cour_23a5fca6-305a-423e-a8be-7174cbd814f6
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
. Abordando o Conhecimento de Isomeria por Meio de Situações-problema no Ensino Superior de Química Documento
-
?ANIMAIS POLINIZADORES: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM APLICATIVOS MÓVEIS PARA SMARTPHONES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS? Documento
-
A (re) construção articulada de conceitos em biologia sob uma abordagem sistêmico-complexa : impressões e expressões de licenciandos em biologia Documento
-
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES Documento
-
A ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA. Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE TEMPO: uma aprendizagem cognitiva e social Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DAS ARTES PLÁSTICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS Documento
-
A Concepção de Frações de alunos nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Documento
-
A Construção de uma Multimídia como Tema Gerador - Lixo, uma Usina Documento
-
A Contribuição de um Estudo sobre Modelos Mentais de Circuitos Elétricos para Reformulação Curricular do Ensino Médio Documento
-
A Dinâmica do Contrato Didático na Resolução de Problemas sobre Equilíbrio Químico no Ensino Médio Documento
-
A MATEMÁTICA DO MEIO RURAL NUMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA:UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DOS NÚCLEOS-ESCOLAS DA COMUNIDADE CAMPONESA DO MOVIMENTO SEM TERRA NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA Documento
-
A MOBILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM ATIVIDADES PRÁTICAS EM CONTEXTO DE JOGO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA Documento
-
A Metacognição no Estudo dos Números Racionais: Um olhar sobre o livro didático Documento
-
A PBL em cursos de engenharia : a importância da formação continuada em serviço Documento
-
A PERSPECTIVA CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA UMA AÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA Documento
-
A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA ABORDAGEM DOS RECURSOS HIDRICOS NO CENÁRIO RURALISTA Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA COM O CICLO CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A Pesquisa em ensino de biologia no programa de pós-graduação em ensino de ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco : características e contribuições no período de 2003 a 2009 Documento
-
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Documento
-
A Revisão Construtiva na Concepção de Movimento Retilíneo Uniforme, da Aristotélica para a galilaica. Documento
-
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO ACERCA DOS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES. Documento
-
A UTILIZAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA EM SALA DE AULA: DO PLANEJAMENTO DO ENSINO À ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES Documento
-
A Utilização da História da Física como Estratégia educacional no Estudo do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado Documento
-
A abordagem de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: Uma análise sobre a prática pedagógica nos anos finais do ensino fundamental. Documento
-
A abordagem do conceito de energia através de experimentos de caráter investigativo, numa perspectiva integradora. Documento
-
A aprendizagem de matemática por alunos adolescentes na modalidade educação de jovens e adultos: analisando as dificuldades na resolução de problemas de estrutura aditiva. Documento
-
A ciência contemporânea no ensino médio : limites e possibilidades Documento
-
A competência interacional do professor das séries iniciais : a organização seqüencial da conversa nas aulas de ciências Documento
-
A contextualização no âmbito da prática como componente curricular de genética Documento
-
A contribuição de uma situação-problema na construção dos conceitos de misturas e substâncias Documento
-
A contribuição do jogo de xadrez para o ensino de coordenadas cartesianas na educação de jovens e adultos Documento
-
A dimensão ambiental da temática água no Exame Nacional do Ensino Médio Documento
-
A educação ambiental na formação inicial de professores no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto Biologia Documento
-
A experimentação e a utilização de ambientes virtuais de estudo na aprendizagem de conceitos sobre clonagem vegetal Documento
-
A formação de professores na área de educação ambiental : tendências da produção científica em eventos nacionais Documento
-
A implementação de uma abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no ensino da química: um olhar sobre a prática pedagógica Documento
-
A influência do contexto aditivos alimentares na aprendizagem de funções inorgânicas Documento
-
A ludicidade como ferramenta na construção de conceitos na educação infantil Documento
-
A metacognição no livro didático de Ciências: Um olhar sobre a bordagem ambiental do conteúdo Água Documento
-
A percepção de professores de Ciências e Biologia sobre projetos na escola: concepções e dificuldades. Documento
-
A prática como componente curricular na formação dos professores de Biologia Documento
-
A prática docente dos professores de Ciências com a educação ambiental no ensino fundamental II Documento
-
A questão da sustentabilidade nas concepções e práticas docentes: um estudo com licenciandos de Ciências Biológicas. Documento
-
A transdisciplinaridade na formação continuada de professores de ciências da natureza e matemática em Camaragibe- PE Documento
-
A transposição didática e os conteúdos de meio ambiente e educação ambiental em áreas de manguezais na 4ª série do ensino fundamental Documento
-
A utilização das Tecnologias da comunicação e informação (TICs) em cursos de Licenciatura em Química CAPES = 4 Documento
-
A utilização das analogias e metáforas como recurso didático na compreensão do conteúdo ligações químicas Documento
-
A utilização de Jogos Concretos na Aprendizagem de Indução Finita Documento
-
A utilização de modelos didáticos, na forma de analogias, no ensino de isomeria 3D : uma investigação dos saberes docentes junto a professores de química Documento
-
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE DESENHO DE SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A PARTIR DA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA INTEGRADA, NA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS Documento
-
ANALISANDO A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DO 3º ANO (ANOS INICIAIS), NO CAMPO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS Documento
-
ANÁLISE DOS EFEITOS DIDÁTICOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES NA APRENDIZAGEM DO SIGNFICADO PARTE/TODO DO NÚMERO RACIONAL Documento
-
ANÁLISE DA INSERÇÃO DE QUESTÕES AMBIENTAIS NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA Documento
-
ANÁLISE DA INSERÇÃO DO PLANEJAMENTO DE OFICINAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA Documento
-
ANÁLISE DA MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PROFESSORES DE BIOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA Documento
-
ANÁLISE DA MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES SOBRE A ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)A PARTIR DE DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA EM UM PROCESSO FORMATIVO Documento
-
ANÁLISE DE UM PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS E LICENCIADOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE HABILIDADES DOCENTES E TRANSDISCIPLINARIDADE Documento
-
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE RADIOATIVIDADE PAUTADA NA PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) Documento
-
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E 2º GRAUS INSTRUMENTALIZADA POR UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES Documento
-
ANÁLISE DE ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA QUE EMERGEM NA FALA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA DA REDE PRIVADA DO RECIFE Documento
-
Abordagem do ciclo do nitrogênio nas aulas de ciências : o livro didático e as necessidades do professor Documento
-
Aceitação e uso do ambiente virtual da aprendizagem : percepções dos docentes nos cursos de licenciaturas na área de ensino das ciências e matemática da ufrpe Documento
-
Ambiente virtual de estudo e o podcasting multimídia como ferramentas pedagógicas: desafios e possibilidades Documento
-
Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de ciências Documento
-
Análise da Formação de Modelos Mentais nos Conteúdos de Genética Através de Softwares de Simulação Documento
-
Análise das Praxeologias Matemáticas em Livros Didáticos dos Ensinos Fundamental e Médio Documento
-
Análise das Práticas de Ensino de Licenciandos e Licenciados em Matemática da UFRPE Documento
-
Análise das respostas dos alunos as questões de álgebra no exame do SAEPE Documento
-
Análise das transformações do conceito de energia segundo a termodinâmica nos livros de física do ensino médio Documento
-
Análise de Tendências de Pesquisa sobre a Resolução de Problemas em Química Documento
-
Análise de estratégias de resolução de problemas de grandezas geométricas em avaliações institucionais em larga escala de redes públicas do Estado de Pernambuco Documento
-
Análise de estratégias didáticas, atividades e padrões de interações em sala de aula de química Documento
-
Análise de uma sequência didática para a aprendizagem do conceito de função afim Documento
-
Análise deconcepções e processo de conceituação de estudantes sobre célula à luz da teoria do perfil conceitual Documento
-
Análise do processo de formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais Documento
-
Análise do uso de um texto didático sobre o conceito de calor numa abordagem Kellyana Documento
-
Análise dos mecanismos de implantação de uma proposta interdisciplinar para o ensino fundamental e médio numa escola da rede privada Documento
-
Aplicação e validação de uma sequencia de ensino-aprendizagem na área de Ecologia a partir da abordagem Construtivista Integrada numa perspectiva colaborativa Documento
-
Aprendizagem do conceito de relatividade da simultaneidade, através do uso de um aparato experimental Documento
-
Aprendizagens Desenvolvidas por Monitores na Atividade de Mediação em Museus de Astronomia Documento
-
As Leis de Kepler em livros didáticos de Física: a ciência enquanto construção humana. Documento
-
As Metodologias ativas e a formação de professores de Ciências e Biologia Documento
-
As Representações Sociais dos Professore e Alunos da Escola Municipal Karla Patricia sobre o Manguezal Documento
-
As Seqüências de conteúdos nas aulas de Biologia: o uso do livro didático Documento
-
As dificuldades do uso do vídeo em aulas de matemática na EJA no município de Goiana-PE Documento
-
AsTecnologiasdaInformaçãoe Comunicação na Formação Inicial de Professores de Matemática em Recife e Região Metropolitana Documento
-
Aspectos epistemológicos e historiográficos da derrubada da teoria do flogístico : o uso da metodologia de estudos de caso históricos na formação inicial de professores de química Documento
-
Atividades experimentais de Química Numa Perspectiva de Ensino por Situação-problema para alunos Iniciantes do Curso de Medicina Veterinária. Documento
-
Avaliação dos efeitos de uma sequência didática na concepção de ensino-aprendizagem e na construção do conceito de homotetia em licenciandos de matemática. Documento
-
Avaliação em matemática : o que licenciandos revelam ao avaliarem diferentes estratégias mobilizadas por estudantes da educação básica? Documento
-
Avaliação institucional e formação de professores : um olhar sobre o curso de licenciatura em física da UFRPE à luz do contrato didático Documento
-
Ações Reflexivas na Prática de Ensino de Química Documento
-
Breve panorama sobre o uso das tecnologias e laboratórios virtuais no ensino de química do ensino médio das séries regulares em Pernambuco Documento
-
CONCEPÇÕES DE TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SOBRE PROPORÇÃO EM ATIVIDADES COM ARGAMASSA: UM ESTUDO NO CAMPO DA ETNOMATEMÁTICA Documento
-
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS : ENFOQUES, PERSPECTIVAS E CONTRADIÇÕES Documento
-
CONSTRUINDO PONTES ENTRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE Documento
-
CONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA CONCEPÇÃO DE LUZ POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO Documento
-
Ciclo Celular: Formação de Conceito no Ensino Médio Documento
-
Ciência contemporânea na formação de professores : o caso dos fractais em uma perspectiva Kellyana Documento
-
Como os Livros Textos Apresentam as Idéias de Copérnico e Suas Possíveis Consequências para o Ensino de Física Documento
-
Compreendendo as concepções de Avaliação de professores de Fisica, através da Teoria dos Construtos Pessoais Documento
-
Concepções Epistemológicas e Experiências de Professores de Matemática sobre números fracionários: as ilplicações em suas práticasna5ª série do ensino fundamental. Documento
-
Concepções Epistemológicas e Prática Pedagógica de Professores dos Anos Iniciais: um Olhar no Ensino de Ciências. Documento
-
Concepções de Alunos do 3º do Ensino Médio Sobre o Significado do Símbolo Documento
-
Concepções de ciência: o seriado House M.D. e os mapas conceituais como sensibilizadores de mudança paradgmáticas Documento
-
Concepções de licenciandos de matemática sobre a utilização de jogos no ensino básico como uma ferramenta do ensino-aprendizagem Documento
-
Concepções de professores de ciências sobre objetivos de ensino e prática pedagógica na educação de jovens e adultos : um estudo exploratório Documento
-
Concepções de professores e licenciandos em ciências biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais. Documento
-
Constituição da Identidade Docente : o papel do Mestrado em Ensino de Ciências da UFRPE Documento
-
Contrato Didático: negociações, rupturas e renegociações a partir de uma sequência didática de Progressão Aritmética Documento
-
Critérios de adoção e utilização do livro didático de matemática no ensino fundamental, e a participação do professor na adoção : o caso do Agreste de Pernambuco Documento
-
Currículo por competências: da teoria a prática numa escola pública em Recife Documento
-
DIFRAÇÃO DE ELÉTRONS: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA E POSSÍVEIS MUDANÇAS ATRAVÉS DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA Documento
-
DNA X TRANGÊNICOS: Um estudo das concepções de licenciados em Biologia. Documento
-
Desafios de professores de ciências e biologia em início de carreira Documento
-
Desenho e aplicação de uma sequência de ensino-aprendizagem sobre os princípios da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia (TCAM) Documento
-
Desenvolvendo competências para implementar projetos transdisciplinares no ensino médio Documento
-
Desenvolvimento sustentável nos livros didáticos de biologia. Documento
-
Diabetes Mellitus em uma perspectiva de complexidade: uma proposta de projeto transdiciplinar Documento
-
Diagnóstico das dificuldades de articulação e sobreposição dos conceitos básicos da Genética utilizando jogos didáticos Documento
-
Do Gene à Proteína: A Visão Sistêmica da Expressão Gênica Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS:UMA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: (re)interpretações das questões ambientais através de TIC Documento
-
EFEITO FOTOELÉTRICO E SUA HISTÓRIA: RECURSO DIDÁTICO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE THOMAS KUHN Documento
-
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA HIPERMÍDIA SOBRE CINÉTICA QUÍMICA COM BASE NO ENSINO POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA: INTERAÇÕES E EMERGÊNCIAS EM UMA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA Documento
-
EXPLICITAÇÃO DE ANTECIPAÇÕES DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO EM GEOMETRIA NUM CONTEXTO DE EAD Documento
-
EXPOSIÇÃO DENGUE: INVESTIGANDO AS APRENDIZAGENS MOBILIZADAS EM MUSEU DE CIÊNCIA Documento
-
Educação Humanística, Química e Cidadania: Entrelaçando Caminhos Documento
-
Educação ambiental e representações sociais : uma análise transdisciplinar Documento
-
Educação socioambiental : uma análise das atitudes de estudantes do ensino fundamental Documento
-
Entre questões ambientais e educacionais : ambientalização do currículo na região do Alto Capibaribe, Pernambuco Documento
-
Equações quadráticas : articulando suas formas algébricas e geométrica via um aplicativo ad hoc Documento
-
Estratégias didáticas envolvidas no uso das TIC : um estudo exploratório de cursos de licenciatura em química Documento
-
Etnia negra nos livros didáticos do ensino fundamental : transposição didática e suas implicações para o ensino das ciências Documento
-
Expressão de conceitos e significados bioquímicos à luz da Gramática de Design Visua Documento
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES (AS) DO ENSINO DE CIÈNCIAS NATURAIS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE ECOLOGIA: AMPLIANDO HORIZONTES IMAGINATIVOS Documento
-
FRAGMENTAÇÕES EM SISTEMAS DE CONSTRUCTOS KELLYANOS ASSOCIADOS AO CONCEITO DE COR DA ÓPTICA Documento
-
Flexquest no ensino de Ciências : incorporando a Teoria da Flexibilidade Cognitiva na WebQuest. Documento
-
Flexquest “tem química na minha dieta?” associada ao uso de problemas : uma proposta para flexibilização do conhecimento relacionado às dietas restritivas Documento
-
Formação Continuada Semipresencial com Professores de Ciências Documento
-
Formação Continuada de Professores de Ciências e Biologia:um estudo de caso na Rede Pública Estadual de Pernambuco Documento
-
Formação Inicial e Continuada de Professores de Química Documento
-
Formação continuada de professores de Biologia para o enfrentamento de conflitos socioambientais. Documento
-
Formação inicial de professores de química com a temática Radioatividade Documento
-
Formação inicial de professores de química da UFRPE : uma análise da construção/mobilização de saberes a docência relativos à perspectiva CTS Documento
-
História e Filosofia da Ciência no ensino médio de Química: um estudo de caso em duas escolas públicas estaduais na cidade de Campina Grande - PB Documento
-
INTERPRETANDO GRÁFICOS E TABELAS INTERPRETADAS PELA MÍDIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Documento
-
INVESTIGANDO A S RELAÇÕES SISTÊMICAS HOMEM-AMBIENTE-TEIA ALIMENTAR A LUZ DO MODELO DAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM - MOMUP Documento
-
INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES SOBRE FORÇA DURANTE O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA Documento
-
Implementando práticas pedagógicas em saúde bucal no ensino fundamental I Documento
-
Implicações do Uso do RPG Pedagógico como ferramenta de ensino-aprendizagem de Física numa pespectiva interdisciplinar Documento
-
Integração entre a aprendizagem baseada em projetos e a flexquest : uma proposta para os cursos de engenharia Documento
-
Introduzindo a geometria fractal no ensino médio : uma abordagem baseada nas formas dos objetos construídos pela natureza Documento
-
Investigando a Construção de Competências para Comunicação Científica com Licenciandos de Biologia Documento
-
Investigando a aprendizagem da resolução de problemas combinatórios em licenciandos em Matemática Documento
-
Investigando a utilização de gráficos cartesianos como ferramenta para compreensão do conceito de movimento na 1ª série do ensino médio Documento
-
Investigando indícios do engajamento de licenciandos em atividade de estudo sobre a orientação CTS na formação inicial de professores de química Documento
-
Investigando o Desenvolvimento da Concepção de Nanomundo no Ensino Fundamental Documento
-
Investigando o desenvolvimento da concepção de interdependência entre os elementos da biosfera, com alunos do Ensino Fundamental I Documento
-
Investigando o uso dos resultados genéricos de aprendizagem (GLOs) para o estudo de aprendizagens do público em museus de ciências Documento
-
Investigando os Saberes Docentes de professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de ensino do Estado de Pernambuco e a relação estabelecida com a sala de aula Documento
-
Investigação da aprendizagem de conhecimentos matemáticos a partir de atividades contextualizadas na educação de jovens e adultos Documento
-
Investigação da inserção do conhecimento físico no ensino de ciências no ensino fundamental na perspectiva da noção do tempo relativístico Documento
-
Investigação sobre a reflexão e pesquisa-ação na prática docente a partir da formação de um grupo de professores do ensino fundamental I Documento
-
Jogo distância em batalha : investigação do processo contextualizado de aprendizagem matemática à luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud Documento
-
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DO CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY Documento
-
Limites e possibilidades do planejamento de aulas interdisciplinares. Documento
-
MARÉ, MANGUE OU MANGUEZAL? UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
MODELOSDIDÁTICOSCOMOFACILITADORESDOPROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMEMGENÉTICANOENSINOMÉDIO Documento
-
Medida e História da Matemática: Um Estudo Junto a Alunos do Ensino Médio/Superior e Livros Didáticos Documento
-
Mestre Documento
-
Multimodalidade e a Educação em Ciências para a Saúde: Construção de sentidos sobre a campanha sanitária "#MosquitoNão" Documento
-
NO VAI E VEM DA MARÉ: RESSIGNIFICANDO A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO LOCAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
Novas Teconologias na Prática Pedagógica: visão dos professores de Ciências sobre softwares educativos Documento
-
O AMBIENTE VIRUTAL DE ESTUDOS E A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O AQUECIMENTO GLOBAL NUMA ABORDAGEM DE SISTEMAS COMPLEXOS. Documento
