cour_1f0b5c42-3939-43e5-9090-5fa7671ad271
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
?A Cultura Maker e a Resolução de Problemas no Ensino de Ciências: análise de uma vivência formativa no curso de Licenciatura em Pedagogia com base na Teoria da Atividade?, Documento
-
A ATUAÇÃO DA NOOSFERA NA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: O CASO DA ÁLGEBRA Documento
-
A Aprendizagem baseada em problemas: uma análise da implementação na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino de Química Documento
-
A DIMENSÃO COGNITIVA NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: REFLEXÃO TEÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE PROBABILIDADE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Documento
-
A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E AS SUAS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO, UM ESTUDO DO CURRÍCULO NA AÇÃO Documento
-
A elaboração de problemas intencionalmente argumentativos para o ensino de ciências: análise de um processo formativo com licenciandos em Pedagogia. Documento
-
A natureza da ciência na formação inicial de professores de física : contribuições do teatro científico-experimental Documento
-
A sala de aula como espaço psíquico : articulações entre a didática, a psicanálise e a relação ao saber na proposição de uma tipologia de contrato didático Documento
-
ABORDAGEM DO CONCEITO DE CÉLULA : UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL (MRE) Documento
-
ANALISANDO PROCESSOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA CONSIDERANDO A HETEROGENEIDADE DE MODOS DE PENSAR E FORMAS DE FALAR, DILEMAS E CONTRADIÇÕES EM AULAS DE QUÍMICA. Documento
-
ANÁLISE DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: BUSCANDO RELAÇÕES ENTRE DIFERENTES MODOS DE PENSAR E CONTEXTOS ASSOCIADOS EM ESTUDOS SOBRE FÁRMACOS E AUTOMEDICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Documento
-
ANÁLISE DA RELAÇÃO AO SABER MATEMÁTICO DE PROFESSORES BRASILEIROS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Documento
-
AULAS DE CAMPO EM CONTEXTOS ESCOLARES : PRÁTICAS E APRENDIZAGENS COM A NATUREZA Documento
-
Análise da mobilização de significados sobre natureza da ciência e o seu ensino por professores de Química em uma comunidade de prática Documento
-
Análise das Orientações conceituais e metas de Formação no Programa Institucional de bolsas de iniciação à docencia de Ciências Documento
-
Análise de diferentes modos de pensar e formas de falar o conceito de ácido/base em uma experiência socialmente situada vivenciada por licenciandos em química, Documento
-
Análise do trabalho docente no contexto de escolas em tempo integral do Município de Orobó: influências e contribuições dos processos de formação continuada dos professores da área de Ciências da Natureza Documento
-
Avaliação da Experiência: uma perspectiva de avaliação para o ensino das Ciências da Natureza Documento
-
Avaliação do Pefil Formativo dos egressos de 2008 a 2011 do curso de Licenciatura em pedagogia da UFRPE Documento
-
CONCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE E COMPLEXIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR Documento
-
CONCEPÇÕES, USOS, MODELOS E ESTRATÉGIAS DA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM MÓVEL ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING PARA A FORMAÇÃO A DOCENTE: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO A APRENDIZAGEM. Documento
-
Construção de conceitos da Biologia na perspectiva sistêmico-complexa a partir do MoMuP-PE articulado à teoria histórico-cultural. Documento
-
DECISÕES DIDÁTICAS E CONTRATO DIDÁTICO: INTER-RELAÇÕES NO ENSINO DE UM SABER ALGÉBRICO Documento
-
Desenho e validação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre os estados físicos da matéria com base na teoria da atividade e na teoria da formação das ações mentais por etapas Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DA AREA DE BIOLOGIA DURANTE O CICLO BÁSICO DE FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO AGRONOMO. Documento
-
ENFOQUE CTS E DECOLONIALIDADE: SABERES PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CRÍTICA E EMACIPATÓRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA UFRPE Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS EM CULTURA CRUZADA: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM UMA SALA MULTICULTURAL EM SALGUEIRO, PERNAMBUCO, BRASIL Documento
-
ESTUDO DAS APRENDIZAGENS DESENVOLVIDAS NA ATIVIDADE DE MEDIAÇÃO DIRIGIDA A GRUPOS ESCOLARES EM MUSEU DE CIÊNCIAS Documento
-
Entre cavernas, obstáculos e horizontes: Um olhar sobre a formação continuada de Professores de Ciências na Natureza à luz da Hermenêutica, Dialogicidade e Complexidade Documento
-
