A construção do conhecimento crítico pedagógico na formação contínua do professor de inglês da escola pública: de teorias globais para o desenvolvimento do saber local
Grupo de Pesquisa
O projeto em desenvolvimento representa uma importante contribuição para a pesquisa em formação contínua de professores, com especial ênfase na formação contínua do professor de inglês da rede pública de ensino. A contribuição abarca questões teórico-metodológicas, isto é, questões referentes ao ensino-aprendizagem do professor, a seu papel como profissional da educação, a sua atuação pedagógica, à função social de seu objeto de ensino no contexto sócio-histórico em que atua. Especial ênfase é dada à questão da relação teoria e prática e sua relevância na formação do professor. Não menor é a contribuição para a área de metodologia de pesquisa em formação docente. Especial repercussão do trabalho deste grupo refere-se à formação do professor de inglês da escola pública do Estado de São Paulo, e, agora, do Estado do Piaui, com a entrada no grupo da Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues, da Universidade Federal do Piaui, que desenvolve pesquisa com alunos de graduação junto a escolas estadua