Grupo de Pesquisa em Metodologia de Ensino e Seus Processos Cognitivos Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educa¿¿o

tem membro

descrição

  • O Grupo funciona a partir da id¿ia da implanta¿¿o de um Laborat¿rio de Neuropedagogia e centra-se no objetivo de contribuir com a constru¿¿o/elabora¿¿o/cria¿¿o de processos/produtos/artefatos t¿cnico-cient¿ficos para uma DID¿TICA fundamentada nas conquistas/conhecimentos das Neuroci¿ncias e das Ci¿ncias Cognitivas estruturado numa epistemologia e organizada em metodologias aplicadas ¿ forma¿¿o de professores e aos processos de Educa¿¿o Cient¿fica no contexto do Ensino de Ci¿ncias.O principal impacto que se espera do Laborat¿rio constitui-se na elabora¿¿o/sistematiza¿¿o/teoriza¿¿o/cria¿¿o do conceito de NEUROPEDAGOGIA que agrega, de forma inter-transdisciplinar, os processos de ensino fundamentados epistemologicamente nas conquistas/conhecimentos das Ci¿ncias Cognitivas e das Neuroci¿ncias.Busca-se desenvolver novas maneiras de conduzir o processo de ensino centrado nas formas/processos que ocorrem no modo pr¿prio em que o c¿rebro aprende. Procura-se aproximar os processos de funcionamento do c¿rebro ¿s metodologias de ensino articulados ao processo de aprendizagem de conceitos cient¿ficos.Prop¿e a aproxima¿¿o multi-transdiciplinar do ensino/aprendizagem a partir da neuroci¿ncia aplicada ao Ensino de Ci¿ncias compreendido como estudo da estrutura, do desenvolvimento, da evolu¿¿o e do funcionamento do sistema nervoso central sob enfoque biol¿gico, neurol¿gico, psicol¿gico, matem¿tico, f¿sico, filos¿fico e computacional, voltado para aquisi¿¿o de informa¿¿es, resolu¿¿o de problemas, mudan¿a de comportamento, amplia¿¿o das intelig¿ncias, evolu¿¿o da consci¿ncia, aprofundamento da reflex¿o a partir de processos/produtos did¿ticos centrados e desenvolvidos a partir da evolu¿¿o das ci¿ncias que estudam o c¿rebro humano.O GPeMEC pretende consolidar os conceitos de Neurodid¿tica e Neuropedagogia enquanto formas de pensar os processos pr¿prios de construir o conhecimento cient¿fico numa perspectiva transdiciplinar.

Data arquivamento

  • 2011