Graduate Program Master and Doctorate in Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A Infância Brinca na Poética Manuelina Documento
-
"A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" Documento
-
"O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO HABILIDADES LINGÚISTICAS NO ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA Documento
-
"EU ESTAVA NO BIOTIPO REVISTÁVEL": A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL Documento
-
"Foi o espaço que encontrei": A temática étnico-racial em escolas de Educação Básica em um contexto de colonialidade germânica Documento
-
"Pesquisando com Zacarias Kapiaar": concepções de professores/a Ikolen (Gavião) de Rondônia sobre a escola Documento
-
?O CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DOS(AS) ALUNOS(AS) DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENAL? Documento
-
?Representações sobre meio ambiente, dos professores Terena que atuam de 1ª a 4ª séries, na Aldeia Bananal, distrito de Taunay, município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul? Documento
-
?Um contexto inovador: A Arte como Base para o Processo de Ensino-aprendizagem na Educação Básica?. Documento
-
A (não) presença da inter/multiculturalidade nos processos formativos de docentes de uma escola da rede estadual de ensino. de Mato Grosso do Sul. Documento
-
A Alfabetização em Campo Grande/MS, pela voz de pessoas da 3ª Idade Documento
-
A Aprendizagem Significativa de Conteúdos de Biologia no Ensino Médio Mediante o Uso de Mapas Conceituais e Organizadores Prévios. Documento
-
A Atuação do 'Comitê Local do Compromisso' no Âmbito do Plano de Ações Articuladas: implicações para a democratização da gestão da educação básica em municípios sul-mato-grossenses (2011-2014) Documento
-
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS/DAS PROFISSIONAIS LIBERAIS INSERIDOS/AS NA ATIVIDADE DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Documento
-
A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE IN/EXCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
A CONQUISTA DE UM NOVO TERRITÓRIO: indígenas advogados e advogadas - um olhar decolonial para os Cursos de Direito Documento
-
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL - 1964 A 1985 Documento
-
A CONSTRUÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE QUÍMICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS E PERCALÇOS E CONQUISTAS Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ESCOLAR DOS TERENA DA ALDEIA BURITI-MS Documento
-
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DA ESCOLA PARA OS ESTUDANTES INDÍGENAS DO ENSINO MÉDIO DA RESERVA FRANCISCO HORTA BARBOSA DOURADOS/MS Documento
-
A CRIANÇA INDIGENA GUARANI NA TEKOHA PORTO LINDO/JAPORÃ-MS Documento
-
A Contribuição do Projeto Crescer na Formação de Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental do Munic Documento
-
A DIFERENÇA CULTURAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA COM ALTO IDEB Documento
-
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS - UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE. Documento
-
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILINGUE ENTRE OS TERENA DA ALDEIA ARGOLA NA REGIÃO DE MIRANDA EM MATO GROSSO DO SUL Documento
-
A EDUCAÇÃO MULTI/INTERCULTURAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA UM CURRÍCULO COM QUALIDADE SOCIAL Documento
-
A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA TEKOHA GUARANI – JAPORÃ/MS/BRASIL: DIÁLOGOS E INTERPELAÇÕES CULTURAIS COM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS INDÍGENAS OAXQUEÑAS-OAX./MÉXICO Documento
-
A ESCOLA NORMAL DO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA, EM CAMPO GRANDE, SUL DO ESTADO DO ESTADO DE MATO GROSSO (1930-1950). Documento
-
A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DE ENSINO PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE JUÍNA, MATO GROSSO. Documento
-
A Educação Física escolar na Escola Municipal Indígena ?Marcolino Lili?: Uma possibilidade de Fortalecimento étnico Documento
-
A Educação do Campo no Município de Campo Grande (MS) a partir de um olhar sobre a Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha Documento
-
A Educação em tempos de Cibercultura Documento
-
A Educação em tempos de cibercultura: aprendizagem significativa de literatura Trovadoresca mediada por um hipertexto Documento
-
A Evolução Curricular no Curso de Fisioterapia na Universidade Católica Dom Bosco Documento
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DA ESCOLA ATIVA EM MATO GROSSO DO SUL (2000 a 2007) Documento
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INFÂNCIA EM CAMPO GRANDE/MS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES APÓS A HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
A FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (TEATRO E DANÇA): CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO E O BEM-ESTAR DOS PROFESSORES DE ARTE DE CAMPO GRANDE/MS. Documento
-
A Formação Docente a Distancia: Uma Investigação Sobre o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação e Suas Implicações Documento
-
A Formação docente a distância: uma investigação sobre o Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Documento
-
A IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL EM PONTA PORÃ/MS E SUAS RELAÇÕES COM AS NOVAS FORMAS DE PRODUÇÃO E TRABALHO DA REGIÃO (2007 ? 2012) Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DO 1º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA Documento
-
A Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual na Educação Superior e a Construção de suas Identidades Documento
-
A Informática Educativa e o Processo de Ensino-Aprendizagem da Língua Estrangeira Documento
-
A LEI N. 10639/2003 E A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DO 6 AO 9 ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE-MS COM ALTO IDEB Documento
-
A LIDERANÇA NA LOGÍSTICA Documento
-
A Licenciatura Letras-Libras - Modalidade a Distância - na Universidade Federal da Grande Dourados (2013-2017) Documento
-
A NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PROCESSO DE ENSINO NOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DA UNIDADE DO SENAI DE CAMPO GRANDE-MS Documento
-
A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRAFICO DA MICROBACIA DO DISTRITO DE MARECHAL BORMANN.UM DESPERTARPARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Documento
-
A Organização de um curso de Odontologia: A relação entre o Ideal e o Formal Documento
-
A PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHOS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB NA GESTÃO DOS RECURSOS EM MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2008) Documento
-
A PEDAGOGIA GUARANI NAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ: um estudo a partir dos relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola Documento
-
A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DA ESCOLA ATIVA EM MATO GROSSO DO SUL (2000 A 2007) Documento
-
A PRÁTICA DO PROFESSOR GUARANI E KAIOWÁ: O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO ARA VERÁ Documento
-
A Participação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB nos Municipios de Mato Grosso do Sul Documento
-
A Produção de Textos Mediada por uma Avaliação Interativa Documento
-
A Quimica como ciência auxiliar na formação de educadores Documento
-
A RELAÇÃO ENTRE A PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR Documento
-
A REPRESENTAÇÃO DO DOCENTE E DO ACADÊMICO INDÍGENA, COM RELAÇÃO AS COTAS INDÍGENAS, NO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DOURADOS Documento
-
A REPRESENTAÇÃO DO INDIGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO) Documento
-
A Representação Social dos professores do ensino fundamental sobre a compreensão do aprender pelo professor com a utilização das tecnologias digitais Documento
-
A Representaçãoi Social dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cáceres-MT sobre aprender com o uso da tecnologia digital Documento
-
A SALA DE INFORMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Documento
-
A SOCIEDADE XAVANTE E A EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA A PARTIR DA PEDAGOGIA XAVANTE Documento
-
A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS Documento
-
A TV Escola e a Formação em Exercício dos Professores Documento
-
A Utilização dos Resultados da Avaliação Institucional Externa da Educação Básica no Âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) em Municípios Sul-mato-grossenses (2007-2010) Documento
-
A aquisição de saberes profissionais no exercício da docência por professoras das séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
A avaliação da aprendizagem na educação a distância: concepções e práticas de professores de ensino superior Documento
-
A ação do coordenador pedagógico no Centro de Educação Infantil de campo Grande/MS Documento
-
A certificação ocupacional de dirigentes escolares da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS: implicações para a gestão escolar (2001-2004) Documento
-
A circularidade das crianças Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul Documento
-
A colonização pela Libras das línguas de sinais dos indígenas surdos das aldeias Olho D'Água, Barreirinho e Água Azul, da Terra Indígena Buriti, em Mato Grosso do Sul Documento
-
A construção da identidade cultural do professore durante o regime militar no Brasil 1964 a 1985 Documento
-
A construção da indentidade dos estudades em uma escola entre o Brasil e o Paraguai Documento
-
A construção das identidades de gênero na educação infantil Documento
-
A contemporaneidade na formação do arte educador Documento
-
A coordenação pedagógica e a práxis docente Documento
-
A costrução de gênero na educação infantil Documento
-
A criança Terena: o diálogo entre a educação indígena e a educação escolar na aldeia Buriti Documento
-
A criação da diferença na obra A retirada da Laguna de Visconde de Taunay Documento
-
A dança como meio educativo para adolescentes com Síndrome de Down: desenvolvimento e avaliação de um programa Documento
-
A disciplina artes -música nas quartas séries do ensino fundamental no Colégio Salesiano São Gonçalo Documento
-
A educação Física e a interdisciplinaridade na Educação Infantil Documento
-
A educação e os conflitos econômicos e políticos: a luta para a preservação cultural do povo guarani". Documento
-
A educação física escolar na escola municipal indígena Marcolino Lili: Uma possibilidade de preservar a etnia. Documento
-
A educação infantil e seu cotidiano: ouvindo o que dizem as crianças da pré-escola sobre a instituição educativa Documento
-
A eleição de diretor e as mudanças na vida da escola Documento
-
A formação continuada dos docentes do município de Ponta Porã/MS e o papel da escola. Documento
-
A formação continuada dos professores do município de Ponta Porã, e o papel da escola Documento
-
A formação do Pedagogo: uma formação intercultural? Documento
-
A formação para docência do profissional enfermeiro na visão dos professores Documento
-
A formação universitária do professor de língua inglesa e suas implicações na pratica docente Documento
-
A função desenvolvente da dramatização no ensino de literatura estrangeira. Documento
-
A implementação do Ensino Superior em Corumba-1961-2002 Documento
-
A influência das expressões idiomáticas inglêsas sobre a lingua portuguêsa Documento
-
A inserção da temática racial nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal de Campo Grande Documento
-
A pedagogia terena e as crianças do PIN Nioaque: as relações entre família, comunidade e escola Documento
-
A percepção dos professores sobre o Sistema de Cotas para Negros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ? Curso de Pedagogia de Dourados (2004-2008)?, Documento
-
A pluralidade cultural e a proposta pedagógica na escola - um estudo comparativo entre as propostas pedagógicas de uma escola de periferia e uma escola de remanescente de quilombos Documento
-
A pluralidade cultural e a proposta pedagógica na escola - um estudo comparativo entre as propostas pedagógicas de uma escola de periferia e uma escola de remanescentes de quilombos Documento
-
A politica de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio do Estado de Mato Grosso do Sul 1999-2006 Documento
-
A professora de educação infantil e a alfabetização: relação entre a teoria e a pratica. Documento
-
A prática do professor Guarani e Kaiowá. O ensino de ciências a partir do projeto Ará Verá Documento
-
A prática docente e a organização tempo/espaço na pré-escola. Documento
-
A relação entre o grau de dificuldade no estudo dos módulos de matemática, na concepção dos professores, e o desempenho apresentado pelos alunos nas alvaliações: um estudo de caso. Documento
-
A resolução de problemas de estrutura aditiva por alunos de 3ª série do ensino fundamental: aspectos cognitivos e didáticos Documento
-
A sala de informática em uma escola do campo: concepções e práticas pedagógicas Documento
-
A utilização de estratégias cognitivas no processo de leitura em língua inglesa Documento
-
ALFABETIZAÇÃO NA LINGUA TERENA: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO E SIGNIFICADO Documento
-
ALFABETIZAÇÃO NA LINGUA TERENA: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO E SIGNIFICADO DA IDENTIDADE TERENA DA ALDEIA CACHOEIRINHA / MIRANDA / MS Documento
-
APRENDI FAZENDO! ENQUANTO APRENDIA, ENSINAVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELO SCRATCH Documento
-
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UMA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DAS POSSIBILIDADES E LIMITES Documento
-
AS ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E O PAPEL DO PROFESSOR Documento
-
AS AÇÕES DO PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DA PEDAGOGIA/ UCDB Documento
-
AS COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E PARA OS SABERES PEDAGÓGICOS DOS DOCENTES DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM Documento
-
AS CONCEPÇÕES DE CORPO EA PRODUÇÃO DE IDENTIDADES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Documento
-
AS CONCEPÇÕES DE DESIGUALDADE SOCIAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA COM ALTO IDEB Documento
-
AS MANIFESTAÇÕES DE CRIANÇAS DE 05 E 06 ANOS SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA ESCOLA DE RONDONÓPOLIS/MT Documento
-
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO GOVERNO POPULAR: 1999-2003 Documento
-
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE Documento
-
AS QUESTÕES AMBIENTAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA EM DUAS UNIVERSIDADES DE MATO GROSSO DO SUL Documento
-
AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS EM UM 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO ETNOGRAFICO Documento
-
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DO ENEM: PROBLEMATIZAÇÕES NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO Documento