-
O Ciclo de Experiência de Kelly e a teoria da aprendizagem significativa : uma reconciliação integradora para o ensino de astronomia com o uso de ferramentas computacionais Documento
-
O Desenvolvimento das Competências dos Professores de Química no Trabalho com Situações-Problema Documento
-
O Desenvolvimento do Conceito de Gene sob uma Perspectiva Histórica nos Livros Didáticos de Biologia Documento
-
O ENSINO DE FÍSCA A PARTIR DE TEMÁTICA CTSA NA CONSTRUÇÃO DE UM PENSAR COMPLEXO SOBRE O FENÔMENO DO AQUECIMENTO GLOBAL Documento
-
O Ensino de Ciências Naturais nas Licenciaturas em Pedagogia: uma análise dos saberes disciplinares na prática docente universitária. Documento
-
O OLHAR COMPLEXO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O TRANSPLANTE CARDÍACO E A SÉRIE HOUSE MD. COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Documento
-
O Papel das Analogias no Processo de Contrução de Modelos Mentais em Eletrodinâmica no Ensino Médio Documento
-
O Projeto Politico Pedagógico e os princípios que fundamentam a Formação Continuada dos Professores de Ciências Documento
-
O TRABALHO PEDAGOGICO DOS PROFESSORES DO ENSINOFUNDAMENTAL NO CICLO II SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL RECIFE- PE Documento
-
O USO DA INTERNET COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO:ESTUDO DE CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO BRASIL Documento
-
O USO DE FILME COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA REFLEXIVA. Documento
-
O USO DE PROJETOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS FOCANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
O Uso de Métodos Comparativos para Promover Interações Sociais em Sala de Aula Documento
-
O contexto da prática da Educação Ambiental: interpretações sobre a produção do currículo na escola Documento
-
O contrato didático : análise de contratos diferenciais dos professores de matemática em turmas de 7º ano do ensino fundamental Documento
-
O contrato didático na educação de jovens e adultos : um olhar metacognitivo sobre as aulas de matemática Documento
-
O contrato didático na passagem da linguagem natural para a linguagem algébrica e na resolução da equação na 7ª série do ensino fundamental Documento
-
O ensino de ciências na formação inicial de licenciandos em pedagogia : entrelaçando caminhos entre o letramento científico e os saberes docentes Documento
-
O ensino de ciências por investigação na perspectiva da ensinagem : contribuições para a formação inicial de professores Documento
-
O ensino de gráficos estatísticos : uma análise da transposição didática interna em turmas do 1º ano do 2º ciclo Documento
-
O estágio supervisionado obrigatório na formação do professor de ciências biológicas da UFRPE : olhares de estagiários e orientadores Documento
-
O modelo webquest modificado Documento
-
O papel das interações sociais e atividades no processo de ensino-aprendizagem em aulas de quimica Documento
-
O princípio multiplicativo como recurso didático para a resolução de problemas de contagem Documento
-
O processo de construção da flexquest por professores de ciências : análise de alguns saberes necessários Documento
-
O tema transversal orientação sexual nos PCN e a atitude dos professores convergentes ou divvergentes? Documento
-
O uso das ferramentas de realidade virtual para superar obstáculos epistemológicos em matemática Documento
-
O uso das tecnologias para o ensino das ciências: A Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem Documento
-
O uso de analogias no ensino de química : uma análise das concepções de licenciandos do curso de química da UFRPE Documento
-
O uso de jogos no ensino de Matemática nas dissertações do PPGEC/UFRPE Documento
-
Objetivos e ações no ensino da matemática : investigando a coerência e os níveis de complexidade avaliados Documento
-
Omissões e Distorções Acerca do Funcionamento de Eletroscópios e Eletróforos em Livros Texto de Física Documento
-
PREMISSAS DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO VIÉS METODOLÓGICO PARA UMA ABORDAGEM DE ENSINO ENTRE ASTRONOMIA E FÍSICA Documento
-
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DA MATA SUL - FAMASUL: COM ÊNFASE PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Documento
-
Pensamento Transdisciplinar: Uma Abordagem para Compreensão do Princípio da Dualidade da Luz. Documento
