cour_76e699f4-8efe-4d11-a83a-1b0824182b61
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"Vão para a Universidade, mas não deixem de ser índios" Identidades/ diferenças indígenas produzidas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Documento
-
"EU ESTAVA NO BIOTIPO REVISTÁVEL": A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL Documento
-
"Foi o espaço que encontrei": A temática étnico-racial em escolas de Educação Básica em um contexto de colonialidade germânica Documento
-
"Pesquisando com Zacarias Kapiaar": concepções de professores/a Ikolen (Gavião) de Rondônia sobre a escola Documento
-
?Um contexto inovador: A Arte como Base para o Processo de Ensino-aprendizagem na Educação Básica?. Documento
-
A (não) presença da inter/multiculturalidade nos processos formativos de docentes de uma escola da rede estadual de ensino. de Mato Grosso do Sul. Documento
-
A Atuação do 'Comitê Local do Compromisso' no Âmbito do Plano de Ações Articuladas: implicações para a democratização da gestão da educação básica em municípios sul-mato-grossenses (2011-2014) Documento
-
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE IN/EXCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILINGUE ENTRE OS TERENA DA ALDEIA ARGOLA NA REGIÃO DE MIRANDA EM MATO GROSSO DO SUL Documento
-
A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA TEKOHA GUARANI – JAPORÃ/MS/BRASIL: DIÁLOGOS E INTERPELAÇÕES CULTURAIS COM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS INDÍGENAS OAXQUEÑAS-OAX./MÉXICO Documento
-
A Educação do Campo no Município de Campo Grande (MS) a partir de um olhar sobre a Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha Documento
-
A Formação docente a distância: uma investigação sobre o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Documento
-
A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS Documento
-
A circularidade das crianças Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul Documento
-
A colonização pela Libras das línguas de sinais dos indígenas surdos das aldeias Olho D'Água, Barreirinho e Água Azul, da Terra Indígena Buriti, em Mato Grosso do Sul Documento
-
A criança indígena no espaço escolar urbano de Campo Grande/MS: identidade e diferença Documento
-
APRENDI FAZENDO! ENQUANTO APRENDIA, ENSINAVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELO SCRATCH Documento
-
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DO ENEM: PROBLEMATIZAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO Documento
-
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Documento
-
As práticas culturais da Educação Afrodescendente para o repensar do preconceito etnocêntrico da sociedade brasileira Documento
-
As representações culturais dos professores de educação física sobre o corpo diferente Documento
-
Bem-Estar Docente: desenvolvimento e análise de um programa de formação continuada realizado com professores alfabetizadores Documento
-
Bem-estar e Mal-estar docente dos professores das escolas das águas no pantanal Documento
-
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PROCESSO DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS Documento
-
CULTURAS INDÍGENAS, ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/2008: possibilidades interculturais? Documento
-
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OS GESTORES DE ESCOLAS COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) Documento
-
Concepções epistemológicas e a produção das identidades e diferenças dos sujeitos no espaço escolar. Documento
-
Conselhos de Educação em dois municípios sul-mato-grossenses, no contexto do Plano de Ações Articuladas: implicações para a gestão democrática da educação básica (2007-2014) Documento
-
Cultura digital e redes sociais: incerteza e ousadia na formação de professores Documento
-
Culturas Infantis: as crianças pantaneiras como protagonistas de suas histórias no contexto escolar Documento
-
Currículo e práticas mono/multi/interculturais e a produção de identidades e diferenças na Escola Estadual do Campo Nova Itamarati Documento
-
DESCOLONIZANDO O CURRÍCULO: práticas pedagógicas interculturais de professores e professoras indígenas em Rondônia Documento
-
DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA: BEM-ESTAR E MAL-ESTAR DOCENTE NA TRAVESSIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE Documento
-
ENTRELAÇAMENTOS HUMANO-AFETIVOS EM PROCESSOS INTERATIVOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA IES PRIVADA Documento
-
Educação e Meritocracia: a ação dos partidos políticos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (2007-2010) Documento
-
FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES INDIGENAS E NAO INDIGENAS:IMPLICAÇOES E POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS EM CONTEXTO PRESENCIAL E EM REDES SOCIAIS Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM FORMATO DE AUDIOVISUAL PARA A EAD ONLINE. Documento
-
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE JI-PARANA/RO Documento
-
Formação Continuada de Professores Indígenas e Não Indígenas: Implicações e Possibilidades Interculturais em Contexto Presencial e em Redes Sociais Documento
-
Formação de professores online com/para a utilização de tecnologias digitais em classes hospitalares: implicações na prática pedagógica Documento
-
Inovação pedagógica e culura escolar: convergências do nosso tempo. Uma análise das dimensões inovadoras na perspectiva dos docentes de uma escola da educação básica Documento
-
KALIVONO HIKÓ TERENOE: CRIANÇAS INDÍGENAS DO/NO SÉCULO XXI: Sendo, vivendo e aprendendo nas tramas das tradições, traduções e negociações. Documento
-
NARRATIVAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) DE RONDÔNIA: IDENTIDADES ENTRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES E ESCOLARES Documento
-
Name nala em diáspora: a presença senegalesa em Campo Grande - MS Documento
-
Nas fronteiras das negociações: outros saberes e outros fazeres Guarani e Kaiowá Documento
-
O ?LUGAR DE FALA? DOS LGBT?s NA UNIVERSIDADE: (des) sexualizando as identidades de gênero e a sexualidade. Documento
-
O ?Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade? no contexto das políticas educacionais: Implementação nos municípios-polo de Campo Grande e Paranaíba/MS ? 2003 a 2010. Documento
-
O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na percepção de egressos e lideranças indígenas da Aldeia Amambai em Mato Grosso do Sul Documento
-
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO DA EAD/UFGD Documento
-
O Estágio Supervisionado de um Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, na perspectiva do professor pesquisador Documento
-
O PROFESSOR E O ESGOTAMENTO PROFISSIONAL (A SÍNDROME DE BURNOUT) ? UMA REALIDADE EDUCACIONAL FOCADA NA ESCOLA ESTADUAL MARIO HOMEM DE MELO, LOCALIZADA NA VILA SERRA GRANDE I MUNICÍPIO DE CANTÁ - RORAIMA Documento
-
O QUEFAZER DOCENTE NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E TENSÕES Documento
-
O TRABALHO DE PROFESSORES NÃO INDÍGENAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA: OLHARES PARA (IM)POSSIBILIDADES DE BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE Documento
-
O bem-estar/mal-estar do coordenador pedagógico: na pandemia da Covid 19: as práticas e desafios como articulador, formador e transformadorSua formação, desafios e práticas no cotidiano escolar Documento
-
O ‘PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)’: MATERIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2016) Documento
-
OS SABERES INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: a educação intercultural na percepção das coordenações de curso Documento
-
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ, MS: O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 7 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2015-2018) Documento
-
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA: IMPLICAÇÕES NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE AFRO-BRASILEIROS/AS COTISTAS EGRESSOS/AS DA UEMS (2007-2014) Documento
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015 ? 2021) Documento
-
PROCESSO DE EXPANSÃO E DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (1993 - 2010) Documento
-
PROFESSORES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NA ESCOLA INDÍGENA NANDEJARA DA ALDEIA TE?YIKUE, CAARAPÓ/MS Documento
-
PROFORMAR: formação de professores da educação infantil a distância e desenvovimento profissional Documento
-
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL ?ESCOLA DA AUTORIA?, NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL, NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS (2016-2019) Documento
-
PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? CONECTANDO SABERES II/EAD: REFLEXÕES SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRIVADO DE LIBERDADE Documento
-
Parceria público-privada na educação: implicações do Programa Jovem do Futuro para a gestão escolar Documento
-
Percepções sobre a Formação docente no diálogo com as culturas que atravessam o curso de pedagogia/UEMS/Maracaju Documento
-
Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e a Meta 4: oferta educativa e atendimento educacional especializado aos estudantes da Educação Especial (2014-2018) Documento
-
Política de Inclusão na Educação Superior - análise do Programa Incluir na Universidade Federal de Mato Grosso (2005-2013 Documento
-
Professores Surdos no Contexto Educacional Inclusivo Bilíngue: Concepções e (Re)significações Documento
-
Projetos Pedagógicos de Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Rondônia: concepções e disputas na modalidade educacional (2003-2018) Documento
-
Práticas pedagógicas voltadas para as identidades/diferenças e sua articulação com os processos formativos: um estudo com professores egressos do curso de Pedagogia da UEMS/Dourados Documento
-
RELAÇÕES MULTI/INTERCULTURAIS E IDENTITÁRIAS A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Um olhar sobre o ambiente da Escola Municipal Ñandejara na reserva Te?ýikue em Caarapó, no Mato Grosso do Sul Documento
-
REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS IDENTIDADES BRANCAS NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PARANÁ Documento
-
SABERES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APRENDENDO COM OS TERENA DA ALDEIA LAGOINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA - MATO GROSSO DO SUL Documento
-
SABERES MATEMÁTICOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS QUE CIRCULAM E SE ARTICULAM NO CONTEXTO DA ETNIA TUPARI NO ESTADO DE RONDÔNIA Documento
-
SABERES PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE TEMPO INTEGRAL: LAÇOS, ENTRELAÇAMENTOS E TENSIONAMENTOS Documento
-
SINDICALISMO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL: POLÍTICA SALARIAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2013-2019) Documento
-
TRAJETÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS MILITANTES NO GRUPO TEZ: PROCESSOS FORMATIVOS DECOLONIAIS Documento
-
Valorização Docente no Plano de Ações Articuladas (PAR): análise do processo de implementação das ações em dois municípios sul-mato-grossenses (2011-2014) Documento
-
YA KA NA ÃRA WANÃ, MOVIMENTO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS ARARA-KARO (PAY GAP/RO) Documento