-
AS REPRESENTAÇÕES DOS INDIGENAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO) DO ENSINO PÚBLICO DE CAMPO GRANDE / MS Documento
-
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Documento
-
AUTO-REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA FRONTEIRA PONTA PORÃ/BRASIL ? PEDRO JUAN CABALLERO/PARAGUAI Documento
-
AVALIANDO A COMPETÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO GESTAR Documento
-
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Documento
-
Acesso e permanência do Estudante Deficiente no Educação Superior: análise do Programa INCLUIR na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - 2005 - 2010 Documento
-
Administração Escolar: Reflexões para a formação do professor em servico Documento
-
Adolelescentes em conflito com a lei: Contributos para o estudo sobre o processo de construção da pratica infracional Documento
-
Alfabetização de Jovens e Adultos nas Escolas formais em Ponta Porã - MS - Reflexões sobre a prática docente Documento
-
Análise de um grupo colaborativo de professores de Química como espaço de formação continuada Documento
-
Aprendizagem Cooperativa em uma Sala de Aula:Análise das possibilidade e limites Documento
-
Arte, Expressão, Tradição, Originalidade... Como Ensinasr Literatura? Documento
-
As Concepções Pedagógicas dos Docentes e o Processo Ensino e Aprendizagem Documento
-
As Representações Sociais dos Jogos no Modo de Ser Terena da Aldeia Marçal de Souza - Um Estudo sobre a Experiência do Projeto Córrego Bandeira Documento
-
As Tecnologias digitais na formação inicial: implicações na prática pedagógica dos professores Documento
-
As ações da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar no Estado de Mato Grosso do Sul, na conquista dos direitos da criança de 0 a 6 anos, na construção das políticas públicas na área da Educação Infantil. Documento
-
As característica da formação inicial e continuada dos docentes de Estatística da UCDB Documento
-
As concepções de corpo e a produção de identidades em aulas de educação física escolar, Documento
-
As concepções de ensino de professores e a aprendizagem dos alunos sobre educação ambiental no ensino médio: o caso de uma escola estadual Documento
-
As contribuições da 'Olimpíada de Língua Portuguesa-Escrevendo o Futuro Documento
-
As dificuldades na aprendizagem da divisão: analise da produção de erros de alunos do ensino fundamental e sua relação com o ensino praticado pelos professores Documento
-
As implicações possíveis do uso do WhatsApp às práticas educativas do ensino de Filosofia. Documento
-
As práticas culturais da Educação Afrodescendente para o repensar do preconceito etnocêntrico da sociedade brasileira Documento
-
As representações de estudantes indígenas dos 6º e 7º anos de uma escola do município de Iranduba no estado do Amazonas sobre as populações indígenas Documento
-
As/Os docentes de História da escolarização básica e a (des/re)construção das identidades negras Documento
-
Aspectos Curriculares e Metodológicos do Curso de Fisioterapia da UCDB-Estudo de Caso Documento
-
Autonomia vigiada: caminhos para a construção da identidade profissinal dos docentes do Colégio Militar de Campo Grande Documento
-
Autonomia vigiada: caminhos para a construção da identidade profissional dos docentes do Colégio Militar de Campo Grande-MS Documento
-
AÇÕES AFIRMATIVAS E O ACESSO DE NEGROS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO LUTHER KING (ILK) Documento
-
AÇÕES AFIRMATIVAS, COTAS E A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) Documento
-
Ações Afirmativas e o Acesso de Negros na Educação Superior:um estudo de caso do Instituto Luther King- Ensino Pesquisa e Ação Afirmativa Documento
-
Bem-Estar Docente: desenvolvimento e análise de um programa de formação continuada realizado com professores alfabetizadores Documento
-
Bem-estar ∕mal-estar no trabalho do professor de Educação Fisica nos Centros de Educação Infantil (Ceinfs) de Campo Grande ? MS Documento
-
Bem-estar e Mal-estar docente dos professores das escolas das águas no pantanal Documento
-
Busca de Subsídios para a Educação Sexual Documento
-
CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA - de 1998 a 2004 Documento
-
CIBERSTALKING!? E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR Documento
-
CLASSE HOSPITALAR: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DE INTERNAÇÃO Documento
-
CLIMA ESCOLAR E TRABALHO DOCENTE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE -MS Documento
-
CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? CEEJA ? DOURADOS/MS Documento
-
CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÀO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIVAG (2001 A 2005) Documento
-
CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE (2001-2005) Documento
-
CONTRADIÇÕES VIVENCIADAS PELO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE CRÍTICA Documento
-
CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA TERENA NA ALDEIA ALDEINHA, EM ANASTÁCIO, MATO GROSSO DO SUL» Documento
-
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL : PROCESSO DE INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS Documento
-
CULTURA DO CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS Documento
-
CULTURA REGIONAL E O ENSINO DA ARTE: CAMINHO PARA UMA PRÁTICA INTERCULTURA? ESTUDO DE CASO: E. M. SULIVAN SILVESTRE OLIVEIRA - TUMUNE KALIVONO Documento
-
CULTURAS INDÍGENAS, ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/2008: possibilidades interculturais? Documento
-
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: OS GESTORES DE ESCOLAS COM ALTO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) Documento
-
Celinho Belizario Documento
-
Classes de idade Xavante e a educação escolar: uma contribuiçaõ pedagógica Documento
-
Concepções de Criança, Infância e de Educação dos Professores de Educação Infantil Documento
-
Conselhos de Educação em dois municípios sul-mato-grossenses, no contexto do Plano de Ações Articuladas: implicações para a gestão democrática da educação básica (2007-2014) Documento
-
Crianças Indígenas na Educação Infantil: percepções e olhares outros de uma educadora Documento
-
Cultura Regional E O Ensino da Arte: Caminho Para Uma Prática Intercultural? Estudo de Caso: Escola Municipal Sulivan Silvestre de Oliveira - Tumune Kalivono Criança do Futuro Documento
-
Culturas Infantis: as crianças pantaneiras como protagonistas de suas histórias no contexto escolar Documento
-
Currículo Integrado: Análise do Processo de Implementação no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Documento
-
Currículo e práticas mono/multi/interculturais e a produção de identidades e diferenças na Escola Estadual do Campo Nova Itamarati Documento
-
Currículo escolar: possibilidades interculturais Documento
-
Cursos modulares da UCDB na ótica de seus alunos: reflexos da política educacional Documento
-
DE "MANEQUIM FUNERÁRIO" A MESTRE EM EDUCAÇÃO: um estudo sobre as questões da sexualidade e do corpo nas relações vividas na escola Documento
-
DE FARMACÊUTICA-BIOQUÍMICA À PROFESSORA: DESAFIOS, INCERTEZAS E APRENDIZAGENS DE UMA INICIANTE NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Documento
-
DESCOLONIZANDO O CURRÍCULO: práticas pedagógicas interculturais de professores e professoras indígenas em Rondônia Documento
-
DIREITOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: PARÂMETROS DA ESCOLA PARA A EFETIVIDADE DE DIREITOS DOS KAIOWÁ E GUARANI E A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS SOBRE SUSTENTABILIDADE E TERRITORIALIDADE. Documento
-
DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA: BEM-ESTAR E MAL-ESTAR DOCENTE NA TRAVESSIA DE UMA PROFESSORA INICIANTE Documento
-
DOCÊNCIA: UM OLHAR PARA A TERCEIRA IDADE Documento
-
Discussão Racial e Afro-Rica: Uma Articulação Possível? Documento
-
Discussão racial na escola e grupo Afro-Rica: uma articulação possível? Documento
-
Diversidade Étnico-Racial: A Experiência de Formação Continuada da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - 1999 a 2006 Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA BANANAL: PRÁTICA OU UTOPIA? Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA e os PROCESSOS PRÓPRIOS DE APRENDIZAGENS: espaços de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na Comunidade Indígena de Amambai, Amambai - MS. Documento
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR NA VISÃO DO PROFESSOR SALESIANO PE. RAIMUNDO POMBO Documento
-
EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO INCLUSIVO - ANÁLISE DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA Documento
-
ESCOLA PANTANEIRA SANTANA, NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA, EM MATO GROSSO DO SUL: UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL? Documento
-
ESCOLA PLENA: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE MATO GROSSO (2015-2018) Documento
-
EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DE DIREITO EM MATO GROSSO DO SUL - 1965-2002 Documento
-
Educaçao escolar: processos proprios de aprendizagem da criança guarani/kaiowa ante da escola. Documento
-
Educação Ambiental em uma Escola Agrícola de Campo Grande MS: que saberes.que praticas e que resultados Documento
-
Educação Ambiental nas séries finais do ensino fundamental das escolas municipais de Campo Grande, MS: Que saberes, que práticas e que resultados Documento
-
Educação Especial nos cursos de licenciatura das universidades de Mato Grosso do Sul Documento
-
Educação Inclusiva: Análises de Trajetórias e Práticas Pedagógicas Documento
-
Educação a Distância: um olhar sobre a profissionalidade docente na educação online Documento
-
Educação e Meritocracia: a ação dos partidos políticos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (2007-2010) Documento
-
Educação e Tecnologia: Um olhar para as práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil Documento
-
Educação e gênero: a re-significação da masculinidade Documento
-
Efeitos da educação superior nas identidades de negros cotistas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Documento
-
Ensino de Língua Estrangeira para Deficientes Visuais em Sala de Aula Regular Documento
-
Ensino superior e mercado de trabalho: opção do acadêmico Documento
-
Entre tramas e interações: o protagonismo das crianças pequenas numa creche de Campo Grande/MS. Documento
-
Escola Darcy Ribeiro: Um Assentamento, uma história, muitos olhares...Reflexões sobre a identidade e as implicações na formação docente - Uma professora, uma experiência, um aprendizado. Documento
-
Escola Indígena Municipal Utãpinopona - Tuyuka e a Construção da Identidade Tuyuka Documento
-
Estágio Supervisionado de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia - Licenciatura: Um estudo de caso Documento
-
Expansão da educação superior em Mato Grosso do Sul e a ampliação do acesso ao ensino noturno 1990 a 2006. Documento
-
Expansão dos Centros Universitários no Brasil - um estudo de caso do UNIVAG-Centro Universitario de Várzea Grande Documento
-
Expansão dos Centros Universitários no Brasil após a aprovação da LDB de 1996 um estudo de caso do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande Documento
-
FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES INDIGENAS E NAO INDIGENAS:IMPLICAÇOES E POSSIBILIDADES INTERCULTURAIS EM CONTEXTO PRESENCIAL E EM REDES SOCIAIS Documento
-
FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES INDÍGENAS Documento
-
FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES INDÍGENAS: O ENTRE LUGARES E SEUS CONFLITOS Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR DE CAMPO GRANDE/MS Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO NORMAL MÉDIO INTERCULTURAL INDÍGENA ARÁ VERÁ NA PERSPECTIVA DA V TURMA 2015 Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM FORMATO DE AUDIOVISUAL PARA A EAD ONLINE. Documento
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLANTAÇÃO DO CURSO NORMAL SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL A EXPERIÊNCIA DA UCDB Documento
-
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE JI-PARANA/RO Documento
-
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MURTINHO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1989 1996). Documento
-
Figuras geométricas não-planas e planas: a aprendizagem dos alunos da 4ª série e as concepções dos seus professores Documento
-
Formação Continuada de Professores em Serviço: uma experiência em que " a Universidade foi à Escola" (2000 a 2004) Documento
-
Formação Continuada de Professores: Uma Experiência em que a "Universidade foi a Escola" Documento
-
Formação Contnuada de Professores da Educação Infantil com enfoque na interdisciplinaridade Documento
-
Formação continuada: reflexos na prática dos professores participantes do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA. Documento
-
Formação de Professores de Lingua Estrangeira: um estudo de Caso Documento
-
Formação de Professores de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol: uma análise das concepções teóricas e metodológicas no Ensino Superior de Campo Grande Documento
-
Formação de Professores: Implantação do Curso Normal Superior em Mato Grsosso do Sul - A Experiência da UCDB Documento
-
Formação de professores online com/para a utilização de tecnologias digitais em classes hospitalares: implicações na prática pedagógica Documento
-
Formação dos Professores na Escola Normal do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de 1930 à 1971 Documento
-
Formação em Serviço: a construção da profissionalidade de agentes educacionais de um Centro de Educação Infantil do Municipio de Paranaíba Documento
-
Fornação continuida do professor alfabetizador do município de Corumbá: garantia de qualidade de ensino? Documento
-
Gestao de Sala de aula em Cursos de Administração em Instituição de Ensino Superior Privada Documento
-
IDENTIDADES INDÍGENAS NA MÍDIA: UM ESTUDO COM PROFESSORES INDÍGENAS SOBRE IDENTIDADE/DIFERENÇA E REPRESENTAÇÃO Documento
-
IMPACTOS DO AMBIENTE MULTIMÍDIA NA APRENDIZAGEM. Documento
-
IMPLICAÇÕES DO USO DO LAPTOP: Experiência de uma Escola de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS Documento
-
IMPLICAÇÕES DO USO LAPTOP INDIVIDUAL NAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE - MS Documento
-
INTER-RELAÇÕES PROFESSOR, ALUNOS E FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADO PELAS SALAS DE TECNOLOGIAS Documento
-
INÍCIO DA DOCÊNCIA: APRENDENDO A SER PROFESSORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
Identificação de condições presentes ou ausentes no processo de integração do aluno com deficiência no ensino regular Documento
-
Inclusão no CBA de Jaru-RO: concepções e desafios na voz dos professores Documento
-
Inclusão no CBA de Jaru-RO: concepções, desafios e aprendizagens na voz dos professores. Documento
-
Indisciplina escolar: concepções dos professores e relações com a formação docente. Documento
-
Informática e Educação: Uma Formação Prático-Reflexiva de Professores Documento
-
Informática educativa e a concepção dos professores das salas de recursos de deficiência auditiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS Documento
-
Inovação pedagógica e culura escolar: convergências do nosso tempo. Uma análise das dimensões inovadoras na perspectiva dos docentes de uma escola da educação básica Documento
-
Integracíon de Estudiantes por medio del uso de la Língua Brasileira de Sinais Documento
-
KALIVONO HIKÓ TERENOE: CRIANÇAS INDÍGENAS DO/NO SÉCULO XXI: Sendo, vivendo e aprendendo nas tramas das tradições, traduções e negociações. Documento
-
Leitura, Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos de Estruturas Aditivas Documento
-
Leitura, Literatura e Cinema na Sala de Aula: Uma Cena Documento
-
Manifestações de Gênero na Formação e Atuação de Professores em Séries Iniciais Documento
-
Mapas Conceituais como facilitadores da aprendizagem no ensino da História Documento
-
Metodologias Ativas na Formação do Professor: Uma discussão a partir das pesquisas realizadas no Brasil Documento
-
NARRATIVAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS ARARA (KARO TAP) DE RONDÔNIA: IDENTIDADES ENTRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NÃO ESCOLARES E ESCOLARES Documento
-
NAS TRAMAS DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA FRENTE À ALTERIDADE DOS ALUNO ÍNDIGENASS Documento
-
NAS TRAMAS DA IGUALDADE E DA DIFERENÇA FRENTE À ALTERIDADE DOS ALUNOS INDÍGENAS Documento
-
Na Escola, Brincando a Gente Também Aprende Documento
-
Name nala em diáspora: a presença senegalesa em Campo Grande - MS Documento
-
Nas fronteiras das negociações: outros saberes e outros fazeres Guarani e Kaiowá Documento
-
O ?LUGAR DE FALA? DOS LGBT?s NA UNIVERSIDADE: (des) sexualizando as identidades de gênero e a sexualidade. Documento
-
O ?Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade? no contexto das políticas educacionais: Implementação nos municípios-polo de Campo Grande e Paranaíba/MS ? 2003 a 2010. Documento
-
O Ambiente Escolar como espaço de desenvolvimento da afetividade: a relação professor/aluno na Escola Samuel Ramalho da Silva -São Bento- PB. Documento
-
O BEM-ESTAR DOCENTE E A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE – MS Documento
-
O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DE ESCOLAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JI-PARANÁ ? RO Documento
-
O BINÔMIO CUIDAR E EDUCAR NO CURRÍCULO DA CRECHE - O CASO DO CENTRO ANDREA PACE DE OLIVEIRA Documento
-
O Binomio Cuidar e Educar np currículo da creche--O caso do Centro Andréa Pace de Oliveira Documento
-
O CONTEXTO PEDAGÓGICO DE CEINFS DE CAMPO GRANDE/MS: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DAS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Documento
-
O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL E SUAS IDENTIDADES Documento
-
O CURSO DE PEDAGOGIA DAS FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA FACE A MUDANÇA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
O CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL, NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI – MS (2009-2015) Documento
-
O Crescimento da Pós Graduação nos Últimos Dez Anos Documento
-
O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na percepção de egressos e lideranças indígenas da Aldeia Amambai em Mato Grosso do Sul Documento
-
O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROJETO GERES: OS EFEITOS DA AVALIAÇÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA Documento
-
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO LICENCIADO EM COMPUTAÇÃO DA EAD/UFGD Documento
-
O Discurso da empregabilidade e seus efeitos sobre a Identidade dos Jovens do Ensino Médio em Campo Grande - MS Documento
-
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA E A ATUALIDADE DA QUESTÃO NA ESCOLA:ENTRE A EXISTÊNCIA DA LEI N°10.693/03 E O FAZER PEDAGÓGICO DO EDUCADOR Documento
-
O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM CAMPO GRANDE - MS: UMA INICIATIVA MUNICIPAL (2003-2010) Documento
-
O EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS, IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS (2010?2015) Documento
-
O Ensino Secundário em Corumbá, Sul do Estado de Mato Grosso: O Ginásio Maria Leite (1918-1937) Documento
-
O Ensino Secundário em Corumbá, Sul do Estado de Mato Grosso:o Ginásio Maria Leite (1918-1937) Documento
-
O Ensino Secundário no Sul do Estado de Mato Grosso no Contexto das Reformas Educacionais: O Ginásio Osvaldo Cruz (1927 - 1949). Documento
-
O Ensino da Arte: Contribuições Para o Processo Ensino-Aprendizagem no Município de Aquidauana (MS) Documento
-
O Estado Mínimo e o trabalho docente: influência das políticas de cunho neoliberal em duas universidades de Mato Grosso do Sul Documento
-
O Estágio Supervisionado de um Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, na perspectiva do professor pesquisador Documento
-
O IMPACTO DA AVALIAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ MS. Documento
-
O IMPACTO DA POLÍTICA PÚBLICA DE LAZER NO PROCESSO EDUCATIVO DOS USUARIOS DO CENTRO POPULAR DE CULTURA, ESPORTE E LAZER DO BAIRRO AERO-RANCHO Documento
-
O Impacto das Políticas Pública de Lazer no Processo Educativo dos Usuários do Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer do Bairro Aero Rancho: 1998-2004. Documento
-
O Jogo Como Proposta de Conteúdo an Educação Física Escolar Documento
-
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE-MS Documento
-
O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR (2007-2010) Documento
-
O PAPEL DO PROFESSOR NA PREVENCAO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMÍSSIVEIS ? IST DE ADOLESCENTES VULNERAVEIS Documento
-
O PERCURSO HISTÓRICO DA LÍNGUA TERENA E A IDENTIDADE INDÍGENA NA ALDEIA IPEGUE / AQUIDAUANA/MS Documento
-
O PERFIL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS Documento
-
O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇOES, PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇAO BASICA Documento
-
O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Documento
-
O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (PEE/MS – 2014-2024): META 4: EDUCAÇÃO ESPECIAL Documento
-
O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO Documento
-
O PROCESSO DA CONSTRÇÃO ESCOLAR DOS TERENA DA ALDEIA BURITI-MS Documento
-
O PROCESSO DE IMPLANTAÇAO DA REDE INTERNACIONAL DAS INSTITUIÇÕES SALESIANAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE CONFESSIONAL SALESIANA Documento
-
O PROFESSOR COMO AUTOR DE MATERIAL, PARA UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Documento
-
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Documento
-
O PROFESSOR E O ESGOTAMENTO PROFISSIONAL (A SÍNDROME DE BURNOUT) ? UMA REALIDADE EDUCACIONAL FOCADA NA ESCOLA ESTADUAL MARIO HOMEM DE MELO, LOCALIZADA NA VILA SERRA GRANDE I MUNICÍPIO DE CANTÁ - RORAIMA Documento
-
O PROFESSOR E O ESGOTAMENTO PROFISSIONAL (A SÍNDROME DE BURNOUT) ? UMA REALIDADE EDUCACIONAL FOCADA NA ESCOLA ESTADUAL MARIO HOMEM DE MELO, LOCALIZADA NA VILA SERRA GRANDE I MUNICÍPIO DE CANTÁ - RORAIMA Documento
-
O PROFISSIONAL ENFERMEIRO COMO DOCENTE DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA ESCOLA PADRÃO DE CAMPO GRANDE/MS Documento
-
O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (ProEMI): IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2007-2011) Documento
-
O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2011-2015) Documento
-
O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) NAS IES COMUNITÁRIAS: a experiência da Univerdidade Católica de Goiás (2005 - 2008) Documento
-
O PROJETO CÓRREGO BANDEIRA E AS CRIANÇAS TERENA Documento
-
O PROTAGONISMO DA ESCOLA POLO INDÍGENA TERENA ALEXINA ROSA FIGUEREDO, DA ALDEIA BURITI, EM MATO GROSSO DO SUL, NO PROCESSO DE RETOMADA DO TERRITÓRIO DA TERRA INDÍGENA BURITI Documento
-
O Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024): análise da meta 4 - no que diz respeito ao acesso e permanência Documento
-
O Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE Escola na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS (2007-2010): a experiência em uma unidade escolar+ Documento
-
O Processo de Colaboração na Educação Online: Interação Mediada Pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. AVA - Moodle Documento
-
O Processo de Implantação da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior e a Afirmação da Identidade Salesiana Documento
-
O Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e o processo de gestão da escola estadual de Campo Grande_MS (2003-2006) Documento
-
O Programa Mais Educação na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (2008-2014) Documento
-
O Programa Universidade Para Todos (ProUni ) nas IES Comunitárias : a experiência da Universidade Católica de Goiás (2005- 2008) Documento
-
O SISTEMA PREVENTIVO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO DOM BOSCO DE CAMPO GRANDE EM 1999 Documento
-
O TRABALHO DE PROFESSORES NÃO INDÍGENAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA: OLHARES PARA (IM)POSSIBILIDADES DE BEM-ESTAR/MAL-ESTAR DOCENTE Documento
-
O USO DAS INFORMACÕES DOS JORNAIS E REVISTAS: POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DA DISCIPLINA REDAÇÃO NO ALUNO DO ENSINO MÉDIO Documento
-
O USO DAS TICS E A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE CAMPO GRANDE/MS: UMA REALIDADE A SER CONSTRUÍDA Documento
-
O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ATO DE LEITURA LITERÁRIA - UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Documento
-
O USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL POR ALUNOS DE 3ª SÉRIE Documento
-
O bem-estar/mal-estar do coordenador pedagógico: na pandemia da Covid 19: as práticas e desafios como articulador, formador e transformadorSua formação, desafios e práticas no cotidiano escolar Documento
-
O cotidiano das crianças em tempos de Pandemia: (des)construções? Documento
-
O ensino da Historia da África e a atualidade da questão na escola: Entre a existência da Lei nº 10.639/03 e o fazer pedagógico do educador Documento
-
O ensino diferenciado na escola indígena "Tengatui Marangatú" Documento
-
O papel dos diretores no processo de gestão de duas escolas públicas estaduais do município de Costa Rica - MS Documento
-
O processo de colaboração na educação online: interação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação Documento
-
O processo de implantação do ensino superior na Região do Pantanal de Mato Grosso do Sul-Corumbá (1961-2002) Documento
-
O professor de Letras: uma análise a partir da perspectiva intercultural Documento
-
O que dizem e o que silenciam academicos negros no curso de pedagogia sobre suas identidades e diferenças : um estudo em uma faculdade de Rio Verde Goias Documento
-
O que interessa saber de índio? Um estudo a partir de narrativas de alunos de Campo Grande sobre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul Documento
-
O que é a escola para os alunos da 1ª série do 1º grau, pais e profissionais da escola municipal de pré-escolar e 1º grau "Carlos Vilhalva Cristaldo" de Campo Grande-MS. Documento
-
O referencial curricular nacional para as escolas indígenas: cultura e conhecimento no ensino de história Documento
-
O sentido da escola para estudantes indígenas da Reserva Francisco Horta Barbosa - Dourados/MS Documento
-
O trabalho e o Bem-estar do professor de música nas escolas de educação básica em Campo Grande/MS Documento
-
O uso de software educacional no ensino fundamental da matemática e a aprendizagem do sistema de numeração decimal por alunos de 3ª série. Documento
-
O uso dos mapas conceituais no ensino de História do Pensamento econômico Documento
-
O uso dos meios de comunicação de massa no curso de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco Documento
-
O ‘PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)’: MATERIALIZAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2012-2016) Documento
-
OGUATA PYAHU (UMA NOVA CAMINHADA) NO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DA RESERVA INDÍGENA TE?ÝIKUE Documento
-
OS "BONS PROFESSORES" DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL / DOURADOS:Uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas Documento
-
OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE, MS UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO Campo Grande MS 2011 Documento
-
OS CICLOS DE FORMAÇÃO E SUA REPERCUSSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CÁCERES-MT. Documento
-
OS CONCEITOS DE SAÚDE E DE DOENÇA: ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª E 8ª SÉRIES Documento
-
OS DIFERENTES NÍVEIS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DOCENTES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
OS EDUCADORES, A DIVERSIDADE CULTURAL E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES/DIFERENÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR Documento
-
OS EFEITOS DA INTEGRAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAIS. Documento
-
OS GESTORES ESCOLARES E A DIVERSIDADE CULTURAL NAS ESCOLAS Documento
-
OS GESTORES ESCOLARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALTO SANTO ? CE Documento
-
OS GRUPOS ESCOLARES NO ESTADO DE MATO GROSSO COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: O GRUPO ESCOLAR JOAQUIM MURTINHO, EM CAMPO GRANDE, SUL DO ESTADO (1910-1950) Documento
-
OS REFLEXOS DO SAEB/PROVA BRASIL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE COSTA RICA/MS Documento
-
OS RESULTADOS DA ESCOLARIZAÇÃO ENTRE OS KAIOWÁ E GUARANI EM MATO GROSSO DO SUL - "SERÁ O LETRAO AINDA UM DOS NOSSOS"? Documento
-
OS SABERES INDÍGENAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS: a educação intercultural na percepção das coordenações de curso Documento
-
Os "Bons Professores"das Licenciaaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Douraodos: Uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Documento
-
Os Descaminhos Entre as Avaliações Nacionais em Educação Indígena Documento
-
Os Grupos Escolares no Estado de Mato Grosso do Sul como Expressão da Política Pública Educacional: O Grupo Escolar Joaquim Murtinho, em Campo Grande, Sul do Estado (1910-1950). Documento
-
Os Itinerários de reintegração Social de Adolescentes Privados de Liberdade em Teresina - PI Brasil Documento
-
Os Programas da TV Escola e a Educação Especial: possibilidades de formação contÍnua de professores do ensino fundamental Documento
-
Os desafios e as possibilidades do trabalho docente para o ensino aprendizado do aluno surdo na universidade. Documento
-
Os educadores, a diversidade cultural e a produção de identidades/diferenças no ensino médio Documento
-
Os povos indígenas na sala de aula: Um estudo a partir das representações de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Campo Grande /MS Documento
-
Os professores de redação e sua prática: estudo sobre os procedimentos didático-pedagógicos dos docentes bem sucedidos no ensino público municipal de Campo Grande. Documento
-
Os saberes ambientais dos alunos das ?Escolas das Águas? no Pantanal de Mato Grosso do Sul e suas implicações no currículo escolar. Documento
-
PARCERIA ENTRE PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLAR CAMPEÃ PARA A GESTÃO ESCOLAR Documento
-
PEDAGOGIA KADIWÉU E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA - OLHARES DE MULHERES ADULTAS KADIWÉU Documento
-
PERCEPÇÃO DOS ADULTOS TERENA SOBRE A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DA ALDEIA TERERÉ DE SIDROLÂNDIA- MS Documento
-
PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA EJA – UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NO DIÁLOGO ENTRE COORDENAÇÃO, PROFESSORES E TECNOLOGIAS Documento
-
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES (2007-2010) Documento
-
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ, MS: O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA META 7 – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2015-2018) Documento
-
PLURALIDADE CULTURAL E SUAS CONTROVÉRSIAS EM UMA ESCOLA RURAL DO KM 177 DA BR-319 Documento
-
POLITICA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UEMS UNIDADE AQUIDAUANA: a percepção dos alunos cotistas e professores Documento
-
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: A EXPANSÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (1996 a 2009) Documento
-
POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA UNIDADE INTEGRADA SESI SENAI NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE ? GOIÁS (2006 ? 2013) Documento
-
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA: IMPLICAÇÕES NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE AFRO-BRASILEIROS/AS COTISTAS EGRESSOS/AS DA UEMS (2007-2014) Documento
-
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO NEGRAEVA Documento
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO DO SUL - CAMINHOS E DESCAMINHOS Documento
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015 ? 2021) Documento
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO PEDAGÓGICO EXPERIMENTAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (2010 - 2013) Documento
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM JATAÍ-GOIÁS Documento
-
POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O CURSO DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE - MT Documento
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO -IVINHEMA ? MS (2008-2010). Documento
-
PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MATO GROSSO DO SUL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS Documento
-
PROCESSO PRÓPRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM KAIOWÁ E GUARANI NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ÑANDEJARA PÓLO DA RESERVA INDÍGENA TE'ÝIKUE: Saberes Kaiowá e Guarani, Territorialidade e Sustentabilidade Documento
-
PROEJA NO IFMS - Campus Campo Grande (2011-2013) Documento
-
PROFESSORES - INSTRUTORES DAS SALAS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE-MS: AS RELAÇÕES ENTRE A CAPACITAÇÃO RECEBIDA E A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE INFORMÁTICA Documento
-
PROFESSORES DO ASSENTAMENTO TAQUARAL:A TRAJETORIA DE LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO Documento
-
PROFESSORES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NA ESCOLA INDÍGENA NANDEJARA DA ALDEIA TE?YIKUE, CAARAPÓ/MS Documento
-
PROFORMAR: formação de professores da educação infantil a distância e desenvovimento profissional Documento
-
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO/2003: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE ALFABETIZAÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES - A EXPERIÊNCIA DA SEMED - CAMPO GRANDE/MS Documento
-
PROGRAMA DE ACTIVIDADES RELACIONADAS CON EL USO DE LAS TECNOLOGIAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN EN LA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE LOS DOCENTES DE MEDIA GENERAL DEL MUNICIPIO GRAN SABANA DEL ESTADO BOLIVAR Documento
-
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL ?ESCOLA DA AUTORIA?, NO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL, NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ/MS (2016-2019) Documento
-
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: O PAPEL DAS UNIDADES EXECUTORAS NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA/SP Documento
-
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO ? PROUCA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE Documento
-
PROGRESSÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE CASSILÂNDIA-MS. Documento
-
PROJETO CÓRREGO BANDEIRA CULTURA, JOGO E TERRITORIALIDADE Documento
-
PROJETO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? CONECTANDO SABERES II/EAD: REFLEXÕES SOBRE A RESSOCIALIZAÇÃO DO PRIVADO DE LIBERDADE Documento
-
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA INDÍGENA TERENA "ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA PÓLO CORONEL NICOLAU HORTA BARBOSA", NA ALDEIA CACHOEIRINHA, MUNICÍPIO DE MIRANDA, MATO GROSSO DO SUL Documento
-
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO Documento
-
PROJETO RÁDIO RECREIO NO DIA A DIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO CAMPO GRANDE - MS 2011 Documento
-
PRÁTICA DOCENTE NA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - MS Documento
-
Parceria entre o Público e o Privado na Educação: Implicações do Programa Escola Campeã para a Gestão Escolar Documento
-
Parceria público-privada na educação: implicações do Programa Jovem do Futuro para a gestão escolar Documento
-
Pedagogia Kadiwéu e a Formação da Criança Documento
-
Percepções sobre a Formação docente no diálogo com as culturas que atravessam o curso de pedagogia/UEMS/Maracaju Documento
-
Plano Estadual de Educação De Mato Grosso Do Sul (2014-2024): Direito à Educação Expresso na Meta 2 E Na Estratégia 2.4 Documento
-
Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e a Meta 4: oferta educativa e atendimento educacional especializado aos estudantes da Educação Especial (2014-2018) Documento
-
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR): A Licenciatura em Educação Física na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - (2009-2013) Documento
-
Política Educacional para o Ensino Médio do Estado de Mato Grosso do Sul (1999-2006) Documento
-
Política de Alfabetização de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul: A Experiência do Movimento de Alfabetização MOVA/MS (1999/2006) Documento
-
Política de Educação Superior e os Programas de Permanência para Universidades Públicas - um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - 2003 a 2010 Documento
-
Política de Educação Superior no Brasil: a expanção dos cursos de ciências contábeis (1996 a 2009) Documento
-
Política de Inclusão na Educação Superior - análise do Programa Incluir na Universidade Federal de Mato Grosso (2005-2013 Documento
-
Política de gestão escolar da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS: implicações da parceria público-privada (2005- 2008). Documento
-
Políticas de Educação Superior e as Universidades Estaduais: um estudo sobre os cursos noturnos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS Documento
-
