O propósito deste grupo é estabelecer fundamentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ambientes e ferramentas digitais de aprendizagem de línguas estrangeiras e outras finalidades. Dentre estas, investigar os processos de ensino e aprendizagem de LE e formação pedagógica continuada em ambiente digital. Como objetivos específicos, este grupo de pesquisa irá investigar a introdução de procedimentos pedagógicos que favoreçam a análise e a reflexão do aprendiz sobre a língua-alvo e sobre seu próprio processo de aprendizagem; a introdução de procedimentos pedagógicos que favoreçam a análise e a reflexão dos professores em formação continuada sobre seu próprio processo de aprendizagem; o fornecimento de um ambiente propício ao desenvolvimento de interações de aprendizes a partir de tarefas voltadas para o trabalho cooperativo e reflexivo e ao desenvolvimento a interações e produção por meio de ferramentas e objetos digitais de aprendizagem favorecedores de tarefas cooperativas; o exame sistemático da possível conexão entre os processos de aprendizagem de LE inferidos a partir da produção dos aprendizes e os procedimentos pedagógicos desenvolvidos através do ambiente digital; a descrição e análise das interações ocorridas e a intervenção docente. Pretende-se atender à demanda de qualificação em educação a distância de docentes e discentes na graduação em Letras, especialização, mestrado, doutorado e extensão. Da mesma forma, ampliar os recursos de aulas presenciais com ferramentas destinadas ao uso online com uso pedagógico solidamente consistente com os resultados obtidos por pesquisas, a saber, a mineração textual e produção de fanfictions como processos desencadeadores de oportunidades de letramento no ensino de língua estrangeira; a mediação da tecnologia na língua em interação em língua estrangeira focando os efeitos da ferramenta SOBEK e a mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira.