Scientific and Technological Education
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
"O mar está pra peixe": tempo e espaço em jogos de linguagem matemáticos de pescadores artesanais Documento
-
(Com)partilhando conhecimentos para e no ensinaraprender matemática na perspectiva da insubordinação criativa em um contexto colaborativo Documento
-
: Avaliação de Impacto Tecnológico: Alternativas e Desafios para a Educação em Engenharia Documento
-
?Decolonialidade quadrinística na Educação em Ciências: um olhar para heróis de Histórias em Quadrinhos brasileiras Documento
-
A ABORDAGEM DAS DIMENSÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA, CULTURA E TRABALHO DENTRO DO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR: UM ESTUDO DE CASO Documento
-
A AVALIAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA A PROMOÇÃO DE CONFLITO CONCEITUAL Documento
-
A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÓTICA DOS PROFESSORES Documento
-
A CODOCÊNCIA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA?E: REFLEXÕES SOBRE COLONIALIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: SITUAÇÕES-LIMITE INERENTES AO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Documento
-
A CONSTITUIÇÃO DESUMANIZADORA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
A Chuva Ácida na Perspectiva de Tema Social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC) Documento
-
A Construção Curricular Popular Crítica No Ensino De Ciências Naturais E Suas Implicações Na Prática Docente. Documento
-
A Contextualização No Ensino De Biologia: Um Estudo Com Professores De Escolas Da Rede Pública Estadual Do Município De Criciúma-SC Documento
-
A Cortina de Fumaça no Discurso Verde da Química: Um olhar sobre produções científicas na 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química Documento
-
A ENERGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS Documento
-
A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA AOS OLHOS DE PROFESSORES NÃO-LICENCIADOS Documento
-
A Educação em Saúde na formação do licenciado em Pedagogia Documento
-
A Formação Continuada de Professores de Física - natureza, desafios e perspectivas Documento
-
A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NOS CURSOS DE ENGENHARIA E NA INDÚSTRIA: CONCEPÇÕES DE FORMADORES E DE ENGENHEIROS EM ATUAÇÃO Documento
-
A Genética Humana no livro didático de Biologia Documento
-
A História da Matemática no Ensino Fundamental - uma análise de livros didáticos e artigos sobre história Documento
-
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROEJA NO CEFET-SC: RELAÇÕES ENTRE SEUS OBJETIVOS, OS ALUNOS E O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA Documento
-
A Matemática no Ensino Primário no Grupo Escolar Jerônimo Coelho: 1946 - 1970 Documento
-
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. Documento
-
A Modelagem na Educação Matemática na perspectiva CTS Documento
-
A Organização Praxeológica do objeto Triãngulo nos livros didáticos da 7a série do Ensino Fundamental Documento
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A VISÃO DE GRADUANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (DIURNO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Documento
-
A Prática Pedagógica das Ciências da Natureza nas Séries Iniciais com Estudantes Deficientes Visuais Documento
-
A REDE SOCIOTÉCNICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS/FÍSICA Documento
-
A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E PRÁTICA Documento
-
A Resolução de Problemas em Genética Mendeliana Documento
-
A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA NA COMPREENSÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO Documento
-
A Tecnologia como Campo de Saber e de Intervenção: Um olhar sobre a formação de Professores de Matemática na Modalidade a Distância. Documento
-
A Tecnologia como Objeto de Estudo na Educação Geral Básica Obrigatória: características e tendências a partir de um estudo com professores. Documento
-
A VOZ E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - um encontro possível Documento
-
A análise da linguagem matemática como elemento para pensar o ensino e a aprendizagem da prática de esboço de curvas no ensino superior. Documento
-
A aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em cadernos escolares do ensino primário (1950-1970) Documento
-
A automedicação como tema social no ensino de química para o desenvolvimento da alfabetização científica e tecnológica Documento
-
A avaliação da formação inicial de egressos licenciados da UFFS: o curso de Ciências Biológicas como estudo de caso Documento
-
A circulação de conhecimentos em química verde em teses e dissertações: implicações ao seu ensino e à formação de professores de química Documento
-
A consideração moral pelos animais: análise de livros didáticos de ciências da segunda série do ensino fundamental Documento
-
A consideração moral pelos animais: análise de livros didáticos de ciências da segunda série do ensino fundamental Documento
-
A constituição da prática como componente curricular e do estágio supervisionado no desenvolvimento da formação acadêmico-profissional em Ciências Biológicas Documento
-
A construção da profissionalidade do docente formador de professores de ciências e de química do IFSC ? campus São José Documento
-
A construção do conceito de spin do elétron como um processo de metáfora epistêmica intracientífica: implicações para a educação científica Documento
-
A cosmologia moderna à luz dos elementos da epistemologia de Lakatos Documento
-
A discussão de controvérsias sociocientíficas: uma perspectiva integradora no ensino de ciências Documento
-
A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS Documento
-
A docência universitária em Biologia e suas relações com a realidade amazônica Documento
-
A docência universitária em biologia e suas relações com a realidade das metrópoles amazônicas Documento
-
A educação em ciências naturais no jornal operário O Cosmopolita (1916-1918) Documento
-
A educação em engenharia numa perspectiva sociotécnica Documento
-