Políticas de Educação Superior: Acesso E Permanência De Estudantes Trabalhadores Dos Cursos Noturnos (1996-2006). Documento
-
Políticas de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio, 1999 - 2006 Documento
-
Políticas de Formação Continuada: Projeto Pedagógico Experimental do Curso de Educação de Jovens e Adultos Documento
-
Políticas de criação do NAAH/S de Mato Grosso do Sul Documento
-
Políticas de formação Inicial de profissionais da educação básica: a experiência dos Cursos de Pedagogia da UCDB E UFMS 1995 - 2004 Documento
-
Políticas para formação de professores em Educação do Campo: a licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (2008-2012) Documento
-
Políticas/Programas de Formação Continuada para professores de Educação Física na Rede Estadual de Ensino de MS do município de Campo Grande MS (2014-2018) Documento
-
Processo de Implantação da Pólítica de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul na Rede Estadual de Ensino de Campo Grande (1999-2006) Documento
-
Produção científica sobre política de Educação à Distância no Brasil - 2003 a 2010 Documento
-
Produção textual mediada pelo processo de refacção Documento
-
Professor Indígena: um educador do índio ou um índio educador? Documento
-
Professoras Iniciantes da Educação Infantil: percursos de aprendizagem da docência Documento
-
Professores Surdos no Contexto Educacional Inclusivo Bilíngue: Concepções e (Re)significações Documento
-
Professores de arte: fatores de satisfação e bem-estar no trabalho Documento
-
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): O Processo de Gestão da Escola Pública da Rede Estadual de Campo Grande, MS (2002-2005) Documento
-
Programa Dinheiro Direto na Escola: o papel das Unidades executoras na gestão de escolas públicas do município de Araçatuba-SP, de 2003 a 2005. Documento
-
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária a gestão do PRONERA no estado de Mato Grosso do Sul - 1998-2001 Documento
-
Progressão Continuada: um estudo de caso da Escola Estadual de Cassilândia Documento
-
Projeto Politico Pedagogico -avaliação, construção: um estudo do curso de Educação Física da Universidade Cátolica dom Bosco Documento
-
Projetos Pedagógicos de Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Rondônia: concepções e disputas na modalidade educacional (2003-2018) Documento
-
Prática Docente mediada pelas Tecnologias na Educação Especial Documento
-
Práticas de Leitura no Cotidiano Escolar Documento
-
Práticas pedagógicas voltadas para as identidades/diferenças e sua articulação com os processos formativos: um estudo com professores egressos do curso de Pedagogia da UEMS/Dourados Documento
-
RELAÇÕES MULTI/INTERCULTURAIS E IDENTITÁRIAS A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: Um olhar sobre o ambiente da Escola Municipal Ñandejara na reserva Te?ýikue em Caarapó, no Mato Grosso do Sul Documento
-
REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS IDENTIDADES BRANCAS NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DO PARANÁ Documento
-
Realidade de comunidade carente desperta aluno para a educação cidadã escolar Documento
-
Reflexões sobre o trabalho do docente de Língua Espanhola em um curso livre de idiomas online Documento
-
Relações de Gênero no Currículo de uma Escola Estadual com Alto Índice de Desenvolvimentoda Educação Básica Documento
-
Relações entre Cultura e Educação: o processo mediacional dentro dos espaços museológicos Documento
-
Relevância de uma escola rural para a respectiva comunidade: estudo de caso em subsídio à formação de professores rurais. Documento
-
Representações de educadores sobre deficiência e integração Documento
-
Representações de professores e alunos sobre a WEB 2.0 em duas escolas públicas de Corumbá/MS Documento
-
Representações sobre o meio ambiente, dos professores Terena que atuam de 1ª a 4ª série, na Aldeia Bananal, distrito de Taunay, município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul Documento
-
Ritmos biológicos e aprendizagem: um estudo das concepções de professores sobre as relações entre o ciclo vigília/sono e aprendizagem em estudantes do ensino médio. Documento
-
Rádio Recreio: A voz dos alunos no dia a dia de uma Escola Municipal Documento
-
SABERES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APRENDENDO COM OS TERENA DA ALDEIA LAGOINHA NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA - MATO GROSSO DO SUL Documento
-
SABERES MATEMÁTICOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS QUE CIRCULAM E SE ARTICULAM NO CONTEXTO DA ETNIA TUPARI NO ESTADO DE RONDÔNIA Documento
-
SABERES PRESENTES NO CURRÍCULO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE TEMPO INTEGRAL: LAÇOS, ENTRELAÇAMENTOS E TENSIONAMENTOS Documento
-
SELEÇÃO E USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS POR PROFESSORES INICIANTES E EXPERIENTES, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO Campo Grande Documento
-
SINDICALISMO DOCENTE EM MATO GROSSO DO SUL: POLÍTICA SALARIAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2013-2019) Documento
-
Satisfações e insatisfações de professores de matemática que utilizam as tecnologias de informação e comunicação. Documento
-
Saúde e Educação - Conforto e Aprendizagem Documento
-
Saúde e Educação: Conforto e Aproveitamento Escolar Documento
-
Seleção e uso do livro didático de ciências por professores do 6º ao 9º ano, iniciantes e experientes, em Campo Grande, MS Documento
-
Situações gerais que interferem na escolarização do deficiente físico Documento
-
TRAJETÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS DE PROFESSORAS E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS MILITANTES NO GRUPO TEZ: PROCESSOS FORMATIVOS DECOLONIAIS Documento
-
TRAVESSIA, ARTE E LETRAMENTO: O PROJETO TAL - ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE CICLOS DE APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE COSTA RICA (MS) Documento
-
Tecnologias nas escolas: ferramentas ou possibilidade de interação com o mundo? Documento
-
Trabalho Docente na Pós-Graduação no Contexto da Política de Avaliação da CAPES ? 2004-2006 Documento
-
Trabalho Docente na Pós-Graduação no Contexto da Política de Avaliação da CAPES ? 2004-2006 Documento
-
Travessia, Arte e Letramento - o projeto TAL: análise de uma experiência na implantação de ciclos de aprendizagem no município de Costa Rcia (MS) Documento
-
UM OLHAR DESSANO PARA A CULTURA/PEDAGOGIA DESSANA: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO Documento
-
UNIARTE: DESPERTANDO NOVOS OLHARES Documento
-
USO E ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, EM TERENOS, MATO GROSSO DO SUL. Documento
-
Um Programa de Ginástica Olímpica Destinado a Crianças com Deficiência Mental: Desenvolvimento, Análise e Avaliação Documento
-
Universidade pública e diversidade Étnico-cultural: um estudo da representação docente dos cotistas indígenas do curso de direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Documento
-
Valorização Docente no Plano de Ações Articuladas (PAR): análise do processo de implementação das ações em dois municípios sul-mato-grossenses (2011-2014) Documento
-
Watebremi Xavante: uma aproximação ao mundo da criança indígena Documento
-
YA KA NA ÃRA WANÃ, MOVIMENTO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS CRIANÇAS ARARA-KARO (PAY GAP/RO) Documento
-
`WATEBRÉMI - Xavante: Uma Aproximação ao Mundo das Crianças Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(67) 3312-3597 Ramal: 3597
endereço de email
Identidade