Estágio supervisionado no Museu do Homem Americano : investigando as múltiplas aprendizagens de licenciandos do curso de Ciências da Natureza da Univasf Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: UM COMPLEXO DE INTERAÇÕES PARADIGMÁTICAS Documento
-
Formação de Professores de Química no Programa Residência Pedagógica: Reflexões Expressas na Relação Teoria - Prática Documento
-
Impacto do Programa de Residência Pedagógica na Formação Inicial do Professor de Ciências Biológicas Documento
-
Investigando, a partir dae premissas da engenharia Didática, um processo formativo com bolsitas de física do PIBID que envolve o desenho, a aplicação e a validção de uma sequência de ensino-aprendizagem Documento
-
Jogo, TIC e Ensino de Química: Uma Proposta Pedagógica Documento
-
Mobilização de saberes para o ensino de ciências na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS) : interfaces com a formação inicial docente na EAD Documento
-
Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico : um modelo para os problemas de partilha de quantidade Documento
-
O CONTRATO DIDÁTICO NA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA PERCEPÇÃO ESPACIAL: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM AMBIENTE VIRTUAL Documento
-
O Ecoar das Vozes de Professoras de Estágio Supervisionado Obrigatório de Ciências Biológicas: A História que Ninguém te Conta Documento
-
O MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL COMO APORTE TEÓRICO E METODOLÓGICO PARA O DESIGN DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O CONCEITO DE BIODIVERSIDADE EM UMA PERSPECTIVA INTEGRAL E POLISSÊMICA Documento
-
O contrato didático e as organizações matemáticas e didáticas : analisando suas relações no ensino da equação do segundo grau a uma incógnita Documento
-
O discurso de professores de ciências relativo ao uso da robótica educacional na cidade do Recife Documento
-
PROFESSORES LEIGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: TRAJETÓRIA E NOVAS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO Documento
-
PROPOSTA DE UMA MATRIZ SEMÂNTICA SOBRE ALIMENTAÇÃO PARA A ANÁLISE DE PROCESSOS DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM ABORDAGEM COM BASE NA TEORIA DA ATIVIDADE Documento
-
Percurso de Estudo e Pesquisa no conceito de Função: analisando o processo de ensino e aprendizagem e as influências na formação do professor de matemática (Estágio Sanduíche financiado pela CAPES) Documento
-
Percursos da educação ambiental nos processos de produção do currículo nos microcontextos da escola Documento
-
Perfil conceitual de química : contribuições para uma análise da natureza da química e do seu ensino Documento
-
Praxeologia do professor: Analise Comparativa com os Documentos Oficiaise do Livro Didático, no Ensino de Equações Polinomiais do Primeiro Grau Documento
-
Processos de tomada de consciência:análise da produção de enunciados dos estudantes e de compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológic Documento
-
QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE O USO DOS AGROTÓXICOS: POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ARGUMENTAÇÃO PELOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA Documento
-
RELAÇÕES ENTRE SABERES E AÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE E PRÁTICA DOCENTES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Documento
-
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DIDÁTICO EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Documento
-
RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS SISTÊMICOS-COMPLEXOS EM BIOQUÍMICA: UM OLHAR À LUZ DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL Documento
-
Resolução de problemas no ensino de química : reflexões sobre a divulgação científica e a formação continuada de professores Documento
-
Robótica Sustentável no Ensino dos Conceitos de Eletricidade e Hidrostática: a Aprendizagem Colaborativa como Fundamentação Teórico-Metodológica Documento
-
Robótica educacional no ensino de física : contribuições da engenharia didática para a estruturação de sequências de ensino e aprendizagem Documento
-
Significados sistêmico-complexos mediados pela linguagem audiovisual: investigando os fatores bio-sócio-histórico-culturais que permeiam as interações entre "ser humano-ambiente-teia alimentar" Documento
-
TECENDO REDES NO "CAMINHAR PARA SI" A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA FORMATIVA DE NÓS PROFESSORES DE CIÊNCIAS Documento
-
UMA PROPOSTA DE PERFIL CONCEITUAL PARA REAÇÕES QUÍMICAS Documento
-
Uma Proposta para o Perfil Conceitual de Em Contextos do Ensino da Física e da Química Documento
-
Uma imagem vale mais com mil palavras : estudo sobre a produção de textos multimodais para o ensino do conceito de respiração pulmonar Documento