A educação sobre drogas "em cima da mesa": estado do conhecimento na área de Ensino. Documento
-
A elaboração conceitual sobre representações de partículas submicroscópicas em aulas de química da educação básica: aspectos pedagógicos e epistemológicos Documento
-
A emergência da Atenção Farmacêutica: um olhar epistemológico e contribuições para o seu ensino Documento
-
A formação de educadores para o Projeto Revolução dos Baldinhos: uma análise a partir da educação ambiental crítico-transformadora Documento
-
A formação do professor de Matemática na UFSC: saberes e dificuldades que emergem na prática educativa do aluno de Matemática. Documento
-
A formação do professor de biologia na UFSC e o ensino da evolução biológica Documento
-
A formação do professor do ensino primário na Escola Normal Catarinense para ensinar Matemática: A Reforma Orestes Guimarães (1911). Documento
-
A formação dos guias de turismo do câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina: uma análise com enfoque educacional ciência-tecnologia-sociedade (CTS) Documento
-
A formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Campo da Educação em Saúde na escola: análise dos currículos de Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
A formação pedagógica no curso de licenciatura em Física da UFSC e a prática docente dos egressos desse curso. Documento
-
A função do problema no processo ensino-aprendizagem em Ciências: contribuições de Freire e Vygotsky Documento
-
A interpretação global de propriedades figurais no esboço de curvas dadas por equações paramétricas Documento
-
A linguagem natural e a linguagem algébrica: nos livros didáticos e em uma classe de 7a. série do ensino fundamental Documento
-
A noção de infinitésimo no esboço de curvas no ensino médio: por uma abordagem de interpretação global de propriedades figurais Documento
-
A organização praxiológica do objeto triângulo nos livros didáticos da 7ª série do ensino fundamental Documento
-
A perspectiva do biólogo (como) educador em documentos do Conselho Federal de Biologia, do Ministério da Educação e dos cursos diurnos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina Documento
-
A pesquisa na formação inicial de professores de Ciências no Timor-Leste: contribuições do Grupo de Estudos sobre Ensino de Ciência e Tecnologia (GEECITE) Documento
-
A problematização das atividades experimentais no desenvolivimento profissional e na docência dos formadores de professores de Química Documento
-
A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química Documento
-
A problematização do Princípio da Precaução na formação do técnico agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocientífica Documento
-
A produção de sentidos sobre a tecnologia na formação de professores: entre textos, discursos e problematizações Documento
-
A relação com o saber: os estudantes de engenharia e a primeira disciplina de cálculo Documento
-
A tecnologia como objeto de estudo na educação geral básica obrigatória: características e tenências a partir de um estudo com professores Documento
-
A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana Documento
-
A textualização de uma controvérsia bachelardiana pelo livro "Causalidade e acaso na física moderna" de David Bohm Documento
-
ANÁLISE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SANTA CATARINA Documento
-
AQUISIÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO POR ALUNOS SURDOS DE CLASSES REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
AS CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO Documento
-
AS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: SABERES E DIFICULDADES Documento
-
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E INFORMATIZADAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO Documento
-
AUTORIA EM DISCURSOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS: Uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes de ensino médio Documento
-
Abordagem Contextualizada E Interdisciplinar Em Projetos De Ensino De Ciências Visando A Inclusão Social: Um Estudo Nas Escolas Do Maciço do Morro Da Cruz - Florianópolis, (SC) Documento
-
Abordagem Contextualizada e Interdisciplinar visando a inclusão social através de projetos de ensino: um estudo nas escolas do Maciço do Morro da Cruz ? Florianópolis (SC). Documento
-
Abordagem Temática: Análise Da Situação De Estudo No Ensiono Médio Da EFA Documento
-
Abordagem Temática: Uma análise da Situação de Estudo no Ensino Médio da EFA Documento
-
Abordagem de temas em ciências da natureza no ensino médio: implicações na prática e na formação docente Documento
-
Abordagens de Temáticas Ambientais no Ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da Escola Básica. Documento
-
Ambiente informático de análise de dados com base nos registros de representação semiótica. Documento
-
Analogias e Metáforas no Ensino de Biologia: Um panorama da produção acadêmica brasileira Documento
-
Anamorfoses em formação: tensionando hábitos e discursos de futuros professores de Matemática. Documento
-
Análise de dados no início da escolaridade: uma realização de ensino por meio dos registros de representação semiótica Documento
-
Aprendizados adquiridos no hospital: análise para um ensino de ciências na classe hospitalar Documento
-
Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual. Documento
-
Aproximações e Distanciamentos entre as Pesquisas em Educação Matemática e as Concepções dos Professores sobre o Ensino de Funções Documento
-
Aproximações e Distanciamentos entre as pesquisas em educação matemática e as condições dos professores sobre o ensino de funções Documento
-
Aproximações entre CTS e os Temas Transversais no livro didático de Matemática do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries Documento
-
Aproximações entre ciência-tecnologia-sociedade e os temas transversais no livro didático de matemática do ensino fundamental de 5a. a 8a. séries Documento
-
Arte, Técnica do Olhar e Educação Matemática: o caso da perspectiva central na pintura clássica. Documento
-
As atividades experimentais e o ensino de Ciências: limites e possibilidades da atuação dos coordenadores dos laboratórios de ciências Documento
-
As atividades experimentais mediadas por novas tecnologias da informação e comunicação em licenciaturas em ciências da natureza: situação-limite e inédito viável. Documento
-
As contribuições da geografia para a prática interdisciplinar Documento
-
As diferentes estratégias utilizadas por alunos na resolução de situações matemáticas: uma problematização a partir das narrativas dos professores Documento
-
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico Documento
-
As figuras geométricas no ensino de matemática: uma análise histórica nos livros didáticos Documento
-
As interações entre cego(s) e videntes em atividades experimentais de Química e relações com as compreensões dos discentes sobre a cegueira Documento
-
As práticas de memorização no ensino de matemática: Reconfigurações nos discursos da Revista Nova Escola Documento
-
As tecnologias digitais de informação e comunicação e os processos de reconfiguração de modelos de educação a distância de nível superior Documento
-
Aspectos da pesquisa acadêmica brasileira sobre o ensino dos temas 'Origem da Vida' e 'Evolução Biológica' Documento
-
Aspectos epistemológicos da física newtoniana na formação científica. Documento
-
Atividades Experimentais Articuladas a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Análise de uma Proposta Formativa para Professores de Química Documento
-
Atividades experimentais em pequenos grupos com crianças cegas e videntes Documento
-
Atomismo: Um Resgate Histórico para o Ensino de Química. Documento
-
Atuação e Formação dos Professores de Química na EJA: características dos Estilos de Pensamento - um olhar a partir de Fleck Documento
-
Autodeterminação e ensino por investigação: construindo elementos para promoção da autonomia em aulas de física Documento
-
Avaliação De Impacto Tecnológico: Alternativas E Desafios Para A Educação Crítica Em Engenharia Documento
-
Avaliação Nacional do Rendimento Escolar: um novo modelo de apresentação dos resultados por escola Documento
-
Avaliação da promoção da alfabetização científica e tecnológica em vivências de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade Documento
-
Avaliação em processo: uma contribuição para dinamizar o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental Documento
-
AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA: EXTENSÃO COMO COMPROMISSO SOCIAL COM A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA Documento
-
Ação educativa em saúde: estudo de caso em Centros de Testagem e Aconselhamento Documento
-
Ações de Divulgação Científica na Universidade Federal de Santa Catarina: Extensão como compromisso com a Educação em Ciência e Tecnologia Documento
-
BURACOS NEGROS NA LINGUAGEM AUDIOVISUAL DA FICÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DE ?JORNADA NAS ESTRELAS? Documento
-
CARTOGRAFAR NA DIFERENÇA: entre imagens, olhares ao infinito e pensamento matemático Documento
-
CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DAS NANOTECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA AGROPECUÁRIA: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE FÍSICA Documento
-
CIÊNCIAS NA OITAVA SÉRIE: DA QUÍMICA DISCIPLINAR À QUÍMICA DO CIDADÃO Documento
-
COMPETÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS A UMA COMPREENSÃO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS Documento
-
COMPREENSÕES DE PROFESSORES SOBRE ABORDAGENS DA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA Documento
-
COMUNIDADES VIRTUAIS DE PRÁTICA COMO ALTERNATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA. Documento
-
CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA, E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS: UM ESTUDO DE CASO DAS ENGENHARIAS DA UDESC - JOINVILLE Documento
-
CONCEPÇÕES DA CIÊNCIA ENTRE PROFESSORES DAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS, SC E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE FLORIANÓPOLIS Documento
-
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA ENTRE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS, SC E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE CIÊNCIAS Documento
-
CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: POTENCIALIDADES DA INTERCOLETIVIDADE Documento
-
Cartografia, Saber, Poder: Da emergência do desenho como disciplina escolar Documento
-
Casa Familiar do Mar Luiz Carlos Perin: complexidades de uma prática educativa Documento
-
Casa familiar do mar em Santa Catarina: complexidades de uma prática educativa. Documento
-
Cidadania e Matemática no Livro Didático para as séries iniciais do Ensino Fundamental Documento
-
Circulando sentidos, pela escrita, nas aulas de Ciências: Com interlocuções entre Fritz Müller, Charles Darwin e um coletivo de estudantes Documento
-
Circulação da ciência: relações entre o discurso referente à ciência e o discurso de autoajuda Documento
-
Circulação da divulgação científica em livros didáticos de Química: a textualização da radioatividade enquanto fato científico Documento
-
Ciências na 8ª série: da Química Disciplinar à Química do cidadão Documento
-
Ciênia e valores na história da fissão nuclear: potencialidades para a educação científica Documento
-
Compreensões sobre docência a partir de histórias de leituras de licenciandos em ciências biológicas: formação docente em uma perspectiva discursiva, literária e decolonial Documento
-
Comunicação, divulgação e educação científicas. Uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos Documento
-
Concepção de Ciência, tecnologia e Sociedade na Formação de Engenheiros: Um estudo de caso das Engenharias da UDESC- Joinville Documento
-
Condições de trabalho de professores de química da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: um estudo de caso das políticas públicas para a escola em tempo integral. Documento
-
Construção de autoria em uma proposta discursiva decolonial na educação em ciências Documento
-
Construção dos saberes docentes na formação do licenciando em física Documento
-
Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos Documento
-
Construção e avaliação de material hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos Documento
-
Contribuição para a superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Cinemática no Ensino Médio Documento
-
Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências. Documento
-
Contribuições da teoria semiocognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval para a análise da produção discente com Discalculia do Desenvolvimento Documento
-
Contribuições do Design Instrucional ao Ensino de Física Presencial apoiado por Ambiente Virtual de Aprendizagem Documento
-
Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores Documento
-
Contribuições dos meios tecnológicos comunicativos para o ensino de física na escola básica Documento
-
Contribuições dos registros de representação semiótica na conceituação do sistema de numeração Documento
-
Crenças educacionais de professores formadores de cursos de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Documento
-
Círculo de Cultura enquanto espaço de formação permanente de professores Documento
-
DISCURSOS DE GENÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Documento
-
Da MP 746/16 à Lei 13.415/17 - O movimento de sentidos sobre Ciência e Tecnologia na reforma do ensino médio brasileiro Documento
-
Da mitologia à ciência: entrelaçamentos entre o enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a relação universidade-empresa Documento
-
De um inventário de afetos ao exercício de um ethos de re-existência: em travessias de e com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC) Documento
-
Discursos sobre ciência & tecnologia no Jornal Nacional Documento
-
Discussões sobre ciência na formação de professores: articulações entre Natureza da Ciência e Teoria da Atividade Cultural-Histórica. Documento
-
Divulgação da Ciência e Educomunicação: contribuições do jornal escolar para a alfabetização científica Documento
-
Diálogo freireano e formação permanente: reflexões sobre a formação de professores na Educacao do Campo Documento
-
Docência no Ensino Superior: abordagem temática nas licenciaturas da área de Ciências da Natureza Documento
-
Dos Curie a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científica Documento
-
Dos Curies a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científica Documento
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A LITERACIA DIGITAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Documento
-
ENSINO - APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM CLASSE HOSPITALAR: UMA ANÁLISE DE RELAÇÃO DIDÁTICA A PARTIR DA NOÇÃO DE CONTRATO DIDÁTICO Documento
-
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS SIEF DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL - PR. Documento
-
ENSINO-INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
ESBOÇO DE CURVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA BASEADA NA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS E USO DE TECNOLOGIAS Documento
-
ESBOÇO DE CURVAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Documento
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: contribuições para a formação do licenciado em ciências e biologia Documento
-
EXPERIMENTOS EXPLORATÓRIOS: OS CONTEXTOS DA DESCOBERTA E DA JUSTIFICATIVA NOS TRABALHOS DE GRAY E DU FAY Documento
-
Educação Ambiental Crítica: enfocando o imaginário de estudantes do ensino fundamental Documento
-
Educação Ambiental Crítico-Transformadora e Abordagem Temática Freireana Documento
-
Educação Ambiental e Visões de Mundo: uma análise pedagógica e epistemológica Documento
-
Educação Científica e Educação Tecnológica: a identificação de relações a partir de atividades pedagógicas com robótica educativa Documento
-
Educação Científica e Tecnológica em cursos de engenharia com o apoio dos espaços sociais da Web 2.0 Documento
-
Educação Matemática Crítica e as implicações sociais da ciência e da tecnologia no processo contemporâneo: embates para a formação de professores de matemática Documento
-
Educação Popular e Tecnologia Social no Timor-Leste: o Instituto de Economia Fulidaidai-Slulu Documento
-
Educação crítico-reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático Documento
-
Educação das relações étnico-raciais: branquitude e a educação das ciências Documento
-
Educação em Saúde na Escola: Investigando Relações entre Professores e Profissionais da Saúde. Documento
-
Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente Documento
-
Educação formal em Ciência: a relevância do enfoque CTS no ensino fundamental Documento
-
Educação matemática e as implicações sociais da tecnociência na engenharia Documento
-
Educação para as Relações Étnico-raciais nos currículos de formação de professores/as de Química: Uma análise dos cursos de licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Documento
-
Educação problematizadora no ensino de biologia com a clonagem como temática Documento
-
Educação tecnológica com perspectiva transformadora: a formação docente na constituição de estilos de pensamento Documento
-
Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC Documento
-
Educação, ciência e tecnologia na formação profissional do nutricionista Documento
-
Efeitos de sentidos sobre ciência e tecnologia em um blog educacional Documento
-
Elaboração de uma unidade de aprendizagem sobre relatividade geral para o ensino de física no primeiro ano do ensino médio Documento
-
Elementos e implicações didáticas de uma teoria sobre o sentimento de realidade, fundamentada nos três mundos de Popper Documento
-
Elisa Frota-Pessoa: a textualização de suas (auto) representações e questões de gênero nas ciências Documento
-
Em questão: os processos investigativos na formação inicial de educadores do campo - área de ciências da natureza e matemática Documento
-
Ensamblar museus de ciências e tecnologias: compreensões educativas a partir de três estudos de caso Documento
-
Ensino Médio Integrado na berlinda: adolescência e o direito à indefinição profissional Documento
-
Ensino de Biologia Documento
-
Ensino de Química em escolas do campo com proposta agroecológica: contribuições a partir do referencial freireano de educação Documento
-
Ensino e aprendizagem das superfícies quádricas no ensino superior: uma análise baseada na teoria dos registros de representações semióticas com o uso do geogebra Documento
-
Ensino, geometria e arte: um olhar para as obras de Rodrigo de Haro Documento
-
Entre dizeres e silêncios sobre iniciação científica na educação básica: o movimento de sentidos na escola Documento
-
Entre o ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos Grupos Escolares catarinenses (1910-1946) Documento
-
Entre o lápis e o mouse: práticas docentes e tecnologias da comunicação digital Documento
-
Entre silêncios e resistências: sentidos sobre gênero e sexualidade nas Licenciaturas em Ciências Biológicas Documento
-
Entre teses e grupos de pesquisas em História da educação matemática no Brasil: seus habitus e estilos de pensamento Documento
-
Entre vida e morte: cenas de um ensino de desenho Documento
-
Enunciados sobre o currículo de matemática para a educação de jovens e adultos Documento
-
Esboço de Curvas:Uma análise sob a perspectiva dos Registros de Representação Semiótica Documento
-
Espaços Ciberarquitetônicos e a integração de mídias, por meio de técnicas derivadas de tecnologias dedicadas à educação. Documento
-
Espaços não formais e o ensino de química: motivações aos professores visitantes do QUIMIDEX/UFSC Documento
-
Estilos de pensamento em educação ambiental: uma análise a partir das dissertações e teses Documento
-
Estratégias para leitura crítica de vídeos de ciências do YouTube: contribuições de um coletivo docente Documento
-
Estudo das expectativas de estudantes do ensino fundamental e médio sobre a disciplina de Física Documento
-
Estudo de formas de negação no ensino da Matemática: Ponto de encontro com os registros de representação semiótica. Documento
-
Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado Documento
-
Estética Crítica e Educação Tecnológica: Razão e Utopia como Problemas na Educação. Documento
-
Experiência de integração do moodle no ensino de física no ensino médio : percepção dos alunos Documento
-
Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças Documento
-
Explicando explicações na educação científica: Domínio Cognitivo, Status afetivo e Sentimento de Entendimento Documento
-
FORMAÇÃO CRÍTICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Documento
-
Feira de matemática e a equação civilizatória: possibilidades de (trans)formação para estudantes Documento
-
Feiras Catarinenses de Matemática: Contribuições para Inclusão Escolar de um Grupo de Alunos com Déficit Intelectual Documento
-
Fenômenos eletromagnéticos e sua visualização: um obstáculo de aprendizagem Documento
-
Filosofia da Educação Matemática Crítica: fundamentos crítico-ontológicos Documento
-
Formação Permanente de Educadores do Campo numa perspectiva Ético-Crítica Documento
-
Formação cidadã decolonial crítica: uma proposta socialmente referenciada para a educação científica e tecnológica Documento
-
Formação continuada de professores de física em exercício na rede pública estadual de Santa Catarina: lançando um novo olhar sobre a prática Documento
-
Formação continuada em Matemática do professor indígena Kaingang: enfrentamentos na busca de um projeto educativo. Documento
-
Formação em Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Contribuições para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências Documento
-
Formação em educação para o desenvolvimento sustentável : contribuições para o desenvolvimento profissional de professores de ciências Documento
-
Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora freireana Documento
-
Fronteiras na construção e socialização do conhecimento científico e tecnológico: um olhar para a extensão universitária. Documento
-
Genealogia e Etnomatemática: por uma insurreição dos saberes sujeitados. Documento
-
Guia para ensino de programação baseado em construção de jogos Documento
-
HISTÓRIA DA FÍSICA E NATUREZA DA CIÊNCIA EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS Documento
-
Historia da Ciencia: Investigacao do Tema em Livros Didaticos do Ensino Fundamental Documento
-
Historicidade e visualidade: Proposta para uma nova narrativa na educação matemática. Documento
-
História da Ciência em um Curso de Licenciatura em Física: A Gravitação Newtoniana e a Gravitação Einsteniana como Exemplares. Documento
-
História da Ciência na Educação Básica: uma abordagem epistemológica de Paul Feyerabend procurando promover a aprendizagem significativa crítica Documento
-
História da Disciplina Escolar Química: o caso de uma Instituição de Ensino Secundário de Santa Catarina (1909-1942) Documento
-
História da ciência em um Curso de Licenciatura em Física: a gravitação newtoniana e a gravitação einsteiniana como exemplares Documento
-
História e cultura de imagens de partículas elementares: condições de existência e circulação Documento
-
História, Filosofia e Sociologia da Ciência no ensino da Física: formação e prática docente de professores da educação básica Documento
-
Histórias e Práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da Matemática Moderna. Documento
-
IDEIAS, CONHECIMENTOSE PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Documento
-
IMAGENS, CONHECIMENTO FÍSICO E ENSINO DE PARTÍCULAS ELEMENTARES: DISCURSOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA Documento
-
IMPLICAÇÕES CULTURAIS DA TEORIA QUÂNTICA: Caminhos Metafóricos e as Apropriações Indébitas Documento
-
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA VISÃO DOS GESTORES E EMPREENDEDORES DE INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DO PARANÁ (IEBT/PR): DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓOGICA Documento
-
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA B: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO QUE ENVOLVE A FENOMENOLOGIA E A MODELIZAÇÃO Documento
-
INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O AMBIENTE EM VISITAS DE CRIANÇAS A UM COLÉGIO AGRÍCOLA Documento
-
Inovação Tecnológica na visão dos gestores e usuários de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica do Paraná (IEBT-PR): desafios e perspectivas para a educação tecnológica Documento
-
Inserção da Teoria da Relatividade no Ensino Médio: Uma Nova Proposta Documento
-
Investigando a influência do domínio afetivo em atividades didáticas de resolução de problemas de física no ensino médio Documento
-
Jogos de Linguagem e Significação em Aulas de Física no Ensino Médio Documento
-
Jogos para o ensino de aritmética em manuais pedagógicos de 1930 a 1960 no Brasil Documento
-
Jovens contemporâneos e as variáveis do processo civilizatório Documento
-
LEITURAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Documento
-
LINGUAGEM MATEMÁTICA, FÍSICA E ENSINO: COMO LICENCIANDOS DISCUTEM ESSA RELAÇÃO Documento
-
Leitura e CTS (ciência-tecnologia-sociedade) em perspectiva discursiva: um encontro possível a partir de textos literários na educação científica e tecnológica Documento
-
Leitura e escrita em aulas de Ciências: espaços para produção de autoria. Documento
-
Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para produção de autoria. Documento
-
Leitura e formação de leitores em aulas de Química no Ensino Médio Documento
-
Leituras dos profess.ores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência Documento
-
Leonardo da Vinci e a história dos estudos anatômicos no livro didático de ciências Documento
-
Limites e possibilidades do Problem Based Learning na formação do Fisioterapeuta Documento
-
Limites e possibilidades do Problem Based Learning na formação do Fisioterapeuta Documento
-
Linguagem em textos didáticos de citologia: Investigando o uso de analogias Documento
-
Literatura infantil no ensino de ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros Documento
-
Mapas conceituais como ferramentas para a organização do conhecimento em uma disciplina sobre a história da física. Documento
-
Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. Documento
-
Modelagem matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação Documento
-
Modelização na Formação Inicial de Professores de Física Documento
-
Motivações de Professores ao uso de um Ambiente Temático Virtual para simulações de rotas de síntese em Química Verde Documento
-
Mídia como insrurmento de educação e de formação da consciência ambiental - abordagens na educação tecnológica. Documento
-
NECESSIDADES FORMATIVAS E A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM DOCUMENTOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS SÃO JOSÉ Documento
-
Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da natureza da ciência e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces Documento
-
Nanociência E Nonotecnologia: Uma Proposta De Ilha Interdisciplinar De Racionalidade Para O Ensino De Física Moderna E Contemporânea No Ensino Médio Documento
-
Nanociência e Nanotecnologia: uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade para o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio. Documento
-
O Aspecto da Inovação na Engenharia como Instrumento de Desenvolvimento Social Documento
-
O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA COMO DISPOSITIVO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA KAINGANG CONTEMPORÂNEO DA TERRA INDÍGENA XAPECÓ. Documento
-
O Ensino da Perspectiva: Ensaio de uma Escrita Histórica Documento
-
O Ensino de CTS Através de Revistas de Divulgação Científica Documento
-
O Ensino de Ciências/Química no contexto da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio. Documento
-
O Ensino de Corrente Elétrica para Alunos com Deficiência Visual Documento
-
O Estado da Arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em Ensino de Química no Brasil Documento
-
O Estágio na Formação Acadêmico-Profissional do Professor de Ciências: Analisando o Funcionamento de Grupos de trabalho (GT) Documento
-
O Exame Nacional do Ensino Médio e a Educação Química: em busca da contextualização Documento
-
O JOGO DAS OPERAÇÕES SEMIÓTICAS NA APRENDIZAGEM DA INTEGRAL DEFINIDA NO CÁLCULO DE ÁREA Documento
-
O Livro didático de Ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos Documento
-
O MEIO AMBIENTE E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL Documento
-
O Movimento do Feminismo Agroecológico no Vale do Ribeira: Contribuições para uma Educação em CIências Documento
-
O POTENCIAL DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA CONCEPÇÃO DE OBJETO DE VISUALIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE FÍSICA Documento
-
O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO TIMOR-LESTE (PQLP): UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS Documento
-
O Pensamento Crítico de Estudantes do Ensino Médio Inovador na Percepção de Professores da Área Curricular "Ciências da Natureza" Documento
-
O QUE PODEM ARTE E MATEMATICA? REFLEXÕES POR MEIO DE OFICINAS JUNTO A UM GRUPO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE LICUNGO, MOÇAMBIQUE. Documento
-
O Texto de Experimentação na Educação em Química: Discursos Pedagógicos e Epistemológicos Documento
-
O conceito de falha metabólica em articulação com a perspectiva agroecológica e da sustentabilidade: contribuições ao ensino de ciências Documento
-
O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de Química na integração entre Universidade e Escola : as potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Documento
-
O discurso argumentativo na aula de Ciências: elementos para o seu desenvolvimento Documento
-
O ensino da natureza da ciência na escola por meio de um material didático sobre a gravitação Documento
-
O ensino de ciências em classe hospitalar: um estudo de caso no Hospital Infantil Joana de Gusmão Florianópolis /SC Documento
-
O isolamento do início da docência em Ciências e o coletivo da escola Documento
-
O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo Documento
-
O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno crítico na educação de jovens e adultos Documento
-
O papel dos professores e profissionais da saúde no Programa Saúde na Escola: uma análise de seus documentos de referência a partir da Educação em Saúde Documento
-
O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física Documento
-
O processo educativo em ciências da natureza para cegos em cursos de graduação em Fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais Documento
-
O professor e o Livro Didático de Biologia Documento
-
O que se revela quando o olhar não alcança? Em busca dos acessos semio-cognitivos ao objeto do saber matemático por uma estudante cega Documento
-
O quefazer dos docentes de Educação Ambiental do Instituto Federal de Santa Catarina: contribuições da Educação Ambiental crítico-transformadora para uma formação emancipatória na Educação Profissional e Tecnológica Documento
-
O teatro na educação científica e tecnológica : sentidos, interpretação e produção em uma peça teatral que conta uma história de/sobre ciência Documento
-
O tratamento da informação nas séries iniciais: uma proposta de formação de professores para o ensino de gráficos e tabelas. Documento
-
O uso de animais no ensino e na pesquisa acadêmica: estilos de pensamento no fazer e ensinar ciência Documento
-
O ÁTOMO DE BOHR NO NÍVEL MÉDIO: UMA ANÁLISE SOB O REFERENCIAL LAKATOSIANO Documento
-
OS ALGORITMOS NO CONTEXTO DA HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS. Documento
-
OS CURSOS TÉCNICOS NOS CEFETES E O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Documento
-
Obstáculos na aprendizagem matemática: identificação e busca de superação nos cursos de formação de professores das séries iniciais Documento
-
Os Cursos Técnicos nos CEFET e o Ensino de Física:Uma Proposta Para a Promoção da Alfabetização Científica Documento
-
Os Números Relativos em Sala de Aula: Perspectivas de Ensino para a Regra de Sinais Documento
-
Os Projetos Temáticos na formação de professores de Física na UFSC. Documento
-
Os Sistemas Apostilados de Ensino:um olhar para as Ciências da Natureza nos anos iniciais Documento
-
Os Temas "Vidros e Metais" em livros didáticos de química: uma análise a partir dos estudos sociais da C&T Documento
-
Os estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Prática como Componente Curricular: tensões, desafios e possibilidades na formação de professores nas Ciências Biológicas Documento
-
Os perspectógrafos de Durer na Educação Matemática: história, geometria e visualização" Documento
-
Os saberes matemáticos nas reformas educacionais do ensino primário em Santa Catarina (início do séc. XX) Documento
-
Os tipos de racionalidade na química verde e suas relações com o ensino Documento
-
POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ARTE: PASSAGENS PELO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN Documento
-
PPGECT, o que é tecnologia? Documento
-
PROBLEMA E PROBLEMATIZAÇÃO NO CONTEXTO DA SITUAÇÃO DE ESTUDO: PRESSUPOSTOS E IMPLICAÇÕES Documento
-
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização. Documento
-
Pactos e impactos da iniciação científica na formação dos estudantes do ensino médio Documento
-
Panorama das Práticas Pedagógicas nos Cursos de Formação de Professores em Modelagem Matemática no Cenário Internacional Documento
-
Para uma Crítica da Filosofia da Matemática Wittgensteiniana: implicações para a Educação Matemática Documento
-
Parâmetros para a abordagem de evento no enfoque CTS Documento
-
Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química Documento
-
Percepções de Modelagem Matemática nos anos iniciais Documento
-
Poluição Nuclear: a Inserção da Educação Ambiental no Ensino Médio na Perspectiva Globalizante Via Enfoque CTS Documento
-
Por que tornar-se professor de física? Documento
-
Possibilidades para a Construção de uma Docência Crítico-Transformadora dos Formadores da Área de Ciências da Natureza na Licenciatura em Educação do Campo: Um Estudo na UFFS Campus Erechim-RS Documento
-
Processo Infeccioso: Um tema para o ensino de ciências na classe hospitalar Documento
-
Processo de Mudança da Avaliação no Ensino de Física de Nível Médio: das Propostas à Sala de Aula Documento
-
Processo de Mudança da Avaliação no Ensino de Física de Nível Médio:das propostas à sala de aula Documento
-
Processos Algébricos no Esboço de Curvas: o caso da parábola à luz dos Registros de Representação Semiótica Documento
-
Processos Formativos Na Direção Da Educação Transformadora: Temas-Dobradiça Como Contribuição Para Abordagem Temática Documento
-
Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações. Documento
-
Projeto de Trabalho e o Ensino de Ciências: uma relação entre conhecimentos e situações cotidianas Documento
-
Projeto de Trabalho e o ensino de ciências: uma relação eentre conhecimentos e situações cotidianas Documento
-
Projetos de trabalho e avaliação por competências: encontros, desencontros e contribuições à Educação Matemática. Documento
-
Propondo Práticas e Desafiando Certezas: Um Estudo em Turma do PROEJA numa Perspectiva de Educação Matemática Crítica. Documento
-
Práticas E Discursos: Análise Histórica Dos Materiais Didáticos No Ensino De Geometria Documento
-
Práticas matemáticas nas escolas teuto-brasileiras de Antônio Carlos (SC): vestígios em cadernos escolares Documento
-
Práticas pedagógicas mediatizadas: delineando caminhos para a formação de professores de Física na modalidade a distância. Documento
-
Quantidades intensivas: Análise de uma intervenção com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental Documento
-
Questões ambientais nos cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores Documento
-
Questões sociocientíficas: sua inserção ético-crítica na educação Documento
-
RECONFIGURAÇÃO E MATEMÁGICA UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Documento
-
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA ESCOLAR Documento
-
Reflexões sobre a Natureza da Ciência: configurações e intenções na formação de professores de Física Documento
-
Reflexões sobre ciência e ensino: o eclipse solar de 1919 Documento
-
Registro De Representação Semiótica Com O Geogebra: Um Ensaio Para O Ensino Das Funções Trigonométricas Documento
-
Registro de representação semiótica: conceitualização dos diversos tipos de soluções de sistemas lineares usando o software Geogebra Documento
-
Registros semióticos em porcentagem: análise da produção de alunos na resolução de problemas triparticionados Documento
-
Relatividade Restrita no Início do Ensino Médio: Elaboração e Análise de uma Proposta Documento
-
Relações com o saber no curso de licenciatura em física da UFSC: passado e presente da evasão e permanência Documento
-
Relações dos alunos com o aprender no Ensino de Biologia por atividades investigativas. Documento
-
Relações entre Saneamento-Química-Meio Ambiente na Educação Profissional e Tecnológica, numa Perspectiva Crítico-Transformadora. Documento
-
Relações entre a Participação de Professores de Educação Básica como Bolsistas Supervisores em Subprojetos PIBID/CAPES e suas Práticas Didáticas Cotidianas Documento
-
Relações entre aprendizagens efetivadas por Estagiários de Licenciatura e por Bolsistas de Iniciação à Docência da Área Curricular Ciências da Natureza da UFSC Documento
-
Relações entre o trabalho escolar e o trabalho didático no Ensino Médio Documento
-
Relações entre saneamento químico-meio ambiente na educação profissional e tecnológica numa perspectiva crítico-transformadora Documento
-
Repercussões sociais decorrentes do avanço científico e tecnológico: manifestações curriculares resultantes da intervenção docente Documento
-
Representação Semiótica no Ensino da Geometria: Uma Alternativa Metodológica na Formação de Professores Documento
-
Reprodução Assistida - Fronteiras do Conhecimento Documento
-
Robótica educacional e a qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física Documento
-
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE ARQUITETURA. Documento
-
Saberes Docentes: mobilização e articulação na formação inicial dos professores de Física Documento
-
Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos Documento
-
Seleção e uso do livro didático na visão de professores de ciências: um estudo na rede municipal de ensino de Florianópolis Documento
-
Semiótica Visual na Educação Tecnológica - Significações da Imagem e Discurso Visual. Documento
-
Sentidos da prática como componente curricular na Licenciatura em Ciências Biológicas Documento
-
Sentidos de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: implicações para o ensino de ciências Documento
-
Sentidos de tecnologia na formação de professores: entre textos, discursos e problematizações Documento
-
Sentidos sobre a sobre a formação científica e tecnológica a partir de discursos da Confederação Nacional da Indústria Documento
-
Ser tutor: percepções de sua prática na EAD Documento
-
Sistema de Numeração dos Guaranis: caminhos para a prática pedagógica Documento
-
Sistema de numeração dos Guarani: caminhos para a prática pedagógica Documento
-
Tecnologias e as competências do docente para atuação em cursos de EAD - o caso IF-SC. Documento
-
Temas Contemporâneos na Formação Docente a Distância - Uma Introdução à Teoria do Caos Documento
-
Tendências Metodológicas em Educação Matemática: Obstáculos e Resistências Documento
-
Teoria das cordas e suas controvérsias Documento
-
Tessituras de um olhar sobre a própria prática pedagógica do professor de matemática em sala de aula Documento
-
Textos e formação de professores de Física: resistências e pontos de entrada em disciplinas relacionadas com Física Quântica Documento
-
Trabalho e Formação de Professores de Biologia no Paraná, Brasil Documento
-
TracIm, CONCEPÇÃO DE UM JOGO DIGITAL EDUCATIVO PARA O ESTUDO DE FORMAÇÃO DE IMAGEM REAL EM LENTE CONVERGENTE Documento
-
Tradição do ensino de física em manuais de ensino superior Documento
-
Transformações na Educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social Documento
-
Transposição Didática Do Modelo De Huygens: Uma Proposta Para A Física Escolar Documento
-
Tópicos de ciência e tecnologia contemporâneas na educação básica: retratos de um desafio docente Documento
-
UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA E PARA UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA Documento
-
UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIMOR-LESTE: DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO AOS SENTIDOS CONSTRUÍDOS NO ENFOQUE CTS Documento
-
UMA MARTEMÁTICA QUE PER-CORRE COM CRIANÇAS EM UMA EXPERIÊNCIA ABSTRATA NUM ESPAÇO-ESCOLA-ESPAÇO Documento
-
UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: AS MICRO-SITUAÇÕES DIDÁTICAS. Documento
-
Um estudo sobre a educação em ciência, tecnologia e sociedade - CTS nas ciências naturais das séries iniciais do ensino fundamental no contexto da proposta curricular da Santa Catarina - PC/SC Documento
-
Um estudo sobre as crenças de professores de ciências sobre dificuldades de aprendizagem Documento
-
Um expo(r)-(po)sições art(sci)culado: as transformações da ciência que perpassam pelas artes visuais e se materializam na forma de quadrinhos para a formação de licenciandos(as) e bacharelandos(as) em física Documento
-
Um instrumento para avaliar a formação de egressos da pós-graduação: o PPGECT/UFSC como estudo de caso Documento
-
Um olhar diferenciado sobre a Cinemática no Ensino Médio: Uma abordagem praxeológica das tarefas Documento
-
Um olhar para a integração de atividades experimentais reais e virtuais segundo a visualização no ensino de ciências Documento
-
Uma meta compreensão da Modelagem Matemática na Educação Matemática Documento
-
Uma metacompreensão da Modelagem Matemática na Educação Matemática? Documento
-
Uma trilha com professoras que ensinam matemática: diários e encontros Documento
-
Un modelo pedagógico para educación a distancia con el uso de las tecnologías de la información y las comunicaciones en el Centro Federal de Educación Tecnológica de Maranhão Documento
-
Una metodología de enseñanza globalizada para la asignatura siderurgia en el Curso Técnico de Metalurgia del Centro Federal de Educación Tecnológica de Maranhão ? CEFET/MA Documento
-
Utilização de Materiais de Baixo custo no Ensino de Química Aliado aos Recursos Locais Disponíveis Documento
-
Vestígios CTS no discurso dos licenciandos em Ciências na UFSC Documento
-
Álgebra no currículo da Matemática dos Anos Iniciais: e agora? Documento
Pesquisas
Contato
telefone
endereço de email
Identidade