"Distanciamentos e aproximações entre a teoria e a prática na formação inicial do docente de educação básica: elaboração de ações concretas para ensino e aprendizagem."
Research Group
O grupo se destaca em três ações: (a) a articulação entre teoria e prática docente tomando as práticas de ensino e aprendizagem bem sucedidas da escola básica da rede pública como principal elemento protagonista no processo formativo dos licenciandos. A pesquisa aborda as ações e resultados do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) incentivado pela Capes, para aperfeiçoamento e valorização da formação de professores de educação básica. São participantes do programa, alunos de licenciatura de projetos de iniciação à docência desenvolvidos em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino, sob orientação de um professor da escola e coordenação de professores da instituição de ensino superior.(b) a pesquisa e teorização sobre as práticas didáticas, tendo como fundamento o trinômio ¿pesquisa-ação-reflexão¿.(c) a elaboração de ações concretas para geração de novas ações no ensino para desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas.