cour_4adddec7-1fc2-4b75-985d-8f82d25b68aa
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
DIMENSÃO HUMANA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTO DAS ARMAS Documento
-
CRIANÇAS TRABALHADORAS: Do prazer de brincar à necessidade de trabalhar. Documento
-
"... no sentido de entender as coisas melhor" Uma História Singular de Um Fazer Coletivo - EJA/RS Documento
-
"ACIMA DE TUDO, HÁ UM SUJEITO EM QUESTÃO" - PENSANDO A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO Documento
-
"Extração de atributos em Imagens de sensoriamento remoto utilizando Independent Component Analysis e combinação de métodos lineares" Documento
-
"PENSAMENTO FRACO” E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DE VATTIMO Documento
-
"EDUCAÇÃO FÍSICA E VALORES SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL" Documento
-
"ESTADO DA ARTE" E COLETIVOS DE PENSAMENTO DA PESQUISA SOBRE LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL Documento
-
"Só podia ser mulher" -as relações de gênero no trânsito Documento
-
(Des)consideração das questões ambientais no ensino formal de Ciências - O caso das escolas de Ibirubá - Documento
-
.Percepções e anseios dos usuários do SUS do município de Coronel Barros. Documento
-
A pedagogia ao encontro da complexidade Documento
-
A (re)construção de conhecimentos em rede: desafios à escola para a educação no ciberespaço Documento
-
A ABORDAGEM DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DA CRIANÇA: DA INVISIBILIDADE AO PROTAGONISMO Documento
-
A AVALIAÇÃO NAS CONCEPÇÕES E NAS PRÁTICAS DOS EDUCADORES Documento
-
A Arte/Educação na perspectiva da Educação Popular de Paulo Freire Documento
-
A CHEGADA DOS BEBÊS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ACOLHER COM SENSIBILIDADE Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DO HUMANO NA APRENDIZAGEM Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DOS PAPÉIS SOCIAIS DO PROFESSOR A PARTIR DA FORMAÇÃO DOCENTE POLITIZADA Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NOS DISCURSOS DE PROFESSORAS Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE AS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PÁTRICAS AGRÍCOLAS Documento
-
A Ciência Enquanto Instauradora de Uma Postura Pedagógica Inter-relacional: uma abordagem à luz do discurso bachelardiano sobre a racionalidade científica Documento
-
A Criança com paralisia cerebral num programa de aprendizagem não formal ambientado na fisioterapia - limites e potencialidades em fase pré-escolar Documento
-
A Cultura Afro-Brasileira: Práticas pedagógicas obsevadas junto à comunidade Afro-brasileira de Cruz Alta/RS Documento
-
A DRAMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE OBRAS LITERÁRIAS BRASILEIRAS Documento
-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE FÍSICA Documento
-
A EDUCAÇÃO EM FÍSICA MEDIADA PELO COMPUTADOR Documento
-
A EDUCAÇÃO ENTRE A METAFÍSICA E A INTERPRETAÇÃO: UM DIÁLOGO COM NIETZSCHE Documento
-
A EDUCAÇÃO ENTRE O DOGMATISMO E O RELATIVISMO: UMA LEITURA DE VATTIMO Documento
-
A EXPERIÊNCIA DO NOVO E O NOVO DA EXPERIÊNCIA ? RESSIGNIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES TEÓRICO-PRÁTICOS DE UM Documento
-
A Educação para a Formação Cidadã no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio: Os ocultos, os silenciados e os visíveis Documento
-
A Escola da Vida e a Vida da Escola: o CIEP de Santa Rosa / RS Documento
-
A Escuta e a Palavra nos Anos Iniciais da Vida: Diálogos entre os Bebês, a Psicanálise e a Educação Infantil Documento
-
A Eticidade da Educação Documento
-
A FISIOTERAPIA NO HOSPITAL:INTERVENÇÃO E FORMAÇÃO Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) BRASILEIRA Documento
-
A Formação de Professoras dos Anos Iniciais: Um Estudo sobre a Concepção do Número Racional e suas Representações Documento
-
A Formação do Profissional da Informática com vistas ao Exercício Pedagógico da Profissão Documento
-
A GESTÃO ESCOLAR E AS IMPLICAÇÕES NAS AÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DA SALA DE AULA Documento
-
A História Missioneira nos Currículos Escolares em São Luiz Gonzaga: Contribuição na Formação Discente e na Formação da Cidadania. Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA EDUCAÇÃO: A DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO E DA DISCRIMINAÇÃO CONTRA A POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA Documento
-
A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS SUJEITOS INFANTIS Documento
-
A Internet vai à escola! Documento
-
A Interpretação em Paul Ricoeur: Uma Pedagogia do Texto? Documento
-
A Linguagem e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem Documento
-
A MEDIAÇÃO DE ESCRITAS REFLEXIVAS COMPARTILHADAS NA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE UM PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Documento
-
A MEMÓRIA DO PRESENTE – ENTRE O TRABALHO E O LAZER – NA REDE SOCIAL VIRTUAL FACEBOOK DE MULHERES CAMPONESAS DO MUNICÍPIO DE JOIA/RS Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NOS ESPAÇOS DA ORGANIZAÇÃO COOPERATIVA. UM ESTUDO DE CASO DA COTRIMAIO Documento
-
A PERSPECTIVA DA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA EM AULAS DO ENSINO MÉDIO PROPOSTAS POR ESTAGIÁRIOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA Documento
-
A PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO NA UNIJUÍ ? CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS BIC NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DA UNIVERSIDADE E NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Documento
-
A Pesquisa Educacional na Formação Inicial de Professores nas Licenciaturas da Unijuí: Competência Profissional em Construção. Documento
-
A Política Pública da Educação Profissional e Tecnológica no Campus Panambi do Instituto Federal Farroupilha Documento
-
A Prática do Ensinar e do Aprender a Fazer Pesquisa em Componentes Curriculares em um Curso de Licenciatura em Química Documento
-
A QUESTÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA (SC). Documento
-
A QUESTÃO PARADIGMÁTICA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: um viés para compreender o sistema atual de ensino Documento
-
A QUÍMICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: POTENCIALIDADES INEXPLORADAS Documento
-
A Qualidade da Educação Brasileira em questão: Reducionismos e desafios na Formação Docente Documento
-
A Reestruturação Curricular do Ensino Médio: implicações do seminário integrado nas práticas educativas Documento
-
A Representação Social do Indivíduo Amputado no Mundo do Trabalho em uma Perspectiva sociocultural Documento
-
A Republica e o CIdadão Esclarecido: o regime republicano na América do Norte no final do século XVIII e o combate à ignorância, à pobreza e à opressão política Documento
-
A abordagem dos conceitos de número e numeração nos anos Iniciais do Ensino Fundamental - repensando a formação docente Documento
-
A acão supervisora escolar na contemporaneidade: Os desafios e as possibilidades Documento
-
A aprendizagem de conceitos da física com a utilização do método de ensino instrução pelos colegas Documento
-
A aprendizagem e as relações entre os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos Documento
-
A aprendizaqgem do professor à luz da racionalidade comunicativa Documento
-
A aquisição da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental - um estudo de caráter longitudinal sobre a aproriação do sistema de escrita em Língua Portuguesa. Documento
-
A autoridade na educação sob a perspectiva arentiana Documento
-
A capoeira no contexto da escola e da educação física Documento
-
A constituição da docência na Educação Profissional Documento
-
A constituição do professor de Administração no exercício da docência e na formação profissional específica. Documento
-
A constituição do professor de enfermagem na formação profissional para a docência Documento
-
A construção das Identidades do Professor de Língua Estrangeira - pesquisando a ação Documento
-
A construção de uma escola de educação infantil de tempo integral: "cavando os achadouros da infância" Documento
-
A construção do Espaço pelo sujeito através do jogo e do brincar Documento
-
A cultura do fitness nos memes : performances de gênero Documento
-
A didática da matemática na formação do professor indígena: possibilidades de relação com a etnomatemática Documento
-
A educação integral em tempo integral: as interfaces e os desafios Documento
-
A escola e a identidade territorial o rural e o urbano em Santa Rosa/RS Documento
-
A escolarização de crianças psicóticas: limites e possibilidades Documento
-
A expansão do ensino superior privado no Brasil Documento
-
A ficção científica na escola: perspectivas para o ensino das ciências Documento
-
A formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental: uma visão unitária Documento
-
A formação do Professor de Ciências na Reorganização Curricular - Ciências na 5ª série Documento
-
A formação do educador transformador: escolas rurais e agrotécnicas. Documento
-
A formação dos professores da EJA e a constituição do currículo - rupturas e inovações Documento
-
A formação inicial do professor de Matemática - Licenciatura da UNIJUÍ - Sob a ótica dos licenciandos e professores. Documento
-
A formação técnica universitária: reflexões a partir da ontologia Heideggeriana Documento
-
A força do lugar: lixo, trabalho, relações sociais e saúde sob a ótica de catadores de Santo Ângelo/RS Documento
-
A geografia escolar: a geografia no ensino médio Documento
-
A globalização e a infância: reflexos e reflexões nas falas das crianças Documento
-
A inclusão do deficiente visual no ensino regular: um estudo de caso no Colégio Estadual dr. Dorvalino Luciano de Souza Documento
-
A influência das crenças dos professores no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa Documento
-
A leitura como formação do sujeito-professor (a) Documento
-
A leitura no curso de formação do educador matemático da Universidade de Passo Fundo Documento
-
A linguagem no processo de constituição do sujeito: implicações na formação de professores de química Documento
-
A luz de um pensar pedagógico nos anos iniciais Documento
-
A língua inglesa como ´língua veicular sob uma perspectiva tecno-histórico-cultural Documento
-
A matematica em diferentes tempos e espacos da Educacao Infantil: Aprendizagem de conceitos matematicos Documento
-
A não-aprendizagem escolar como fator determinante de exclusão social no Ensino Médio Documento
-
A percepção dos professores de Educação Física sobre a Base Nacional Comum Curricular: possíveis desdobramentos para a prática pedagógica Documento
-
A produção científica da Associação de Ensino de Design do Brasil: possibilidades de um referencial teórico para o ensino de Ecodesign Documento
-
A professora e um conflito feminino num movimento de ser professora Documento
-
A prática de educação em organizações cooperativas: o caso Cotripal Documento
-
A práxis supervisora educacional: do controladorismo à coordenação Documento
-
A reconfiguração do sentido da Educação Física de uma comunidade escolar: uma experiência coletiva de planejamento curricular Documento
-
A ressignificação de saberes docentes através da formação continuada de professores de matemática da rede pública municipal de Miraguaí - RS Documento
-
A significação conceitual de medida de seuperfície sob uma abordagem histórico-cultural: uma vivência no contexto escolar Documento
-
A situação de estudo no processo de reorganização do ensino de ciências naturais no nível médio: implicações na elaboração conceitual de conteúdos escolares e no desenvolvimento profissional do professor Documento
-
ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DOS CANAIS DE TRANSMISSÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA NO BRASIL A PARTIR DA ADOÇÃO DO REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO Documento
-
APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL MILITAR: SENTIDOS E SIGNIFICADOS MANIFESTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DO EXÉRCITO BRASILEIRO (EAEB) Documento
-
APRENDER A GEOGRAFIA PARA LER O MUNDO: O OLHAR DOS ALUNOS SOBRE A CIDADE Documento
-
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA PARA OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO Ijuí-RS Documento
-
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: ENTENDIMENTOS PRODUZIDOS A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Documento
-
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O PAPEL DO(A) EDUCANDO(A) E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA Documento
-
AS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DESENVOLVIDAS EM AMBIENTE DE INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA Documento
-
AS DIFERENTES CONFIGURAÇÕES FAMILIARES: DESAFIOS PARA A CONVIVÊNCIA E A EDUCAÇÃO Documento
-
AS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS DE MULHERES QUE JOGAM FUTSAL NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS Documento
-
AS EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COMO FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES Documento
-
AS INFÂNCIAS NO IMAGINÁRIO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA : TEMATIZANDO A TRANSIÇÃO ESCOLAR ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
AS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS NO ENSINO DA QUÍMICA EM AMBIENTES PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS Documento
-
AS VICISSITUDES DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: Fragmentos de Histórias de Vida que chegam ao Ensino Superior Documento
-
Abordagem Interdisciplinar de Conhecimentos Cientïficos com Uso de Tirinhas Documento
-
Adolescentes e AIDS. A respeito da prevenção Documento
-
Afastamento para tratamento de saúde:sintoma institucional e recurso precário noenfrentamento psíquico no trabalho docente Documento
-
Aids, resiliência e escola Documento
-
Alfabetizar-se pela pesquisa Documento
-
Alfabetização Científica de Alunos de Escolas Estaduais de Ijuí/RS Documento
-
Alimentação na escola em tempo integral: significados para professores, pais e alunos Documento
-
Aprender e ensinar a realidade para transformá-la: a prática pedagógica na educação popular de Chapecó/SC Documento
-
Aprendigens em Matemática nas Séries Iniciais pela Interlocução de Saberes Documento
-
Arte Contemporânea e Conhecimento: o objeto Documento
-
Arte, Educação, Conhecimento e a Proposta Triangular Documento
-
Arte, experiência e intersubjetividade Documento
-
As Novas Tecnologias da Educação colocam desafios outros à Escola Documento
-
As Vertentes da Educação Ambiental: a ocupação de São Luiz Gonzaga (RS), a preservação dos banhados e dos recursos hídricos. Documento
-
As atividades humanas e a edcuação no pensamento de Hannah Arendt Documento
-
As concepções essencialista e relativista da linguagem e suas repercussões na educação Documento
-
As imagens de crianças na escola da infância: espaço, tempo e materiais Documento
-
As práticas de associação e cooperação no Noroeste do Rio Grande do Sul: um espaço de educação Documento
-
As relações de poder/saber no currículo e na avaliação escolar Documento
-
As relações entre professor-supervisor e aluno estagiário: implicações na construção de novas aprendizagens Documento
-
Atividades Práticas e Processos de Construções de Conhecimentos Escolares em Aulas de Químicas no Ensino Médio Documento
-
Atuação dos profissionais de educação física no programa academia da saúde: mobilização de saberes e contexto / mobilização de saberes e contexto Documento
-
Autonomia e imaginário na educação: o pensamento de castoriadis e a relação com o tema da criação Documento
-
Avaliação da Aprendizagem: um estudo do Sistema de Avaliação nos cursos superiores de tecnologia do Senac Blumenau Documento
-
Avaliação: erro e correção escolar produzindo subjetividade Documento
-
AÇÃO COMUNICATIVA, INTERSUBJETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A ESCOLA ENQUANTO COMUNIDADE COMUNICATIVA Documento
-
Ação educativa e escola: a necessidade de uma pedagogia do movimento Documento
-
BRECHT: teatro, realidade, conhecimento e diversão Documento
-
Boal e o Teatro do Oprimido: o Espect-ator em cena na Educação Popular. Documento
-
Bullyng Escolar: a corporeidade como fator de in/exclusão socioeducacional Documento
-
CLASSES DE ACELERAÇÃO DE APRENDIZAGEM E AVANÇO PROGRESSIVO: IDÉIAS DE INCLUSÃO QUE GERAM NOVAS EXCLUSÕES Documento
-
COMPREENSÕES DA CULTURA DIGITAL: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE UM GRUPO DE ESTUDO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES Documento
-
CONCEPÇÃO COMUNICATIVA DO CONHECIMENTO NA AÇÃO PEDAGÓGICA ESCOLAR Documento
-
CONCEPÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DE SAÚDE SOBRE BIOLOGIA, SAÚDE REPRODUTIVA E TABAGISMO Documento
-
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS: PERSPECTIVAS DE UM AGIR COMUNICATIVO Documento
-
CRENÇAS E PRÁTICAS EM ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL, EM EXERCÍCIO NO ENSINO MÉDIO Documento
-
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS ENTRE PRÁTICA E TEORIA Documento
-
Caixa Preta da Escola Pública: O aluno com deficiência Documento
-
Com o Bicho Carpinteiro no Corpo, a Dificil Passagem da Pré Escola à Escola Documento
-
Como a extensão rural desenvolvida pela EMATER-RS/ASCAR trabalha com as culturas locais: a experiência do trabalho com mulheres no município de Garruchos, RS Documento
-
Como nos constituímos professoras alfabetizadoras? Documento
-
Complexidade e Educação: um estudo sobre a transdisciplinaridade. Documento
-
Compreensões sobre a alfabetização Documento
-
Concepções Curriculares na Educação Básica: Uma história contada pelos livros didáticos de Matemática Documento
-
Concepções de envelhecimento e a atenção a idosos em uma rede de Saúde Pública Municipal Documento
-
Concepções em Debate na Formação de Jornalistas Documento
-
Condição humana e educação: reflexões sobre a especificidade da docência e da escola Documento
-
Condorcet: luzes da razão e instrução pública Documento
-
Constituição de saberes docentes em processos de (re)construção do conhecimento pedagógico do conteúdo na formação inicial e continuada de professores de química Documento
-
Coordenação de Registros de Representação: conceitos algébricos em cursos de Enganharia Documento
-
Corporeidade e Aprendizagem: o olhar do professor Documento
-
Corporeidade e Fisioterapia: implicações para a formação profissional Documento
-
Cuidar e educar: o programa mais educação na perspectiva de familiares dos alunos Documento
-
Currículo Escolar: A Educação Física nas séries iniciais de uma escola pública estadual de Ijuí. Documento
-
Currículo de Educação Física: relexões em torno de uma experiência Documento
-
Currículo por projetos nos primeiros anos do ensino fundamental Documento
-
DA ESCOLA CLAUSTRO À ESCOLA PLANETA: MCLUHAN E A EDUCOMUNICAÇÃO NA ALDEIA GLOBAL Documento
-
DA FÍSICA QUÂNTICA A METAFÍSICA Documento
-
DA PALAVRA À PALAVRA: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-AUTOR Documento
-
DA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO: A ESCOLA E A FUNÇÃO DOCENTE NAS DEMOCRACIAS REPUBLICANAS Documento
-
DA REPRESENTAÇÃO AO DISCURSO Documento
-
DA SEDUÇÃO DO PROFESSOR PELA LITERATURA À SEDUÇÃO DO ALUNO Documento
-
DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO NA PRÁTICA ESCOLAR Documento
-
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Documento
-
Da informação ao conhecimento: Cotidiano, lugar e paragem na significação das aprendizagens geográficas na Educação Básica. Documento
-
Dança e Educação: uma coreografia com palavras de vida Documento
-
Desafios Educacionais no Contexto das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Documento
-
Desatando os nós do currículo integrado no ensino médio no âmbito dos institutos federais Documento
-
Didática Comunitiva em Educação Matemática: o ensino das equações numa perspectiva habermasina Documento
-
Dificuldade de Aprendizagem: Análise e alternativa de Mediação Documento
-
Dimensão Estética: um olhar para o movimento e a sensibilidade nas manifestações da Cultura Corporal de Movimento Documento
-
Direito Ambiental e Educação Ambiental: uma aproximação necessária e constitutiva da cidadania na opinião dos universitários da UNIJUÍ / RS. Documento
-
Disciplina e indisciplina no cotidiano escolar Documento
-
Discursos Educacionais: impasses e possibilidades da transmissão na sociedade de consumo Documento
-
Discursos sobre a Inclusão Escolar de Crianças com Necessidades Educativas Especiais Documento
-
Diálogos Interdisciplinares na Prática Profissional Integrada de um Curso Técnico de Ensino Médio Documento
-
Diálogos sobre avaliação no Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Panambi Documento
-
Do desemparo do sujeito à crise ética na educação: notas psicanalíticas Documento
-
Do pecado ao perigo: discursos sobre educaçãosexual para adolescentes brasileiros no século XX Documento
-
Docência e recursos tecnológicos: estranhamentos a serem enfrentados Documento
-
Dores no corpo e dores na alma: História de vida de mulheres em situação de violência doméstica. Documento
-
EDUCAR PARA NÃO PUNIR:A GARANTIA DO DIREITO DO ADOLESCENTE À EDUCAÇÃO Documento
-
EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO ESPAÇO ESCOLAR:Saber,Sabor e Saúde Documento
-
EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UMA TEMÁTICA CONSTITUTIVA DO CURRICULO ESCOLAR Documento
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE A DIALOGIA E A EDUCAÇÃO BANCÁRIA Documento
-
EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE TERRITORIAL DO ALUNO DA ESCOLA DO CAMPO DO DISTRITO DE CÂNDIDO FREIRE – GIRUÁ (RS) Documento
-
EDUCAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE: A TEORIA DA COMPLEXIDADE E A REFORMA DO PENSAMENTO Documento
-
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A PRÁXIS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA Documento
-
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Programa de Ginástica Laboral e sua atividade educativa Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR EM TEMPO INTEGRAL: AMPLIAÇÃO DA JORNADA COMO ESTRATÉGIA DE SIGNIFICAÇÃO DO TEMPO DO SUJEITO Documento
-
EDUCAÇÃO NO HORIZONTE DA SOLIDARIEDADE: A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E COMPROMISSO COM O OUTRO Documento
-
EDUCAÇÃO, MAL-ESTAR E PSICANÁLISE Documento
-
ENSAIO DE CONTRAPOSIÇÃO À NORMA PELA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Documento
-
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PELA PESQUISA NA ARTICULAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES Documento
-
ENTENDIMENTOS DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Documento
-
ENVELHECIMENTO POPULACIONAL HUMANO UM TEMA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ENSINO MÉDIO Documento
-
ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM A QUÍMICA - CONVERSAS DE PROFESSORES Documento
-
ESCOLA: ESPAÇO PARA O ADOLESCER Documento
-
ESTADO DA ARTE SOBRE AS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA DE 2005 A 2015 Documento
-
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA: O DESAFIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS Documento
-
ESTRATÉGIAS DE (INTER)MEDIAÇÃO IMPLICADAS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE ENERGIA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO Documento
-
ESTUDO COLETIVO SOBRE A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COMO PERSPECTIVA CRÍTICA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE Documento
-
EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS, UM ESTUDO EM UM HOSPITALDO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA/RS Documento
-
EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA COM SOFTWARE LIVRE GEOGEBRA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO Documento
-
Edificação Filosófica e Política em Rorty Documento
-
Educação Alimentar e Nutricional no Contexto da Escola Especial: implicações na Formação Docente e na saúde dos Estudantes Documento
-
Educação Ambiental como possibilidade para superação da fragmentação do trabalho escolar. Documento
-
Educação Escolar: As (in)certezas dos saberes como possibilidades do pensamento complexo Documento
-
Educação Física nas séries iniciais: um espaço educativo Documento
-
Educação Popular em Processo: Um Estudo de Caso de Ensino Médio Alternativo em Nova Ramada" Documento
-
Educação Republicana e Laicidade: uma leitura de ThomasJefferson Documento
-
Educação contunuada de professoras no espaço-tempo da escola infantil-relações de poderes e saberes Documento
-
Educação de Jovens e Adultos: práticas, histórias e narrativas biográficas Documento
-
Educação do Campo no municipio de são Miguel do oeste: Cruzamento de saberes, experiência e de culturas Documento
-
Educação e Cidadania: Reflexões à luz de Hannah Arendt Documento
-
Educação e Instrução Pública em Tocqueville Documento
-
Educação e Instrução Pública: Considerações de Condorcet e de Savater Documento
-
Educação e linguagem: desdobramentos pedagógicos com base nos estudos da pragmática Documento
-
Educação e políticas do corpo na modernidade líquida: Desafios sociais da educação física Documento
-
Educação em Saúde no Ambiente de Trabalho: percepções e expectativas de trabalhadores Documento
-
Educação em saúde - um olhar sobre a prática da Pastoral da Criança Documento
-
Educação histórica na perspectiva de jörn rüsen: limites, Possibilidades e desafios de uma experiência no ensino médio Documento
-
Educação na contemporaneidade: reflexões a partir de uma racionalidade comunicativa Documento
-
Eja: desafios das ressignificações docentes Documento
-
Ensaiando o o ?novo? em Educação Física Escolar: a perspectiva de seus atores Documento
-
Ensinar Matemática: Uma vivência com atividades investigativas Documento
-
Ensinar na democracia: Uma defesa do ensino de história na Educação Básica brasileira Documento
-
Ensino de Biologia Documento
-
Ensino de artes: pensar o velho, pintar o novo Documento
-
Entrelaçamentos e significações interculturais: um diálogo entre a cultura das crianças e a cultura escolar Documento
-
Escola: relações de poder em seus enredos diários Documento
-
Estado da arte da pesquisa em educação alimentar e nutricional Documento
-
Estratégias de Ensino e Interações em aulas de Física e Química no Ensino Médio com foco na Educação Ambiental Documento
-
Estudo Coletivo na Interação de Professores, Gestores e Especialistas numa Formação para a Inclusão de Estudantes com Deficiência na Escola Regular Documento
-
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como indutor da prática curricular de professores de matemática a partir da perspectiva de contextualização Documento
-
Experiências Escolares de Jovens-Mães da Periferia de Ijuí-RS Documento
-
FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CIÊNCIAS NOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE, DA ESCOLA E EM FORMAÇÃO INICIAL - CURSO DE CIÊNCIAS DA UNIJUÍ Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AUTO-FORMAÇÃO E BUSCA DE QUALIFICAÇÃO PARA POR EM PRÁTICA A TEORIA APRENDIDA Documento
-
Fisioterapia: considerações sobre uma Ciência em construção Documento
-
Formação Continuada dos Professores de uma Escola do Planalto Médio do Rio Grande do Sul Documento
-
Formação Docente para o Ensino de Física: reflexões com base na abordagem histórico-cultural Documento
-
Formação de Professores na Graduação Articulada à Produção de Currículo no Ensino de Química: contribuições da Situação de Estudo Documento
-
Formação de professores em exercício no ensino de ciências/química com foco no uso das tecnologias de informação e comunicação Documento
-
Formação e saberes: os desafios da docência na educação especial Documento
-
Formação em interesses múltiplos: inspirações herbartianas para pensar o tempo escolar como 'afetação duradoura' Documento
-
GADAMER: A LINGUAGEM DIALÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO Documento
-
GADAMER: Interpretação, Educação e Ensino da Arte Documento
-
Gadamer: Linguagem, interpretação e texto literário Documento
-
Geografia na Integração Curricular: Vivências Reflexivas no Curso Técnico em Eventos - IF Farroupilha - São Borja, RS Documento
-
Gestão Burocrática e Gestão Pedagógica: entre o Instituído e Instituinte Documento
-
Gestão das Políticas Públicas do Lazer Documento
-
Gestão escolar dos recursos financeiros descentralizados no município de santa rosa: os programas educacionais no ensino fundamental Documento
-
Grupo cultural "Herdeiros de Zumbi" de Ijuí: construção/afirmação das identidades Documento
-
Gênero e Dôcencia: discursos e práticas sociais nas escolas municipais de Inhacorá Documento
-
Gênero e alfabetização de jovens e adultos: uma interlocução necessária para a educação Documento
-
Gênero, Educaçao e Escola: história e práticas cotidianas Documento
-
HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA - A HISTÓRIA ENSINADA NOS ANOS INICIAIS EM SANTO AUGUSTO Documento
-
HORIZONTE COMUM PARA A COMUNICABILIDADE ENTRE SURDOS E OUVINTES: COMPREENSÕES A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE H.-G. GADAMER Documento
-
Herança cultural: a constituição das identidades infantis Documento
-
Historiografia e ensino de História: crítica à escola Metódica Documento
-
História de Vida e Saberes Construídos no Cotidiano de uma Comunidade de Fumicultores: um estudo etnomatemático Documento
-
História e cultura corporal de movimento - uma reflexão acerca de uma proposta de intervenção didático-pedagógica para a Educação Física Documento
-
Hospitalar dos Enfermeiros Egressos do Curso de Enfermagem da UNIJUI. Documento
-
Humanização nos currículos de Enfermagem Documento
-
III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2013-15): das diretrizes nacionais para o local - Ijuí/RS Documento
-
Identificação dos processos socais que existem em comunidades marginalziadas Documento
-
Ijuí, uma cidade e seus cidadãos Documento
-
Immanuel Kant: Educação para o agir moral Documento
-
Inclusão de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem: Repensando a Funcão Cognitiva da Educação Escolar Documento
-
Incluão social de apenados apartir do sistema educacional dentro de estabelecimentos penais:uma analise do funcionamento da penitenciária de São Luiz Gonzaga/RS Documento
-
Inserção Cultural dos Estudantes através da Prática Pedagógica em Física com Base na Tecnologia Documento
-
Instrução pública e educação em sociedades republicanas e democráticas Documento
-
Interesse e Participação do Adolescente no Estudo Escolar na Articulação na Articulação de Saberes Entre Currículo e Pedagogia Documento
-
Interlocução de saberes na prática profissional integrada de um curso técnico em química integrado ao ensino médio Documento
-
Investigação-Formação-Ação com professores de Línguas na Educação Básica acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Documento
-
Juventude escolar: escolarização e normas - a sujeição dos corpos e a extinção da paixão. Documento
-
Lesão Medular na ótica de sujeitos portadores e nas ações propostas por estagiários concluintes de um curso de fisioterapia Documento
-
Linguagem e interpretação: interações surdo/ouvinte no espaço escolar Documento
-
Lipman: Filosofia como diálogo investigativo Documento
-
Literatura e espaço: o imaginário em O cortiço e Vidas secas Documento
-
Livros Didáticos em Diferentes Épocas Históricas: um olhar para Prismas e Pirâmides Documento
-
LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR E FAMILIAR INFANTIL: Ausência ou Presença? Uma pesquisa com o cotidiano de crianças Documento
-
MISSIONEIROS, MORENOS E NEGROS: IDENTIDADES, REPRESENTAÇÕES E INVISIBILIDADE NA REGIÃO DAS MISSÕES, RS. Documento
-
MODELAGEM CONCEITUAL DE AGENTE INTELIGENTE VISANDO À COLABORAÇÃO PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Documento
-
MUDANÇAS E CONTINUIDADES DE CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E O USO DE TIC NO ENSINO MÉDIO: Uma Experiência Docente de Planejamento Colaborativo Documento
-
Marcas e representações corporais de pessoas com deficiência física que conquistaram a universidade Documento
-
Medidas sócio-educativas e a escola. Uma experiencia de inclusão. Documento
-
Memória e identidade de metalúrgicos: espaços e tempos de formação Documento
-
Moral contra a exceção: Uma reflexão sobre a educação a partir de Nietzsche Documento
-
Movimento Operário-Sindical em Ijuí 1946/64: a Trajetória como Espaço Educativo Documento
-
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) - O Novo Nasce das Estradas Documento
-
Movimentos socias, Psicanálise e educação: um estudo de caso sobre o fracasso escolar como sintoma social Documento
-
Muito além do jardim da infância: infância, mídia e consumo Documento
-
Mulheres Camponesas em Luta: resistência, libertação e empoderamento Documento
-
Multiculturalismo,currículo e inclusão:um estudo sobre a integraçao de alunos indígenas no curso de formaçao para o magistério de nível médio. Documento
-
NA LINGUAGEM QUÍMICA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR Documento
-
Narrativas e histórias de vida, percursos de formação e docência de quatro professoras na modalidade da educação especial : sala de recursos- AEE Documento
-
Necessidades e motivos formativos: análise de um processo de interação entre docentes da área de Ciências da Natureza em formação inicial e continuada Documento
-
No exercício da docência, a possibilidade da formação continuada de professores através do desenvolvimento coletivo de temáticas interdisciplinares Documento
-
Noeli Valentina Weschenfelder Documento
-
O APRENDER DA DOCÊNCIA NAS NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA DOS PRINCIPIANTES. Documento
-
O CONCEITO PROPORCIONALIDADE ARTICULADO AO PRINCÍPIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM Documento
-
O CONHECIMENTO COMO ESPECIFICIDADE DA ESCOLA REPUBLICANA Documento
-
O Computador na Escola: entre o medo e o Encantamento Documento
-
O Contexto Escolar e o Profissional da Educação Física Documento
-
O Currículo Integrado na Educação de Jovens e Adultos Documento
-
O DESAFIO DE APRENDER E ENSINAR ALGORITMOS: MEDIAÇÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS ESTABELECEM COM O CONTEÚDO EM DISCIPLINAS DO CURSO DE COMPUTAÇÃO Documento
-
O DESAFIO DE TRABALHAR E ESTUDAR: A ESCOLA NOTURNA MUNICIPAL DE SANTA ROSA Documento
-
O DESAFIO DO ENSINO NO CURSO DE DIREITO EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA Documento
-
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ARTICULADO À PRODUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: A REEDIFICAÇÃO DO BEM- ESTAR DOCENTE Documento
-
O Déficit Republicano na Educação Pública Brasileira: reflexões de um jovem professor Documento
-
O ENSINO DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE E A CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA:A RELAÇÃO DA PSICANÁLISE COM A ESFERA PÚBLICA Documento
-
O ENSINO DE FÍSICA NAS ENGENHARIAS: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE) Documento
-
O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESPAÇO EM DISCUSSÃO Documento
-
O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA PESQUISA E A RECONSTRUÇÃO DOS DOCENTES NA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
O Educar pela Pesquisa como prática pedagógica de professoras da educação básica, da área das ciências da natureza e suas tecnologias Documento
-
O Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul: O trabalho como Princípio Educativo e a Pesquisa como Princípio Pedagógico. Documento
-
O Ensino da Arte Visual Contemporânea e a Formação do(a) Professor(a) de Arte: análise de uma experiência desenvolvida mas escolas de Jóia Documento
-
O Ensino da Geografia nas series iniciais: relacionar local e global é possivel Documento
-
O Ensino de História em questão: Os caminhos de uma experiência Documento
-
O Ensino de Matemática e a Educação de Jovens e Adultos: Desafios e Possibilidades Documento
-
O Estatuto Ético-Político da Questão Ambiental e relações sócio-ambientais sustentáveis. Documento
-
O FRACASSO ESCOLAR E A PSICOLOGIA: REPENSANDO O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR Documento
-
O GOVERNAMENTO DA EXPRESSÃO ESCRITA DE ALUNOS DA SÉTIMA SÉRIE (8º ANO) A PARTIR DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS Documento
-
O HISTÓRICO-CULTURAL NA CONSTITUIÇÃO DO HUMANO: A PRESENÇA DOS SIGNOS REPRESENTATIVOS DO MOVIMENTO COOPERATIVO EM TRÊS DE MAIO/ RS Documento
-
O Jogo daramático e a educação: Construindo argumentos Documento
-
O LIVRO DIDÁTICO, OS PCNs DE CIÊNCIAS NATURAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Documento
-
O LUGAR DA PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR Documento
-
O LUGAR E O SIGNIFICADO DO ENSINO RELIGIOSO NO CURRÍCULO ESCOLAR Documento
-
O PROCESSO AVALIATIVO NA PRÉ-ESCOLA: ELO COM OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O Pedagogo e os campos de atuação na perspectiva da Educação Popular. Documento
-
O Pedagogo e sua Pedagogia Documento
-
O Percurso da Ressignificação de uma Proposta para Educação Infantil: Por uma Ética na Educação. Documento
-
O Processo Pedagógico do Centro de atendimento socioeducativo de santo Ângelo - CASE Documento
-
O Programa Nacional de Informática na Educação nas Escolas Públicas de Ijuí / RS Documento
-
O Projeto Político-Pedagógico nas Fronteiras da Modernidade e da Pós-Modernidade Documento
-
O QUE FAZEMOS COM NOSSAS CRIANÇAS: um estudo do atendimento das crianças de 0 a 3 anos nas creches públicas de Cruz Alta Documento
-
O Sentido Político-pedagógico da Metodologia do PRORENDA -Agricultura Familiar/RS Documento
-
O Silêncio e as Falas dos Corpos-Sujeitos nas Práticas de Educação Física de uma Escola Pública Documento
-
O TEXTO ORAL NA SALA DE AULA E NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO LEITOR Documento
-
O Trabalho e a Educação de Jovens e Adultos ? Compreensões a partir do (re)encontro de trabalhadores-estudantes com a escola em Panambi/RS Documento
-
O aprender a aprender: perspectivas e desafios no contexto do ensino militar Documento
-
O aprendizado de línguas no proeja vendas: contribuições na e para a vida dos educandos Documento
-
O biológico na educação física Documento
-
O brincar, a criança e a escola - tramas de um caminho Documento
-
O carvo e a rosa: identidade generificadas na educação infantil Documento
-
O consumidor brasileiro e o acesso à cidadania Documento
-
O desafio da construção democrático-participativa de um Plano Municipal de Educação Documento
-
O desafio ético da educação escolar na era planetária: contribuições da complexidade para repensar a ética Documento
-
O diagnóstico das dificuldades de aprendizagem na clinica-escola de psicologia Documento
-
O ensino da geometria analítica em um curso de licenciatura em matemática: uma análise da organização do processo educativo sob a ótica dos registros de representação semiótica Documento
-
O ensino não presencial na Unijuí - Movimentos que direcionam a educação à distância Documento
-
O ensino para cooperação em escolas municipais: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, no município de Cerro Largo, RS. Documento
-
O envelhecimento no contexto atual Documento
-
O lugar da infância no contexto familiar e social: percursos construídos no município de Três Passos Documento
-
O lugar do professor na sala de aula: desafios contemporâneos para um sujeito de um suposto saber. Documento
-
O lugar dos saberes experienciais dos professores no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Documento
-
O lugar, o papel e as formas de organização do ensino escolar de literatura Documento
-
O não dito no Direito de Família Documento
-
O olhar que não enxerga: a produção discursiva e social de alunos com necessidades educacionais especiais Documento
-
O pedagogo, articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: possibilidades e limites Documento
-
O protagonismo indígena Kaingang no espaço da escola da aldeia Documento
-
O que é Possível de uma Proposta Bilíngue numa Escola para Crianças Documento
-
O sujeito (in)visível na relação do aprender: uma visão psicopedagógica dos problemas de aprendizagem na contemporaneidade Documento
-
O trabalho educativo e sua relação com a constituição social da memória individual no processo de formação de professores Documento
-
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva Documento
-
OLHAR DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE UMA EQUIPE DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE A DIMENSÃO EDUCATIVA DE SUA CAPACITAÇÃO Documento
-
ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS COMO ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E LOCAL AS EXPERIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS-RS Documento
-
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: CRISE E PERSPECTIVAS NO CONFRONTO DAS RACIONALIDADES Documento
-
OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO A FORMAÇÃO CONTINUADA Documento
-
OS PROFESSORES COMO INTELECTUAIS-INTÉRPRETES: DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCATIVA EM TEMPOS DE MODERNIDADE LÍQUIDA Documento
-
OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR Documento
-
Os Conceitos Sobre Gravidez e Reprodução Humana Segundo os Alunos e Alunas do Ensino Médio Documento
-
Os Números Racionais e os Registros de Representação Semiótica: Análise de Planejamentos das Séries Finais do Ensino Fundamental Documento
-
Os Programas de Ensino de Química na Educação Básica na compreesão e prática de professores Documento
-
Os conceitos de Genética e as implicações na docência. Documento
-
Os conteúdos de Ensino e as Aprendizagens Escolares Documento
-
Os desafios da diferença - ressignificando a prática pedagógica com a formação permanente Documento
-
Os limites da cidadania na elaboração e nos enunciados da LDB Documento
-
Os movimentos sociais e o software livre Documento
-
PARA ALÉM DA FORMA: O IMPACTO DA CIRURGIA BARIÁTRICA Documento
-
PARA ALÉM DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO: O PORTFÓLIO E O REGISTRO DA PRÁXIS DOCENTE Documento
-
PEDAGOGIA DE PROJETOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Documento
-
PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE INFLUÊNCIAS DA SUA FORMAÇÃO INICIAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CONTEXTO HOSPITALAR Documento
-
PLANEJAMENTO MUNICIPAL EM SAÚDE: AS PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADE FÍSICA NO ÂMBITO DA 19ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Documento
-
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS : GESTÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER Documento
-
POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CONTEMPORÂNEA Documento
-
PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE PACIENTES PSICÓTICOS: UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE MENTAL Documento
-
PROGRAMA DE SEMENTES CRIOULAS DE HORTALIÇAS: EXPERIÊNCIA E IDENTIDADES NO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS Documento
-
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ESTUDO DE CASO NA REDE SALESIANA DE ESCOLAS. Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESTATÍSTICA DOS ANOS INICIAIS: REALIDADES E POSSIBILIDADES Documento
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA COM SURDOS: Implicações nos Processos de Ensino e de Aprendizagem Documento
-
Partindo da concepção de criança sujeito, na educação infantil, como se dá e quais as implicações do brincar nos espaços escolares Documento
-
Performatividade na Educação: As Marcas da Escola na Alma de Corpos Estranhos. Documento
-
Perspectivas de Formação do tecnólogo em Gestão Comercial Documento
-
Pesquisa participante no cotidiano de uma escola pública Documento
-
Políticas Públicas em Educação: Homogeneização x Singularidade Documento
-
Por uma Alfabetização Pluriforme nos Ciclos de Idade Documento
-
Por uma infância generificada :espaços significativos do contexto escolar Documento
-
Possibilidades e Limites de Educação para a Cidadania numa escola técnica rural Documento
-
Processo de Reconstrução Curricular em uma Escola de Ensino Médio numa Perspectiva Interdisciplinar Documento
-
Processo de desenvolvimento da escrita:aquisição da norma ortografica ou dislexia do desenvolvimento? Documento
-
Processo ensino e aprendizagem: uma análise no curso técnico de enfermagem como perspectiva para o docente enfermeiro. Documento
-
Processos Interativos articulados ao estágio de docência:implicações para a aprendizagem de conhecimentos profissionais e de conteúdos escolares do ensino médio Documento
-
Processos de Significação Conceitual de Elemento e Substância no Ensino Fundamental de Ciências Naturais Documento
-
Processos de ensino e aprendizagem na modalidade de EAD: uma discussão a partir da compreensão de professores Documento
-
Producao e Mobilizacao de Saberes a partir das Praticas de Professoras que ensinam Matematica com Tecnologia Informatica Documento
-
Produção de Leitura nas séries iniciais: por um trabalho de efetiva interpretação do texto literário. Documento
-
Produção de Significado para a equação de 1º grau Documento
-
Produção e uso de materiais didáticos audiovisuais no contexto de situação de estudo: implicações no ensino e no desenvolvimento profissional docente Documento
-
Professores de Química em ação nas escolas de pequenos municípios do Rio Grande do Sul Documento
-
Programa universidade para todos: implicações na democratização do ensino superior Documento
-
Projeto Folhas: uma Perspectiva de Formação Continuada de Professores - Análise no Campo Curricular de Química Documento
-
Promoção da Alimentação Saudável no Contexto do Currículo Escolar Documento
-
Práticas de Letramento de Alunos Surdos em Contexto de Escola Inclusiva Documento
-
Práticas de leitura de professoras que atuam no Ensino Fundamental Documento
-
Práticas do ensino de história nos anos iniciais: histórias contadas e histórias vividas Documento
-
Práticas educativas na percepção de usuários e familiares que integram o grupo de alcoolismo - Grupo Amor a Vida - Vinculado ao CAPs II de Ijuí-RS Documento
-
Quando a Educação Física vira aula: mudança nas concepções pedagógicas de professoras dos Anos Iniciais participantes de uma experiência de formação continuada colaborativa. Documento
-
REDE CERTIFIC E PROEJA FIC: A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PESCADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA – RS Documento
-
REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO DA CIDADANIA NA HISTÓRIA DAS IDEIAS Documento
-
RELAÇÕES ENTRE COLETIVOS DE PENSAMENTO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ESCOLAR E ENSINO DE CIÊNCIAS EM EVENTOS DA ÁREA Documento
-
REPENSANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES DE ALUNO COM AUTISMO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Documento
-
ROUSSEAU: A EDUCAÇÃO DE EMÍLIO NAS PRIMEIRAS ETAPAS DA SUA VIDA Documento
-
Razão e Imaginação: Dois Caminhos Necessários para aConstrução do Saber Matemático Documento
-
Recreio Escolar: Práticas Corporais e suas significações Documento
-
Reflexos do higienismo nas relações entre médico Documento
-
Reflexões filosóficas sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Jurídicas Documento
-
Relacionamento alunos - professores na construção do conhecimento Documento
-
Relação Educativa - Farmacêutico / Usuário em Postos de Distribuição de Medicamentos da Rede Pública Documento
-
Relações de gênero e educação: um estudo sobre a presença da temática de gênero no currículo real da 7ª e 8ª série de uma escola pública da Região Noroeste do RS Documento
-
Reorganizações curriculares na conquista da educação escolar de melhor qualidade: expectativas acerca do efeito indutor do Novo ENEM Documento
-
Representações de Estruturas Submicroscópicas no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: (Re)Construção de Conhecimentos Escolares Documento
-
Ressignificação de conhecimentos em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica - reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia. Documento
-
Revoltas Camponesas: Cinema e Ensino de História Documento
-
Ruprtura e (RE)significação do curriculo de Matemática: Um olhar nos Ciclos de Formação Documento
-
SABERES DOCENTES DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA FUNÇÃO E CONHECE A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Documento
-
SATISFAÇÃO/INSATISFAÇÃO DOCENTE: MEDIDAS SUPORTIVAS Documento
-
SAÚDE É PODER ESTAR COM OS OUTROS": saúde/doença na voz de mulheres Documento
-
SEGMENTAÇÃO NA ESCRITA ESPONTÂNEA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
SER CRIANÇA É IR A ESCOLA, TER AMIGOS DE MONTÃO: a escuta da infância em seu ofício de aluno Documento
-
SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ECOLOGIA NA PERSPECTIVA DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS Documento
-
STORYLINE E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
Saber Docente e Interdisciplinaridade no contexto das reformas curriculares do Ensino Médio no Brasil: um estudo com professores de língua inglesa Documento
-
Saberes Docentes e Ação Educacional em Reconstrução na Educação de Jovens e Adultos: Contribuições do Pensamento Complexo Documento
-
Saberes e Fazeres em movimento de relação na prática profissional numa farmácia hospitalar Documento
-
Sementes na terra: educação, juventude, agricultura familiar Documento
-
Significação Conceitual na Alfabetização Escolar: um trabalho com projetos no Primeiro Ano do Ensino Fundamental Documento
-
Significação de conceitos de Física por estudantes do Ensino Médio sobre radioatividade e seus efeitos no corpo humano Documento
-
Significação dos Conceitos de Ciências da Natureza no Contexto de Situação de Estudo Documento
-
Significação dos Conceitos Éticos: Transversalidade e Mediação Docente Documento
-
Simpósios Nacionais de Estudos Missioneiros: um espaço aberto à pesquisa e à reflexão histórica Documento
-
Situações Tecnológicas como meio para a significação de conceitos científicos no ensino de Ciências da Natureza e suas Técnologiasa Documento
-
Soluções: Tema Central na Elaboração do Conhecimento Químico Escolar Documento
-
Sujeitos de Conhecimento, poder e cultura: a educação de pessoas jovens e adultas Documento
-
Superar a difusão: desafio e dilema para os extensionistas rurais. Documento
-
Só me lembro quando dói": corpo, trabalho e saúde no universo dos trabalhadores em informática Documento
-
TRABALHO EDUCATIVO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES – IMPLICAÇÕES NO ENSINO NO NÍVEL MÉDIO Documento
-
TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM GRUPO DE JOVENS NEGRAS NO MUNICÍPIO DE JÓIA/RS Documento
-
Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no ensino médio Documento
-
Temas e Situações Significativas no Ensino de Ciências: Contribuições de Freire e Vigotski Documento
-
Tensionamentos no Espaço Escolar: As Diferentes Identidades nas Relações entre Professores e Alunos/as. Documento
-
Trabalho coletivo e educação: um estudo das práticas cooperativas do PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas - na Região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Documento
-
Tradução e Mercadoria: vínculos com a tarefa educacional Documento
-
Tugendhat e uma moral do respeito universal: implicações na educação. Documento
-
UNIVERSIDADE E MARKETING: CONFLITOS DE UMA RELAÇÃO Documento
-
Um estudo sobre a memória de Getúlio Vargas na Educação dos São-borjenses. Documento
-
Um olhar crítico sobre o Ensino da Geometria na Licenciatura de Matemática da UNIJUÍ Documento
-
Um olhar sobre a escola como espaço de emancipação Documento
-
Um olhar sobre a experiência do Departamento de Educação Rural - DER Documento
-
Uma reflexão sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico discente no ensino fundamental Documento
-
Unicultural: Uma Relação entre Educação e Cultura na Região do Matopiba. Documento
-
Universidade Contemporânea: do conflito de concepções à crise da categoria Documento
-
Universidade contemporânea: os percursos da Unijuí Documento
-
Utupia Realizável: A Educação Para a Paz Permeando a Prática Educativa Documento
-
Vozes que Rondam: com a Palavra, as Mulheres Sem Terra Documento
-
software livre e educação Documento
-
“HISTÓRIAS DE VIDA, FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO NORMAL E O CINEMA: imagens e narrativas” Documento