A relação linguagem x processamentos cognitivos é estudada para entender mudança gramatical x mecanismos cognitivos. Desde 2011, em parceria com o Instituto de Psicologia, doutorandos passaram a estudar motivações cognitivas, consciência e uso (Oliveira, 2013; Defendi, 2013; Vicente, 2014; Ribeiro, 2014) Em 2012, numa parceria inédita de psicológicas, psiquiatras e linguistas, iniciaram-se estudos da relação metáfora x memória em alzheimers (Kuhlmann, 2013), da relação (inter)subjetivação x autistas (Guerra, 2013, 2014; Verissimo da Silva, 2013), a relação entre memória e inferência (Moreli, 2013) e representação do espaço por cegos (Silva, 2013-2014). Um terceiro braço do grupo desenvolve pesquisas no campo da interculturalidade e cognição aproximando espaços geográficos distantes: China (Bi, 2014; Tang, 2015), Guiné-Bissau (Mendonça, 2012, 2013, 2014) e Japão (Komatsu, 2012). Um projeto sobre fluência verbal tem sido desenvolvido com as escolas públicas em parceria com o IPUsp