcelo Bairral, Presidente da SBEM nacional, sobre o Programa FormAção
-
EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES: Um Desafio Motivador para Alunos do Ensino Médio
-
Eraldo Gonçalves Correia
-
Escolas Isoladas Rurais de Ribeirãozinho e Marechal Deodoro da Fonseca na Colônia Malhada/PR à luz das práticas educativas (1950 - 1970)
-
Estratégias de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na resolução de problemas geométricos
-
Estudo de Possibilidades do Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no Ensino de Cônicas por meio de um Exercício de Imaginação Pedagógica
-
Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças
-
EXPLORANDO A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ATIVIDADES (DES)PLUGADAS COM CRIANÇAS DE 6 A 9 ANOS DE IDADE
-
Extemporaneous Intervention to Construct a Financial Education History
-
Formation of mathematical concepts by the intellectually disabled by means of soroban
-
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS
-
GRANDEZAS E MEDIDAS : ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E SUAS APLICAÇÕES PRÁTICAS EM SALA DE AULA
-
Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Matemática-GPEEM
-
Impactos didáticos-metodológicos da formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de educação de Jaguariaíva/PR
-
Implicações de avaliações oficiais em práticas docentes: o que dizem professores de uma região de Mato Grosso do Sul.
-
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NOS JOGOS DE LINGUAGEM ENVOLVENDO A GEOMETRIA
-
Iniciativas contemporâneas para a formação de professores de matemática, na Bahia
-
INSTRUMENTOS MEDIADORES DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL MATEMÃ?TICA PARA ALUNOS COM DEFICIÃ?NCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃ?O INTEGRATIVA
-
INTERAÇÃO ENTE FORMADORES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
-
INTERPRETANDO GRÁFICOS E TABELAS INTERPRETADAS PELA MÍDIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
-
Invariantes Operatórios mobilizados por um estudante cego mediante a resolução de problemas do campo conceitual aditivo em um contexto de inclusão
-
Inventário de conteúdos matemáticos identificados na resolução de questões de matemática do ENEM (2013-2017)
-
Jesica Barbosa Dantas
-
José Antônio de Oliveira Júnior
-
Kátia Cristina de Menezes Domingues
-
Livia Bittencourt Gomes
-
MAGMÁTICA: JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI)
-
MAGMÃ?TICA: JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÃ?Ã?O DECIMAL A ALUNOS COM DEFICIÃ?NCIA INTELECTUAL (DI)
-
Mapas conceituais como estratégia de análise de conhecimento na formação docente
-
Marcelo de Araujo Lino
-
Margarida dos Santos Pacheco
-
Maria dos Remédios Gomes da Silva
-
Mariangela Deliberalli
-
Material Didático Manipulável em aulas de matemática na percepção de professores de Limoeiro do Ajuru/PA
-
MATH2TEXT: FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES CEGOS A EXPRESSÕES MATEMÁTICAS
-
Mathematical forms in the look about the human body: thought, technique, art and education
-
Mediation in Mathematics Teaching and Learning in Deaf Education: Algebraic Thinking
-
Metacognição e Educação Matemática nas teses e dissertações nacionais: o que revelam os estudos?
-
Monica Karrer
-
Motivação extrínseca em relação à aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental
-
Movimentos do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual: contribuições do ensino desenvolvimental no AEE
-
MULHERES MIL E A PANIFICAÇÃO: ETNOMATEMÁTICA EM AÇÃO
-
Márcio Lima do Nascimento
-
Narrativa adaptada para o ensino de semelhança de triangulo para aluno com deficiência visual em situação de inclusão
-
NUTRIÇÃO E MATRIZES: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
-
O desenvolvimento do pensamento algébrico em estudantes com deficiência intelectual pela perspectiva histórico-cultural
-
O desenvolvimento profissional de duas professoras de primária imersas num grupo de trabalho colaborativo a partor da modelação das suas aulas de matemática
-
O ensino da função afim a partir dos registros de representação semiótica
-
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
-
O ensino de Matemática a partir do saneamento básico
-
O ENSINO DE POLIEDROS A PARTIR DE ELEMENTOS DO COTIDIANO DO ALUNO
-
O ESTUDANTE COM TEA E A AULA DE MATEMÁTICA: INTERAÇÕES ENTRE LEITURA CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE
-
O MANUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE NO FOMENTO À ARGUMENTAÇÃO
-
O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
-
O PROCEDIMENTO DELEUZIANO DE CRIAÇÃO: APORTES PARA PENSAR O CURRÍCULO (DE MATEMÁTICA)
-
O PROCESSO COLETIVO DE ELABORAÇÃO DEAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ E A INSERÇÃO DAS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS
-
O soroban dourado como instrumento mediador para a apropriação conceitual na deficiência intelectual
-
O soroban na formação de conceitos matemáticos por pessoas com deficiência intelectual: implicações na aprendizagem e no desenvolvimento
-
O tutor e a formação inicial, em um curso na modalidade à distância, de professores que lecionam geometria nos anos iniciais do ensino fundamental
-
O uso da lógica matemática para interpretação e resolução de problemas
-
OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMA DE GAME COMO AUXILIO AO PROFESSOR NA PROMOÇÃO DO ENSINO
-
OPTIMIZATION OF THE 3D PRINTING AND TEST OF MATERIALS FOR TEACHING AND LEARNING FOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT
-
Os Obstáculos Epistemológicos e A Educação Matemática
-
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM DE DERIVADA
-
Pensamento crítico e criativo no ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental
-
Perspectivas metodológicas de articulação entre Educação Comparada e Educação Matemática: o que dizem os trabalhos publicados no ENEM e SIPEM na última década
-
PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
-
PROFESSORES QUE SOMOS, EDUCADORES QUE QUEREMOS SER: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.
-
Prova Brasil: alguns fatores determinantes da qualidade de Ensino de Matemática das escolas públicas do município de Maringá - PR
-
Racismo na educação
-
Rafaela Silva Rabelo
-
RECURSOS DIGITAIS NA MATEMÁTICA: PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DE NARRATIVAS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Regina de Cassia Manso de Almeida
-
RELAÇÕES ENTRE CRIATIVIDADE, DESEMPENHO ESCOLAR E CLIMA PARA CRIATIVIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALa
-
Representações sociais de professores de Matemática e alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o curso e a Matemática
-
Roger Eduardo Silva Santos
-
Rogerio Sacramento Burkert
-
Rosangela Cruz da Silva Salgado
-
Rosangela Eliana Bertoldo Frare
-
Sala de aula invertida: Proposta de intervenção nas aulas de matemática da escola estadual Rômulo Castello
-
Sequência Didática para o ensino do Teorema de Thales
-
Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais
-
site construtor de webquest 'webquest facil
-
Soroban dos inteiros: material para o ensino de números inteiros a estudantes cegos
-
Statistics in High School: a potentially meaningful material for teaching the subject
-
Sérgio de Carvalho Bezerra
-
Teaching concepts on fractal geometry to visually-impaired students: from case of study to teaching instrumentation
-
Teaching Geometry Using an Adapted Narrative: A Case Study with a Visually Impaired Student
-
Tecnologias na prática docente de professores de matemática: formação continuada com apoio de uma rede social na internet.
-
TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO PPGECT
-
The Production of Pedagogic Narratives as a Formative Process in Contexts of Collaboration
-
Trajectoires et motivations d?étudiants de mathématiques Approches exploratoires, interactionniste et statistique de la formation des enseignants dans des universités brésilienne et française
-
Trajetórias e motivações de estudantes de matemática. Abordagens exploratória, interacionista e estatística da formação docente em universidades brasileira e francesa
-
UM PROCESSO DE PESQUISA EM COLABORAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORA DE MATEMÁTICA A RESPITO DOS ERROS DE SEUS ALUNOS
-
Uma abordagem psico-antropológica dos saberes na "Escola da Vida" no caso de adultos brasileiros pouco ou não escolarizados
-
UMA EXPERIÊNCIA COM ENSINO REMOTO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS EM TEMPOSDE PANDEMIA
-
Uma exploração sobre artefatos mesopotâmicos e suas possibilidades didáticas para o ensino de Matemática
-
Uma Pesquisa com um Grupo de Professoras que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais: atravessamentos com a insubordinação Criativa
-
Uma reflexão da prática docente a partir da utilização de tarefas exploratórias
-
Uma sequência Didática para o ensino de derivadas
-
UNA VISIÓN GENERAL DE LA INVESTIGACIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN DE LOS ESTUDIANTES SORDOS
-
Utilização de Jogos e Desafios no Ensino de Matemática em turmas de Sexta SÉrie do Ensino Fundamental
-
VOLUME E CAPACIDADE: Praxeologias numa coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental
-
Vídeos curtos na perspectiva dos seres-humanos-com-mídias e da Teoria da Atividade
-
Webquest na formação continuada de professores de matemática
-
Wilson Roberto Batista
-
Édila Dutra da Silva