-
Percepções da água e relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) na escola: histórias e significados no contexto do alto Capibaribe Documento
-
Percepções de professores de química do nível médio acerca do ensino por resolução de problemas por meio da divulgação científica de pesquisas desenvolvidas nesta direção Documento
-
Perspectivas Históricas e Experimentais no Desenvolvimento da Equivalência Calor-Energia Documento
-
Processos de categorização social em aulas de ciências nas séries iniciais da educação de jovens e adultos Documento
-
Processos de resolução de problemas matemáticos sob a óptica da metacognição: estudo comparativo entre xadrezistas e não xadrezistas. Documento
-
Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco: Análise da produção discente sobre o Ensino de Química no período de 2001 a 2011. Documento
-
Projetos Temáticos no Ens. das Ciências como Proposta de Contextualização Sócio-Cultural Documento
-
Projetos de trabalho e educação ambiental : uma estratégia de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da complexidade. Documento
-
Propondo uma Sequência Didática na aprendizagem de Ciências: Um olhar metacognitivo sobre uma atividade experimental investigativa com a utilização de dispositivos móveis Documento
-
Proporção x Número Irracional: As Teorias de Eudoxo e Dedekind Documento
-
Pós-graduação e formação de professores : contribuições do PPGEC da UFRPE para a formação de professores da educação superior Documento
-
REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS: ESTUDO DE CASO Documento
-
RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS E A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO CONCEITO DE TEMPO DOS LICENCIANDOS DA UFRPE Documento
-
Relações discursivas na compreensão de processos biológicos sistêmico-complexos em uma rede social : contribuições para a formação do docente universitário Documento
-
Relações entre Representações Sociais Sobre Cîência e Ensino de Ciência de Licenciandos em Física Documento
-
Relações entre o Contrato Didático Potencial (CDP) proposto na abordagem do Livro Didático e o Contrato Didático estabelecido entre professor e alunos quando se tem o saber Função Afim em cena em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Documento
-
Representações Sociais de Educação Ambiental entre Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental Documento
-
Representações Sociais de Professores de Biologia Sobre o bioma Caatinga Documento
-
Representações de professores de ciências sobre a formação continuada: o caso do Encontro Pedagógico Mensal da prefeitura da cidade do Recife. Documento
-
Resolução de Problemas Matemáticos no Processo de Ensino-Aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Resolução de problemas envolvendo área de paralelogramo : um estudo sob a ótica do contrato didático e das variáveis didáticas Documento
-
Resolução de uma situação-problema sobre radioterapia para construção de conceitos de radioatividade no ensino superior de química Documento
-
Respiração: Um estudo sobre a evolução conceitual Documento
-
SABERES DISCIPLINARES E EXPERIÊNCIAS ARTICULADOS EM AULAS DE BIOLOGIA Documento
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS ABORDADOS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM Documento
-
Saberes Docentes mobilizados por professores de ciências na abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) para o ensino de ciëncias Documento
-
Saberes docentes, saberes indígenas : um estudo de caso sobre o ensino de ciências entre o Povo Xukuru do Ororubá Documento
-
Saberes mobilizados na prática docente do Ensino de Ciências com o tema transversal Meio Ambiente Documento
-
Sequência Didática baseada na Resolução de Problemas para o Ensino de conteúdos de Química Orgânica: Uma análise a partir da Teoria da Atividade de Leontiev Documento
-
Situações-Problema na Abordagem do Conteúdo de Cinética Química: Uma Análise à Luz da Teoria Antropológica do Didático Documento
-
Softwares Educacionais como Auxiliares no Ensino de Ciências: uma avaliação sob o enfoque da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) Documento
-
Síntese ou Distorção - Como os Livros Didáticos Apresentam o Conceito de Timbre Documento
-
Síntese proteica : um estudo sobre a formação de conceitos Documento
-
TORNANDO-SE PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: análise do processo de formação inicial de professores a partir dos saberes docentes Documento
