Trata-se de um grupo de pesquisa que tem como objetivo principal oferecer um espaço para pensar a interface entre a filosofia contemporânea e a educação, principalmente a filosofia da educação, mas também as políticas públicas e práticas pedagógicas. Pretende contribuir para os fundamentos pós-metafísicos da educação, com ênfase nos seguintes tópicos: racionalidade e educação; ética, política e educação; corpo, linguagem, mente e cognição; teorias de aprendizagem. Projetos já concluídos ou em andamento incluem: "A constituição do espaço público na escola brasileira: igualdade e pluralidade"; "Projeto Político-Pedagógico: instrumento consensual ou contra-hegemônica à lógica do capital?"; "Educação em/para os Direitos Humanos em processos de democratização: o caso do Chile e do Brasil". Livros incluem: BANNELL, R.I. Habermas e a Educação, 2013 2a edição; BANNELL, R.I., PRATA, R.V., FENERICH, C. Formação para a Cidadania e os Limites do Liberalismo, 2011.