cour_a7341aeb-daa1-4fd2-ad89-a7b67c35e12b
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"O mar está pra peixe": tempo e espaço em jogos de linguagem matemáticos de pescadores artesanais Documento
-
?Decolonialidade quadrinística na Educação em Ciências: um olhar para heróis de Histórias em Quadrinhos brasileiras Documento
-
A ABORDAGEM DAS DIMENSÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA, CULTURA E TRABALHO DENTRO DO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A AVALIAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA A PROMOÇÃO DE CONFLITO CONCEITUAL Documento
-
A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÓTICA DOS PROFESSORES Documento
-
A CODOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA?E: REFLEXÕES SOBRE COLONIALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A Chuva Ácida na Perspectiva de Tema Social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC) Documento
-
A Construção Curricular Popular Crítica No Ensino De Ciências Naturais E Suas Implicações Na Prática Docente. Documento
-
A Cortina de Fumaça no Discurso Verde da Química: Um olhar sobre produções científicas na 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química Documento
-
A ENERGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS Documento
-
A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA AOS OLHOS DE PROFESSORES NÃO-LICENCIADOS Documento
-
A Educação em Saúde na formação do licenciado em Pedagogia Documento
-
A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NOS CURSOS DE ENGENHARIA E NA INDÚSTRIA: CONCEPÇÕES DE FORMADORES E DE ENGENHEIROS EM ATUAÇÃO Documento
-
A História da Matemática no Ensino Fundamental - uma análise de livros didáticos e artigos sobre história Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROEJA NO CEFET-SC: RELAÇÕES ENTRE SEUS OBJETIVOS, OS ALUNOS E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA Documento
-
A Matemática no Ensino Primário no Grupo Escolar Jerônimo Coelho: 1946 - 1970 Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VISÃO DE GRADUANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (DIURNO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Documento
-
A Prática Pedagógica das Ciências da Natureza nas Séries Iniciais com Estudantes Deficientes Visuais Documento
-
A REDE SOCIOTÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS/FÍSICA Documento
-
A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E PRÁTICA Documento
-
A Resolução de Problemas em Genética Mendeliana Documento
-
A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA NA COMPREENSÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO Documento
-
A VOZ E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - um encontro possível Documento
-
A análise da linguagem matemática como elemento para pensar o ensino e a aprendizagem da prática de esboço de curvas no ensino superior. Documento
-
A aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em cadernos escolares do ensino primário (1950-1970) Documento
-
A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica Documento
-
A consideração moral pelos animais: análise de livros didáticos de ciências da segunda série do ensino fundamental Documento
-
A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos Documento
-
A educação em ciências naturais no jornal operário O Cosmopolita (1916-1918) Documento
-
A educação sobre drogas "em cima da mesa": estado do conhecimento na área de Ensino. Documento
-
A formação de educadores para o Projeto Revolução dos Baldinhos: uma análise a partir da educação ambiental crítico-transformadora Documento
-
A formação do professor de Matemática na UFSC: saberes e dificuldades que emergem na prática educativa do aluno de Matemática. Documento
-
A formação do professor de biologia na UFSC e o ensino da evolução biológica Documento
-
A formação do professor do ensino primário na Escola Normal Catarinense para ensinar Matemática: A Reforma Orestes Guimarães (1911). Documento
-
A formação dos guias de turismo do câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina: uma análise com enfoque educacional ciência-tecnologia-sociedade (CTS) Documento
-
A formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Campo da Educação em Saúde na escola: análise dos currículos de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
A formação pedagógica no curso de licenciatura em Física da UFSC e a prática docente dos egressos desse curso. Documento
-
A interpretação global de propriedades figurais no esboço de curvas dadas por equações paramétricas Documento
-
A linguagem natural e a linguagem algébrica: nos livros didáticos e em uma classe de 7a. série do ensino fundamental Documento
-
A organização praxiológica do objeto triângulo nos livros didáticos da 7ª série do ensino fundamental Documento
-
A perspectiva do biólogo (como) educador em documentos do Conselho Federal de Biologia, do Ministério da Educação e dos cursos diurnos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina Documento
-
A relação com o saber: os estudantes de engenharia e a primeira disciplina de cálculo Documento
-
A tecnologia como objeto de estudo na educação geral básica obrigatória: características e tenências a partir de um estudo com professores Documento
-
A textualização de uma controvérsia bachelardiana pelo livro "Causalidade e acaso na física moderna" de David Bohm Documento
-
AQUISIÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO POR ALUNOS SURDOS DE CLASSES REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
AUTORIA EM DISCURSOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS: Uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes de ensino médio Documento
-
Abordagem Contextualizada e Interdisciplinar visando a inclusão social através de projetos de ensino: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz ? Florianópolis (SC). Documento
-
Abordagem Temática: Uma análise da Situação de Estudo no Ensino Médio da EFA Documento
-
Ambiente informático de análise de dados com base nos registros de representação semiótica. Documento
-
Analogias e Metáforas no Ensino de Biologia: Um panorama da produção acadêmica brasileira Documento
-
Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de Matemática. Documento
-
Análise de dados no início da escolaridade: uma realização de ensino por meio dos registros de representação semiótica Documento
-
Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual. Documento
-
Aproximações e Distanciamentos entre as Pesquisas em Educação Matemática e as Concepções dos Professores sobre o Ensino de Funções Documento
-
Aproximações entre CTS e os Temas Transversais no livro didático de Matemática do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries Documento
-
As atividades experimentais mediadas por novas tecnologias da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza: situação-limite e inédito viável. Documento
-
As contribuições da geografia para a prática interdisciplinar Documento
-
As diferentes estratégias utilizadas por alunos na resolução de situações matemáticas: uma problematização a partir das narrativas dos professores Documento
-
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico Documento
-
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos Documento
-
As interações entre cego(s) e videntes em atividades experimentais de Química e relações com as compreensões dos discentes sobre a cegueira Documento
-
Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica' Documento
-
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica. Documento
-
Atividades experimentais em pequenos grupos com crianças cegas e videntes Documento
-
Atomismo: Um Resgate Histórico para o Ensino de Química. Documento
-
Atuação e Formação dos Professores de Química na EJA: características dos Estilos de Pensamento - um olhar a partir de Fleck Documento
-
Avaliação da promoção da alfabetização científica e tecnológica em vivências de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade Documento
-
Avaliação em processo: uma contribuição para dinamizar o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
Ação educativa em saúde: estudo de caso em Centros de Testagem e Aconselhamento Documento
-
Ações de Divulgação Científica na Universidade Federal de Santa Catarina: Extensão como compromisso com a Educação em Ciência e Tecnologia Documento
-
BURACOS NEGROS NA LINGUAGEM AUDIOVISUAL DA FICÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DE ?JORNADA NAS ESTRELAS? Documento
-
CARTOGRAFAR NA DIFERENÇA: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático Documento
-
CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DAS NANOTECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA AGROPECUÁRIA: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE FÍSICA Documento
-
COMPREENSÕES DE PROFESSORES SOBRE ABORDAGENS DA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS Documento
-
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA ENTRE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS, SC E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
Cidadania e Matemática no Livro Didático para as séries iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Circulação da ciência: relações entre o discurso referente à ciência e o discurso de autoajuda Documento
-
Ciências na 8ª série: da Química Disciplinar à Química do cidadão Documento
-
Compreensões sobre docência a partir de histórias de leituras de licenciandos em ciências biológicas: formação docente em uma perspectiva discursiva, literária e decolonial Documento
-
Condições de trabalho de professores de química da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: um estudo de caso das políticas públicas para a escola em tempo integral. Documento
-
Construção de autoria em uma proposta discursiva decolonial na educação em ciências Documento
-
Contribuição para a superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Cinemática no Ensino Médio Documento
-
Contribuições da Epistemologia Histórica de Bachelard no Estudo da Evolução dos Conceitos da Óptica Documento
-
Contribuições do Design Instrucional ao Ensino de Física Presencial apoiado por Ambiente Virtual de Aprendizagem Documento
-
Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores Documento
-
Círculo de Cultura enquanto espaço de formação permanente de professores Documento
-
DISCURSOS DE GENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Documento
-
Desafio docente: as Ilhas de Racionalidade e seus elementos interdisciplinares Documento
-
Discursos sobre ciência & tecnologia no Jornal Nacional Documento
-
Discussões sobre ciência na formação de professores: articulações entre Natureza da Ciência e Teoria da Atividade Cultural-Histórica. Documento
-
Divulgação da Ciência e Educomunicação: contribuições do jornal escolar para a alfabetização científica Documento
-
Diálogo freireano e formação permanente: reflexões sobre a formação de professores na Educacao do Campo Documento
-
Dos Curie a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científica Documento
-
ENSINO - APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CLASSE HOSPITALAR: UMA ANÁLISE DE RELAÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DA NOÇÃO DE CONTRATO DIDÁTICO Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS SIEF DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL - PR. Documento
-
ENSINO-INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
ESBOÇO DE CURVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA BASEADA NA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS E USO DE TECNOLOGIAS Documento
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: contribuições para a formação do licenciado em ciências e biologia Documento
-
EXPERIMENTOS EXPLORATÓRIOS: OS CONTEXTOS DA DESCOBERTA E DA JUSTIFICATIVA NOS TRABALHOS DE GRAY E DU FAY Documento
-
Educação Ambiental Crítica: enfocando o imaginário de estudantes do ensino fundamental Documento
-
Educação em Saúde na Escola: Investigando Relações entre Professores e Profissionais da Saúde. Documento
-
Educação para as Relações Étnico-raciais nos currículos de formação de professores/as de Química: Uma análise dos cursos de licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Documento
-
Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática Documento
-
Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC Documento
-
Educação, ciência e tecnologia na formação profissional do nutricionista Documento
-
Efeitos de sentidos sobre ciência e tecnologia em um blog educacional Documento
-
Elaboração de uma unidade de aprendizagem sobre relatividade geral para o ensino de física no primeiro ano do ensino médio Documento
-
Elisa Frota-Pessoa: a textualização de suas (auto) representações e questões de gênero nas ciências Documento
-
Em questão: os processos investigativos na formação inicial de educadores do campo - área de ciências da natureza e matemática Documento
-
Entre o ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos Grupos Escolares catarinenses (1910-1946) Documento
-
Entre o lápis e o mouse: práticas docentes e tecnologias da comunicação digital Documento
-
Entre silêncios e resistências: sentidos sobre gênero e sexualidade nas Licenciaturas em Ciências Biológicas Documento
-
Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho Documento
-
Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos Documento
-
Esboço de Curvas:Uma análise sob a perspectiva dos Registros de Representação Semiótica Documento
-
Espaços Ciberarquitetônicos e a integração de mídias, por meio de técnicas derivadas de tecnologias dedicadas à educação. Documento
-
Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC Documento
-
Estratégias didáticas de professores do ensino fundamental ao lidar com concepções altenativas de alunos Documento
-
Estudo das expectativas de estudantes do ensino fundamental e médio sobre a disciplina de Física Documento
-
Estudo de formas de negação no ensino da Matemática: Ponto de encontro com os registros de representação semiótica. Documento
-
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado Documento
-
Experiência de integração do moodle no ensino de física no ensino médio : percepção dos alunos Documento
-
Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças Documento
-
FORMAÇÃO CRÍTICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
Feiras Catarinenses de Matemática: Contribuições para Inclusão Escolar de um Grupo de Alunos com Déficit Intelectual Documento
-
Fragmentações e aproximações entre física e matemática no contexto escolar: problematizando o conceito de função afim Documento
-
Genealogia e Etnomatemática: por uma insurreição dos saberes sujeitados. Documento
-
HISTÓRIA DA FÍSICA E NATUREZA DA CIÊNCIA EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS Documento
-
Historia da Ciencia: Investigacao do Tema em Livros Didaticos do Ensino Fundamental Documento
-
História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino da Física: formação e prática docente de professores da educação básica Documento
-
IMAGENS, CONHECIMENTO FÍSICO E ENSINO DE PARTÍCULAS ELEMENTARES: DISCURSOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA Documento
-
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA B: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO QUE ENVOLVE A FENOMENOLOGIA E A MODELIZAÇÃO Documento
-
Inserção da Teoria da Relatividade no Ensino Médio: Uma Nova Proposta Documento
-
Investigando a influência do domínio afetivo em atividades didáticas de resolução de problemas de física no ensino médio Documento
-
Jogos de Linguagem e Significação em Aulas de Física no Ensino Médio Documento
-
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930 a 1960 no Brasil Documento
-
LINGUAGEM MATEMÁTICA, FÍSICA E ENSINO: COMO LICENCIANDOS DISCUTEM ESSA RELAÇÃO Documento
-
Leitura e CTS (ciência-tecnologia-sociedade) em perspectiva discursiva: um encontro possível a partir de textos literários na educação científica e tecnológica Documento
-
Leituras dos profess.ores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência Documento
-
Leonardo da Vinci e a história dos estudos anatômicos no livro didático de ciências Documento
-
Linguagem em textos didáticos de citologia: Investigando o uso de analogias Documento
-
Literatura infantil no ensino de ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros Documento
-
Mapas conceituais como ferramentas para a organização do conhecimento em uma disciplina sobre a história da física. Documento
-
Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. Documento
-
Modelagem matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação Documento
-
Modelização na Formação Inicial de Professores de Física Documento
-
NECESSIDADES FORMATIVAS E A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM DOCUMENTOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ Documento
-
Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da natureza da ciência e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces Documento
-
Nanociência e Nanotecnologia: uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade para o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio. Documento
-
O Aspecto da Inovação na Engenharia como Instrumento de Desenvolvimento Social Documento
-
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COMO DISPOSITIVO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA KAINGANG CONTEMPORÂNEO DA TERRA INDÍGENA XAPECÓ. Documento
-
O Ensino da Perspectiva: Ensaio de uma Escrita Histórica Documento
-
O Ensino de CTS Através de Revistas de Divulgação Científica Documento
-
O Ensino de Ciências/Química no contexto da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio. Documento
-
O Ensino de Corrente Elétrica para Alunos com Deficiência Visual Documento
-
O Estado da Arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em Ensino de Química no Brasil Documento
-
O Exame Nacional do Ensino Médio e a Educação Química: em busca da contextualização Documento
-
O Livro didático de Ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos Documento
-
O MEIO AMBIENTE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O Pensamento Crítico de Estudantes do Ensino Médio Inovador na Percepção de Professores da Área Curricular "Ciências da Natureza" Documento
-
O Texto de Experimentação na Educação em Química: Discursos Pedagógicos e Epistemológicos Documento
-
O discurso argumentativo na aula de Ciências: elementos para o seu desenvolvimento Documento
-
O ensino de ciências em classe hospitalar: um estudo de caso no Hospital Infantil Joana de Gusmão Florianópolis /SC Documento
-
O isolamento do início da docência em Ciências e o coletivo da escola Documento
-
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo Documento
-
O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos Documento
-
O papel dos professores e profissionais da saúde no Programa Saúde na Escola: uma análise de seus documentos de referência a partir da Educação em Saúde Documento
-
O processo educativo em ciências da natureza para cegos em cursos de graduação em Fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais Documento
-
O professor e o Livro Didático de Biologia Documento
-
O teatro na educação científica e tecnológica : sentidos, interpretação e produção em uma peça teatral que conta uma história de/sobre ciência Documento
-
O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas. Documento
-
O ÁTOMO DE BOHR NO NÍVEL MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB O REFERENCIAL LAKATOSIANO Documento
-
OS ALGORITMOS NO CONTEXTO DA HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS. Documento
-
Os Cursos Técnicos nos CEFET e o Ensino de Física:Uma Proposta Para a Promoção da Alfabetização Científica Documento
-
Os Números Relativos em Sala de Aula: Perspectivas de Ensino para a Regra de Sinais Documento
-
Os Sistemas Apostilados de Ensino:um olhar para as Ciências da Natureza nos anos iniciais Documento
-
Os Temas "Vidros e Metais" em livros didáticos de química: uma análise a partir dos estudos sociais da C&T Documento
-
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização" Documento
-
Os saberes matemáticos nas reformas educacionais do ensino primário em Santa Catarina (início do séc. XX) Documento
-
PPGECT, o que é tecnologia? Documento
-
PROBLEMA E PROBLEMATIZAÇÃO NO CONTEXTO DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: PRESSUPOSTOS E IMPLICAÇÕES Documento
-
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização. Documento
-
Panorama das Práticas Pedagógicas nos Cursos de Formação de Professores em Modelagem Matemática no Cenário Internacional Documento
-
Para uma Crítica da Filosofia da Matemática Wittgensteiniana: implicações para a Educação Matemática Documento
-
Parâmetros para a abordagem de evento no enfoque CTS Documento
-
Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química Documento
-
Percepções de Modelagem Matemática nos anos iniciais Documento
-
Poluição Nuclear: a Inserção da Educação Ambiental no Ensino Médio na Perspectiva Globalizante Via Enfoque CTS Documento
-
Por que tornar-se professor de física? Documento
-
Processo Infeccioso: Um tema para o ensino de ciências na classe hospitalar Documento
-
Processo de Mudança da Avaliação no Ensino de Física de Nível Médio: das Propostas à Sala de Aula Documento
-
Processos Algébricos no Esboço de Curvas: o caso da parábola à luz dos Registros de Representação Semiótica Documento
-
Projeto de Trabalho e o ensino de ciências: uma relação eentre conhecimentos e situações cotidianas Documento
-
Projetos de trabalho e avaliação por competências: encontros, desencontros e contribuições à Educação Matemática. Documento
-
Práticas E Discursos: Análise Histórica Dos Materiais Didáticos No Ensino De Geometria Documento
-
Práticas matemáticas nas escolas teuto-brasileiras de Antônio Carlos (SC): vestígios em cadernos escolares Documento
-
Práticas pedagógicas mediatizadas: delineando caminhos para a formação de professores de Física na modalidade a distância. Documento
-
Quantidades intensivas: Análise de uma intervenção com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental Documento
-
RECONFIGURAÇÃO E MATEMÁGICA UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Documento
-
Reflexões sobre ciência e ensino: o eclipse solar de 1919 Documento
-
Registro de representação semiótica: conceitualização dos diversos tipos de soluções de sistemas lineares usando o software Geogebra Documento
-
Registros semióticos em porcentagem: análise da produção de alunos na resolução de problemas triparticionados Documento
-
Relatividade Restrita no Início do Ensino Médio: Elaboração e Análise de uma Proposta Documento
-
Relações dos alunos com o aprender no Ensino de Biologia por atividades investigativas. Documento
-
Relações entre a Participação de Professores de Educação Básica como Bolsistas Supervisores em Subprojetos PIBID/CAPES e suas Práticas Didáticas Cotidianas Documento
-
Relações entre aprendizagens efetivadas por Estagiários de Licenciatura e por Bolsistas de Iniciação à Docência da Área Curricular Ciências da Natureza da UFSC Documento
-
Representação Semiótica no Ensino da Geometria: Uma Alternativa Metodológica na Formação de Professores Documento
-
Robótica educacional e a qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física Documento
-
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE ARQUITETURA. Documento
-
Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos Documento
-
Seleção e uso do livro didático na visão de professores de ciências: um estudo na rede municipal de ensino de Florianópolis Documento
-
Semiótica Visual na Educação Tecnológica - Significações da Imagem e Discurso Visual. Documento
-
Sentidos da prática como componente curricular na Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
Sentidos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: implicações para o ensino de ciências Documento
-
Sentidos sobre a sobre a formação científica e tecnológica a partir de discursos da Confederação Nacional da Indústria Documento
-
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica Documento
-
Tendências Metodológicas em Educação Matemática: Obstáculos e Resistências Documento
-
Tessituras de um olhar sobre a própria prática pedagógica do professor de matemática em sala de aula Documento
-
TracIm, CONCEPÇÃO DE UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO PARA O ESTUDO DE FORMAÇÃO DE IMAGEM REAL EM LENTE CONVERGENTE Documento
-
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente Documento
-
UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIMOR-LESTE: DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO AOS SENTIDOS CONSTRUÍDOS NO ENFOQUE CTS Documento
-
UMA MARTEMÁTICA QUE PER-CORRE COM CRIANÇAS EM UMA EXPERIÊNCIA ABSTRATA NUM ESPAÇO-ESCOLA-ESPAÇO Documento
-
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: AS MICRO-SITUAÇÕES DIDÁTICAS. Documento
-
Um estudo sobre a educação em ciência, tecnologia e sociedade - CTS nas ciências naturais das séries iniciais do ensino fundamental no contexto da proposta curricular da Santa Catarina - PC/SC Documento
-
Um estudo sobre as crenças de professores de ciências sobre dificuldades de aprendizagem Documento
-
Um estudo sobre as diferentes abordagens da prova dos nove presentes nos livros didáticos de Aritmética (1890-1970) Documento
-
Um olhar diferenciado sobre a Cinemática no Ensino Médio: Uma abordagem praxeológica das tarefas Documento
-
Um olhar para a integração de atividades experimentais reais e virtuais segundo a visualização no ensino de ciências Documento
-
Utilização de Materiais de Baixo custo no Ensino de Química Aliado aos Recursos Locais Disponíveis Documento
-
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC Documento
-
Álgebra no currículo da Matemática dos Anos Iniciais: e agora? Documento