-
Tecendo conexões entre a trajetória formativa de professores de biologia e a prática docente a partir da educação ambiental Documento
-
Tecendo reflexões sobre a ambientalização curricular na formação de professores de ciências/biologia Documento
-
Tecendo relações entre a atividade de mediação e as aprendizagens do público na exposição do Manguezal no Espaço Ciência Documento
-
Teorema de Pitágoras: Uma Análise dos Registros de Representação Semiótica nos Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental. Documento
-
UM DIÁLOGO ENTRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA E LIVROS DIDÁTICOS, NUMA PERSPECTIVA BACHALERDIANA: O CASO DOS MODELOS ATÔMICOS. Documento
-
UM ESTUDO DO USO DE CONCEITOS FÍSICOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA UTILIZANDO ROBÓTICA PEDAGÓGICA Documento
-
UM OLHAR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE LICENCIANDOS(AS) ACERCA DA PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
UM OLHAR SOBRE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO DA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS Documento
-
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEÇÕES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
USO DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO PARA INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E DE UM CURSO PROFISSIONALIZANTE Documento
-
USO DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE NANOBIOTECNOLOGIA: POSSIBILIDADE PARA UMA PRÁTICA INTERVENTIVA INTERDISCIPLINARES Documento
-
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM UMA ESTRATÉGIA FLEXQUEST SOBRE RADIOATIVIDADE Documento
-
Um Estudo Comparativo das Concepções de Ambiente Apresentadas em Livros Didáticos de Ciências e por Professores de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. Documento
-
Um Estudo Comparativo entre as Concepções Etnoecológicas dos Alunos (6a. Série) e de Livros Didáticos sobre os Tópicos 'Seres Vivos' e 'Ambiente de Manguezal' Documento
-
Um Paralelo entre conceitos alternativos e a construção do conceito de hereditariedade Documento
-
Um Perfil Conceitual para o Conceito de Substância Documento
-
Um estudo acerca da abordagem de semelhança de triângulos nos livros didáticos de matemática recomendados pelo MEC Documento
-
Um estudo dos conhecimentos de alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental sobre os conceitos de área e perímetro Documento
-
Um estudo sobre as representações sociais da relação com o saber matemático em função do gênero Documento
-
Um sistema didático para o desenvolvimento de habilidade de identificar álcoois com base na teoria de Galperin : uma proposta para a formação inicial de professores de química Documento
-
Uma Investigação sobre Erros Apresentados por Estudantes na Resolução de Problemas verbais e Não-Verbais no Campo da Análise Combinatória Documento
-
Uma Investigação sobre Erros em Tentativas de Resoluções de Problemas Matemáticos Verbais Documento
-
Uma Proposta para Apresentação da Noção de Tempo Físico e Metafísico como Contribuição para o Livro Didático de Física do Ensino Médio. Documento
-
Uma abordagem sobre o desenvolvimento de competências com professores(as) de química do Ensino Médio Documento
-
Uma análise das práticas docentes com o uso de artefatos computacionais Documento
-
Uma análise sobre a proposição de projetos de trabalho com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em um curso de Licenciatura a distância Documento
-
Uma contribuição para o ensino dos postulados da teoria da relatividade restrita para alunos do ensino médio Documento
-
Uma etapa da transposição didática interna: análise das escolhas do saber ensinado por professores de matemática da Gere Recife Sul Documento
-
Uma proposta de utilização de material manipulativo no aprendizado da função exponencial Documento
-
Utilizando o Ciclo da Experiência de Kelly para analisar visões de ciência e tecnologia de licenciandos em Física quando utilizam a robótica educacional Documento
-
Utilizando o ciclo da experiência de Kelly para investigar a compreensão do comportamento dual da luz Documento
-
Visões sobre o software educandus : estudo de caso com professores de química da rede pública Documento
-
Álgebra escolar na EJA : análise de uma sequência de aulas do Programa Gestar II Documento