A gestão organizacional requer amplos estudos sobre informação e comunicação, visando o desenvolvimento de processos de significação e divulgação. Esses processos são aplicados na produção de mensagens e sistemas físicos de informação e divulgação, considerando-se o planejamento e a aplicação de estratégias eficientes de comunicação, junto ao público interno e ao público externo à organização.Os estudos ou pesquisas propostos e desenvolvidos neste grupo repercutem, portanto, nas organizações, sejam essas instituições ou empresas, mais especificamente, tratando de sua identidade e marca corporativa ou de produtos ou serviços decorrentes da organização. Assim, propõem coletar, desenvolver e oferecer conhecimentos sobre sistemas e estratégias humano-tecnológicas de significação, informação, design e comunicação organizacional.As áreas de conhecimento diretamente relacionadas aos estudos e pesquisas do grupo são: Comunicação Integrada de Marketing, Comunicação Educativa, Mídia do Conhecimento, Design, Estética e Semiótica, cujos conhecimentos são recuperados, desenvolvidos e direcionados à gestão da mídia, da informação e da comunicação nas organizações, especialmente na comunicação da marca corporativa. Nas áreas de Design, Estética e Semiótica, os produtos gráficos, impressos ou digitais, são planejados ou interpretados a partir dos elementos visuais básicos, pontos, linhas, planos, manchas, figuras e cores.O grupo desenvolve pesquisas relacionadas às atividades do Coordenador e dos membros nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign EGR/CCE/UFSC) e (2) Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/CTC/UFSC.